Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Criar tópico novo só para Carduelis

quarta, 18/jul/2007, 00:02

Como já foi referido por outros participantes, deixo
á consideração do moderador, Sr. José Veiga, a possibilidade
de se introduzir um novo tópico, além da Fauna Europeia, para
a Fauna Latino-Americana, onde se incluem várias especies de
carduelis, alguns criados em Portugal.
Penso que seria uma secção com grande aceitação, dado
existirem já criadores de Cardinalitos, Xantogastras e outros
no nosso país.
Deixo a sugestão á consideração do Sr. José Veiga
Cumprimentos
António Aguiar

Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

quinta, 19/jul/2007, 09:37

Embora nada tenha contra a ideia, eu acho que é neste momento desnecessária, não é para mim boa politica abrir sub fóruns sem que antes tenha aparecido um numero consistente de tópicos que o justifiquem, caso contrario da-se o caso que acontece com vários dos sub fóruns existentes que tem pouco ou nenhum tráfego, e que só servem para obstruir a paisagem, por isso para mim abria-se sim, mas só se aparecerem tópicos sobre o assunto que o justificassem e que não ficassem bem num dos outros fóruns
Pedro Ramalho

joseveiga
Site Admin
Mensagens: 421
Registado: terça, 19/set/2006, 16:28
Localização: Braga - Portugal
Contacto: Sítio web

Criar tópico novo só para Carduelis

quinta, 19/jul/2007, 18:46

Olá a todos,

António Aguiar, agradeço a sua sugestão e interesse na criação de um novo tópico. Vamos aguardar mais opiniões e caso se justifique, a sua sugestão não será esquecida.

Pedro, concordo com a sua opinião.

Aguardam-se outras opiniões...

Cumprimentos,

José Veiga

João Pedro
***
Mensagens: 79
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45
Localização: casa, muitas vezes cama

quinta, 19/jul/2007, 19:58

Olá
tou de acordo com o António Aguiar. :wink:
Excelente ideia.

João Pedro

Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

quinta, 19/jul/2007, 23:14

Relativamente á minha sugestão, trata-se tão só de falarmos
na nossa lingua sobre o tema, e não termos que recorrer a
foruns espanhois ou italianos para tirarmos as nossas duvidas.
Cumprimentos
António Aguiar

Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

sexta, 20/jul/2007, 21:22

Saudações ornitologicas a todos.
Concordo com o senhor Antonio_Aguiar isto porque tambem se divide os canários em raças. sabendo que é proibido ter em casa aves dessas em cativeiro, isso é da responsabilidade de cada um. Mas não implica não falar deles. Deles os pintasilgos :)
Acho que comunicar e partilhar algo que é proibido não é mal nenhum ,mas fica ao critério de cada pessoa. tipo ligo ou não ligo a tv.

pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

sexta, 20/jul/2007, 22:07

Olá a todos

Eu concordo com os dois pontos de vista.

Acho que realmente já há muitos Sub-fóruns, mas também acho que já se justifica este dádo que já se abriram outros com muito menos interesse e neste caso estamos a falar de um tópico que não interessa estar perdido dentro de um que nada têm a ver.

Também penso que não costumava nada abrir mais um; podia ser que assim ganhássemos alguns forenses que andam perdidos em Sites estrangeiros e assim animássemos ainda mais este Fórum.

Penso ainda que os tópicos deviam ter uma validade curta pois a Ornitologia está sempre a evoluir, e também pelo seguinte exemplo :
Quando eu ou outras pessoas falamos nalguns assuntos, recebemos respostas tipo "já comentá-mos isto neste ou naquele tópico".Ora bem se formos a ver já quase tudo foi comentado em vários tópicos e neste caso mais valia estarmos calados e simplesmente ir consultando.

Quando entramos num Fórum queremos comunicar e receber informações frescas pelo que não nos interessamos por vezes em consultar tópicos antigos, e quem já cá está, ao ver novas opiniões poderá sempre aprender algo novo e talvez evoluir um pouco.

Talvez para alguns forenses já chateie ouvir falar sempre dos mesmos assuntos, mas quem entra poderá também sentir-se tentado a sair pelo simples facto de o empurrarem para tópicos antigos.

Isto tudo só para dizer que quando falamos de introduzir um novo sub-fórum é util para refrescar o Fórum e os tópicos antigos são uteis para consultar em vez de falar.

Esta é a minha opinião. :idea:
Cumprimentos
Jaime Simões

Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

sexta, 20/jul/2007, 23:56

Boa noite vou simplesmente dar a minha opinião,não podia estar mais de acordo com o sr.Pintas 1977,quando alguem que ande ha pouco tempo nos forus e tem alguma duvida a primeira ideia e logo colocar a pergunta,e como foi referido temos logo a resposta ja foi debatido no topico tal..para quem ja frequenta este forum ha algum tempo e ja colocou varias mensages com certreza podera utilizar a procura,mas quem entra pela primeira vez no forum não sabe que a pergunta ha qual tem interesse em receber a resposta ja foi debatida noutros topicos e pode se sentir constrangido de colocar autras questões, e so a minha opinião apesar de concordar com algumas coisas que foram referidas. 8) 8)
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Novos Tópicos

sábado, 21/jul/2007, 02:00

8) Olá a todos,

Também concordo que se devia abria outro tópico para fauna não Europeia, mas se os colegas repararem o tópico com mais participação é o "outros psitacideos", por isso este também precisaria...

Já agora amigo José Veiga porque não dividir também o dos outros psitacidios em dois, ou seja:

-psitacideos de pequeno porte(agapornis)
-psitacideos de médio porte

o Pedro e o Dolfo penso que seriam as pessoas mais indicadas para sugerir a "arrumação" das respectivas raças...ou "qui sá" serem talvez moderadores :lol:

e o psitacideos de grande porte já existe e colocava lá o tópico de "papagaios" já que é um psitacideo de grande porte e tem pouca participação

É só tão somente mais uma opinião...

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem

Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

sábado, 21/jul/2007, 14:39

Boa tarde,

Não poderia estar mais de acordo para o que se tem dito:
Quando entramos num Fórum queremos comunicar e receber informações frescas pelo que não nos interessamos por vezes em consultar tópicos antigos, e quem já cá está, ao ver novas opiniões poderá sempre aprender algo novo e talvez evoluir um pouco.
Acredito que respondendo a sempre as mesmas questões pode ser frustante para alguns, mas reparem que há sempre mais alguma coisa a dizer sobre temas que já foram tratados. Todos os que frequentam este Forum tentam fazer dele uma referencia.
Já agora amigo José Veiga porque não dividir também o dos outros psitacidios em dois, ou seja:

-psitacideos de pequeno porte(agapornis)
-psitacideos de médio porte

o Pedro e o Dolfo penso que seriam as pessoas mais indicadas para sugerir a "arrumação" das respectivas raças...ou "qui sá" serem talvez moderadores
Mais uma vez não poderia estar mais de acordo!!! Só gostaria de deixar a minha sugestão. Acabar com o Tópico "Piriquitos", já que são psitacideos de pequeno porte e dividir apenas em:
-psitacideos de pequeno porte (piriquitos, agapornis, forpus, etc)
-psitacideos de médio porte (Caturras, Roselas, etc)
-psitacideos de grande porte (Papagaios, Araras, etc)

Fica aqui a minha opinião/sugestão

Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

sábado, 21/jul/2007, 15:54

Olá a todos,

Jaime, espero que não leve a mal mas, quando diz:

"Quando eu ou outras pessoas falamos nalguns assuntos, recebemos respostas tipo "já comentámos isto neste ou naquele tópico".Ora bem se formos a ver já quase tudo foi comentado em vários tópicos e neste caso mais valia estarmos calados e simplesmente ir consultando."
e
"Quando entramos num Fórum queremos comunicar e receber informações frescas pelo que não nos interessamos por vezes em consultar tópicos antigos,"

Parece-me que está a ser um pouco injusto. :(

Relativamente aos próbioticos eu próprio indiquei-lhe que já havia muita informação e indiquei, também como chegar a ela.
É claro que podia ter copiado o que foi respondido e colar como resposta à sua pergunta mas isso não teria tornado as informações mais “frescas”.
Parece-me é algo estranho a sua afirmação de que por vezes quem pretende uma informação não está interessado em consultar tópicos antigos…Sobretudo quando esses tópicos antigos contêm a informação pretendida! :?: :?: :?:

Creio falar por todos os membros quando digo que todos temos o maior gosto em ajudar naquilo que sabemos. Todas as perguntas são válidas e merecem resposta.

Agora repare: se cada membro novo colocar as perguntas que quer ver respondidas sem se preocupar em procurar saber se o tema já foi debatido ou não, corremos o rico de estar permanentemente a responder da mesma forma às mesmas perguntas.
Estamos todos neste fórum para ajudar e sermos ajudados mas creio que também é um dever de quem quer saber alguma coisa, procurar informar-se...

Não se trata de consultar e ficar calado, essa nunca foi a prática neste fórum!
Trata-se isso sim de procurar saber se as informações pretendidas já foram dadas, ler as respostas e depois, se ainda subsistirem dúvidas ou se se quiser contribuir com uma nova opinião responder ou perguntar no local próprio.

“e quem já cá está, ao ver novas opiniões poderá sempre aprender algo novo e talvez evoluir um pouco.”

Totalmente de acordo!

Ninguém sabe tudo e todos estamos permanentemente a aprender com os outros. Novas opiniões sobre temas já debatidos continuam a ser fundamentais, não precisam é de um tópico novo!
É muito mais fácil, até em termos de organização da informação participar-se com novas opiniões nos tópicos próprios.

Espero ter conseguido explicar porque é que por vezes se dão respostas tipo “já comentámos isto neste ou naquele tópico"

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro

Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novos Tópicos

sábado, 21/jul/2007, 18:15

PaulojpFernandes Escreveu:


-psitacideos de pequeno porte(agapornis)
-psitacideos de médio porte
e o psitacideos de grande porte já existe e colocava lá o tópico de "papagaios" já que é um psitacideo de grande porte e tem pouca participação

É só tão somente mais uma opinião...
Pessoalmente eu acho que não se ganha nada com sub fóruns em excesso, em vez de concentrar as mais valias, dispersa o interesse, acho também que alguns membros estão a confundir o que é um tópico e o que é um sub fórum.

Quanto aos psitacideos, não concordo com o Paulo, sinceramente acho que se justifica só um, acabava com o dos Papagaios e o dos Grandes Psitacideos, e mudava o nome ao de outros psitacideos para apenas psitacideos, eventualmente mais tarde poderia valer a pena um sub fórum para os agapornis. E isto porque eu vejo fóruns com grande sucesso, em que o número de subforuns é cirúrgico é mesmo só para separar as grandes áreas, porque o resto é tudo tratado em tópicos diferentes, e esse é o modelo que eu apoio.
Pedro Ramalho

Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

sábado, 21/jul/2007, 19:14

pintas1977 Escreveu:
Penso ainda que os tópicos deviam ter uma validade curta pois a Ornitologia está sempre a evoluir, e também pelo seguinte exemplo :
Quando eu ou outras pessoas falamos nalguns assuntos, recebemos respostas tipo "já comentá-mos isto neste ou naquele tópico".Ora bem se formos a ver já quase tudo foi comentado em vários tópicos e neste caso mais valia estarmos calados e simplesmente ir consultando.
Duas questões diferentes, quanto aos tópicos eu não concordo em absoluto, já que os tópicos antigos são sempre úteis mais que não seja como arquivo, vamos supor que por qualquer razão neste mês de Agosto alguém entra e faz a pergunta fatal de como é que se distingue o sexo de uma caturra, e vamos também supor que toda a malta dos psitacideos foi para o Algarve, só em Setembro é que a pergunta seria respondida, mas neste momento basta uma alma caridosa indicar o tópico correspondente, mesmo que nada perceba do assunto pode ajudar, é para isso principalmente que é útil os tópicos antigos, pela informação armazenada.


A outra questão é mais complexa, é verdade que é chato receber a resposta que o assunto já foi tratado no tópico X, mas o certo é que já foi e a informação pretendida está lá, se após ler o tópico, se se continuar com duvidas ou novas ideias, pode-se reatar a discussão por novos caminhos e não apenas voltando a escrever os mesmos argumentos, é precisamente com discussões informadas que se avança, e não com respostas tipo.
Pedro Ramalho

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

sábado, 21/jul/2007, 20:26

Boa tarde,

Desde já peço desculpa por vir falar de Psitacídeos num tópico em que era suposto falar-se de Carduelis.
Mas palavra puxa palavra...

Aí vai então a minha opinião sobre a arrumação possível das diferentes Rubricas dedicadas aos Psitacídeos, todas parte do sub-forum Aves.

Sendo um pouco obcecado pela arrumação, em vez de juntar todos os Psitacídeos numa só Rubrica, eu faria antes o seguinte:

Como os periquitos ondulados são, na minha opinião, uma ave um pouco à parte (isto entre outras razões porque embora não disponha de dados concretos, não me admiraria que fosse um dos psitacídeos existentes em maior número em cativeiro), eu deixaria a Rubrica Periquitos tal como está, separada do resto dos Psitacídeos.

Criaria uma outra Rubrica para Outros Psitacídeos de Pequeno Porte (como os agapornis, forpus, etc).

Mudaria o nome da Rubrica Outros Psitacídeos, para Psitacídeos de Médio Porte (caturras, roselas, enfim as espécies que agora são anunciadas no sub-título dessa Rubrica).

Eliminaria a Rubrica Papagaios, que ficaria integrada na actual Rubrica Psitacídeos de Grande Porte.

E é esta a minha opinião sobre uma possível arrumação.

Ninguém sabe tudo e todos estamos permanentemente a aprender com os outros. Novas opiniões sobre temas já debatidos continuam a ser fundamentais, não precisam é de um tópico novo!
É muito mais fácil, até em termos de organização da informação participar-se com novas opiniões nos tópicos próprios.
Totalmente de acordo com o Miguel.
Já o referi noutro tópico, e suponho que isto possa ter a ver com a forma como os membros consultam o Forum.
Eu de cada vez que cá venho, a 1ª coisa que faço é ver quais são as últimas mensagens, clicando em "Ler mensagens desde a última visita".
Além disso, antes de pôr novas questões uso a opção Pesquisar, e só se o assunto não foi abordado antes, ou se o que já foi escrito sobre o assunto não me elucidar completamente é que abro um novo tópico.

Cumprimentos,

Dolfo

Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

sábado, 21/jul/2007, 23:42

Dos vários comentários que foram feitos, ressalta a ideia de
uma eventual reformulação dos tópicos existente, nomeadamente
no tocante a psitacidios, e talvez a outros.
O facto de existirem vários tópicos é por si só um sinal de
boa organização, diversificando os assuntos tratados, de forma
a que cada um se sinta mais orientado.
Um fórum tem que ter uma discussão constante, e não se remeter
ao que já foi dito, a especificidade de cada questão levantada, não
é estáctica, por vezes uma resposta dada anteriormente, pode
passado algum tempo ser enriquecida com novos conhecimentos.
Em resumo, acho excelente existir um tópico para a Fauna Europeia,
assim como seria excelente existir um da Fauna Americana, no fundo, como já disse anteriormente, trata-se tão simplemente de organizar os
assuntos por temas, de modo a que cada um saiba onde colocar e trocar
opniões.
Cumprimentos
Antonio Aguiar

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”