Página 1 de 2

Dom-Fafe

Enviado: domingo, 22/jul/2007, 01:08
por L M
Boas!

Herdei recentemente, para alem de outros pássaros, um Dom-Fafe macho.
Gostaria então de saber algumas coisas sobre o pássaro se me poderem ajudar.

O pássaro sendo também asiático tem algum problema em estar em cativeiro em Portugal? (refiro-me a leis)

Hoje misturei-o num viveiro de periquitos com cerca de 4 metros de comprimento, 1 de largura e 3 de altura, será que há algum inconveniente? (só o fiz porque o pássaro estava a ficar com as penas todas rotas nas pontas, estava numa “gaiola tradicional de criação de canários”)

Gostava de colocar uma fêmea juntamente para motivar mais o pássaro uma vez que só come, será que resulta?

Tenho outras tantas questões mas de momento era o que gostaria mais de saber.

Desde já obrigado a todos!

Enviado: domingo, 22/jul/2007, 01:22
por pintas1977
Boas L M

Antes de mais, benvindo ao Fórum. :D
O Dom Fafe é uma ave excelente, bela Herança você ganhou !!! :lol:

Quanto à sua pergunta, apenas posso dizer que não é muito aconselhável misturar o Dom Fafe com os Periquitos pois estes podem fazer-lhes mal :twisted: , alem de a alimentação ser completamente diferente.
Você deverá aquirir uma alimentação que se adapte ao Dom Fafe e deverá ter alguns cuidades pois estas aves são muito sensiveis.

Aguardemos mais opiniões :arrow:

Enviado: domingo, 22/jul/2007, 01:30
por L M
Desde já obrigado pelas boas vindas!

Já tenho acompanhado o fórum vai algum tempo mas como nunca tive pássaros meus não participava muito. (não escrevia nada, só lia)
Para alem do Dom-Fafe fiquei com mais 7 periquitos e 8 canários alguns dos quais penso ser híbridos de pintassilgo mas não tenho a certeza.

Quanto ao meu Dom-Fafe eu acho que não tem medo dos periquitos porque se apoderou do poleiro habitual dos periquitos e eles ficaram a dormir noutro poleiro…
Em relação à comida também já providenciei comida de canários para ele num comedouro a parte embora ele também vá comendo de periquito e estou a preparar algumas sementes germinadas.

Obrigado desde já pela sua ajuda!

D Fafe

Enviado: domingo, 22/jul/2007, 15:29
por Armando Moreira
:D Ola a Todos!

LM bem vindo ao fórum.

O D Fafe, é uma ave que ocorre no território da União Europeia, pelas leis portuguesas é uma ave proibida de ter em cativeiro, mesmo sendo de origem domestica.

Quanto a esta questão não tenho qualquer dúvida, pois ficou bem claro, no seminário organizado em 7/7/2007 pela AAP (Associação de Avicultores de Portugal). Esta previsto em Dezembro no fim deste ano 2007, haver alterações na legislação em vigor.

No alojamento eu não o misturava com os periquitos pelas seguintes razões:

- o tipo de alimentação é diferente.
- sendo uma ave menos resistente em caso de emergência, se a quiser apanhar num viveiro vai provocar stress, que pode ser fatal em caso de doença.
- numa gaiola com 100 x 40 x 40 cm com divisória na minha opinião seria o mais recomendável.

As penas rotas e o aspecto da plumagem pode ser melhorado, se colocar a disposição uma banheira com agua para as aves tomar banho.

Na Natureza de Março a Abril comem rebentos de arvore de fruto. Também gostam de sementes maduras de dente-de-leão (Taraxacum officinale). Para melhorar e ajudar a manter a cor fornecer algumas sementes de cartamo ou cardy (Carthamus tinctorius). Em algumas lojas poderá encontrar a venda mistura de sementes próprias para D. Fafe.

Cordiais cumprimentos, :)

Enviado: domingo, 22/jul/2007, 16:37
por vitor anastacio
Boas vou so dar a minha opinião e falo por esperiencia propria,ja tenho o meu junto com os piriquitos ,personatas,rosicollers etc ha 2 anos e ate agora não tive problemas com os outros fazerem-lhe mal,quanto a comida come a mesma que os piriquitos e ate agora não morreu,ja lavão 2 anos,quanto ao comportamento da-se bem com todas as aves que tenho no meu viveiro de 9m2 e e não dou vitaminas a nenhuma das minhas aves e ate agora não morreu nenhuma mas cada qual tem a sua opinião,se quizer juntar com outras aves no meu caso nunca tive problemas 8)

Enviado: domingo, 22/jul/2007, 23:31
por L M
Boas novamente!

Desde já agradeço todas as indicações porque há sempre coisas que se podem recolher em cada tópico.

Na experiência que estou a fazer e que já me foi aconselhada por algumas pessoas, juntei o pássaro com os periquitos. O pássaro está a dar-se lindamente embora ande muito pelo chão e isso não é situação que me agrade (se poder coloco uma imagem do viveiro).

Nas anteriores condições disponibilizei-lhe uma “banheira” um bebedouro, dois comedouros, um com mistura para canário e um com mistura “saúde”, um cubo de cálcio e colocava por vezes algumas frutas, tudo isto num espaço 100x40x40 contudo o comportamento do animal não me agradava.

Gostava de ver mais algumas opiniões e que os interessados continuassem a defender as suas ideias.
Desde já agradeço a ajuda e peço para deixarem a formalidade de lado, acho que será desnecessária.

Obrigado a todos!

Enviado: domingo, 22/jul/2007, 23:50
por vitor anastacio
Boa noite,mais uma vez vou dar a minha opinião,quanto ha ave andar muinto pelo chão no meu caso nos primeiros dias tambem acontecia provavelmente por vir de um espaço mais pequeno e agora estar num viveiro muinto maior mas daqui por uns dias ja vai andar por todo o viveiro e se tiver um ramo dentro do viveiro vera que muintas vezes ele esta em cima do ramo :P

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 00:04
por L M
Claro, tenho ramos e já agora nem lhe permitiria que dormisse no chão porque tenho medo dos ratos, o pássaro dorme sempre no poleiro, vá lá ao menos isso.

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 12:49
por antocastanheira
Em relação aos ratos, posso dizer que se comprares um porco da Índia e ele estiver dentro do viveiro acredita que rato nenhum lá entra. O único problema é que vais ter de limpar mais vezes o viveiro.

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 13:53
por L M
Coitado do bichinho aprisionado por lá, mas é uma opção!
Será que em vez dos ratos, ele não me mata os pássaros também? é que eu hoje apercebi-me que o meu Dom-Fafe não anda no chão por defeito, é mesmo por feitio e passo a relatar a minha experiência...
Quanto cheguei ao viveiro de manha e depois de ele ter dormido no poleiro lá andava a saltitar pelo chão. Fui mudar a comida e tal e deixei um saco e uma lata com comida no chão mesmo à minha beira. O gajo aproximou-se e pôs-se a bicar o saco e a lata. Lá tive de por um copo meio entornado no chão com comida para ele não ficar a bicar os sacos e deixo aqui a imagem...

Imagem

Já agora, por outro lado, o porco-da-índia também deixa um cheiro a mijo não muito conveniente… Será que não haverá melhor solução?

Abraços

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 14:13
por Pedro121
[quote="antocastanheira"]Em relação aos ratos, posso dizer que se comprares um porco da Índia e ele estiver dentro do viveiro acredita que rato nenhum lá entra. quote]

Os porcos da india são realmente efecientes contra os ratos e ratazanas, eu já tive ocasião de ver uma ratazana morta por um, e a ratazana era maior que ele. Mas e é um grande mas eles não são agresivos com as aves, e especielmente com as crias????

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 14:16
por Pedro121
L M Escreveu: Imagem
Não é por nada mas pela foto ele parece-me doente, mesmo tendo as asas estragadas o ar dele é claramente triste

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 14:52
por antocastanheira
Mas e é um grande mas eles não são agresivos com as aves, e especielmente com as crias????
Pedro,

Não são nada agressivos com outro tipo de animais, são tipo coelhos. Já vi porcos da índia num galinheiro com bastantes pintos (alguns ainda com poucos dias de vida) e o animal não lhes fez mal nenhum.

Mas, cuidado se tiverem um casal, nunca mais vão ter descanso com a quantidade de crias que eles têm...

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 14:56
por L M
O pássaro ficou assim desde que morreu uma fêmea que estava com ele! Sempre foi assim o bicho, já mudei de gaiola a ver mas não sei que lhe fazer mais, solta-lo é impensável porque ele nem voa direito!

Enviado: segunda, 23/jul/2007, 19:11
por L M
Bem pessoal, uma coisa vos garanto, não são os periquitos que poderão fazer mal ao Dom-Fafe, a acontecer será o contrario!

Hoje o gajo saltou para um dos poleiros onde costumam estar periquitos, estavam lá dois e ele só abriu o bico com as penas muito coladinhas ao corpo e pós-se a correr pelo poleiro. Os periquitos nem reagiram, saíram logo de lá!!!

Cumprimentos