Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Quais as diferenças entre os granulados C15 e C19?

Estive a comparar os granulados Nutribird C15 e o C19, e vi que há algumas diferenças entre eles, na sua constituição analítica. Por exemplo as vitaminas D, E, e C têm maior concentração, assim como a proteína, as vitaminas em geral, etc, etc.
Outra diferença, é o preço; o C19, embalagem de 5 quilos é mais caro que o C15, cerca de 1,5 €. Valerá a pena pagar a diferença?
Fico a aguardar opiniões, antes de optar por um ou outro.
Avatar do Utilizador
Romaalmeida
***
Mensagens: 199
Registado: segunda, 13/jun/2016, 11:02

Re: C15 ou C19?

Boa noite, eu costumo usar a C19 pois foi a que me aconselharam


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: C15 ou C19?

Pela comparação que fiz, parece-me que o C19 será mais completo; e numa embalagem de 5 quilos, mais 1,5 euros não faz diferença. Mas sou leigo na matéria, não sei se as diferenças serão, em termos práticos, significativas.
Avatar do Utilizador
Romaalmeida
***
Mensagens: 199
Registado: segunda, 13/jun/2016, 11:02

Re: C15 ou C19?

Pois isso também não sei, foi a C19 que me aconselharam, foi a que sempre usei


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: C15 ou C19?

Viva amigo, C15 é para a manutenção e C19 para a criação.

Como por vezes pode ser difícil habituar os pássaros ao granulado, eu uso C15 o ano todo, até porque o C19 é tem um bocado de 'gordura' a mais para a o período de manutenção.

Cumprimentos
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Quais as diferenças entre os granulados C15 e C19?

Ok, faz sentido; no inverno as exigências são diferentes da época de criação. No meu caso, o importante para já será habituá-los ao granulado, para que na altura das criações já estejam familiarizados com o alimento.
Obrigado.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Quais as diferenças entre os granulados C15 e C19?

Amigo tenta utilizar aquele esquema que indiquei no outro tópico quando falamos sobre o C15.
Misturo o C15 com alpista à razão 50/50 num comedouro, quando acabar a alpista eles vão começar a debicar o granulado deixo umas 3/4 horas sem renovar a alpista, entretanto vão aumentando a porção de granulado na alpista de 2 em 2 dias até ter 100% granulado, supervisionando sempre se as aves se alimentam, deixo só C15 durante uma cerca de uma semana, depois normalizo quando já estiverem habituados, e coloco num comedouro só alpista e noutro só C15.
Até hoje sempre consegui habituar bem as aves com este método.

Já agora, como correram as criações este ano?


Cumpts
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Quais as diferenças entre os granulados C15 e C19?

Vou seguir a dica; habituá-los ao granulado com uma mistura com sementes e depois, quando já comerem bem o granulado, dar-lhes em separado de uns e de outras e que comam o que lhes apetecer.
Sobre a época de criações.....muito mal; mas não apenas de pintassilgos; nos canários tb foi um desastre. Nos pintassilgos, tive vários casais a criar, mas ou os ovos não estavam galados, na maioria dos casos, ou morriam nos primeiros dias de vida. Tenho apenas dois a separar dos pais por estes dias.
Um abraço

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”