JcFernandesC
Registado: quinta, 09/out/2008, 01:51

Re: Alimentação

domingo, 12/out/2008, 03:42

João Silva Escreveu:Meu caro Pintassilgo-Vivi 30 anos em Matosinhos e foi lá que apanhei a doença dos pintassilgos. Desde os tempos da escola que tenho pintassilgos que apanhava num marmeleiro que havia no meu quintal e sempre dei só alpista.
Até hoje e já tenho 73 anos que sempre só dei alpista aos pintassilgos.Nada mas mesma nada mais. Algumas verduras (couve galega). As muitas mortes que se dão nestas aves são provenientes de uma alimentação errada. Isto é, sementes gordas (niger, colza, semente de nabo, etc.) Se os passaros foram apanhados novos habituam-se fácilmente a comer só alpista. Por tudo isto, baseado na experiência, estou totalmente de acordo consigo quando diz que só dá alpista aos passaros. As misturas extrangeiras que aparecem no mercado, são próprias para os países que as fabricam e normalmente são países frios. O nosso clima é outro. Se se dão goluseimas eles habituam-se e rejeitam liminarmente outra comida. No entanto, tenho outras experiências sobre a alimentação dos pintassilgos mas fica para outra vez. João
o meu avô tem a sua idade, teve pintassilgos a vida toda e compartilha a mesma opinião.. 100% alpista.

Sansoni7
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

segunda, 13/out/2008, 09:36

Eu sou muito, muito novo nisto, no entanto, deixo a minha opinião.
Porque penso que na Natureza, o Pintassilgo não come só alpista, entendo que em cativeiro devemos fornecer uma mistura diversificada...mas equilibrada.
É isso que faço, não uso medicamentos nem suplementos ( só papa) e, até á data, zero problemas.
Mas atenção que eu sou muito, muito novo, nisto. :oops:

Fiquem bem....
Imagem

paulosousa
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Contacto: Sítio web

alpista

terça, 04/nov/2008, 21:23

concordo inteiramente dar so alpista nem doenças apanham coccidioses ect e duram muitos anos. eu tenho aves dessas a 30 anos e foi com esse metodo que tive melhores resultados.usar perrilha tambem mas vai da percentagem e depende do voo da ave se não acaba por trazer muitos problemas tambem isto dando todos os dias misturado na alpista, o melhor é dar separado umas vezes por semana isto minha opinião.porque quanto a alimentação a muitas divergencias.a pessoas que dão comedores cheios de semilha=niger ect e dizem que estão em boa forma coisa que nem acredito.

Edu Matos
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40

terça, 04/nov/2008, 23:51

Boa Noite.
Nao percebi patavina, Bom, sendo assim
só alpista remédio santo...

Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

quarta, 05/nov/2008, 20:26

Boas.

Não estou de acordo quando se dis, so alpista é remédio santo, mas qual é o remédio ?

A alimentação dos Pintassilgos deve de ter uma variadade de sementes iquelibradas em % das mesmas, estamos no Seclo 21,não me venhão com o antigamente.

Cmp.
Manuel Marinho.

Edu Matos

quarta, 05/nov/2008, 21:53

Boas
Quem falou no remédio santo fui eu? porque nao percebi patavina. O Paulo Sousa disse,

(concordo inteiramente dar so alpista nem doenças apanham coccidioses etc)

Eu pergunto!!! o que tem haver a alpista com as doenças que mencionou.Heheheheh

Canary
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56

quarta, 05/nov/2008, 22:08

Boas

Mas só sementes?!!!!!Já viram uma tabela nutricional em relação à alpista? Acham que tem todos os nutrientes indispensáveis? Tem uma boa relação proteínas/hidratos de carbono...Mas terá uma boa relação de Vitaminas?

Em relação a nós humanos, todos sabemos que a massa é boa, que o arroz é bom....Mas já se imaginaram a comer só arroz ou massa ou misturas de massa com arroz, com pão, com batatas....

E as vitaminas? teremos toa a gama de vitaminas? E as proteínas de alto valor biológico? Como por exemplo as do OVO?

É que há proteínas e proteínas!!!!e HÁ toda uma gama de nutrientes indispensaveis que com toda a certeza não estão NA ALPISTA!!!!!

E ACRESCENTO QUE ALIMENTAR UMA AVE SÓ COM ALPISTA É CONDENAR UMA AVE A UMA MORTE LENTA!

Analisem uma tabela nutricional da alpista e depois comparem com a tabela nutricional de rações completas e extrusadas e vejam a diferença!!!

Onde está a Vitamina C na Alpista? (só a titulo de exemplo) Um pintassilgo não precisa de vitamina C?

Desculpem que vos diga, mas este tópico está muito parecido com os tópicos da "arcadenoe".....Em que se leem coisas tipo "Alpista para os rouxinois de Japão...e mais nada"

QUE A ALPISTA É A ALIMENTAÇÃO BASE JÁ SABEMOS, AGORA FALEMOS DO MAIS IMPORTANTE, QUE SÃO OS COMPLEMENTOS ALIMENTARES. SEM ESTES COMPLEMENTOS A AVE MORRE.

Cumps,

Canary

Manuel M.

quarta, 05/nov/2008, 22:08

Boas

Era isso que eu gostava de saber , ando sempre à prender, mas assim não , :D :D :D .

Cmp.
Manuel Marinho

Manuel M.

quarta, 05/nov/2008, 22:25

Boas

Ola Canary estou de acordo com sigo , tem de se deixar para traz o velho sistemas de se dar só alpista , se querem fazer criação de pintassilgos deve de se dar uma boa mistura de sementes equilibrada nas %.

Ouve alguém que disse à tempos que dava 80 % de alpista e 20 % périlha , isto é de por as mãos na cabeça,mas cada qual sabe de si.

Cmp.
Manuel Marinho

Canary

quarta, 05/nov/2008, 22:42

Boas!
Ouve alguém que disse à tempos que dava 80 % de alpista e 20 % périlha , isto é de por as mãos na cabeça,mas cada qual sabe de si.
Sinceramente, não é nessa mistura 80% 20% que vejo que haja agum problema...... Até porque temos entre nós um conceituado criador (que respeito, o Sr Edu Matos :wink:.... é verdade!) que pratica uma alimentação base parecida.... ele concerteza confirmará.

Mas depois de escolhida a alimentação base, quais os suplementos? Isso sim!.....Falo de.....alimento vivo, papas de ovo, verduras, vitaminas....etc.....gritt etc.....

Canary

quarta, 05/nov/2008, 22:56

Eu não desenvolvo muito o tema dos suplementos, porque sou um leigo na matéria, mas gosto de ler e ouvir os entendidos....Gosto quando falam de uma alimentação natural, sem quase medicamentos, com alimentos vivos etc.....ou seja o mais próxima da alimentação que teriam na natureza.

Também sei de "bons criadores" que até ganham prémios...mas que eu não lhes compraria nem um canário.....pois sei que mesmo antes de adoecerem já levam com antibióticos de prevenção!!!!!!!!!!TIPO AVIARIOS INDUSTRIAIS DE GALINHAS!!!!!!

Cums,

Canary

Edu Matos

quarta, 05/nov/2008, 23:21

Resumindo o seu discurso.

A ALPISTA É A ALIMENTAÇÃO BASE JÁ SABEMOS, AGORA FALEMOS DO MAIS IMPORTANTE, QUE SÃO OS COMPLEMENTOS ALIMENTARES. SEM ESTES COMPLEMENTOS A AVE MORRE.

Pergunto tem a certeza que morrem ? Gostava de saber qual é a sua experiencia!!! para chegar a esta conclusão.
Pois tome nota, eu dou duas sementes apenas de segunda a sexta 70% alpista 30% parilha e dou duas vezes por semana, outro tipo de mistura os meus não morrem e sou criador.

Timbrado Almada
Registado: segunda, 19/nov/2007, 21:50

quinta, 06/nov/2008, 14:19

Boas...parece que muito se pensa mas pouco se fala sobre a criação de pintassilgos e sua alimentação.

Apenas vou contar a minha experiencia,a alimentação base que dou é muito semelhante á que dou aos canários,apenas com uma percentagem maior de alpista - 1kg de mistura para canários junto 4kg de alpista pura - grit sempre disponivel todo o ano,a papa de ovo que uso nos canários e a da muda tambem, fruta e verduras(escuras tais como,espinafres,broculos e nabo) muito regularmente,alternando com fruta.

E muito importante para o regulamento do figado e de toda a flora intestinal, 1 vez por semana junto vinagre de cidra na agua. apenas isto e sem truques,espero que algumas coisas sobre pintassilgos tenham sido desmistificadas.
Cumprimentos:
Bruno Andrade - Stam FPO - CA21
http://timbradosbrunoandrade.blogspot.com/

Canary

quinta, 06/nov/2008, 19:09

Boas!

Concordo com o Bruno (timbrado Almada), eu sempre dou às aves que tenho uma variedade grande de alimentos. Para mim são indispensaveis as sementes, a papa de ovo, frutas e verduras, o gritt e tb habituo desde logo as aves a Nutribird (ração completa com todos os nutrientes).

Sr Eduardo Matos, ou estou a interpretá-lo mal e nesse caso peço-lhe que me explique, ou então o seu último post contradiz muito do que tem escrito....e posso citá-lo se for caso disso....

"proporcionar uma boa alimentação aliada a bons complementos é muito importante nesta fase."

"no meu quintal…plantei esta arvore com intuito fornecer as bagas como alimento aos pássaros considero esta ar ..."

"Concordo consigo (Proteina animal faz e fará sempre a diferença nas aves silvestres).
O alimento vivo está sempre presente nas minhas criações. "

Reconhece estas frases?

Cumps,

Canary

Edu Matos

quinta, 06/nov/2008, 19:46

Eu muito sinceramente não sei o que dizer, fala-se em truques. Ora diga-me qual é diferença da sua mistura se num 1kg de mistura de canários enfia-lhe com 4 kg de alpista. Eu dou duas sementes apenas 70% alpista e 30 de parilha, e dois dias por semana sementes várias até empantorrarem-se qual é,,, diferença,,, nenhuma.. depois o freguês admira-se! É só postas de pescada pró ar,, fazendo de conta,,,,..
Meus senhores, alimentação do pintassilgo..é uma arte muito nossa aprende-se no dia dia cada um tem o seu livrinho, eu tenho o meu, e o Zé tem o dele,... e os dois temos bons resultados é só. Háa amigo Canary tem calma lê com atençao ok
Matos.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”