topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Manutenção de carduelis

Ter um pintassilgo parva não é igual a ter um major em cativeiro. Falarei agora apenas do nosso pintassilgo.

O nosso pintassilgo é muito mais resistente do que a aquele. Manter os nossos pintas em cativeiro é fácil, não apresentando tarefa de maior, desde que se tenha em consideração o espaço. O ambiente é muito importante, pois a partir deste tiram-se N ilações.
Se o tivermos em espaço pequeno, espaço esse que eu não concordo - a alimentação a fornecer deverá ter em conta esse aspecto. Menos sementes com alto valor de gordura - niger, canhamo, nabo, cartamo, etc...
é um erro fornecer as sementes da versele laga, neste caso, pois estas são à base daquilo que supra citei.

Uma mescla para estes seria +- a seguinte, no periodo de manutenção:

75% alpiste
10% nabo
5% aveia descascada;
5% de canhamo;
3% sementes selvagens;
2% linhaça

depois uma x por semana dariamos 1 prato pequeno de várias sementes:

cardo
cartamo
alface
chicoria
onagre
etc... que estas sim estão incluidas no cardapio da versele laga

Isto porque a mistura desta marca foi concebida para outra forma de manter as aves, a saber

viveiros amplos 2m*1*1,5
temperatura aquela que se encontra na belgica - frio e mais frio e uma dose de humidade.

Ora sem frio as aves acumulam a gordura e com isso afecta-se o figado.

Em gaiolas maiores poderemos abusar mais um pouco nas sementes gordurosas, pois ao voar a mesma é abolida pelo fígado;

Outro ponto para os manter-mos em perfeita forma é efectivamente dar-mos dente de leão, justamente porque limpa o pássaro ao nivel do figado - entre outras vitaminas que possui.
Este deve ser dado uma vez por semana.

A ortiga que tanto se fala é outra planta milagrosa - deve tambem ser dada uma só vez por semana. O dificil é que eles a comam logo.

A ortiga é milagrosa e porquê?

Permite limpar o pássaro das goluseimas que comeu no Inverno e preparar o pássaro para a criação.

Eu diria que esta é a peça chave para criar carduelis, pois limpa o aparelho reprodutor e inicia a disposição para o cio.
Deve-se acompanhar com a respectiva vitamina para a fertilidade, quando se vai criar.

O vinagre de cidra - maçã - é outra peça chave - dá-se a razão de 3 gotas por bebedouro e 2 vezes por mês - só um dia de cada vez.

Outro ponto que eu considero muito importante para a manutenção é a sua disposiçao à coccidiose.
Estas aves são sensiveis a esta realidade.
Aconselho a dar preventivo de 3 em 3 meses.
O esb3 30% é mesmo muito bom, mas dado com calma. permite manter controlado o parasita protozoário. é melhor prevenir que remediar, justamente porque quando o parasita está em repouso podemos evitar que se reproduza, mas uma vez que inicie a sua reprodução a coisa é bem mais complicada.

Dá-se 4 dias seguidos à dose de 1 gr por litro de agua.

logo a seguir à sua aplicação dá-se vitamina k, durante 2 dias, para prevenir hemorragias, aliás como em qualquer produto com sulfamidas;

logo a seguir isto dá-se vinagre de cidra no 7 dia, para baixar o ph.

Depois vitaminas até ao decimo dia.

O ambiente é outro aspecto a ter em conta e deve-se alojar a ave numa gaiola ampla - qto maior melhor - e na qual colocamos festão, para não levar a situações de stress.
Essa gaiola tem de ter uma base de ferro em baixo - obrigatorio.
O ideal é dia sim dia não, tirar-mos os excrementos para que se interropa o ciclo da coccidiose.

Frutas, verduras, amêndoas devem-se dar com peso e medida.

A papa neste periodo é dada 1 x por semana - quer seja ela de ovo, quer propria para indigena.
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Boas a todos

Primeiro que tudo, bem vindo ao Fórum.
Este seu Tópico é um dos melhores que já vi sobre a manutenção de Pintassilgos, teve uma entrada excelente.

P.S.: Para a sua entrada ser mesmo 5*****, só lhe falta fazer a apresentação no respectivo tópico, se assim o desejar.

Cumpts
Jaime
Cumprimentos
Jaime Simões
KARDUS
Mensagens: 38
Registado: quinta, 04/jan/2007, 23:39
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Caro amigo topazio, esse «esb3 30%» que fala há algum outro produto similar, eu tenho o «Sulfaprime» que também tem sulfamidas.
O «esb3 30% » não encontro aqui em Coimbra...

Abraço...
Henrique Correia
***
Mensagens: 197
Registado: segunda, 24/set/2007, 16:21
Localização: Amadora
Contacto: Sítio web

o Laboratório que tem esse medicamento é o NOVARTIS. Experimente perguntar numa farmácia.

http://homepage.oniduo.pt/atit.ordep/
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Manutenção de carduelis

topazio Escreveu: Ora sem frio as aves acumulam a gordura e com isso afecta-se o figado.

Em gaiolas maiores poderemos abusar mais um pouco nas sementes gordurosas, pois ao voar a mesma é abolida pelo fígado;

Outro ponto para os manter-mos em perfeita forma é efectivamente dar-mos dente de leão, justamente porque limpa o pássaro ao nivel do figado - entre outras vitaminas que possui.
Este deve ser dado uma vez por semana..
Olá Topázio, belo post mais uma vez (está a tornar-se habitual :D ). Gostaria também de acrescentar que há um produto que pode ajudar na questão dos problemas de figado, que é a Colina que como suplemento alimentar não prejudicial previne os problemas hepáticos e digestivos.
Cumprimentos
Jaime Simões
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Boas

Realmente a colina é um bom produto - isto é uma vitamina.

Mas se experimentarem dar garanto-vos que ajudará, a limite, a amenizar a situação, pois se soprarem o ventre do pássaro, após darem o produto, ele continuará amarelo.

Isto quer dizer que esta vitamina protege o fígado, mas não resolve sozinha o problema.

Assim a ilação a tomar de imediato é a efectiva alteração do plano alimentar e permitir o espaço de voo , para que as aves se exercitem.

Conclusão: má alimentação e ou mudança brusca do plano alimentar= problemas de figado;

UmA VEZ NOTADa obesidade:

espaço para o voo, 1 semana a alpiste + semente de leão - 3 x por dia e colina durante estes 5 dias - eu acho que não é necessário , mas poder-se-á suplementar com o uso desta.

Ao cabo de esta semana adoptar uma mescla correcta e enquadrada nos parâmetros em que se tem a ave - mas progressivamente, isto é vão-se adicionando sementes gordas à base de alpiste de forma progressiva.

Gostaria de enfatizar, também, o uso dos probioticos


Estes devem-se usar todo o ano em comunhão com a papa.

As bactérias que o pro-biotico tem ajudam mesmo muito o pássaro, no processo da digestão.

Estas bacterias permitem uma simbiose perfeita.

usar pro-bioticos com bacterias - orlux.

força aí que a criação está à porta.

A paciência é a chave do criador




depois
Henrique Correia
***
Mensagens: 197
Registado: segunda, 24/set/2007, 16:21
Localização: Amadora
Contacto: Sítio web

Caro Jorge

Não será exagerado o preventivo da coccidiose de 3 em 3 meses?

Quais são as gaiolas ideais para os parva?

http://homepage.oniduo.pt/atit.ordep/
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

Gostaria de fazer a seguinte observação que é de caracter PESSOAL!

Não concordo com o uso de quaiquers quimicos de caracter preventivo sejam eles o ESB3 ou outros que estão na moda, para a prevenção da tão temida coccidiose devido aos efeitos colacterais nomeadamente a taxa de natalidade!

Só concordo com o uso de quimicos na cura já em ultimo recurso e se algum dia tiver problemas recorrerei ao BAYCOX, situação que nunca necessitei!

Para tal prevenção existem no mercado sementes seleccionádas por criadores de renome que se ajustam prefeitamente ás exigencias dos pintassilgos, assim como plantas e sementes selvagens que facilmente adquirimos nos campos do nosso pais!

Tambem não aconselho a ninguem que crie fauna europeia a adquirir as sementes da tão famosa verselle laga, porque são adquiridas a quem as vende mais baratas e não a quem as cultiva com melhor qualidade, mesmo as tão famosas misturas blattner apresentam variações visiveis a olho nu de lote para lote, não se esqueçam que não são uma empresa que cultiva e selecciona sementes, mas sim uma empresa que compra, embala e vende as sementes assim como outros produtos, poderá eventualmente ser mais forte noutros assuntos!!!


Na minha modesta opinião apenas vêm bem limpinhas de pòs, a qualidade das sementes testa-se através do seu poder de germinação, portanto façam os vossos testes e tirem as vossas conclusôes, sem esquecer que uma semente ou mistura de qualidade superior evidencia-se quando germina na percentagem total ou seja quase 100%!!

Criar Pintassilgos acima de tudo é uma questão de sensibilidade, poder de observação, muito estudo, e não ser influenciável, porque o que funciona em casa do "troca o passo" pode não funcionar em nossa casa, mas praticar os maneios com lógica adquados á realidade das nossas aves e do meio ambiente que dispomos para elas è o que deve ser feito!!

Esta minha opinião vale o que vale e é de caracter pessoal!!
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Boa Noite
Gostava de perguntar ao Topázio se tem mesmo que ser o ESB 3 30%,
que vem em saquetas de 10g, é que á data, em em conversa com um amigo que tem uma Farmácia, apenas se consegue arranjar o ESB 3 em
embalagens de 250g.
Ambos fazem o mesmo, ou pela sua composição são diferentes.
Cumprimentos
António Aguiar
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

assunto

Boa tarde

Ola Antonio Aguiar :wink:

Eu ja utilisei o ESB3 como prevenção da coccidiose e deichei de dar aos meus passaros.

Dou o vinagre de cidre ou vinagre bio que para mim fas o mesmo efeito so que no Inverno dou duas veses no mes , dia 1 e dia 15 derivado a haver mais umidade e ter os passaros no exterior, mas tambem dou 2 veses maça na semana, tudo pla prevenção.

Baycox utiliso quando um passaro esta com a coccidiose o tratamento è.
Baycox 2 ml por 1litro de agua 2dias+5dias de vitaminas+2dias baycox +5dias de vitaminas, à mestura deve acressentarmais 50% de alpista e ter o passaro num lacal quente.
A vitamina que utiliso è Omni-Vit da Orlux.

Cumprimentos

Manuel Marinho
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Li num poste do amigo topázio que se deve dar ortiga aos pintassilgo :shock: , o que eu acho esquisito, pois se tocarmos numa ortiga ficamos com um comicham horrível :twisted: , então se nós somos alérgicos à ortiga como é que as aves a vão comes :shock: , deve ser pior que piripiri :twisted: :lol: .
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Boa Noite

Ola Samuel,a partir do mes de Desembro os pintassilgo
começa a comer as sementes das ortigas que são umas pequenas bolinhas
e não à nenhuma arlerjia no passaro , o mesmo que se passa nos cardos.

Cumprimentos

Manuel Marinho
Henrique Correia
***
Mensagens: 197
Registado: segunda, 24/set/2007, 16:21
Localização: Amadora
Contacto: Sítio web

Olá pessoal

Com esta conversa toda acabei por dar ortigas aos pintas e aos Harz e venho relatar que ainda não morreu nenhum, por enquanto...

Gostava que o pessoal desse umas dicas sobre as gaiolas dos pintas porque eu já os vi criar em gaiolas normais para canários.

Cumprimentos
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Henrique Correia Escreveu:Olá pessoal

Com esta conversa toda acabei por dar ortigas aos pintas e aos Harz e venho relatar que ainda não morreu nenhum, por enquanto...

Gostava que o pessoal desse umas dicas sobre as gaiolas dos pintas porque eu já os vi criar em gaiolas normais para canários.

Cumprimentos
Olá a todos

Henrique, eu uso viveiros da EX, dois viveiros encaixados, macho de um lado e fêmea do outro.
Cumprimentos
Jaime Simões
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

pintas1977 Escreveu:
Henrique Correia Escreveu:Olá pessoal

Com esta conversa toda acabei por dar ortigas aos pintas e aos Harz e venho relatar que ainda não morreu nenhum, por enquanto...

Gostava que o pessoal desse umas dicas sobre as gaiolas dos pintas porque eu já os vi criar em gaiolas normais para canários.

Cumprimentos
Olá a todos

Henrique, eu uso viveiros da EX, dois viveiros encaixados, macho de um lado e fêmea do outro.
Olá

Mais pequenas que as que o pintas referiu não é muito aconselhavel, mas já vi criarem major em gaiolas de 60cm, o que normalmente é aconselhádo são gaiolas 100,50,50cm, embora quanto maior o espaço que possamos disponibilizar melhor!!
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”