Sansoni7
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

MAIS UMA CRIAÇÃO ?????

quarta, 09/jul/2008, 19:08

Pois é, hoje as minhas aves brindaram-me com mais uma surpresa.
Num dos viveiros tenho junto dois pintassilgos e a única certeza é que um deles é uma fêmea pois teve uma postura e colocou os ovos junto com uma canária estando ambas no choco no mesmo ninho...nunca tinha visto nada disto ( também sou novo disto ).
Reparei que uma estava no choco :?: ..retirei o ninho e, para surpresa minha tinha dois ovos.
De seguida, coloquei mais algodão para arranjarem o ninho e a pintas lançou «o bico à obra».
Eis um pequeno filme:

Imagem

E uma foto:

Imagem

Pelas imagens, alguém me sabe dizer se tenho um casal, ou se tenho duas fêmeas? :?: :shock:
Obrigado.
Imagem

Canary
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Contacto: Sítio web

quinta, 10/jul/2008, 23:08

Boas!

Nem sei como é que ainda ninguem respondeu!
Eu não tenho, com pena minha, para já, qualquer pintassilgo, nem nunca tive.
Mas vê-se claramente que na 1ª imagem é uma fêmea, pois na cabeça a parte vermelha não ultrapassa o olho. Na segunda foto, embora menos nítida, parece-me que a mascara vermelha ultrapassa o olho (para traz) o que indica que é um macho. Pode ainda analisar a parte de cima da cabeça...se for preta é macho; se for um preto salpicado de branco (tipo um preto nevado) é uma fêmea.

Mas nada melhor do que ir ao blogue do nosso amigo de forum, o Sr. Eduardo Matos, pois tem lá fotos indicativas do que acabei de dizer. E como uma imagem vale mais que 1000 palavras.....:D

Que continue com sorte é o que lhe desejo,

Boa criação,

Canary

Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

quinta, 10/jul/2008, 23:34

Boa Noite

Ola Sansoni7, o Amigo Canary jà deu a resposta,eu tambem digo que a primeira foto è uma femea confirmada,na segunda foto ,alem de de o pintassilgo não tera cabeça bem visivel,para mim tambem è um macho.

Vê se tiras uma foto para se ver a roseta e o olho do segundo passaro para se confirmar que è um Macho.

Dises que ès um precipiante nos pintassilgos,mas jà estas um Mestre :lol:,
continua e toma conta daquilo que estas a faser este Ano,assim tudo è mais façil para o ano que vem :wink:

Cumprimentos
Manuel Marinho

pedro376h
Site Admin
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09

quinta, 10/jul/2008, 23:40

leixoes bruxelas Escreveu: Dises que ès um precipiante nos pintassilgos,mas jà estas um Mestre :lol:,
boas,
também digo :)
agora apanhou-lhe o gosto, não quer outra coisa :lol:

boa sorte :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

Sansoni7

sexta, 11/jul/2008, 08:00

Canary Escreveu:Boas!

Mas vê-se claramente que na 1ª imagem é uma fêmea, pois na cabeça a parte vermelha não ultrapassa o olho. Na segunda foto, embora menos nítida, parece-me que a mascara vermelha ultrapassa o olho (para traz) o que indica que é um macho. Pode ainda analisar a parte de cima da cabeça...se for preta é macho; se for um preto salpicado de branco (tipo um preto nevado) é uma fêmea.

Mas nada melhor do que ir ao blogue do nosso amigo de forum, o Sr. Eduardo Matos, pois tem lá fotos indicativas do que acabei de dizer. E como uma imagem vale mais que 1000 palavras.....:D

Boa criação,

Canary
Viva
Obrigado pela ajuda.
No entanto, a ave da primeira e segunda imagns é a mesma.
Há que clicar sobre a primeira imagem pois permite aceder a um pequeno vídeo, e esse sim, talvez ajude a esclarecer o ...mistério.
É que isto da sexagem, na prática, não é como nos livros...por vezes há que ser «muito mestre»pois as diferenças estão lá, mas são muito ténues.
Obrigado pela visita. :wink:
Imagem

Sansoni7

sexta, 11/jul/2008, 08:01

leixoes bruxelas Escreveu:Boa Noite

Ola Sansoni7, o Amigo Canary jà deu a resposta,eu tambem digo que a primeira foto è uma femea confirmada,na segunda foto ,alem de de o pintassilgo não tera cabeça bem visivel,para mim tambem è um macho.

Vê se tiras uma foto para se ver a roseta e o olho do segundo passaro para se confirmar que è um Macho.

Dises que ès um precipiante nos pintassilgos,mas jà estas um Mestre :lol:,
continua e toma conta daquilo que estas a faser este Ano,assim tudo è mais façil para o ano que vem :wink:

Cumprimentos
Manuel Marinho
Obrigado.... :wink:
Imagem

Sansoni7

sexta, 11/jul/2008, 08:04

pedro376h Escreveu:
leixoes bruxelas Escreveu: Dises que ès um precipiante nos pintassilgos,mas jà estas um Mestre :lol:,
boas,
também digo :)
agora apanhou-lhe o gosto, não quer outra coisa :lol:

boa sorte :wink:
Obrigado...
Não sou mestre de nada, muito menos nesta área...

Entretanto esta criação :?: :?: lá contunua, no entanto, ainda tenho muita dificuldade em identificar o macho, se é que ele existe.
quanto á fêmea...não tenho tantas dúvidas....

Já agora, está na altura da muda?
É que um deles parece-me que está a ficar....careca !
Última edição por Sansoni7 em sexta, 11/jul/2008, 09:30, editado 1 vez no total.
Imagem

Canary

sexta, 11/jul/2008, 09:25

Boas!
Obrigado pela ajuda.
No entanto, a ave da primeira e segunda imagns é a mesma.
:D :D :D

Leixões bruxelas escreveu:
Uma foto de perfil e de preferência da outra ave ajuda...;) :lol:

Sansoni7 escreveu:
Já agora, está na altura da muda?
É que um deles parece-me que está a ficar....careca !
A muda ocorre nos meses de Verão. Sobretudo, Julho, Agosto e Setembro.
Se um deles está a ficar careca isso não se deve à muda; pois na muda "normal" as penas da cabeça são as últimas a mudar. Por isso deve-se a qualquer outro factor.

Cumps.

Canary

Sansoni7

sexta, 11/jul/2008, 09:34

Canary Escreveu:
A muda ocorre nos meses de Verão. Sobretudo, Julho, Agosto e Setembro.
Se um deles está a ficar careca isso não se deve à muda; pois na muda "normal" as penas da cabeça são as últimas a mudar. Por isso deve-se a qualquer outro factor.
Bem...vou estar atento....até pode ser «barulho» na capoeira»....

Quanto ás fotos....não é fácil....o filme é-o mais . :wink:
Imagem

Canary

sexta, 11/jul/2008, 09:52

Vendo o video, surgem dúvidas se não serão duas fêmeas...

Sansoni7

sexta, 11/jul/2008, 10:02

Canary Escreveu:Vendo o video, surgem dúvidas se não serão duas fêmeas...
Exactamente......
Tal quala sempre pensei, por comparação com o outro macho.... :wink:
Imagem

Edu Matos
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40

sexta, 11/jul/2008, 21:55

Sansoni7 Escreveu:
Canary Escreveu:Vendo o video, surgem dúvidas se não serão duas fêmeas...
Exactamente......
Tal quala sempre pensei, por comparação com o outro macho.... :wink:
Olá César se não me dizes para vir aqui eu nem reparo.. Olha, tens sorte danada. São duas fêmeas, estão prontas para receber o macho Sorte…..
:wink:
Edu.Matos

Edu Matos

sábado, 12/jul/2008, 13:17

Canary Escreveu:Boas!

Boa criação,

Canary

Olá, o que disse para diferenciar o macho da femea está certo.
Mas nem sempre é assim, eu tenho fêmeas que a mascara vermelha ultrapassa o olho e muito e não são machos, mas regra geral é a sim. Bom, a comportamentos no pintassilgo com um simples olhar nos indicam logo o que são, eu consigo diferenciar o macho da femea no ninho, poucas vezes me engano, para isso é necessário muita convivência.
Um abraço.
Matos

serradeep
Registado: quarta, 13/jun/2007, 00:10

sábado, 12/jul/2008, 23:40

olá, já apanhei o tópico um bocadito atrasado, mas aqui fica a minha opinião...

eu já conheço pintasilgos há muito tempo e ensinaram-me, e até agora nunca me enganei, que nas penas ro rabo, rectizes acho eu, a femea tem 4 penas brancas, duas de cada lado, e o macho tem 5 ou 6 penas brancas

espero, ainda ter ajudado :wink:
Nuno Serra
Stam: 275-F
http://nunoaves.blogspot.com

Edu Matos

domingo, 13/jul/2008, 10:15

olá a todos!
Nuno Serra.....Peço-lhe imensa desculpa de contrariar, mas está redondamente enganado, as penas brancas da cauda rectrizes não têm nada a ver com o sexo, mas sim com o canto do macho pintassilgo de 4 ou mais penas brancas geralmente são excelentes cantores, isto é antigo e é mesmo verdade. Há fêmeas com 5 e 6 penas brancas e no entanto não são boas criadoras, se nos machos as penas brancas servem como um indicativo de bons cantores, o mesmo não acontece em relação as fêmeas como criadoras, seria lógico pensarmos que sim. Agora se me diz que distingue o macho da fêmea pelas penas da asa as rêmiges e penugem dos ombros teria fundamento, mas também acontece que por vezes há machos com os ombros esverdeados exatamente como as fêmeas.
Um abraço edmatos.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”