Tentilhão - iniciação à criação: com gaiolas de canários?

Fauna silvestre Europeia, Americana, Híbridos: Pintassilgos, Verdilhões, Tentilhões, Cardinalitos, Xanthogastras, Magellanica, etc.

Moderador: Armando Moreira

Tentilhão - iniciação à criação: com gaiolas de canários?

Mensagempor aljorge » quarta, 12/nov/2008, 12:20

boas pessoal sera que conssigo criar tentilhoes nas gaiolas dos canarios de criaçao aquelas de madeira e se conssigo como posso fazelo gostava de ter dicas obrigado.
aljorge

Registado: sexta, 31/Oct/2008, 19:09

Re: tentilhao criaçao

Mensagempor whiteblade » terça, 02/dez/2008, 22:48

aljorge Escreveu:boas pessoal sera que conssigo criar tentilhoes nas gaiolas dos canarios de criaçao aquelas de madeira e se conssigo como posso fazelo gostava de ter dicas obrigado.
boas, posso-lhe já garantir que se conseguir cruzar tentilhoesxcanarias ou mesmo só tentilhões dentro de gaiolas saiu-lhe o euromilhões...não conheço ninguém que os tivesse cruzado com sucesso embora já tenha ouvido dizer que não é impossivel...eu proprio tentei durante 3 anos e com excelentes condições de habitabilidade, não tive sorte...!
whiteblade

Registado: sábado, 05/jul/2008, 17:13

aves

Mensagempor aljorge » quarta, 03/dez/2008, 20:33

ok obrigado
aljorge

Registado: sexta, 31/Oct/2008, 19:09

Mensagempor Brancolas » terça, 24/mar/2009, 01:45

Caro amigo,

Possível é de certeza, na Belgica criam em cativeiro com relativa frequência, creio que o mais importante é a alimentação e não consegui obter dos belgas a "receita milagrosa"...
Mas vale a pena tentar...No mundo das aves tudo é feito com muita insistência, caso contrario os resultados são sempre mediocres.

Saudações ornitologicas
Brancolas

Registado: sábado, 07/mar/2009, 00:38

Mensagempor paulosousa » terça, 24/mar/2009, 21:44

possivel é mas tem de ter espaço ja tive mas em viveiro.agora ando a ver se dá em gaiola.Imagem
nessas ao fundo 120cm de comprido 140 altura50 cm fundo[/img]
paulosousa

Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46

Re: tentilhao criaçao

Mensagempor lucaribeiro » domingo, 07/abr/2013, 21:35

boa noite vou reanimar este topico :D voçe que conseigui criar os tentilhoes foi sozinhos ou foram com outros passaros e se foi com quais?
lucaribeiro

Registado: quinta, 19/abr/2012, 20:31

Re: Tentilhão - iniciação à criação: com gaiolas de canários

Mensagempor Criadouro Guadiana » quarta, 10/abr/2013, 09:20

é possivel, mas tal como o dom fafe, bico grossudo, cruza bico e similares, criam melhor em pequenos viveiros.

no entanto, até melros criam facilmente em gaiolas de criação grandes de madeira.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Criadouro Guadiana

Registado: sábado, 12/jan/2013, 23:50

Mensagempor caixeiro » quarta, 10/abr/2013, 10:03

Sim.. consegue-se eu ja tive criação de tentilhoes por uma vez mas tive azar que as formigas mataram-mos , foi num galinheiro enorme que o meu pai tinha e eu vedei com rede fina ,e uma parte do viveiro era em terra e a outra em cimento ,e colocava muita papa de insectos nos comedouros e no chão e tambem por vezes bicho trela na altura do sio ,mas um dia a minha filha abriu a porta e xau . Mas e possivel não se pode e andar sempre a mexer comida com fartura a agua e siga .
caixeiro

Registado: domingo, 03/jun/2012, 16:06

Mensagempor lucaribeiro » quarta, 10/abr/2013, 12:05

a meu viveiro tem 140 cm de altura por +/- 80 para mais de comprimento e 30 de fundo e tenho la tentilhoes um casal, vou ter um casal de lugres e de verdelhoes, será que cria, são me dados do meu tio. será que cria, ou os tentilhoes ou os verdelhoes ou os lugres?, qual será que cria com mais facilidade?
lucaribeiro

Mensagempor Mozungo » segunda, 22/abr/2013, 23:29

Em 2 anos consecutivos consegui que dois casais de tentilhões fizessem ninho e chocassem, por duas vezes no mesmo ano e em gaiolas de 1m, onde crio canários e outras espécies. No entanto, em todas as posturas e nos dois anos, os ovos não estavam fecundados. As fêmeas fizeram o seu ciclo de choco normal e nada perturbadas com a minha presença, sempre que era preciso. Casais adquiridos em Matosinhos, no Campeonato do Mundo, e nascidos em cativeiro. Vamos ver este ano; depois digo alguma coisa, aqui.
Mozungo

Registado: sexta, 15/dez/2006, 20:06

Mensagempor lucaribeiro » terça, 23/abr/2013, 21:33

boa noite o meu viveiro tem 140 de altura por 80 de largura por 30 e tenho la 1 casal de tentilhoe, verdelhoes, e lugres e pos la o ninho e a palha e passado um tempo a palha apareceu toda no chao e passado um tempo desapareceu e via a verdelhõa no ninho, ja vi muitas vezes seguidas e se ela estiver no chao eu apareço la e ela vai logo para o ninho, e eu vi o ninho e tem o ninho feito... e de vez em quando esta la deitada.
As minhas duvidas sao as seguintes, será que por ela estar com outros passaros nao vai aconteçer nada ou podera acontecer tudo, ou seja ela criar e ter filho e bingar? ou se por estar com outros passaros e só ter um ninho prejudique ou até a minha presença? e era melhor separar os verdelhoes dos outros e por-los numa gaiola dupla das normais dos canários, ou deixo estar tudo como está?
agradecia uma resposta pois adora as aves e tem tudo...e gosta de ter um passaro desses meu, nascido em minha casa!
lucaribeiro

Mensagempor Criadouro Guadiana » segunda, 29/abr/2013, 01:49

tire os tentilhoes sem agitar muito os verdilhoes.
Aves Criadouro Guadiana
Criadouro Guadiana

Mensagempor lucaribeiro » terça, 30/abr/2013, 19:09

pois mas eu peguei e fiz ao contrario, separei os verdelhoes :roll: e ela excrementou, quer dizer desfez o ninho, o que fazer separo-os dos outros ou dela e tento outra vez ou, ... ajuda por favor
lucaribeiro

Mensagempor Criadouro Guadiana » quarta, 01/mai/2013, 03:27

não devemos ser precepitados na avicultura, devemos esperar por opinioes experimentadas antes de agir-mos, assim evitamos perder aves, ovos e crias, mas, tudo bem, precipitações e arrependimentos sao a vida do avicultor, e, infelizmente ou felizmente, nunca acabam, e nunca sabemos tudo.

já que já tá tudo no zero novamente, separa os verdelhoes, bote o ninho, e deixe eles criar.

não esqueça de anilhar as crias.
Aves Criadouro Guadiana
Criadouro Guadiana

Mensagempor lucaribeiro » quarta, 01/mai/2013, 10:27

ok muito obrigado Criadouro Guadiana foi uma excelente ajuda vou ver se torna a resultar, mas já ouvi dizer que o macho nao a gala é verdade?
lucaribeiro

Próximo

Voltar para Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes