joaogon
Mensagens: 4
Registado: domingo, 15/fev/2009, 17:12
Localização: Abrantes

dom-fafe

dicas para ciação desta bela ave.!
Quem ajuda?
Obrigado!
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Bom dia amigo, a criação é muito fácil, as gaiolas requerem espaço suficiente 1,20 de comprimento, 50 de altura, 30 largura, alimentação é a mesma que o canário, eu procedo desta forma, a partir de Janeiro duas vezes por semana papa e sementes germinadas, a partir de Março cânhamo cozido 45 minutos+sementes variadas ricas em proteínas e girassol moído, o alimento vivo duas vezes por semana, quando nascerem as crias todos os dias num recipiente a parte, o alimento vivo na criação e indispensável na alimentação dos filhotes principalmente nos primeiros 5 dias. Meu Amigo basicamente e isto não tem muito que saber. Boa sorte.
Matos.
joaogon
Mensagens: 4
Registado: domingo, 15/fev/2009, 17:12
Localização: Abrantes

dom_fafe

Obrigado pela informação.
o senhor edu tem filhotes nascidos em cativeiro disponiveis?
o meu casal comprei este ano, que me dizem fazer 3 anos este ano.
o viveiro tem 2.00 comprimento x 2.20 alt x 0.80 prof. exterior, so que me diziam q os pais não alimentavam os filhos. Ja agora q alimento vivo lhes dá?, para a cria?, e posso juntar 2 casais nesse espaço?, visto ser um aviário relativamente grande? que tipo de ninho coloca?, e sera melhor na zona alta ou média do aviário?. Desculpe tanta pergunta, mas é a minha 1ª vez com estas aves. Tenho experiência com diamantes, canário da terra e o ano passado tive 3 ovos n fecundados de melro soberbo, indo insistir de novo este ano com essas aves excelentes tb.
Mais uma vez obrigado pela atenção!
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Olá João, naõ sou vendedor de pássaros, João o viveiro é muito bom com espaço suficiente para dois casais mas lembre-se que todas as aves são territoriais na área de nidificação, devo dizer também que o dom-fafe é um pássaro muito calmo e discreto, em relação ao alimento vivo eu dou para todos os meus pássaros bicho da farinha é excelente pode acreditar, o ninho é colocado na zona média com plantas de plástico. Cumprimentos Amigo
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

alimento vivo

Meu caro,

O alimento vivo deve ser dado com moderação não é como é dito aqui. Muito alimento vivo faz com que o macho fique mais excitado e possa partir ovos e mandar os filhotes fora do ninho. Deve ser dado 10 dias antes da eclosao dos ovos e 7 dias depois da nascença.
Não vá em tudo o que se diz, isto a sabedoria de muitos é pura Internet que tambem é o meu caso
joaogon
Mensagens: 4
Registado: domingo, 15/fev/2009, 17:12
Localização: Abrantes

boa noite,

hoje tinha o 1º ovo no ninho dos meus D-Fafes, até abri uma garrafinha de reserva ao almoço.
Tal como o sr. Topazio diz, aprende-se quase tudo com a prática, mas o que se vai aprendendo com os outros´pode ser tb uma boa ajuda.
Até agora so tenho dado uma vez por semana os bichinhos e muito poucos....falava em dar so ate 10 dias da oclusão dos ovos?...e so depois de 7 dias de nascerem?...normalmente da-se nos 1ºs não?..
Só para concluir, so tenho 1 casal no aviario, e coloquei dois ninhos..1 na parte de cima..outro numa zona média...ela escolheu o mais alto. :) .
Uma boa noite aos dois e mais uma vez obrigado pelas dicas!..vou falando!
joaogon
Mensagens: 4
Registado: domingo, 15/fev/2009, 17:12
Localização: Abrantes

dom-fafe

boa noite

diga-me sr. topazio essa de dar alimento vivo ate 10 dias antes de eclodirem os pequenos?..ou dos 10 dias até eclodirem?...e porquê so 5 dias depois de nascerem?..se nascerem, claro!
têm 3 ovos o macho esta quase sempre junto ao ninho e á fêmea.
Quem mos vendeu disse q ela ja tinha posto 3 ovos o ano passado mas não tirou..espero q tire....mais alguem me ajuda na criação dos dom-fafes?..um abraço tb para o sr que me respondeu a 1ª vez e que não lembro o nome :( !..Obrigado!
andréCarrapito
Mensagens: 15
Registado: sábado, 16/mai/2009, 17:21

dom fafes no choco

Boas amigos...

tenho o meu casal de dom fafes com ovos pela primeira vez... 3 neste caso... e gostava de saber algumas dicas que me ajudassem a que nao falte com nada aos passarocos... todas as sugestoes serao bem vindas... uma vez que sou novo no meio... mas ja agora aproveito pra fazer uma pergunta com alguma importancia... quanto tempo demora o choco dos dom fafes?

abraços... e optimas criaçoes
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

A incubação aproximadamente são de 12 a 14 dias e a plumagem surge entre uma e duas semanas
Atenção que pode pôr até seis ovos ,nesta altura é aconselhável tapar o viveiro com um lençol clarinho pra que estas aves tenham mais privacidade e destapando depois gradualmente.
Os passaros novos teem necessidade de alimento vivo tal como bichos trela e mosquitos da fruta em doses apreciávéis .
Se um casal de criação estiver em boas condiçôes fisicas,usufruindo de uma alimentação variada ,há boas hipóteses de ter 2 ou 3 ninhadas seguidas .
Camuflou o ninho ???Isso é importante
Espero ter ajudado algo
Boa sorte amigo
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Boas.

Essa de tapar o viveiro com um lençol clarinho para que os D.Fafes terem mais privacidade desconhecia ,nunca ouvi falar em tal .

Cump.
Manuel M.
Imagem
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Pois ,acredito tb existe muita cena que nunca vi :D
Mas isto resulta uma vez que é uma ave do campo e por vezes bastante tímida á presença dos humanos ,tirei pintarrochos ,lugres ,pintassilgos ,verdelhões ,chamarizes , sempre fiz assim e dei-me bem :wink:
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Boas.

Citação
Mas isto resulta uma vez que é uma ave do campo.

Mas esta a falar em D.Fafes capturados que vão criar pela primeira vez ,ou já forão criados em cativeiro.

Cump.
Manuel M.
Imagem
andréCarrapito
Mensagens: 15
Registado: sábado, 16/mai/2009, 17:21

dom fafes

boas a todos...

obrigado pela ajuda sr. Zé passarinheiro... ja tapei o viveiro com um lençol branco... agora so tenho de arranjar larvas de mosquito da fruta... bichos de trela tenho por causa dos meus insectivoros...
Em relaçao ao ninho...encontra se numa especie de arbusto artificial que eu inventei na gaiola...vi algumas fotos de dom fafes na net e tinham quase todos assim o ninho efeitado...
Bem agora é uma questao de tempo pra poder colher os meus frutos...Espero eu eh eh eh

obrigado pela ajuda mais uma vez...
abraço
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

leixoes bruxelas Escreveu:Boas.

Citação
Mas isto resulta uma vez que é uma ave do campo.

Mas esta a falar em D.Fafes capturados que vão criar pela primeira vez ,ou já forão criados em cativeiro.

Cump.
Manuel M.
Imagem
Sim falo nos que vão criar pela primeira vez (capturados)
Boas criações,amigos :) :)
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Boas.

O meu agradecimento pela informação :lol: :wink: .

Cump.
Manuel M.
Imagem

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”