Zé Passarinheiro
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14

Fringilla Coelebs -Sua história

quarta, 08/abr/2009, 00:29

Ora bem abro este tópico pra que possamos conhecer melhor esta ave do outro mundo com algumas histórias de bons autores ornitológicos .

Fringilla Coelebs é um dos passaros mais frequentes na Europa .
Antigamente foi um dos passaros de companhia mais estimado e entrava em competiçôes com alguns cantadores mais tesos :D
A primeira referencia histórica remonta ao ano de 1456 .Os apreciadores desta especie podiam identificar o seu maravilhoso canto escutando dezenas de tipos distintos de notas .
Imagem

Como podem averiguar há muito que se fala e gosta desta personalizada ave ,portanto nós por algum motivo gostamos dela tb

Tentilhão comum encontra-se entre as mais populares e comuns especíes europeias .O seu território engloba toda a Europa ,deslocando-se para leste ,até á Sibéria central ,e para sul ,até ao Irão e norte de Africa .Reproduz-se onde quer que existam árvores ,desde florestas a grandes jardins urbanos .É ,de um modo geral ,migratório , polígamo (pode ter várias femeas )e gramnivero (tanto come sementes como insectos ) .No entanto ,um certo número de aves ,maioritariamente machos mantêm-se nos territórios de acasalamento durante o Inverno ,como constatou o naturalista Carl Linneus que ,ao atribuir nomes cientificos ás aves ,chamou ao Tentilhão comun celibatário (coelebs ou solteiro ) .O seu ninho é uma firme trama de musgo ,folhas e raizes de ervas ,camuflado com líquenes ,teias de aranha e casulos de insectos

Imagem

Pessoalmente pra mim um dos ninhos mais fantásticos deste mundo fringilídae

Os tentilhões criam o seu próprio território ,que defendem afincadamente dos intrusos ,em especial durante a época de gestação .Esta caracteristica torna-os menos adaptávéis ao convivio em aviário misto ,Durante séculos ,tiveram lugar concursos de canto de Tentilhões em diversas regiões da Europa ,particularmente na Belgica ,estes eventos faziam e fazem parte da cultura da tradição folclórica desse e outros países .Por cá há mais de 300 anos que se faz concursos desta ave ,passando de geraçâo em geração até aos dias de hoje que alguém se lembrou que era ilegal apenas em Portugal onde sendo um país pequeno, existe com abundancia. Pena que pela ganãncia de alguns ,outros aficionados a sério paguem a factura ,emfim
Imagem
Esta é uma foto bem antiga que mostra como se chegaram a fazer concursos por essa Europa fora ,brutal mas nunca consegui perceber como ajuizariam estes concursos :D

Imagem
Este será um tópico que ainda há muita assunto que se fale ,portanto vou actualizando o tópico [/img]
Última edição por Zé Passarinheiro em quinta, 09/abr/2009, 22:56, editado 3 vezes no total.

Zé Passarinheiro

quarta, 08/abr/2009, 01:58

Tou cá desconfiado que aquela vara além de servir pra bengala deve ser pra dar um toque na caixa -gaiola caso o passáro começe a miar ou a carriçar ,assim me parece ,ou será que é pra amandarem uma arroncada no primeiro que se atrevesse a gamar a gaiola :D :D :D :D

Brancolas
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

quarta, 08/abr/2009, 11:19

Bom dia,

Essa foto é de um concurso belga onde cada participante marca as cantigas do passaro que tem à sua frente e que não é do próprio, a regua é para marcar as cantigas, 4 marcações a direito e uma na diagonal a fechar um grupo de 5 cantigas e assim sucessivamente, só valem cantares em CHUIM, com duração de uma hora e existem passaros que atingem 700 cantigas por hora.

Um forte abraço.

Zé Passarinheiro

quarta, 08/abr/2009, 20:22

Ora aqui está uma que não sabia e pensava que era em França
Mas mesmo assim gosto mais destes e vi num destes concursos um pássaro a dar 230 num quarto de hora ,foi obra aquela finalissima fdx :D
Imagem

Aqui fez-se os maiores concursos de sempre

Zé Passarinheiro

quarta, 08/abr/2009, 20:23

Faleceu o grande senhor ,acabou-se os concursos

Zé Passarinheiro

quarta, 08/abr/2009, 22:48

Bem isto tb faz parte desta linda história
A licensa que existiu ,ainda existia mais duas .
Imagem
Ó tempo volta pra trás ,tras-me tudo o que eu perdi !!!!! :D :D
Imagem
Concurso que ajudei a organizar e júri
Exemplo duma folha de classificação normal

Imagem

E assim era a vidinha do bom convivio e paródia :( :?

vlade
Registado: quinta, 26/mar/2009, 18:24

quinta, 09/abr/2009, 17:52

Sou um grande admirador de tentilões,com muito pouco conhecimento,e adorava ter podido participar nestes concurssos.Nem é a competição que me fascina mas o canto.Quantos mais se ouvir melhor porque as cantigas são todas diferentes.Tenho uma gaiola dessas de concursso belga,não tem nada a ver com o pano.

João Pedro
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45

quinta, 09/abr/2009, 20:32

Boas

em 2006 ainda havia concursos em Portugal de tentilhoes? :o

abraço :wink:

Zé Passarinheiro

quinta, 09/abr/2009, 22:15

João Pedro Escreveu:Boas

em 2006 ainda havia concursos em Portugal de tentilhoes? :o

abraço :wink:
:D :D Claro amigo João e 2009 tb vai haver concertesa ,tou a contar com isso ,pois é um desporto melhor que a caça e pesca ,pelo menos não matamos e comemos os animais ,estimamo-os !!!!!!!!!!!!!
Muita gente que dá caça aos passarinheiros deveriam perceber isso em vez de pensarem que se ganha balúrdios á conta dos Fringilidios ou seja pintassilgos e tentilhões .Hipocrisia sempre há-de reinar na carola dessa gente
Desculpa amigo é apenas um desabafo :D :D :D
Última edição por Zé Passarinheiro em quinta, 09/abr/2009, 22:52, editado 1 vez no total.

Zé Passarinheiro

quinta, 09/abr/2009, 22:21

vlade Escreveu:Sou um grande admirador de tentilões,com muito pouco conhecimento,e adorava ter podido participar nestes concurssos.Nem é a competição que me fascina mas o canto.Quantos mais se ouvir melhor porque as cantigas são todas diferentes.Tenho uma gaiola dessas de concursso belga,não tem nada a ver com o pano.
Mesmo nada .O pano tá muito mais á frente ,tu vês o passaro ,ele sente-te e respira muito melhor e sempre podes arranjar um do teu clube :D :D
Quanto á competição é mesmo o convivio e a camaradagem ,não os troféus .Assim penso :? :roll: :D

Brancolas

Panos

quinta, 09/abr/2009, 23:39

Na minha opinião os panos são uma peça importante na vida do tentilhão, possibilita o transporte sem os pássaros se partirem todos, é mais higiénico porque se podem lavar com frequência (alguns!!), ouve-se melhor o cantar com toda a certeza, duram mais tempo porque sofrem menos do coração.

Ter que andar com um caixote belga para a frente e para tras, põe os passarinheiros cheios de hernias.

Um abraço.

João Pedro
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45

quinta, 09/abr/2009, 23:43

Boas

desculpem.m mas ainda n compreendi bem hehe a detençao de fauna europeia é proibida em Portugal, mesmo assim fazem.se concursos de tentilhoes?

abraço
deve ser um espectaculo hehe

Brancolas

Cantigas Belgas

quinta, 09/abr/2009, 23:49

A proposito de Belgas, aqui vão algumas cantigas dos Belgas, como não podia deixar de ser tudo em CHUIM claro!

"Tje tje tje - trurrr - swie swie swie"
"Tje tje tje - blubblubblur - sis ke wie - sis ke wie"
"Rin tin tin - blubblubblur - sis ke wie - sis ke"
is een ongeldig lied omdat de laatste slotzang niet eindigt op /WIE (gebroken slotzang).

Fartei-me de pedir aos Belgas um cantar com a pega em Rin Tin Tin, mas ninguem tinha ou então não quiseram dar, creio que não tinham porque mandaram-me outras cantigas, mas tudo muito curto e Chuim.

Alguem conhece esta pega em Rin Tin Tin, nem que seja das passagens? é capaz de ser uma pega engraçada, mas nunca a ouvi.

Abraço.

Zé Passarinheiro

sexta, 10/abr/2009, 00:00

Bem ,agora achei graça B :D :D :D

Esses pegares pertencem aos Ritochéus do Bombarral ,lá os passaros pegam nessas pancadas ,são pancadas salteadas

ex:
Rin tin tin tin wuit wuit wuit Rente ao terceiro andar !!!!! :D :D Desculpa B!!! Ritocheú!!!!!!
:D :D :D :D

Zé Passarinheiro

Re: Cantigas Belgas

sexta, 10/abr/2009, 10:39

Brancolas Escreveu:A proposito de Belgas, aqui vão algumas cantigas dos Belgas, como não podia deixar de ser tudo em CHUIM claro!

"Tje tje tje - trurrr - swie swie swie"
"Tje tje tje - blubblubblur - sis ke wie - sis ke wie"
"Rin tin tin - blubblubblur - sis ke wie - sis ke"
is een ongeldig lied omdat de laatste slotzang niet eindigt op /WIE (gebroken slotzang).

Fartei-me de pedir aos Belgas um cantar com a pega em Rin Tin Tin, mas ninguem tinha ou então não quiseram dar, creio que não tinham porque mandaram-me outras cantigas, mas tudo muito curto e Chuim.

Alguem conhece esta pega em Rin Tin Tin, nem que seja das passagens? é capaz de ser uma pega engraçada, mas nunca a ouvi.

Tomaramos nós termos passaros com essas pancadas a rematar como deve de ser ,por acaso já apanhei um tentilhão identico a esses cantares ,passaro de entrada .

Abraço.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”