Olá a todos,
Manuel, continuo com a minha ideia. Quem colocou as fotos nunca disse que eram dele, logo continuo a pensar que há erro na identificação inicial da foto. Mantenho macho verdelhão x tentilhão fêmea. Aliás, absolutamente idêntico ao outro assim identificado.
Código: Selecionar todos
mas isto será para outro topico. apenas frisei deivodo ao conteudo do impossivel. para os que tanto falam da tripa directa, já agora, o verdilhao não alimenta os filhotes tal como os canarios?????? e nao existe o tal hibrido?????, e tal como o bruxelas mostrou existem tambem os de pintarroxo de queixo preto x tentilhao...... certo???? e mais vos digo o tentilhao alimenta os filhotes
Pedro,
Perdoe-me a correcção mas, tal como na questão da cor, os
argumentos estão totalmente errados.
1º- não é por se cruzar uma ave melânica com uma canária lipocrómica que directamente se obtêm híbridos malhados. Se fosse assim tão fácil qualquer um conseguia obter híbridos de pintassilgo malhados/parcialmente brancos (especialmente procurados, por exemplo em Itália). Onde a prática contradiz a teoria é no simples facto de cruzando um pintassilgo (por exemplo) com canária amarela (o mais frequente) se obterem híbridos clássicos (série negra).
2º - a forma de alimentar não é o cerne da questão! Pode dificultar o processo mas não o impossibilita.
Exemplo típico: os dom-fafes regurgitam mesmo assim não há nenhum registo de híbridos provenientes de dom-fafe macho com canária (quando os há de canário x fêmea de dom-fafe).
O problema que aqui se coloca será mais de proximidade genética. Os tentilhões estão "a meio caminho" entre fringilideos e emberezideos.
De todas as formas, um híbrido deverá sempre apresentar características de ambos os progenitores e, na minha opinião e, salvo o devido respeito, esses pássaros não mostram qualquer característica de tentilhão. Por outro lado fico com uma dúvida: será possível que em países em que os tentilhões são criados anualmente às centenas (inclusivé em mutação)nunca tenham surgido estes híbridos (pelo menos de forma documentada) e por cá, surjam assim de uma vez só tantos?
Respeitando todos, mantenho a minha posição.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel