blue__Dragon
Registado: domingo, 12/out/2008, 17:27

Re: Alimentação Animal para Fauna Europeia

quinta, 30/jul/2009, 01:36

Não é necessário grandes condições para criar os Tenebrios...
Basta um recipiente de plástico, tipo 50cmx30cm,com um orifício na tampa para respirar. Isto dependendo do nº de aves que queira alimentar...
Eu coloco no recipiente,uma camada +/- 3 cm, de farelo para as galinhas, um pouco de farinha de trigo e pão duro.
Deixo eles evoluírem naturalmente num sitio fresco...

Exactamente. Manuel Marinho acho que deveria começar a criar-los mesmo! Experimente e vai ver que não se arrepende e são muito fáceis de manter.

PS: Um conselho é ter dois recipientes para os conseguir ter nas duas fases separados ou seja em escaravelho e em larva.

Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

quinta, 30/jul/2009, 11:18

Bom Dia.

Fico-vos agradecido pelos vossos conselhos .

Cump.
Manuel M .
Imagem
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM

ferreira
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Contacto: Sítio web

quinta, 30/jul/2009, 17:35

Boa tarde a todos.
Não crio aves indigenas, no entanto crio aves exóticas que necessitam de proteína animal viva e por esse motivo tenho durante o ano inteiro o bichos dos farelos (Tenébrio molitor), aqui deixo aos interessados tudo o que querem saber sobre tais bichos.
http://www.bicudario.com.br/artigo006.htm

Cumprimentos, Ferreira

João Abreu
Registado: sexta, 07/nov/2008, 20:43

quinta, 30/jul/2009, 19:46

Boa tarde amigos

Para interessados que sejam da zona de Lisboa e Cascais,

Vendo Tenebrio, 18 euros o kilo

Vendo Grilos e micro Grilos, 18 euros a dose, (media de 600 grilos adultos por dose)

Vendo Gafanhotos, 25 euros cada 100, (so adultos)

E para breve tambem terei larvas da cera para vender.

Peço desculpas por postar neste topico e nao na secçao de vendas, mas com o pouco que ganho nao me interessa muito divulgar...

Tambem posso dispensar tenebrio miudo, (com casca fina e mole)

Amigo Ferreira, belo artigo :wink: quero-lhe agradecer por o ter postado aqui, obrigado.

Eu ao meu Tenebrio, deixei de dar pao, so dou farelos, cenoura e a verdura que dou as minhas aves, (na maioria plantas selvagens)
Na minha opiniao, dar apenas farelos e pao, faz com que o Tenebrio fique mais seco e com a casca rija, a cenoura e a verdura ajuda a mante-los mais tenrrinhos.

Cumprimentos

Jonas

João Abreu

quinta, 30/jul/2009, 19:49

Esqueci-me da fruta, tambem dou maça.

Cumprimentos

Jonas

ferreira

quinta, 30/jul/2009, 22:13

Boa noite Jonas,
O Site foi-me dado por um amigo brasileiro na sequência de uma conversa sobre a criação dos Goulds escrita por mim no meu Site e onde veio há baila também a criação de Diamantes papagaio, onde ele tinha muita dificuldade e assim expliquei-lhe que o principal segredo estava em dar bichos vivos, pois aumentavam logo para o dobro as posturas galadas e sucesso a 100% na criação dos filhos.
Quanto ao modo como os crio, eu também só utilizo farelos, até porque ao metermos pão o mesmo acaba por embolorecer e contaminar toda a colónia com fungos que por sua vez contaminamos os nosso passarinhos. Eu também dou maçã, batata mas das minhas que não têm quimicos e cenoura, mas para que os farelos não fiquem húmidos e por conseguinte não criarem bolores corto um pedaço de folha de alumínio faço uns furinhos e meto então a fruta, etc, em cima e eles vão lá chupar, quando estiver seco meto novas rodelas.
Para ter sempre tenébrios, utilizo como explica no Site caixas de 2 litros dos gelados onde meto dois dedos mais ou menos de altura de farelos e 20 pupas (crisálidas), quando as carochas estão desenvolvidas escolho machos e fêmeas entre as caixas todas da mesma época e divido novamente metendo 10 casais mais ou menos por cada caixa de gelado, quando os tenébrios nascem e já se vêm através do movimento dos farelos faço igual, meto o pedaço de folha de alumínio com a fruta em cima.
Já agora, para quem queira criar Bufalos, faz-se precisamente a mesma coisa que para os tenébrios, a não ser a cama, ou seja, em vez de ser só farelos misturem-nos com farinha para frangos de 2ª fase há razão de 250g de farinha por cada 1kg de farelos, em vez de meterem só um pedaço de folha de lumínio tapam por completo a cama, já que os bufalos não se dão bem com a claridade, para destinguirem os sexos é que é mais ficil devido ao tamanho das carochas.

Cumprimentos, Ferreira

João Abreu

quinta, 30/jul/2009, 22:50

Boas amigo Ferreira, gostei dessa da folha de aluminio, é caso para fazer o mesmo :wink:
Tenho mais ou menos umas 20 gavetas de 50x50cm cheias de Tenebrio miudo.
Ando a pensar se nao sera melhor congelar ja uma grande quantidade deles assim pequenos, certamente que certas aves devem ter menos relutancia em os comer assim pequenos.
Comecei por brincadeira no ano passado, agora ando a pensar em construir uma arca frigorifica. :?

Cumprimentos

Jonas

ferreira

quinta, 30/jul/2009, 23:10

Boas mais uma vez Jonas.
Se for para dar a aves insectivoras tudo bem, agora se for para dar a aves granivoras ou semi-granivoras não aconselho a dar pequenos vivos ou mortos, porque a pele do tenébrio em excesso faz mal hás aves segundo os estudiosos na matéria,(artigos cientificos há disposição de todos na NET) se deres com frequência has-de reparar que os pais antes de darem aos filhos chupam-nos, portanto mandando as cascas fora, ora se forem dados pequenos, os pais têm tendência em os comerem inteiros.
Como só crio exóticos e fazendo a experiência com tenébrios mortos por congelamento o resultado foi que os comece eu, :D, com isto não quer dizer que habituados não os comam, mas como tenho sempre não vejo necessidade de congelar

Cumprimentos, Ferreira

João Abreu

quinta, 30/jul/2009, 23:29

Ola novamente, pois, no meu caso serao Tentilhoes... :wink:
Ando a procura de Buffalos (vivos) mas nao encontro.

Cumprimentos

Jonas

ferreira

sexta, 31/jul/2009, 11:43

Bom dia Jonas.
Aqui vão duas direcções que pelo menos o ano passado tinham.
http://www.ornicare.com/ http://www.alimento-vivo.com/

Cumprimentos, Ferreira

Vitó
Registado: sexta, 24/abr/2009, 23:15

sexta, 31/jul/2009, 14:37

Boas pessoal...

Excelente desenvolvimento do tema...

Abraço pessoal
... Qualidade em vez de Quantidade ...

ferreira

sexta, 31/jul/2009, 18:13

Boa tarde Vitó.
Todos os dias depois de responder no meu Fórum dou uma espreitadela aqui no Fórum do Avespt e na maioria das vezes apetece-me responder a pedidos de ajuda metendo assim ensinamentos de mais de 40 anos na criação de passarinhos de toda a espécie, mas mais em continuo os exóticos, só que infelizmente vêm aqui e a outros Fóruns pessoas com o intuito de desinformarem, pois só eles querem ser senhores do que aprederam, portanto não divulgam mas confundem ainda mais que precisa.

Um abraço, Ferreira

http://forumdoferreira.no.sapo.pt/

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”