bpalhares
Registado: quinta, 06/mar/2008, 11:44

Ajuda muito urgente - Pintassilgos

domingo, 19/jul/2009, 16:35

Boas

Estou a criar a mão desde mesmo antes de abrirem os olhos, 7 pintassilgos que encontrei no ninho no chão, vitimas de uma limpeza de um pinhal.

Desde logo dei Nutribird 21 e até hoje passaram 2 semanas com eles a crescerem rápidamente e energicamente, até já andavam aos saltos na gaiola e vinham a voar para as minhas mão na hora da refeição.

Hoje qual o meu espanto quando dou com 3 mortos no fundo da gaiola, e os outros 4 todos vivaços. Dei de comer aos 4 e agora, quando ia para dar de comer novamente, tinha mais 2 mortos e um nas ultimas, parece que ficou com os membros paralizados, contraidos, sem se conseguir mecher como deve de ser, e apenas 1 continua todo vivaço como sempre.

Não alterei nada do tratamento, mesma papa, mesmo modo de a preparar, mesmo horário de refeições... quer dizer, levei-os para casa para salvá-los, e agora vejo-os a morrer todos de seguida no mesmo dia, impotentemente..... alguém sabe de algo que possa fazer para tentar salvar o muribundo e não deixar o vivaço chegar a este ponto??

Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

domingo, 19/jul/2009, 17:17

Boas.
Ola amigo Bruno , é triste quando acontece casos destes,não é fácil dar uma ajuda, sem se ver os pássaros ,é um pouco complicado estar a dizer seja o que for , teria o viveiro humidade ? falta de limpeza ? bebedouros mal limpos ? a alimentação era feita na hora de os alimentar ? não será Piolho ?..Tente ver se encontra o problema dessas mortes .

Cump.
Manuel M.
Imagem

João Pedro
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45

domingo, 19/jul/2009, 17:26

Boas

n qero entrar em polémicas, porqe se arranjasse um ninho de pintas, até era capaz de tentar cria.los á mao, mas...amigo sejamos claros, tantas desflorestaçoes q acontecem, e o engraçado é q só encontramos pintassilgos heheheh, eu no dia q tentar criar pintassilgos á mao e se os saqei de algum ninho, digo.o, 7 pintassilgos num ninho...?no máximo dos máximos 5 excepcionalmente 6 agora sete, daqi a uns 60 anos ainda vamos uzar pintas em vez de garnizés...

dsc lá se estou enganado :oops: , posso estar...mas caso esteja certo acho q é uma falta de educaçao o q está a fazer :roll:

abraço

João Pedro

domingo, 19/jul/2009, 17:34

Focando.m no q interessa nutribird acho q n é a melhor papa...
experimenta dar um pouco de papa de criaçao á mao, para canarios e papa insectivora para indigeneas...se a ave estiver já com penitas devias comprar sementes de campo e misturar com a papa e fazer um geminadozito para eles...

abraço e boa sorte com eles :wink:

bpalhares

domingo, 19/jul/2009, 20:18

João Pedro Escreveu:Boas

n qero entrar em polémicas, porqe se arranjasse um ninho de pintas, até era capaz de tentar cria.los á mao, mas...amigo sejamos claros, tantas desflorestaçoes q acontecem, e o engraçado é q só encontramos pintassilgos heheheh, eu no dia q tentar criar pintassilgos á mao e se os saqei de algum ninho, digo.o, 7 pintassilgos num ninho...?no máximo dos máximos 5 excepcionalmente 6 agora sete, daqi a uns 60 anos ainda vamos uzar pintas em vez de garnizés...

dsc lá se estou enganado :oops: , posso estar...mas caso esteja certo acho q é uma falta de educaçao o q está a fazer :roll:

abraço
Boas

Evitando também as polémicas, os pintas ( que na altura nem dava para saber o que eram ) não estavam apenas num ninho, foi o resultado de dois ninhos, fora os que estavam com ovos no chão, partidos. Esta não é a primeira vez que me deparo com ninhos no chão nesta região ( Pombal ). Apostei em dar Nutribird 21 pois era o que tinha disponivel em casa, em virtude de estar a criar caturras à mão.

O que me custa mais é que observei o enorme desenvolvimento das avezitas nestes 15 dias, o seu crescimento e agora, sem mais nem menos, puff, morrem sem aviso.

E não é só de pintas que se encontra, já encontrei à 2 anos 2 rolas turcas no chão, tendo sido criadas com sucesso, à base de granulado para galinhas dissolvido com àgua. Pintas é que foi a primeira vez.

O que eu acho é que deveria ser proibido proceder a limpezas nesta altura do ano, precisamente devido as criações que ocorrem nesta altura.

Bem sei que por causa dos fogos e companhia é necessário proceder à limpeza das matas, mas isso poderia ser feito mais cedo ( penso eu que seja possivel ).

Cumprimentos
Bruno Palhares

bpalhares

domingo, 19/jul/2009, 20:40

Aqui fica um pequeno video do ultimo resistente a ser alimentado, era este o comportamento de todos, até era engraçado vê-los a voarem todos da gaiola para a minha mão a tentarem ser os primeiros...

http://www.youtube.com/watch?v=e2gIxCsOmFQ

João Samuel
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Contacto: Sítio web

domingo, 19/jul/2009, 23:17

acho muito bem o que fez - tentar salvar os pintas... embora tenha pena do que sucedeu, mas sempre pode salvar um... o que é bom, uma vez que se os tivesse deixado acabariam por morrer na mesma.
tambem andei a ajudar a fazer uma poda nas laranjeiras aqui em casa, e num dos ramos que veio abaixo, não tinha reparado e veio um ninho com 4 verdelhões... ainda pensei em criados eu, mas optei por po-los noutro galho e ver se os pais não os rejeitavam... o que aconteceu, salvando-se os quatro...

cumprs e continuação do bom trabalho!!
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)

fish
Registado: sexta, 17/abr/2009, 00:03

ajuda muito urgente- pintassilgos

domingo, 19/jul/2009, 23:26

boa noite

acho muito estranho o que está a acontecer, pois as aves nao morrem assim dessa maneira, diz que eles estavam vivaços e depois já estavam mortos,tem que haver alguma coisa que está mal.
vou só dar ideias que possam acontecer - a papa está em boas condiçoes? ela é feita e dada logo em pequenas quantidades,ou é feita para dar durante o dia todo -com o calor pode nao ficar nas melhores condiçoes. os pintassilgos nao estao a apanhar correntes de ar,nem sol em demasia.nao foi usado nenhum insecticida perto deles, na gaiola onde se encontram ou ninho tem lá água, sementes e papa á disposiçao,é que pelo tamanho deles já devem estar a começar a comer e beber sozinhos.já criei alguns e nunca tive esses problemas, por isso acho estranho,espero que tenha ajudado a salvar esses 2.

João Pedro

segunda, 20/jul/2009, 00:46

Boas

dsc lá, entao vamos considerar aqilo q disse apenas como um desabafo :wink: vá ao google e pesqise formiguinha atomica ou só formiguinha, é o nick de uma senhora q cria muitas aves q encontra no chao, terá lá informaçao, e dê.lhe um pouco de papa insectivora, geminado...

abraço e boa sorte com esse

Armando Moreira
Site Admin
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

Palitada

segunda, 20/jul/2009, 17:49

:D Ola a Todos!

Quero desde ja dizer que nunca criei aves a palito, mas tenho lido alguma coisa sobre o assunto.

Parece-me que as aves foram vitimas de microbios oportunistas. Não é por acaso que nos bébés humanos se esterelizam os biberões. Não sei se ferveu a agua para preparar o Nutribird. Depois temos a questão de usar o mesmo palito para todas as aves, basta estar uma ave contaminada para infectar todas as outras.

Muita higiene e se possivel esterilização de todo o material nos primeiros dias. Não é facil da dicas a distancia, apenas pertendo partilhar o meu ponto de vista sobre o assunto.

Cordiais cumprimentos a todos, :)

bpalhares

Re: Palitada

segunda, 20/jul/2009, 20:49

Armando Moreira Escreveu::D Ola a Todos!

Quero desde ja dizer que nunca criei aves a palito, mas tenho lido alguma coisa sobre o assunto.

Parece-me que as aves foram vitimas de microbios oportunistas. Não é por acaso que nos bébés humanos se esterelizam os biberões. Não sei se ferveu a agua para preparar o Nutribird. Depois temos a questão de usar o mesmo palito para todas as aves, basta estar uma ave contaminada para infectar todas as outras.

Muita higiene e se possivel esterilização de todo o material nos primeiros dias. Não é facil da dicas a distancia, apenas pertendo partilhar o meu ponto de vista sobre o assunto.

Cordiais cumprimentos a todos, :)

Boas

O palito troquei todos os dias, a água não fervi, mas usei sempre de garrafa.... Possivelmente foi mesmo q~ualquer coisa oportunista, e este conseguiu resistir...

Bom, pelo menos este está a mostrar-se bem activo e vivaço :D

bpalhares

segunda, 20/jul/2009, 20:51

João Pedro Escreveu:Boas

dsc lá, entao vamos considerar aqilo q disse apenas como um desabafo :wink: vá ao google e pesqise formiguinha atomica ou só formiguinha, é o nick de uma senhora q cria muitas aves q encontra no chao, terá lá informaçao, e dê.lhe um pouco de papa insectivora, geminado...

abraço e boa sorte com esse
Sem stress, eu também conheço muita gente que inclusive apanha os ovos e mete em canárias, depois dizem que são de cativeiro....

Eu já conhecia esse site, obrigado na mesma, tem muita informação util.

João Pedro

segunda, 20/jul/2009, 23:02

Felismente á qem tente criar, infelizmente á qem pense q é engraçado ir pelos atalhos...

continua porreiro o passaroco?

abraço :wink:

joaofontanelas
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Ajuda muito urgente - Pintassilgos

domingo, 08/nov/2009, 21:29

Amigo não sei se o que vou dizer te ajuda nalguma coisa mas pega no que disse o Armando Moreno que tem muita razão de ser,eu já criei muitos passaritos de ninho nomeadamente pintas mas tive sempre o cuidado de os alimentar com uma seringa e sempre com uma boa papa, no teu video vejo uma coisa que me deixa a pensar o palito que me parece um cotonete raspa nas mucosas do passarito abrindo caminho a infecções e morrerem é do dia para o outro, eu os problemas que tive foi sempre depois na muda pois não é facil mudalos falta sempre qualquer coisa que não sabemos o que é mas entre deixa los morrer e tentar vale sempre a tentativa, mas posso dizer e provo com facilidade que já criei num passado recente no mesmo ano tres pintas e cinco verdelhos cruzando depois um pinta com uma verdelha que sempre viveram juntos

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”