Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

Carduelis carduelis Parva.

terça, 04/mai/2010, 16:51

Boas.

Normalmente começo a criar entre o meio do Mês de Maio e Junho , este Ano comecei mais cedo com um casal de Pintassilgos Parva , começou a por no dia 30-4-2010 e hoje pôs o seu quinto ovo.
Boas criações.
Imagem
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM

José Mário Ribeiro
Registado: domingo, 02/ago/2009, 23:41

Re: Carduelis carduelis Parva.

terça, 04/mai/2010, 22:49

É muito bom,parabens.sr Manuel..

Armando Moreira
Site Admin
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

quarta, 05/mai/2010, 15:37

:D Ola a Todos!

Manuel Marinho boa sorte e continuamos a espera de mais novidades e algumas fotos dessa criação de pintassilgos parva.

:lol: :lol: :lol:

Cordiais cumprimentos a todos, :-))

joaofontanelas
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

quarta, 05/mai/2010, 21:59

Olá Sr Manuel , tambem tenho um casal, estão um pouco atrazados, apenas dão comer no bico , mas muitas vezes durante o dia por isso penso que só par o fim deste mês ou Junhoa femêa possa fazer ninho , eu não tenho pressa abraço bom e que tudo corra bem

Manuel M.

quarta, 05/mai/2010, 22:45

Boas.

Obrigado Amigos pelo incentivo .
Ola João , separe o macho da femea com um separador , se não tiver, meta o pintassilgo dentro de uma gaiola encostado a grelha do viveiro , dei-a papa aos dois , quando vir que a femea começa a fazer o ninho ,então junte o macho , assim com eles separados, o cio vai aumentando e a gala-dura é mais certa.
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.

Carlos S.
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06

quinta, 06/mai/2010, 15:18

O meu casal esta na mesma situaçao apenas troca comer no bico, devo fazer a separaçao dos mesmos?
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com

Manuel M.

quinta, 06/mai/2010, 16:50

Boas.

Ola Carlos,deve de fazer a mesma ,separe-os,quando a femea começar a fazer o ninho ,estão junta o macho.
Boas criações.
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.

Carlos S.
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06

quinta, 06/mai/2010, 20:16

Certo vou entao fazer isso, amanha ja os separo :)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com

joaofontanelas

quinta, 06/mai/2010, 20:53

Agradeço muito a sua opinião, mas deixe me dar lhe mais uns pormenores talvez façam toda a diferença, vou começar pelo principio , o casal ja esteve muito mais adiantado, o macho correndo ardentemente atras da femea , correndo cantiga e fazendo aquelas poses de excitação,de acordo com o normal acasalamento, mas a femea estando receptiva de um momento para o outro esmoreceu e voltamos a estaca zero, agora estão na fase de o macho dar lhe comida no bico ponho material ela mexe mas apenas mexe não acarta para o ninho deixe me dizer lhe tambem que não é a 1ª vez que tenho pintas a criar, já os tive num viveiro grande e tambem nestes mesmos viveiros onde normalmente crio os meus passaros, viveiros normais teem 75 x35x 35 , com possibilidades de por divisoria, pois a minha criação e basicamente virada para hibridações , quanto ao casal dos pintas eu tenho tempo ,vou esperar ,ela de um dia para o outro fará ninho de certeza tenho até Agosto é muito tempo um abraço parao meu amigo e restantes foristas

Manuel M.

quinta, 06/mai/2010, 21:31

Boas.

Cada criador tem seu mete-do de tratar e lidar com os pássaros ,eu quando tenho um macho a dar bico a bico e depois andam numa " guerra " diariamente ,vejo a femea a perder o interesse pelo macho, eu então separa o macho , a femea aproximasse do macho e ele começa a dar-lhe de comer através das grades, passado algum tempo ela começa a procurar as palhas e a fazer o ninho , ai então eu junto o casal , não é a primeira vez que ja fis e faço este sistema , este ano estou a fazer com um casal Major e o sistema esta a aprovar, se for ver o meu Blog vai ver eles separados e aos " beijos " o macho a dar de comer a femea.
São pequenos pormenores que com o tempo fui conseguindo apurar .
Eu crio em viveiros de 1,20 x 0,45 x 0,40 e outros de 0,60 x 0,50 x 1,00 mas se tivesse mais espaço para viveiros, ainda fazia em tamanhos maiores , quanto mais espaço eles tem ,menos " guerras " há.
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.

joaofontanelas

quinta, 06/mai/2010, 22:22

Mais uma vez aqui estou, venho para comcordar consigo,claro que o ideal seria termos viveiros o maior possivel , mas as vezes estamos condicionados a um determinado espaço , se bem que não e o meu caso a minha casinha onde crio as minhas ave te, 3,50x 3,50, , tem 16 viveiros na parede de tras ,na lateral tem mais 4 com as mesmas medidas e logo ao lado tem 6 dos canarios esses tem só 50 de frente mas para os canarios chega bem os outros são todos de 75 com possibilidade de por uma baia ao meio, tudo isto esta em cima de uma bancadapor baixo são voadores ou voadeiras de 1,50 para por os novos a mudar obrigado pela sua simpatia esperemos que tudo corra bem amigo

A_capelão
Registado: segunda, 29/set/2008, 14:47

sexta, 07/mai/2010, 11:33

Bom dia!

Parabéns Manuel Marinho, tem vindo a desenvolver um om trabalho! Que sejam os primeiros de muitos!

Também eu gostaria de criar destas belas aves, mas para já não é fácil.

Cumprimentos

Manuel M.

terça, 18/mai/2010, 15:12

Boas .

Venho dar noticias do meu casal de Pintassilgo Parva ,esta a chocar os 5 ovos e a previsão do nascimento era no Domingo passado , no Sábado antes de anoitecer foi fazer o controlo e vi um ovo caído no chão com o embrião cheio de sangue , fiquei logo preocupado, Domingo de manha cedo foi ver como esta vão as coisas ia começar a dar a papa quando vejo a femea fora do ninho , qual foi o meu espanto tenha mais um ovo no chão partido com o embrião ja morto , retirei os ovos que estavam a ficar frios e meti numa madrasta , ontem segunda feira nascerão logo de manha dois filhotes e o terceiro cerca das14h este vi que não ia resistir , o que acabou por acontecer , hoje de manha estava morto , os outros dois estão a ser bem alimentados.
Tenho mais um casal de Major com 5 ovos para controlar Seista feira , o Segundo casal de Parva começou a por Hoje.
Imagem
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.

Manuel M.

terça, 25/mai/2010, 11:42

Boas .

Dos três filhotes de Pintassilgo Parva ,um morreu, estava muito debilitado ,estes são o dois sobreviventes , foram anilhados com três dias e meio, esta foto foi tirada ontem, com os 7 dias de nascimento.
Imagem
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.

A_capelão
Registado: segunda, 29/set/2008, 14:47

terça, 25/mai/2010, 18:40

Boas!

Muito lindos, que continuem de boa saúde e boa sorte com eles!
No outro dia disse que estava dificil fazer criação de pintassilgos aqui, pois não via interesse por parte dos meus para criarem, mas passado alguns dias dei com a fêmea a construir o ninho! Será que vou ter uns pintas nascidos cá em casa?
Não sabia que para anilhar os pintassilgos que era tão cedo, pensava que era mais ou menos com uma semana!
Já agora, pode dar-me algumas dicas sobre a criação destas belas aves?

Cumprimentos

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”