Ruben Julião
Registado: segunda, 10/mai/2010, 20:16

Canário X Dom Fafe fêmea

sábado, 22/mai/2010, 03:15

Eu tenho um amigo de longa data que também é um apaixonado por aves
e também se esta a iniciar como criador.
Ele esta a tentar o hibrido de Dom Fafe mas esta a deparar se com um problema.
Inicialmente ele viu o canário a dar comida ao bico da fêmea.
Ultimamente ele tem visto o pássaro a cantar e a tentar galar a fêmea so que ela
abre lhe o bico e tem comportamentos agressivos para com o macho.
Acerca de três dias atrás a palha desapareceu do ninho.
Será que a fêmea não está preparada para criar???Acerca de um mês que estão juntos
e na altura a fêmea encontrava-se cheia.
Esta fêmea tem cerca de 3 anos em cativeiro.O canário tem 1 ano.
Gostava de saber que método deveria utilizar ou detalhes a alterar para tentar ter
sucesso neste grande desafio de criar hibridos de Dom Fafe.

Cumprimentos

joaofontanelas
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Canário X Dom Fafe fêmea

sábado, 22/mai/2010, 14:31

Caro Ruben , diga lá ao seu amigo que isso não é tiro e queda então o seu amigo quer que um casal de aves de especie diferente e bastannte diferentes quase em tudo se acasalem ao fim de um mês ??? seria uma sorte é possivel mas só com a sorte do seu lado tem que ter muita paciencia e nunca desistir nem os separar mais , se ela entender chegará o dia em que o aceita ela é que o vai convidar para galar e ai ele pode galar a vontade mas mesmo assim pode nem encher logo as primeiras posturas , mas não desistir tipo trocar o canario por outro nunca fazer isso o 1º trabalho ainda agora começou força e paciencia amigo

Ruben Julião

domingo, 23/mai/2010, 12:37

Em relação ao ninho tanto eu como o meu amigo temos uma duvida,a camuflagem artificial envolvente ao ninho,ja pesquisei e por diversas vezes vi varios tipos de imitação de plantas naturais.
Há alguma planta artificial mais apropriada para o efeito?

joaofontanelas

domingo, 23/mai/2010, 12:53

Olá Ruben, claro que deves tirar todas as duvidas , mas não queiras andar muito depressa , quero dizer te com isto o seguinte , o ninho
e importante ,camuflar as vezes ajuda , mas para isso a femea tem que estar receptiva a acasalar e fazer ninho , e numa fase avançada tem que andar a passear o material no bico a toda a hora como que procurando o local ideal para fazer o ninho ,o material sintectico ( plantas de plastico ) podes usar os pinheiros de Natal cortados aos bocados para fazer uma boa ou camuflagem do ninho , repara que uma boa camuflagem não é tapar completamente o ninho ou a caixa ninho , outra coisa que disseste quando postaste este topico , que a dom fafe estava cheia nos passaros do campo não funciona coma as canarias mais alguma duvida estou por aqui se o teu amigo conseguir , as Dom Fafes são por norma muito boas mães e o canario tambem ajudará não precisas de separar abraço

Ruben Julião

domingo, 23/mai/2010, 22:21

Desde o inicio quando ele os juntou vi que não iria ser juntar e tirar passaros porque tanto eu como ele somos muito inexperientes na criação de canários apesar de eu saber de pessoas que por brincadeira juntam pintassilgos e canarias e conseguem tirar facilmente hibridos no entanto são casos completamente diferentes,a ave de campo é a fêmea e não o macho logo tudo se vai complicar com um factor muito importante que é a construção do ninho.
No entanto pelo que tenho visto acho que o viveiro que onde ele tem as aves deve ser relativamente pequeno,não sei as medidas ao certo mas a vista aparenta ter cerca de 70x30x30.
Tudo começou por ele e inclusivé eu termos visto o canário ter-lhe dado um "beijo",eles já estavam juntos e ele decidiu então pôr o ninho como supostamente se faz nos canários mas começamos a pesquisar e estamos a começar a fazer as alterações que vamos achando necessárias,no meu ponto de vista não é bom para o casal mas senão formos tentando não se chega a lado nenhum.

Agradecido pela sua atenção.
Cumprimentos.
Rúben Julião

joaofontanelas

domingo, 23/mai/2010, 22:54

Boas mais uma vez , tentem sim , quem desiste está derrotado á partida o viveiro não sendo o ideal dá para desenrrascar essas medidas são as medidas dos meus e criam la bem, se bem que se podesse os teria de metro, voltando ao cruzamento , dá aves lindissimas , quando dizes que a femea é que é do campo , mas deixa me dizer te que os Dom fafes são os passaros mais doceis depois no cativeiro e as femeas a partir do 2º ano quase todas poem desde que tenham saude e façam cio, depois é preciso tambem uma dose de sorte e nunca separar o macho não vas em cantigas se te disserem para separar o macho para aumentar o cio , pois não te podes esquecer que o problema é na femea e não no macho para terminar , olha tenho tentado muitos cruzamentos dificeis e tenho tido algum sucesso se bem que alguns demoram anos mas nunca desistir é o meu lema mas só nos cruzamentos possiveis abraço alguma duvida estou por aqui abraço

Ruben Julião

terça, 22/jun/2010, 19:12

Boas a todos,já há novidades...o meu amigo ja me disse que a dom fafe já pôs 3 ovos até a data de ontem.
Agora estamos na expectativa para se ver se estão galados ou não,o que ele achou estranho é que a dom fafe
passa pouco tempo no choco,não sei se é normal ou não mas logo veremos o que vai resultar,se numa bela omelete
ou em belos hibridos.Eu e ele estamos anciosos para ver o resultado.

Cumprimentos e boas criações.
Rúben Julião.

joaofontanelas

terça, 22/jun/2010, 21:33

Olá Ruben,se a femea ainda só pôs 3 ovos ,não completou a postura sequer, ainda pôe mais um ou dois ovos a partir do 4º ovo vai agarrar de certeza ao choco mas mesmo que não estejam cheios não podem desistir , tal como te disse quem desiste está derrotado a partida e as hibridações não são nem nunca foram canja embora haja pessoas que acham que são todas como tirar hibridos de verdelhão ou de Chamaril abraço e boa sorte para vocês

Ruben Julião

sábado, 26/jun/2010, 00:32

Boas a todos.
Mais noticias da nossa menina,já pôs 5 ovos e já se agarrou definitivamente ao choco como o amigo João nos indicou.
Penso que agora nos resta esperar para ver o resultado.
Por acaso alguém já viu o resultado deste cruzamento?se as crias saem com a coloração mais ao pai ou mais a mãe?
Cumprimentos e Boas criações.
Rúben Julião.

joaofontanelas

sábado, 26/jun/2010, 22:35

Boas Ruben quantoa tu a pergunta vou tentar responder te os hibridos saiem muito mais ao lado do passaro do campo na fisionomia, o feitio do corpo será como Dom fafe o bico fica entermedio nem tão grosso como o dom fafe nem tão fino como o canario queres ver fotos ?aqui na net existem muitas fotos disso, estão de canario xDom fafe, Pintassilgo x Dom fafe e Verelhãox Dom fafe nestes cruzamentos tem que ser sempre com Dom fafe femea pois o Macho não gera filhos só cria coma sua femea ou cruza com o Dom Fafe Siberiano pois são primos geneticamente , mas deixa me dar te um conselho não te iludas em demasia pois nem sempre as coisas acontecem á 1ª o que te disse é nunca desistir olha este ano propus me a tirar de Pinzon Mexicano x Verdelhõa e tirei mas sabes !!! em mais de 20 ovos só geraram 2 e foi um de cada vez por isso !!!!! muita paciencia ,muita persistencia e outras acabadas em encia abração e nunca desistir este é o lema dos vencedores

Tentuga
Registado: quinta, 17/dez/2009, 00:01

domingo, 27/jun/2010, 14:49

Parece-me que o João é uma pessoa muito experiente, tanto em fauna como hibridismo.
Como já vi não tem problemas em ensinar, podia mostrar aqui algumas das sua aves e criações, que no fundo é o que o pessoal gosta de ver... fotos :)
Já que infelizmente não podemos ver ao vivo :(
Gostaria também de saber como estão os seus pintassilgos major?

joaofontanelas

domingo, 27/jun/2010, 19:13

Amigo Tentuga terei muito gosto em postar algumas fotos mas tenho um problema ainda não sei por fotos aqui, ja tenho algumas para passar para o Pc a breve espaço tratarei disso os Majores estão muito bem ainda estou a tentar perceber do que gostam a nivel de verduras e papas etc ,as misturas que comem Blatner e mistura com muita perrilha importante mas já tive um amigo que se desponibilizou a postar as minhas fotos o meu amigo Manuel Marinho tenho que as passar para o Pc abraço fica prometido e promessa minha é sempre cumprida

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”