pedroleitao
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Anilhar pintassilgos

segunda, 28/jun/2010, 15:37

Pois e fui muito explicito na pergunta, 1 ou 2, mas como sempre existem politicos em todo o lado, fogem sempre as perguntas e dão sempre uma opcao que não é branco nem é preto, é cinzento.

mas acrescento para que não fujas da pergunta.
Se conhecesses o criador e soubesses que o ano era o verdadeiro da anilha e o comprasses novo...... talvez assim já não fujas tanto à pergunta. o que escolherias.?? 1 ou 2.

ps.: não existe opção 3.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/

paulosousa
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Contacto: Sítio web

segunda, 28/jun/2010, 19:47

primeiro há aqui muita coisa neste topico que me faz muita confusaõ.passaros criados por madrastas mas quem saiba o que lhes dá para elas darem aos filhos tudo bem,ou por especie de fauna acho estes as melhores madrastas.pior é quem mete debaixo de canarias e dá papa de ovo depois veem os problemas..não vejo dificuldade em por anilhas nos pintas com o macho sim atiram eles para o chão e nem precisam anilhas para os atirar.2.70 mete se em adultos com certos esquemas.mas isto de por anilha não torna as aves legais então para que as porem?se estas não estiverem legais.lá fora tudo usa amas e acho bem.portanto para mim tenho as minhas, mas as que compro tanto faz nem me ralo com isso.e sabe se bem quando é criada pelos pais é ter olho e ouvido.um abraço

joaofontanelas
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

segunda, 28/jun/2010, 20:56

Boas a todos ,este topico já vai bastante longo mas continua tudo na mesma ,nada de novo se postou aqui de enicio era o problema da mãe deitar os filhos fora muito se disse e bem mas muito se disse e mal as mães nada teem contra os filhos , mas sim contra as anilhas pois são um corpo estranho, eu já me defrontei com esse problema inclusive abri um topico por causa das corês berrantes que usam nas anilhas mas nesse topico ninguem opinou , bem sei talvez mexa com muita coisa voltando ao assunto que aqui tratamos o ultimo forista que aqui opinou disse e questionou e muito bem porquê o real enteresse em anilhar os pintas eu proprio ja tinha feito essa pergunta ,o facto de estar anilhado não dá mais legalidade á ave nem dá mais valôr tambem pois se não é para vender mas fala tambem dos que são criados por madrastas e são criados com a papa de ovo e veem os problemas , sim criar Pintas já é um problema mas não tem a ver com a papa de ovo parece me que postam aqui dois excelentes criadores de pintas e dão até ovo cozido por isso acho que não é o ovo que lhes causa problemas para finalizar o amigo fala em anilhar pintas com anilhas 2 .70 com esquemas , posso perguntar lhe que esquemas são esses ??? pois eu sei que poucos mas mesmo poucos pintas se consegue anilhar com um mês com anilhas de 2.70 muito menos com mais idade por isso nunca se pode generalizar a não ser que se arranque algum dedo ou fiquem defeituosos das patas mas quem compra não papa o velho comentario de que foi anilhado ja muito grande e estragou a pata toda a gente sabe que mais vale um pinta sem anilha do que defeituoso acho eu abraço a todos

joaofontanelas

segunda, 28/jun/2010, 20:56

Boas a todos ,este topico já vai bastante longo mas continua tudo na mesma ,nada de novo se postou aqui de enicio era o problema da mãe deitar os filhos fora muito se disse e bem mas muito se disse e mal as mães nada teem contra os filhos , mas sim contra as anilhas pois são um corpo estranho, eu já me defrontei com esse problema inclusive abri um topico por causa das corês berrantes que usam nas anilhas mas nesse topico ninguem opinou , bem sei talvez mexa com muita coisa voltando ao assunto que aqui tratamos o ultimo forista que aqui opinou disse e questionou e muito bem porquê o real enteresse em anilhar os pintas eu proprio ja tinha feito essa pergunta ,o facto de estar anilhado não dá mais legalidade á ave nem dá mais valôr tambem pois se não é para vender mas fala tambem dos que são criados por madrastas e são criados com a papa de ovo e veem os problemas , sim criar Pintas já é um problema mas não tem a ver com a papa de ovo parece me que postam aqui dois excelentes criadores de pintas e dão até ovo cozido por isso acho que não é o ovo que lhes causa problemas para finalizar o amigo fala em anilhar pintas com anilhas 2 .70 com esquemas , posso perguntar lhe que esquemas são esses ??? pois eu sei que poucos mas mesmo poucos pintas se consegue anilhar com um mês com anilhas de 2.70 muito menos com mais idade por isso nunca se pode generalizar a não ser que se arranque algum dedo ou fiquem defeituosos das patas mas quem compra não papa o velho comentario de que foi anilhado ja muito grande e estragou a pata toda a gente sabe que mais vale um pinta sem anilha do que defeituoso acho eu abraço a todos

paulosousa

segunda, 28/jun/2010, 22:17

sr.joão cada um cria como quer se fossemos todos iguais isto estava lixado não acha,todos tinha mos a mesma profissão e por ai fora,uns daõ sementes pretas eu nem sei o que isso é quanto a isto termino,uso medicamentos quando preciso falam de coccidioses nem sei o que isso é?será antes outra coisa.como ve sr.joão cada um tem os seu metedos isto é muito confuso para alguns para mim não entendo perfeitamente.anilhar passaros adultos metem a pata morta com uso de etaro e até decapante amigo nem imagina as coisas que fazem os passarinheiros.em milhares de aves so camuflei fafes as anilhas de resto nunca o foi necessario em viveiro fosse onde fosse,em certos casos optei por uma anilha mais larga quando tem 6 a 7 dias os pais com eles juntos não as veem nem para limparem o ninho pois estes já fazem as necessidades no bordo.quanto aos criadores que mencionou se forem quem eu penso são excelentes criadores.um abraço

joaofontanelas

segunda, 28/jun/2010, 22:35

Boas Paulo,sim cada um cria a sua maneira uns melhor e outros pior até ai estamos de acordo mas eu recuso me a acreditar que se faça isso aos passaros do etér ou decapante se é o que eu julgo não estou a a duvidar de si nem uma virgula sei que o ser humano tem coisas e loisas mas será tão mau assim ??? ao ponto de magoar as avezitas ???pois como ganha carne outra vez ??? peço desculpa á Palmira por ter invadido o seu topico com assuntos que nada teema ver com o pedido de ajuda abraço a todos

paulosousa

segunda, 28/jun/2010, 22:48

sr.joão não se trata da patita morrem centenas até digo milhares de aves capturadas, intressa sim o dinheiro,já ouve quem mata se por 100escudos na altura um ser humano.isto trata se de negocio e outros pouco percebem disto ouvem outros falar ai vai de ninhos e adultos já fazem profissaõ disto.disse criar pintas é dificil não é nada então com aves de cativeiro facil,há bem piores cá da nossa fauna.eu admito capturei aves há muitos anos atrás mas nada disto apanhava se e libertava se e no defeso nada.agora é o ano inteiro uma miseria,e pergunto para que querem essas aves para criar mas nunca vão ser legais.

paulosousa

segunda, 28/jun/2010, 22:53

sr.joão não se trata da patita morrem centenas até digo milhares de aves capturadas, intressa sim o dinheiro,já ouve quem mata se por 100escudos na altura um ser humano.isto trata se de negocio e outros pouco percebem disto ouvem outros falar ai vai de ninhos e adultos já fazem profissaõ disto.disse criar pintas é dificil não é nada então com aves de cativeiro facil,há bem piores cá da nossa fauna.capturam é o ano inteiro uma miseria,nem cria respeitam e pergunto para que querem essas aves para criar mas nunca vão ser legais.

bpalhares
Registado: quinta, 06/mar/2008, 11:44

segunda, 28/jun/2010, 23:04

joaofontanelas Escreveu:...o ultimo forista que aqui opinou disse e questionou e muito bem porquê o real enteresse em anilhar os pintas eu proprio ja tinha feito essa pergunta ,o facto de estar anilhado não dá mais legalidade á ave nem dá mais valôr tambem pois se não é para vender...

Boas

Só um pequeno reparo, eu anilho TODAS as minhas aves, este ano só não vou anilhar os bicos de lacre pois não fazia intenção que criassem e não pedi anilhas. Desde sempre anilho todas as aves, primeiro com anilhas do ano normais, agora com anilhas oficiais com o meu STAM.

Isto sejam canarios dos mais normais possiveis, sejam periquitos ancestrais que nem vão a exposições (logo não precisava de anilhar), entre tantos outro que crio.

Para quê? Para fazer a minha gestão das aves e para ter um registo exacto das minhas criações.

Isto de anilhar não tem sempre de ter como finalidade o negócio.....
Cumprimentos
Bruno Palhares

joaofontanelas

segunda, 28/jun/2010, 23:17

Amigo Bpalhares com o devido respeito muito antes de haver as anilhas ja se fazia controle das criações aqui o que falamos parece me que estão a dar muita importancia ao ser anilhado ou não a minha gestão utilizando o seu termo é feita artezanalmente tenho algumas aves mas sei quem é quem só deste ano ja anilhei mais de 50 canaritos e mais alguns hibridos e bengalins e mandarins etc mas não escrevi nada o fundo da questão aqui é o seguinte num viveiro comunitario onde estão alojadas varias aves de raças diferentes , um viveiro de rua qual o enteresse de ter os pintas anilhados ??? se os demais não estão essa foi a minha questão o que eu disse e repito se a Palmira tem casais que criam bem desfrute disso e não se preocupe com as anilhas foi nesse sentido que referi a importancia ou não de os anilhar OK ??? abraço

bpalhares
Registado: quinta, 06/mar/2008, 11:44

segunda, 28/jun/2010, 23:57

João, claro que cada um faz o controle como quer, eu inicialmente até com a parte plastica dos cabos electricos que descarnava os marcava :D mais para saber quais os pares quando os punha todos juntos fora da época da criação.

A amiga Palmira diz que os quer anilhados para os ter mais "legais". Claro que essa anilhagem por si só não vai servir para legalizar nada, nem de perto nem de longe.

Eu pessoalmente também os tentaria anilhar algumas vezes, mas se visse que continuavam a rejeitar, esquecia a ideia de os anilhar novos e quando saissem do ninho, anilhava-os com anilhas de apertar, mas lá está, apenas para a minha forma de gestão. Que até é o que vou fazer este ano com os bicos de lacre.....

Palmira, esta forma de marcação não será suficiente para si, uma vez que o valor legal da anilhagem é o mesmo?
Cumprimentos
Bruno Palhares

pedroleitao

quarta, 30/jun/2010, 13:58

Relativamente aos posts anteriores, concordo com o Paulo Sousa no sentido de do "olho e ouvido", pois não se pode duvidar apenas da pessoa porque anilhou uma ninhada problematica com 2,7mm.
Ouvindo a pessoa falar do pintassilgo e criações com os seus metodos ve-se logo se entende (criador) ou se nao entende, alem disso vendo a ave ve-se logo se a pata sofreu algum metodo bizarro, o tal decapante que eu nem sabia que existia quanto mais a pata continuar viva, e tal como tambem o Joao disse anilha-se um jovem com 2,7mm até certa idade, no meu caso foi até aos 10, 12 dias, com muita dificuldade.
Relativamente ao que o BPalhares anilhar as aves todas, ele pensa também como eu, ao registarmos todas as aves temos o ano e o registo individual de cada especie.
Depois do anilhamento podemos registar os pintassilgos para se tornarem legais, eu irei fazer isso este ano, nao me importa o preço que acarrete, pois interessa-me a legalidade e alem disso, a certificação será correcta, pois ao registarmos tambem temos um controlo por parte de funcionarios do governo a ir a nossa casa ver que estamos a criar e não a fazer alguma falcatrua com ninhos apanhados ou outras tecnicas maradas, como esse tal decapante que voces falaram, etc.
assim as confusoes dos que às vezes duvidam das nossas palavras serão em vão.

Continuem com a vossa discussão, porque essa sim está a ser uma boa discussão, sem maltratar ninguem e sem se valorizarem a si proprios, só mostram que são adultos e modestos, e possivelmente muito bons criadores, parabéns.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:

Tentuga
Registado: quinta, 17/dez/2009, 00:01

quarta, 30/jun/2010, 19:43

pedroleitao Escreveu:Depois do anilhamento podemos registar os pintassilgos para se tornarem legais, eu irei fazer isso este ano, nao me importa o preço que acarrete, pois interessa-me a legalidade e alem disso, a certificação será correcta, pois ao registarmos tambem temos um controlo por parte de funcionarios do governo a ir a nossa casa ver que estamos a criar e não a fazer alguma falcatrua com ninhos apanhados ou outras tecnicas maradas, como esse tal decapante que voces falaram, etc.
Mas o Pedro tem as suas aves legais?
Tem os papeis das aves?
Estão registadas?
Você esta registado como criador de fauna europeia?
Desculpe tanta pergunta mas só assim pode registar as crias...

pedroleitao

quarta, 30/jun/2010, 21:57

Amigo acabaste de colocar todos os passitos necessarios. Obrigado pq assim poupo teclado. :wink:
Cumptos, Pedro Leitão

visitem:

Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

quarta, 30/jun/2010, 22:05

Boas.
Estamos a falar de anilhas
O Tentuga deixou alguma perguntas e Eu não quero ser desmanchas prazeres, estou aqui para aprender e dar os meus conhecimentos sem Egos ,como me considerarão, os fracos não reza a historia :wink:

Esta é só a minha opinião , gostava que um Juiz de Ornitologia me rectificasse no caso de eu estar enganado do que vou divulgar.

Pedro uma vez que esta a anilhar os seus pássaros com anilhas oficiais , Você não pode registar os seus pássaros com as suas anilhas,para isso tem que declarar os numeros das anilhas dos Pais e a declaração dos mesmos, outra coisa é que par a legalização dos Pintassilgos ,que Você esta a anilhar , as anilhas não correspondem ao pedido do C.O.M .Internacional , as anilhas tem que corresponder a classe dos pássaros que é 2,50 para Parva e Elegantes e 2,70 para Major,quando um pássaro Seu entrar numa Exposição para avaliação ,ela é desclassificada derivado a anilha não corresponder a classe do passaro , isto é o que se pratica aqui na Belgica e regida pela C.O.M.

Quanto ao decapante ,isso foi divulgado por mim , pedi o máximo de sigilo , mas pelo que vejo ja anda de boca em boca e confirmo o que o Paulo Sousa disse .
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”