palmira
Mensagens: 27
Registado: domingo, 27/jan/2008, 21:21
Localização: Vila Nova de Gaia

Anilhar pintassilgos

Olá :D
Preciso da vossa ajuda, se possivel, no seguinte: o meu viveiro é exterior e comunitário, com alguma vegetaçao(quantidade razoável).No meu plantel tenho vários pintassilgos, e entre eles 4 femeas. Na época passada tirei 2 filhotes directos. Anilhei-os, mas havia uma diferença grande de tamanho entre eles. No dia seguinte o maior já andava na hera com os pais e o mais pequenino estava morto no ninho. Sou franca, nao valorizei muito esta situaçao.
Este ano tinha 1 casal com 4 ovos dos quais nasceram 3 filhotes. Aos 7 dias anilhei-os. A partir desse momento a mae começou a entrar no ninho e a atirá-los ao chao. Eu fui insistindo, mas isto era constante. Depois de ela os atirar várias vezes, eu revesti as anilhas com adesivo cor da pele, mas nao resultou. O macho ía alimentá-los e chamava por ela. Finalmente ao anoitecer ela ficou calma com eles dentro do ninho e passou a noite em cima deles. De manha, estavam todos mortos no chao : :cry: . Tenho mais 2 femeas com ovos (uns nasceram hoje) e nao sei o que fazer. Terá sido por mexer no ninho? Nao posso evitar. Terá sido das anilhas? Haverá alguma forma que eu desconheça para os anilhar e isto nao voltar a acontecer? Porque se for para acontecer isto ficam sem anilha, o que é muito mau. Outra pergunta os bengalins alimentam este tipo de ave? Por favor se alguém me puder ajudar agradeço, pois nao queria assistir de novo a uma coisa destas.
Muito obrigada a todos.
bruno silva
***
Mensagens: 166
Registado: segunda, 28/set/2009, 15:58
Contacto: Sítio web

Re: Anilhar pintassilgos

Eu quanto a isso tenho a minha maneira,que e meter as canarias de madrinhas,anilha-se bem:quanto aos bengalins tratarem,nao tratam nao,com sorte duram 5 dias,o que me aconteceu a mim,pq,teem uma dieta diferente e maneiras muito diferntes de pedir comer.
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Anilhar pintassilgos

Segundo me parece deve anilhar os pintassilgos com anilha transparente 2.5 e pode comprar pela net com as suas iniciais de nome sempre não estranham tanto seguidamente sugiro que os anilhe aos 4 dias e anilhe de noite pra que ela volte ao ninho estranhando menos as fêmeas por vezes arrumam com eles pró chão deve colocar um ninho mais fundo mas sempre de noite tirando só o que já está moldado e colocando no outro é uma solução ,nunca mexa no ninho de dia só de noite e depois mantem a luz acesa pra que volte ao ninho .dê-lhes sossego o mais possivél senhora Palmira
Quanto ao resto o Bruno já respondeu e é correcto no meu ponto de vista boa sorte .
Cump
António
palmira
Mensagens: 27
Registado: domingo, 27/jan/2008, 21:21
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Anilhar pintassilgos

Sr. António obrigada pela ajuda, mas no meu viveiro nao tenho condiçoes de anilhar de noite pois é no meio do jardim numa árvore natural e nao tenho luz nesse local :(
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Anilhar pintassilgos

Senhora Palmira use uma lanterna e aponte directo na vista não muito pertto e vai verificar que eles não se mexem ficam estáticos e deixe depois um pouco acesa até que depois do anilhamento ela volte pra cima dos filhotes .
Primeiro faça um ensaio antes de colocar a mão no ninho .
Assim é um pouco complicado mas não é impossivél ou então logo ao amanhecer e aclarar o dia .
Boa sorte
Cump
António
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Anilhar pintassilgos

Palmira, muito facil, sou criador de pintassilgos e goulds modestos etc.
anilhas o passaro na altura que está a sair do ninho, os pintassilgos anilhas com 2.7 já prestes a sair do ninho.
eu crio sempre naturalmente, pois com amas o pintassilgo nao serve para criar depois.
em relacao aos bengalins como amas, esquece, pois não criam este tipo de aves, e se as criarem não deverá ser como um canario ou verdelhao, que são boas amas para os pintassilgos.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pintatuga
Mensagens: 6
Registado: terça, 30/jun/2009, 11:26
Localização: Espinho
Contacto: Sítio web

Re: Anilhar pintassilgos

A anilha dos pintassilgos e 2.5 e ñ 2.7
aves silvestres ( pintassilgos e outras )
palmira
Mensagens: 27
Registado: domingo, 27/jan/2008, 21:21
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Anilhar pintassilgos

Sr. Pedro muito obrigada pela ajuda,mas nesse entretanto, e sem saber desta informaçao pedi a um amigo para colocar os ovos que tinha numa canária dele, pois nunca imaginei que depois nao criassem normalmente :cry: . Quanto ás anilhas tenho 2.5. Entao nao servem?
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Anilhar pintassilgos

Olá Palmira cuidado com alguns conselhos que lhe são dados tal como o da pilha para ir anilhar os pintassilgos de noite e apontar que eles nem se mexem ???? devia ser bonito mas !!! para que os quer anilhar ??? se os tem num viveiro de exterior ??? que diferençça lhe faz estar anilhados ou não?? já é uma sorte ter um casal a criar aproveite mais vale aves nascidas e criadas pelos pais mesmo que não anilhadas , sabe eu pus um topico sobre as cores das anilhas pois sei desse problema das mães deitarem os filhos borda fora ja o tive tambem embora tenha tapado as anilhas com adesivo da côr da pele mas mesmo assim eles sempre no chão e nem tem a ver com as mães não estarem anilhadas tem a ver é com as corês berrantes que teeem as anilhas pois se forem da côr do aluminio nada disso acontece embora nem tenha tido uma resposta acho que ninguemsabe mesmo o porquê das anilha terem que ser coloridas ainda não entendi porque o conselheiro que lhe disse para ir anilhalos de noite com uma pilha não lhe ensinou como se anilha pintassilgos ja grandes pois ele a mim disse me que sabia anilhar até adultos quanto mais novos cumprimentos amiga Palmira
palmira
Mensagens: 27
Registado: domingo, 27/jan/2008, 21:21
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Anilhar pintassilgos

Sr. Joao é um facto que eu nunca poderia entrar num viveiro comunitário de noite,pois tenho vários pássaros no choco e o facto de acender uma lanterna, aliás, só o facto de lá entrar de noite ía por todos os pássaros em alvoroço. eu fico muito grata pelas opinioes dadas e pelas tentativas de ajuda de todos os forenses mas, esse conselho nao se adapta de todo ao meu viveiro. Quanto ao querer te-los anilhados é pelo facto de os ter o mais possivel dentro da legalidade :D .Também há muito pessoal que náo acredita que os tiro directos e insínua que sao comprados na clandestinidade, o que náo é verdade. Tenho 3 casais que criam muito bem mas quando os anilho eles nao gostam e portam-se mal. Desta vez pedi ao meu amigo para os colocar nas canárias mas fiquei surpreendida e triste ao ouvir a opiniao de um amigo do forum dizendo-me que assim eles náo criam. Se assim for faço como me disse e deixo-os nascer normalmente e nao coloco anilha nenhuma, ou tento com anilhas 2.7 quando maiores. Terá o mesmo valor? Estou mesmo muito confusa. Muito obrigada pela ajuda e por me ter respondido. Boa noite .
Todas as opinioes para me ajudar sao bem vindas.
Palmira
bpalhares
***
Mensagens: 241
Registado: quinta, 06/mar/2008, 11:44

Re: Anilhar pintassilgos

palmira Escreveu: Desta vez pedi ao meu amigo para os colocar nas canárias mas fiquei surpreendida e triste ao ouvir a opiniao de um amigo do forum dizendo-me que assim eles náo criam. Se assim for faço como me disse e deixo-os nascer normalmente e nao coloco anilha nenhuma, ou tento com anilhas 2.7 quando maiores. Terá o mesmo valor? Estou mesmo muito confusa. Muito obrigada pela ajuda e por me ter respondido. Boa noite .
Todas as opinioes para me ajudar sao bem vindas.
Palmira

Boas

Posso garantir por experiencia própria que as canárias os tiram e criam bem. Tive um pequeno dissabor e foi uma canária que me safou 4 ovos.
Cumprimentos
Bruno Palhares
palmira
Mensagens: 27
Registado: domingo, 27/jan/2008, 21:21
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Anilhar pintassilgos

Sr. Bruno o que o Sr. Pedro Leitao me quis dizer nao é que as canarias nao criam bem os pintassilgos. Mas sim,segundo a minha interpretaçao, ele quis dizer que os pintassilgos tirados em canárias despois no futuro nao criam. Jã teve essa experiencia?
Palmira
bpalhares
***
Mensagens: 241
Registado: quinta, 06/mar/2008, 11:44

Re: Anilhar pintassilgos

palmira Escreveu:Sr. Bruno o que o Sr. Pedro Leitao me quis dizer nao é que as canarias nao criam bem os pintassilgos. Mas sim,segundo a minha interpretaçao, ele quis dizer que os pintassilgos tirados em canárias despois no futuro nao criam. Jã teve essa experiencia?
Palmira
É assim, os meus 4 pintas revelara-se 3 machos e 1 fêmea.

Como são do ano passado este ano não os pus a criar, mas os machos andam doidinhos a cantar para as fêmeas ( pintassilga e canárias ) nas gaiolas à volta :D

Mas não faz sentido que não criem.
O que poderia acontecer era as fêmeas não saberem alimentar os filhos, mas isso só teria possibilidades de ocorrer se fossem criados manualmente. Ora sendo uma canária a alimentá-los, é como se fosse a própria mãe. Isto segundo a minha experiência com outras aves que tenho. Posso dar o exemplo de uma fêmea de mandarim que criei com bengalins como amas, e que este ano já me criou uma ninhada de cinco perfeitamente, sem deixar nenhum morrer.

O instinto acaba sempre por vir ao de cima. Já li relatos de pessoas cujas aves de fauna foram criadas por canários e que na primeira ninhada que chocaram deixaram morrer tudo, parecia que não sabiam o que fazar, mas no mesmo ano colocaram mais ovos e criaram tudo....
Cumprimentos
Bruno Palhares
palmira
Mensagens: 27
Registado: domingo, 27/jan/2008, 21:21
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Anilhar pintassilgos

Sr. Bruno muito obrigada. Estou mais feliz :D. Embora a opiniao do Sr Pedro seja de considerar uma vez que é criador de pintassilgos.Fico na esperança de os ver criar com sucesso.
bpalhares
***
Mensagens: 241
Registado: quinta, 06/mar/2008, 11:44

Re: Anilhar pintassilgos

palmira Escreveu:Sr. Bruno muito obrigada. Estou mais feliz :D. Embora a opiniao do Sr Pedro seja de considerar uma vez que é criador de pintassilgos.Fico na esperança de os ver criar com sucesso.

Quantas mais opiniões e experiencias se partilharem melhor, o resultado será sempre um enriquecimento do nosso conhecimento. :D

O que funciona para uns nem sempre funciona para os outros, dai que a troca de experiencia seja fundamental para tudo.
Cumprimentos
Bruno Palhares

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”