pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Híbridos

Lendo as mensagens anteriores verifiquei algumas incoerencias nalgumas frases, que nao demonstram a realidade.
Relativamente ao que disseram sobre o Gene Albino Humano, nao é totalmente verdade a questão dos dois terem de ser portadores, pois o Homem só tem um Gene X (XY) e a mulher tem 2 genes X (XX) no seu cromossoma sexual.
portanto a mulher ao contrario das aves pode ser pura ou portadora e o homem apenas puro, nao podendo ser portador no caso do Gene Albino Recessivo ligado ao sexo, atenção não estou a falar do Parcial.

no caso que li dos cruzamentos entre hibridos, tal como respondi anteriormente, realço outra vez, os pais são sempre portadores da mutação que transportam para os filhos
ex: pintassilgo agata x canaria castanha dará hibridos de pintassilgoxcanaria

50% machos negros portadores de castanho, portadores de agata ou isabel (no negro agata, no castanho isabel)

50% femeas negras, agatas

relembro o castanho e o Agata ou Isabel é recessivo ligado ao sexo
o negro é dominante autossomatico.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Matrix
***
Mensagens: 70
Registado: sábado, 12/jun/2010, 16:22

Re: Híbridos

Oi como estão ?? tá bom se o meu amigo diz que o pintassilgo é aparentado com o canario tá bom então diga me lá porque os seus hibridos que é disso que estamos a falar são inferteis ??? mais aparentado será o chamaril ou milheiriço mas mesmo os hibridos desses só os machos e que são ferteis , peço desculpa mas a palavra aparentado é muito infeliz pelo menos neste contexto quanto a parte dos portadores , as femeas tem que ser puras aqui pouco importa serem ou deixar de ser puras o que me lembro é que há 30 anos quando criava lizards criei sempre com portadoras e com machos puros , as femeas puras para alem de serem muito caras eram más mães e isto para lhe dizer que as portadoras tiravam muitos mas muitos puros é só um exemplo Adeus
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Híbridos

Boas Pedro Leitão estará tudo certo ??? mas neste exemplo que dá agora no seu ultimo post , neste caso especifico se as femêas não são fecundas de certeza mesmo e os macho é uma percentagem muito infima mesmo , não pretendendo ser muito chato explique me porque está a dar um exemplo que não se pode provar os resultados peço desculpa pela minha pergunta mas sabe amigo Pedro é que não falo de cor como certos artistas que aqui veem postar o que não sabem ,tiram da net mas nem sabem o quê nem para quem abraço
Matrix
***
Mensagens: 70
Registado: sábado, 12/jun/2010, 16:22

Re: Híbridos

Bem observado Joaofontanelas tem razão posso mandar lhe uma privada ? acho que temos mesmo que falar qando diz que o Sr pedro da exemplos que não se podem comprovar
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Híbridos

Boa noite Pedro dou-lhe os meus sinceros parabens pela fantástica explicação que aqui deu de mutações que vai ao encontro do que inicialmemnte falei .
Neste caso sendo o pintassilgo de cativeiro e uma canária timbrado não vejo como não podem sair albinos sabendo no entanto que não são ferteis pois os unicos ferteis são os de Chamariz ou Milheirinha
A net tornou-se numa biblioteca virtual de grande valor em todos os assuntos e para que cabeças mais retrogadas sem alcance percebam de facto que estão errados ou seja a comprovação dos factos que mesmo assim não encaixa em certos Einsteins dos pássaros .
Matrix sabemos perfeitamente que os mestiços em questão são inférteis o que não impede os pais serem portadores e deitarem cá pra fõra um albino como me parece o caso
Cump
António
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Híbridos

Boas Tardes, antes de mais, tal como Tony disse e muito bem, é muito dificil de comprovar os resultados de um f1, mas pensem, um f1 de cardinalito ja consegue provar o que falamos. o Jaspe pode vir dum cardinalito diluido com canaria, os f1s ferteis diluidos, cruzando outra vez com canaria, vao transportando a mutacao diluida e através de selecção dos descendentes com mutacao diluida até ser canario jaspe.
A mutacao diluida é dominante ligada ao sexo, portanto sempre visivel e muito facil de a transportar, as recessivas tem um trabalho muito mais complexo porque a mutacao esta sempre oculta nos portadores, e para isso, é necessario o criador conhecer muito bem as leis da genetica.
em relacao ao que matrix disse quando comentou o "aparentado", à certas palavras que cada pessoa usa, mas na mente de cada pessoa tem significados ligeiramente diferentes, atencão nao pretendo criticar o que matrix disse, mas sim explicar o que eu nao consegui transmitir no post anterior.
O que eu quis dizer com "aparentado", foi que o canario e o pintassilgo são fringilidios, e nao por exemplo um melro ou galinha com genotipo muito mais afastado do canario.
tal como uma galinha com um canario, mesmo que artificialmente os acasalassemos, nao daria nada, mas um pintassilgo com uma canaria já o fazemos, além da constituicao fisica do passaro nao precisar de inseminação artificial, os cromossomas ligam-se e geram vida.
se o a ave que nasceu e gerou estes posts foi do pintassilgoxcanaria só pode ser derivado a uma mutacao que vem do macho caso seja ligada ao sexo ou então comum caso não seja ligado ao sexo.
resumindo:
Se for satiné, eumo, albino ou lutino - apenas o pai (pintassilgo) é portador e este f1 será de certeza uma femea.
se for phaeo - tanto o pai (pintassilgo) como a mãe (femea) são portadores da mesma mutação o f1 poderá ser macho ou femea.
P.S: esqueçam o ter de provar para crer, eu acredito em deus e nunca o vi.
lembrem-se existem pessoas que têm melhores conhecimentos do que alguns, se eu não perceber nada duma coisa acredito mais nos conhecimentos duma pessoa que trabalhe na area do que em mim mesmo.
todos vós, mecanicos, medicos, serralheiros, etc. concerteza sabem mais do que eu na vossa area.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Híbridos

Em relacao aos lizards do Matrix, estas a trabalhar muito bem com os lizards, tal como eu com os phaeos.
e todos o deviam fazer, nunca se esqueçam desta frase ja testada pelo matrix.
eu repito:
O MELHOR TRABALHO É FEITO COM AS FEMEAS PORTADORAS E COM OS MACHOS PUROS.

O Matrix comprovou-o como muitos o fazem, sem saber mas através de testes e resultados chegou à conclusao.
Eu tambem trabalho da mesma forma, porem sem ter de comprovar os 30 anos de experiencia do Matrix, senao tava feito, tenho apenas 7 anos de canarios.

Querem a resposta cientifica:
1º as femeas sofrem mais fisicamente durante a criacao e o genotipo duma pura é muito mais débil do que o duma portadora.
PORQUÊ???
pensem assim uma canaria negra sintetiza as proteinas/enzimas para a cor negra.
numa canaria castanha ou outra mutacao as proteinas/enzimas para gerar a cor negra não esta funcional, logo, mais debil, pois menos diversidade de caracteristicas.
lembrem-se do canario albino - nao sintetiza a Vit.A.

2º um canario puro com mutacao recessiva ligada ao sexo, origina logo todas as filhas puras (ou seja 50% dos filhos são puros) e uma canaria pura recessiva se a mutacao foi ligada ao sexo apenas origina filhos/as puros se o macho tambem for portador, senao só origina portadores machos (ou seja 50% dos filhos são portadores) e todas as femeas nem sequer são portadoras.
Última edição por pedroleitao em quarta, 16/jun/2010, 13:41, editado 1 vez no total.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Híbridos

Voltando ao "Aparentado", repito, sem querer criticar ninguem.
Gorilas e Macacos nao sao aparentados dos Humanos??? e geram hibridos ferteis??? Não. senao ja conheciamos de certeza, mas talvez como o pintassilgo 1 em 1000 é fertil.
os burros/as e cavalos ou eguas=Mula esteril e são aparentados, certo?.
Amigos, os cromossomas ligam-se, e o ambiente uterino, tem caracteristicas comuns de ambas as especies que consegue gerar uma vida.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Híbridos

Obrigado Pedro por mais esta conclusão de grande categoria fico muito satisfeito ler assim destas coisas de mutação que ajuda todos a perceber bem o que isto significa .
Continue com esse espírito de entre ajuda com uma qualidade impressionante acima da média
Se podia perceber menos desta boa conclusão podia mas não éra a mesma coisa :D
Abraço senhor Pedro
Cump
António
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Híbridos

Retirando do texto do Tony, o exemplo dele dos Humanos Albinos Recessivos é muito bom, mostra exactamente, eu repito, MOSTRA EXACTAMENTE, o que eu expliquei no penultimo Post, ou seja as Mutações recessivas (ex:Albinismo) até são consideradas Doenças, ex: o Albino Humano, lembrem ele não consegue gerar melanina como nós, pois o Gene está desligado, logo mais débil, mais propicio a doenças, pois não protege o Humano do sol convenientemente, provavelmente nem assimila as vitaminas que sintetizamos devido ao sol (Nomeadamente a D).
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Avatar do Utilizador
Aves Matos
Mensagens: 46
Registado: segunda, 07/jun/2010, 18:24
Localização: Portugal
Contacto: Sítio web

Re: Híbridos

Olá Pedro. Gostei do post! Gostei muito da forma como vocês abordaram o assunto. Bom, antes de mais quero pedir desculpas a todos, pois não se trata de um híbrido e sim de um carduelis mutado que por engano eu coloquei o ovo nesse ninho e só descobri agora com o crescimento da plumagem. Estou satisfeito na mesma porque se trata também de uma raridade para mim, e logo de olhos vermelhos, o desenvolvimento da ave confirmou a minha suspeita, o desenvolvimento desta ave nunca poderia ser do tamanho dos híbridos, e ainda bem que descobri e fui a tempo de anilhar com uma anilha 2,5.... Se deixo para manhã nunca conseguiria anilhar esta ave com anilha de calibre adequado As minhas sinceras desculpas,.... Huuuhuu anda por aí um bico que me cheira a Pinóquio enfim siga... E já agora sabem de que ave se trata? Trata-se de uma ave que, gosto muito?
Imagem
Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes..
Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Híbridos

Ja agora Eduardo, qual a cor dos progenitores?
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Avatar do Utilizador
Aves Matos
Mensagens: 46
Registado: segunda, 07/jun/2010, 18:24
Localização: Portugal
Contacto: Sítio web

Re: Híbridos

Bom, já meti água outra vez... É assim, é carduelis magellanica o pai foi adquirido por troca ao meu amigo Machado Jmcarduelis é um magellanica diluído e a fêmea é pura "penso eu"... E deu este amarelo de olhos vermelhos.
(espero não estar enganado). Cumprimentos.
Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes..
Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Híbridos

macho diluido x femea classica correcto????
então o macho deverá ser o portador dessa suposta nova mutacao (caso mutacao ligada ao sexo) ou entao ambos portadores (caso mutacao livre).
tive a pesquisar na net e reparei que existem 2 mutacoes possiveis de olhos vermelhos o topazio e o Ino.

se o passaro sair topazio serão os dois progenitores portadores de topazio
se o passaro sair ino será o pai apenas o portador e o passaro é uma femea.

Gostaria aqui de acrescentar que esta matéria é muito interessante para todos nós, obrigado a todos Matrix, Eduardo, João Fontanelas, Tony, etc, pela vossa boa prestação/conhecimentos.
Esta materia faz-me lembrar do programa que desenvolvi e que está aqui no avespt http://www.gestbird.avespt.com, que ajuda muito na catalogação destas mutacoes para os portadores, pois quando sai uma mutacao ou varias, nós podemos logo ir aos progenitores e associa-la a cada um deles no seu genotipo dizendo que sao portadores de determinada mutacao, nos anos seguintes o trabalho de procurar no papel não é necessario, para trabalhar com as devidas mutacoes.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Matrix
***
Mensagens: 70
Registado: sábado, 12/jun/2010, 16:22

Re: Híbridos

Então,como estão?no seguimento deste assunto apenas me resta dizer o seguinte que tudo corra bem ao Sr Matos e que se safe esse magelanicus que esse sim será mesmo uma mutação ,mas não é hibrido nenhum como veio confirmar o Sr Matos , ao Pedro leitão agradeço mesmo a explicação que aqui foi dada quanto á prestação do sr tony depois do que foi descodificado aqui já deve ter pensado que mais valia estar calado e Amigo Pedro quem lhe referiu que não se podia provar nada disto por serem hibridos fui eu e não o sr tony ,o sr tony continua a chamar mestiços aos hibridos que não são a mesma coisa ambos sabemos isso ,apenas uma correção eu escrevi( há 30 anos quando criava Lizards) hoje em dia não crio essa raça crio normais

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”