NunoSantos
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Contacto: Sítio web

Re: Grupo dos criadores de pintassilgos anónimos

domingo, 15/ago/2010, 13:05

Tentuga Escreveu:
NunoSantos Escreveu: O amigo vai me desculpar, mas penso que isso é conversa da treta...
É verdade seguramente é mais um comentário da treta...

Quanto a grandes importadores, procure na net e vai encontrar mais do que um.

Leote Paixão
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36

domingo, 15/ago/2010, 13:37

Caros amigos,

Ainda que seja da opinião, de resto já aqui expressada, de que este tópico se pode sobrepor a um outro já existente, gostaría de dar uma achega ao que aqui já foi dito, pois as opiniões devem ser sempre confrontadas com os factos, para evitar o espalhar da dúvida.

O denominado «silvestrismo», entenda-se a apanha de aves silvestres, está claramente proibido pelas normas europeias (Directiva para a Conservação das Aves Silvestres). Como estamos a falar da legislação espanhola (a galinha da minha vizinha é sempre mais gorda que a minha), devo dizer que esta legislação (estadual e autonómica) fez uma transposição incorrecta e parcial desta directiva, de modo a poder autorizar esta actividade de apanha de aves silvestres.

Porque não possuo um conhecimento aprofundado da legislação espanhola, pedi ao departamento governamental competente a respectiva informação.

Eis a resposta:
«La Ley 4/1989, del 27 de marzo, de Conservación de los Espacios Naturales y de la Flora y Fauna Silvestres, establece en su artículo 26.1. un marco general de protección para todas las especies de flora y fauna concediendo a las Administraciones Públicas la responsabilidad de la conservación de las especies de la flora y fauna que viven en estado silvestre en el territorio español. En el apartado 4 de este mismo artículo establece con rotundidad la prohibición de "dar muerte, dañar, molestar o inquietar intencionadamente a los animales silvestres, incluyendo su captura en vivo y la recolección de sus huevos o crías, así como alterar y destruir la vegetación. En relación a los mismos quedan igualmente prohibidos la posesión tráfico y comercio de ejemplares vivos o muertos o de sus restos, incluyendo el comercio exterior". Las aves fringílidas se encuentran protegidas por este marco general.

Además estas especies no están consideradas por la normativa como especies cinegéticas, al no estar mencionadas en el Anexo I del Real Decreto 1095/1989 ni ser consideradas especies cinegéticas en la correspondiente orden de vedas.

También está prohibido su comercio, según estipula el Real Decreto 439/1990, pese a lo cual sigue existiendo un gran comercio de estas aves, tanto vivas como muertas para diversos fines tales como su exportación, utilización como pájaros de jaula e incluso consumo como "pajaritos fritos".

En la Comunidad de Madrid para que te hagas una idea de la diferencia de la Normativa (en este caso se autoriza con salvedades):

Orden 2658/1998 autoriza la caza de las aves fringilidas
Orden 1812/2004 que modifica la orden anterior
Orden 2432/2005 de 26 de julio que modifica a la Orden 2658/1998 de aves fringilidas
Orden 3330/2009 de 2 de octubre por la que modifica O.2658/1998.

En andalucia es sancionable por la Ley 8/2003 de Flora y Fauna Silvestre».

Traduzo:
«A Lei 4/1989, de 27 de Março, sobre a Conservação dos Espaços Naturais e da Flora e Fauna Silvestres, estabelece no seu artigo 26.1, um padrão geral de protecção de todas as espécies de flora e fauna, dando às Administrações Públicas a responsabilidade de conservação das espécies da flora e fauna que vivem em estado selvagem no território espanhol. No ponto 4 deste mesmo artigo fica estabelecido com clareza a proibição de «matar, provocar dano, molestar ou incomodar, de forma intencional, os animais silvestres, incluindo a sua captura vivos e a recolha dos seus ovos ou crias, bem como o comércio de exemplares vivos ou mortos, ou dos seus derivados, incluindo a exportação». As aves fringilídeas encontram-se protegidas por este padrão geral.
Para além disso, estas espécies não estão consideradas como espécies cinegéticas, ao não se encontrarem mencionadas no Anexo I do Real Decreto 1095/1989, nem serem consideradas espécies cinegéticas na correspondente ordem de abertura e encerramento dos períodos de caça.
Encontra-se igualmente proibido o comércio destas espécies, de acordo com o real Decreto 439/1990, apesar de persistir um grande comércio destas aves, tanto vivas como mortas, para diversos fins tais como: exportação, utilização como aves de gaiola e, inclusivamente, para consumo como «passarinhos fritos».
Na Comunidade de Madrid, para que faças uma ideia da diferença normativa (neste caso autoriza-se, mas com salvaguardas):
Ordem 2658/1998 autoriza a caça de às aves fringilídeas
Ordem 1812/2004 que modifica a ordem anterior
Ordem 2432/2005 de 26 de Julho que modifica a Ordem 2658/1998 de aves fringilídeas
Ordem 3330/2009 de 2 de Outubro que modifica O.2658/1998.

Na Andaluzia é sancionável (a apanha) pela lei 8/2003 de Flora e Fauna Silvestre»

Portanto a lei espanhola é exactamente igual à portuguesa (logo cai por terra a afirmação aqui proferida «que muitos julgam ser geral a nível europeu com iguais directrises ,é mentira...», mas é o nosso eterno defeito de que temos de ter opinião sobre tudo, mesmo sobre as coisas que não dominamos).

Aquilo que a lei espanhola permite, a título excepcional (e provavelmente não durante muito mais tempo) é que as diversas autonomias definam o regime de apanhas. Por exemplo, na Catalunha são simplesmente proibidas.

Na Andaluzia, por exemplo: «Todos los animales cautivos pertenecientes a especies autóctonas que no puedan ser objeto de aprovechamiento y comercialización conforme al Título II de la presente Ley estarán provistos de la documentación o marca indeleble e inviolable que acredite su legal adquisición o de ambas cosas.» (Art. 11, §1, lei 8/2003 de 28 de Outubro).

Onde a apanha é legítima, encontram-se definidas múltiplas regras a cumprir. Na região de Madrid, as associações e clubes que tenham associados/sócios que se dediquem à apanha, têm de estar filiadas na «Federación Madrileña de Caza» e possuir um conjunto obrigatório de registos, livros, selos, etc.

A apanha é obrigatoriamente «con la finalidad exclusiva de la cría en cautividad y su educación en el canto», portanto é PROIBIDO O COMÉRCIO.

Nestes casos são definidas épocas de apanha e libertação; somente se podem apanhar de duas a cinco aves (depende da região); só se podem apanhar machos e são defenidas claramente o tipo e dimensões das redes de apanha, único método autorizado.

Como se vê quanto a burocracia, em Espanha é como cá. É que não é burocracia, é a necessidade de proteger as espécies dos abusos, que existem lá e cá.

O que falta, de facto à nossa lei é um pormenor da espanhola «Constituye un deber de todo ciudadano dar aviso a las autoridades competentes del hallazgo de ejemplares de especies amenazadas que se encuentren heridos o en grave riesgo para sus vidas. A tal efecto se difundirá ampliamente el contenido del Catálogo Andaluz de Especies Amenazadas y se promoverán programas de comunicación y participación social que posibiliten la corresponsabilidad activa de todos en su defensa».

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão

Devil
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

domingo, 15/ago/2010, 13:57

A apanha é obrigatoriamente «con la finalidad exclusiva de la cría en cautividad y su educación en el canto», portanto é PROIBIDO O COMÉRCIO.

Nestes casos são definidas épocas de apanha e libertação; somente se podem apanhar de duas a cinco aves (depende da região); só se podem apanhar machos e são defenidas claramente o tipo e dimensões das redes de apanha, único método autorizado
Isto vai de encontro ao que disse,penso .e é mesmo isto que cá se pretende ,ou nem por isso ?
Também penso que os decendentes podem ser vendidos devidamente registados nas ditas associações .Cá no Mundial foram vendidos bastantes sem documentação .
O que é certo é que têm leis pra tal e nós ? Nem numa nem noutra e os preços são outros .
Eles têm uma data de associações de silvestrismo e nós ?
A Catalunha é um caso á parte ,até querem independencia .A zona mais rica de Espanha
Eles já fazem concursos,criação e captura legal á muios e muitos anos .
Uma coisa é certa ,se continuarmos a pensar que é tudo conversa da treta e que nada poderemos fazer ,isto fica estagnado e esmorece .é a minha opinião .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D

Leote Paixão

domingo, 15/ago/2010, 14:04

Devil Escreveu:Também penso que os decendentes podem ser vendidos .Cá no Mundial foram vendidos bastantes sem documentação
Nao, não podem (pelo menos em toda a legislação que tive acesso).

Pois, no Mundial, foram vendidos bastantes, SEM DOCUMENTAÇÃO. Até porque não poderiam ter, pois a sua venda é ilegal.

O que é triste é que muito criadores portugueses, foram burlados (é este o termo técnico) numa venda e deveríam responsabilizar judicialmente a organização do evento e pedir a respectiva indemnização, pois esta permitiu que num evento da sua responsabilidade se procedesse à venda ilegal de aves, de que os compradores finais resultaram os principais prejudicados, pois têm agora aves que não podem legalizar. Talvez assim alguém aprendesse... talvez assim alguém venha a aprender um dia...

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão

Devil

domingo, 15/ago/2010, 14:09

Como isso foi possivél ?
Trazer aves de fôra ilegais .Passar os postos fronteiriços com milhares de aves nesses termos ?
Se eu transportar um canário até Espanha ,provavélmente fica logo na alfandega .

Leote Paixão

domingo, 15/ago/2010, 14:25

Devil Escreveu:Se eu transportar um canário até Espanha ,provavélmente fica logo na alfandega
Como o amigo sabe, entre Portugal e Espanha não há fronteiras «físicas», nem alfândega, nem controlo. Aliás o mesmo acontece na restante UE, o que é uma boa ajuda ao comécio ilegal de aves e tudo o resto.

De referir também que quem referiu que no Nacional se tinham vendido aves em papéis foi o meu amigo...

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão

blue__Dragon
Registado: domingo, 12/out/2008, 17:27

domingo, 15/ago/2010, 15:01

Aves Matos Escreveu:Olá a todos,
Antes de mais quero pedir desculpa a todos os seguidores do meu blog.... Mais uma vez excluí o meu blog desta vez apaguei-o para sempre.. No meu entender poderia ser interpretado como um incentivo a prática ilegal de criação de aves silvestres,, enfim tomei esta atitude é que tentei legalizar as minhas aves e não me deixaram, esta situação deixou-me de boca aberta sem alternativa num beco sem saída. Peço imensa desculpa a todos.. Já agora aproveito para dizer que os pintassilgos para entrega a partir de Novembro de 2010 continua na mesma.. "reservados" .. Aproveito para dizer também pintassilgo major e parva já não a nada para ninguém... Tenho isso sim disponíveis a partir de Outubro verdilhões mutados. (preços convidativos a maior parte dos tesos como eu)
Bom, a partir de agora, pertenço ao grupo dos criadores de pintassilgos anónimos até um dia.
Cumprimentos a todos.
Matos
Como eu o compreendo Shr Eduardo Matos. Apenas lhe posso desejar boa sorte e pedir que mesmo assim não deixe de ter o seu blogue.

Saudações ornitológicas

Devil

domingo, 15/ago/2010, 15:17

Leote Paixão Escreveu:
Devil Escreveu:Se eu transportar um canário até Espanha ,provavélmente fica logo na alfandega
Como o amigo sabe, entre Portugal e Espanha não há fronteiras «físicas», nem alfândega, nem controlo. Aliás o mesmo acontece na restante UE, o que é uma boa ajuda ao comécio ilegal de aves e tudo o resto.

De referir também que quem referiu que no Nacional se tinham vendido aves em papéis foi o meu amigo...

Cumprimentos,
Leote Paixão
Leote não dise Nacional ,disse sim Mundial de Matosinhos e toda a gente sabe que foi assim ,tou a ver a RESOLUCION SILVESTRISTA 2010 DE ANDALUCIA ,a ver se passo pra word e depois postar aqui ,penso que vai esclarecer mais um pouco .

Devil

domingo, 15/ago/2010, 15:46

Este foi realizado em Maio se não tou em erro ,isto é pra que possamos ver como eles fazem as coisas ,e lá estão todos satisfeitos da vida ,que inveja tenho disto .

XXIII campeonato de Andalucia

El XXIII campeonato de andalucia de silvestrismo, se ha celebrado en Estepona, en el campo de futbol de "San Fernando", buen dia y esplendida organizacion de todos los que componian el evento y organizada por la sociedad "El zorzal" de estepona.

JUECES DE LA FINAL

JILGUEROS

D. MARIANO JAIMEZ GARCIA (JUEZ CAMPO)
D. JUAN RUIZ VALVERDE (JUEZ DE MESA)

MIXTOS DE JILGUERO

D.LUIS MIGUEL GONZALEZ LOPEZ (JUEZ CAMPO)
D.JUAN JOSE MUÑOZ LOPEZ (JUEZ MESA)

PADILLOS

D.JUAN GARCIA CARRERAS (JUEZ CAMPO)
D.JOSE ESTEVEZ DELGADO (JUEZ MESA)

MIXTOS DE PARDILLO

D.SERGIO SAMCHEZ LOPEZ (JUEZ CAMPO)
D.JESUS GARCIA TORCUATO (JUEZ MESA)

VERDERONES

D.JUAN LUIS NUÑEZ MAYAL (JUEZ CAMPO)
D.PRUDENCIO LOZANO CAÑADAS (JUEZ MESA)

MIXTOS DE VERDERON

D.MIGUEL VELAZQUEZ JIMENEZ (JUEZ CAMPO)
D.ANDRES SANTANDER NAVARRO (JUEZ MESA)

CLISIFICADOS

JILGUEROS

1º-FRANCISCO JAVIER CARDENAS MORALES
2º-FRANCISCO JAVIERCARDENAS MORALES
3º-ISMAEL CHAMIZO CANA
4º-JUAN JOSE SERRANO BISBAL
5º-JOSE MARIA LOPEZ LOPEZ

MIXTOS DE JILGUERO

1º-JOSE ANTONIO CUESTA RODRIGUEZ
2º-JOSE ANTONIO SANZ MALDONADO
3º-MANUEL SICILIA VAZQUEZ
4º-CARMELO CRISTOBAL ORTEGA
5º-SERAFIN ANTEQUERA SANTIAGO

PARDILLOS

1º-ANTONIO PASTOR SANCHEZ LOPEZ
2º-JUAN MONTOYA LOPEZ
3º-FRANCISCO JAVIER LARRUBIA CARA
4º-LUCAS REYES DOMINGUEZ
5º-ANTONIO SANCHEZ MORALES

MIXTO DE PARDILLO

1º-ANTONIO GIL RODRIGUEZ
2º-RAFAEL CABELLO FERNANDEZ
3º-FELIPE GONZALEZ DE LA TORRE GUIRAO
4º-FRANCISCO MARTIN PALMA
5º-FRANCISCO JAVIER MARTIN GRANIZO

VERDERONES

1º-FRANCISCO REYES GARCIA
2º-JUAN CAMACHO ARTEAGA
3º-JULIAN CARTES MARTIN
4º-ALONSO JIMENES CORRALES
5º-JUAN ENRIQUE ROJAS GARROCHO

MIXTOS DE VERDERON

1º-ANTONIO JOSE RODRIGUEZ RAMON
2º-PEDRO RODRIGUEZ TORO
3º-CARLOS FLORES CARRILLO
4º-FRANCISCO JESUS CASTRO CAMACHO
5º-MANUEL JESUS CORTES RODRIGUEZ

PREMIADOS O TROFEOS DE LA FINAL

VERDERÓN
1º Francisco Reyes García
2º Juan Camacho Arteaga
3º Julián Cartes Martín

MIXTO VERDERÓN
1º Antonio José Rodríguez Rambas
2º Pedro Rodríguez Toro
3º Carlos Flores Carrillo

JILGUERO
1º Francisco José Cárdenas Morales
2º Francisco José Cárdenas Morales
3º Ismael Chamizo Cana

MIXTO JILGUERO
1º José A. Cuesta Rodríguez
2º José A. Sánchez Maldonado
3º Manuel Sicilia Vázquez

PARDILLO
1º Antonio Pastor Sánchez López
2º Juan Montoya López
3º Francisco José Larrubia Cava

MIXTO PARDILLO
1º Francisco Encina Rico
2º Antonio Gil Rodríguez
3º Rafael Cabello Fernández

ImagemImagem
ImagemImagem

ImagemImagemImagem

ImagemImagemImagem

ImagemImagem

Estão por aqui criadores ,reconheço alguns ,no entanto são silvestristas e presentes no dito campionato e ainda vai haver mais um nesta provincia espanhola .E tudo dentro da lei .É assim um pouco por toda a Espanha ,éra este o modelo que preferia ,criação ,concursos ,silvestrismo e exposições ,simples acho .E parece-me que não é tão caro e nem tem tanta burocracia na obtenção destas práticas ,simplificaram as coisas de forma genial .
Última edição por Devil em domingo, 15/ago/2010, 16:04, editado 1 vez no total.

Leote Paixão

domingo, 15/ago/2010, 16:03

Devil Escreveu:Estão por aqui criadores ,reconheço alguns ,no entanto são sailvestristas e presentes no dito campionato e ainda vai haver mais um nesta provincia espanhola .E tudo dentro da lei .
Mas o meu amigo, se estiver legalizado cá, também pode participar no mesmo tipo de actividade, desde que as haja.

Quanto à «Resolution 2010», esta pode ser lida aqui. Ainda não a tinha lido antes.

Para além da «enorme carga burocrática» que já tinhamos visto antes, tem efectivamente a possibilidade de, na andaluzia, permitir a venda das criações das aves provenientes de captura, mas não estas.

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão

Devil

domingo, 15/ago/2010, 16:08

Sim, não estas ,obrigado ,por me entender Leote ,voçê tem sido uma pessoa impecável ,obrigado por me esclarecer de forma coesa e amiga ,estava a tentar converter isto e não consegui ,vou dar uma vista de olhos no link que postou

Devil

domingo, 15/ago/2010, 16:23

JUT1TA DT AIIDRLUTIRCONSEJERIA DE I\íEDIO AMBIENTE
ó¡¡'ece¡ón General de Gestíón del Medio Natural'
RESOLUCIÓN DEL DIRECTOR GENERAL DE GESTION DEL MEDIO NATURAL DE LA CONSEJERIA DE
MEDII AMBIENTE DE LA JUNTA DE ANDALUC|A ACERCA DE LAS CAPTIJRAS EXCEPCIONALES DE
AVES FRINGúLIDAS PARA 2.010
Las especies de aves fringílidas, tales como el Jilguero Carduells carduelis, VerderÓn común C'
chroris y pardiilo común c. cannabrna, según ra Ley Bl2o03 de 28 de octubre, de la flora y la fauna
StlveStres no Se encuentran catalOgaclaS COI'¡O espe6teS amenazadas, tampoco Se encuentran entre las
especies cazables perg gozan de un regrmen de protección general de conformidad con la citada ley, que en
su artículo 7.2 establece la prohibiciÓn de captura en vivo de los animales silvestres'
En Andalucia existe una larga tradición en la captura de aves fringílidas para el adiesiramiento en el
canto, y la mencionada Ley B:2OO3, en su adículo 9.1 d) y f), contempla la posibilidad de autorizar su
captura de torma excepcional: "cuando sea necesario por razones justificadas de investigaciÓn, educaciÓn'
repoblación o reintroducción, o cuanclo se precise para la cría en cautividad orientada a los mismos fines";
,,para permitir, en condiciones estrictamente controladas y de un moclo selectlvo, la captura, reiencion o
cualquier otra explotación prudente de determinadas especies silvestres en pequeñas cantidades y con las
l i mitaciones precisas para garanliza r sLl conservaciÓn "'
por otra parte, en los últimos años, el número de silvestristas ha aumentado exponencialmente,
provocando que el número de avesolicitadas sea por norma general muy superior al cupo autorizado y que
por tanto a nivel lndividual, a cada silvestrista se le autoricen cada año menos ejemplares' Este hecho se
hace más patente en las autorizaciones para el periodo estival y más aún para las de Pardillo común, dado
que su poblaciÓn reproductora es la menos numerosa,
e n Andalucia.
Considerando que la Comisión de la Unión turopea, en su "segunclo informe sobre la aplicaciÓn de
la Drrectiva 7g/4Og/c-Lt,,, define como "pequeña cantidad" cualquier nivel de capturas infertor al 1% de la
mortalidad anual de la población afectada cuando se trate de especies no cazables, por Io que los cupos que
se establezcan de capturas de especies de aves fringílidas tendrán qre e91.xiq-Q';i-'Éttl#f dentro de esle
rango y visto el Programa de Seguimiento de las poblaciones reprodu,:!g!u-9,!e aves'i1i!fl!l': o:.jn:tttt
canoro en Andalucía, encargado poresta consejería a la sociedad tspañolq'de ornrtolqsíb ($go-nirot-lte)
;
En virtude lo expuesto, esta Dirección General en eiercicio dd las compé!..lpiT quB le atribuye el
Decreto I3gl20IO,de 13 de abrrl, por el que se establece la estructura otgaqfoa d,e,J9,"c9.ndeiería de Medio
Ambiente, HA RESUELTO:
pRIMERO: En 2010 y para los periodos autorizados, sólo poclrán solicitar capturas en el periodo estival y/o
otoñal, siempre que n0 se supere el máximo por tipo de solicitante y por periodo Sólo se atenderán las
solicitudes presentadas antes del 28 de mayo de 2010. Los tipos de solicitantes se establecen del siguiente
mo00:
. Solicitantes de primer añ0. No podrán solicitar autorizaciÓn para la captura de ningún
Av. de ManLlel Siurot, 50
4I07I-SEVILLA.
reléf {95) s003s00
JUTITR DT AT1DRLUI1A cot\lsEJrl?in or MEDIo 4MB¡ElurF
óñéi.¡0" eáneral ae Gestión del MedÍo Natural'
ejemplar, en su primer añ0, y la autortzaciÓn que obtengan' les habilitará como ayudante de un
silvestrista exPerr mentado'
o Soricitantes de segundo año o sorrcitantes experimentados que hayan canrbiado de sociedad pajaril
por motivos no justificados (considerando como único motivo justificado er cambio de residencia)' El
número máximo toiar de aves que podrán so'citar no podrá exceder ros diez eiemplares, siendo para
e|períodoestivaldehastatresavesyparaelotoñaldelresto(siete).
o Soricitantes experrmentados, con más de dos años eierciendo ra actividad der sirvestrismo, a
excepciÓndelosmencionadosenelapadadoanterior:E|númeromáximototaIdeavesquepodrán
solicitarnopodráexcederlos20elemplares,siendoparaelperiodoestivaIdehasiaseisavesypara
el otoñal del resto (catorce)'
NoseconcederánautorizacionesaaquellosinteresadosnoresideniesenAndalucÍa,deberán a porta r certificado de em pad rona m lento'
sEGUNDO: Cupos de aves autorizadas: para er año 20i0, se estabrece un cupo de capiuras de aves
fringíridas para su adrestramiento para er canto de 175.000 ejemprares correspondientes, 38'850 al período
estivary 136.150 ar otoñar. Si er totar cre avesoiicitadas excediera de este cupo máximo, se recalcularán los
cupos asignados a todos y cada uno cre ros sirvestristas andaiuces, drsminuyéndose ras aves a capturar por
períodos y por especies, en la proporciÓn que sea necesaria para no superar drchos cupos de capturas'
o E| cupo de e¡emplares auiorizados se reparte por periodo y especie de |a siguienie manera:
o Periodo estival. cupo total 38.850 eiemplares' con los siguientes cupos parciales:
. Jilguero \CarcluelB carduelis) 17'100 ejemplares
' Verderón común \Carduefis chlorls) 1's'4'00':éjámDla59s
, pardillo común \carduels cannablna\ '.'o.¡so,éiemplare'i
'o periodo otoñal. cupo total de 136.150 ejemplares paila,'Jilguerol,,VgJdt'on y Pardillo sin
cupos por especie.
cuPo estival' Podrán
o Los eiemplares solicitados en el periodo estival y no autorizados' por talta oe
ser|o en el periodo otoñal, siempre y cuando e| número totaI de ejemplares so|icitados nO Supere e|
cuPo total de aves autorizadas'
¡ Los cupos de ejemplares autorizados, en ningún caso podrán superar al número de eiemplares
so|icitados en global en toda la Comunid¿d Autonoma ni por Provincia, sociedad o silvestrista.
TERCERO: periodos de captura: En 2010 los períodos para la captura de estas aves, fechas inclusive' serán:
oPeríodoestival:DellldelLrlioal22deagosto'sábados'domingosyfestivosparatodaslas
Provincias'
rii;.ii,,i:, ¡ período otoñal: Del 12 de octubre al primer domingo de diciembre' todos los dias para
''..;;,i
todas las Provincias
Av. de Manuel Siurot. 50
4 r 071 -sEVlLt .
Teléf, {95) 5003500
JUTIIA DT ATIDNLUTIA CCI¡\ISEJEI?IA DE MEDIO AMBIENTE
p¡*i.iótt General de Gestión del'Medio Natural'
CUART0: Salidas o iornadas de captura'
o Las salidas o lornadas de captura serán las necesarias para agotar el cupo individual de capturas
autorrzado, seis el máximo de salrdas permitrdas por solicitante en periodo estival y catorce salidas
en periodo otoñal. Si la autorizaciÓn personal no autorizase capturas en un periodo determinado' el
silvestrtsta no está autorizado Oara realizar salidas como capturador en dicho periodo'
o Las autorizacrones excepcionales de captura de aves fringilidas deberán ir selladas claramente'
indlcando el día de captura, con fechador (automático), firma del representante de cada sociedad
stlvestrista Y sello de la mlsma
oSepuedencapturarejernp|aresdeambossexossiempreycuandosecapturencon|autorizados y en las épocas autorizadas'
o En el periodo estival solo podrán capturarse ejemplares ióvenes del añ0. Los eiemplares adultos
deberán ser liberados en el momento y lugar de las capturas, no pudiendo ser retenidos en iaula'
o Durante la sesrón de captura no se podrán retener en iaula un número superior a diez aves en toial'
de las especres autorizadas por periodo, srn incluir los reclamos, sus hÍbridos y cimbeles anillados'
o La sesión de silvestrismo tiene limitada Ia actividad c1e captura a las horas con sol' tomadas del
almanaquedelortoyelocaso.sepodráguardarlapostura,prepararelcapturadero'montary
desmontar las arles de captura y retirar cualquier resto cle la actividad fuera del horario diurno'
o La autorización excepcional de captura no exime al titular de otras autorizaciones o permlsos a que
hubiera lugar. Si el terreno es de titulariclad prrvada, cercado o no, con prohibiciÓn expresa de la
entrada, será preceptrva auiorización escrrta del propietario. En aquellos otros terrenos de titularidad
pública, entre los que se incluye las zonas de doninio público hidráulico y zonas de dominio público
marÍtimo{errestre, no será necesaria autorizaciÓn a estos efecios. . l ' i
" ' : : ' l , ton anilla metállca'
QUINTO: Marcale: Todas las aves capturadas deberán rrarcarse, para sf.ldent'llllt'ul',.,,', r- ,
que serán facilitadas por la Federacion Andaluza se caza a las sociedáQes palarile$;',anfe¡ del intclo 0e ta
temporada de capturas. La anilla tendrá grabado el año de captura, lasrrsigla FiAC y,:l númury de orden'
SEXTS: Artes de captura: La autorizaclon ampara un único arie de ca$tura Oor jornlOSy peisona autorizada
y sóro ras artes de captura con marchamo o precinto de Ia consejería"crq Medio:Ainbie.te de la Junta de
Andarucía. En periodo estivar sóro se autoriza er uso de ra red abatibre. En ei periodo ótoñal se podrá utilizar
red abatibre o arboriilo, pudiendo utirrzarse diariamente sóro una de ras artes, por persona autorizada'
¡ Las dimensiones y caracteristicas que las artes,le captura deben reunir son las siguientes:
o r-as artes de captura deberán presentar el marchamo o p'ecinto de la conseiería de Medio
Ambiente de la Junta de Andalucía, que acredite su idoneidad y la pertenencia al
titu|arde|aautorizaciÓn.Dichomarchamodeberáserexhibrdoantecualquier
ft* agente de la autoridad que lo solicite.
Av. cle Manuel Siurct, 50.
41071 SEVILI
reléf i9s) s003500

Tentei copiar apenas ,mesmo estando em Espanhol já dá pra ler algo ,mas assim é complicado ,gostaria disto mais prático :(
Este modelo é o ideal prás nossas pretenções ,agora falta associações ,clubes etc e muito trabalho pela frente ,é possivél fazer algo ,tenho a certeza,não tenho é mais inteligência e meios de como começar ou andar com isto prá frente,frustrante mesmo .Parece que tenho as mãos e os pés atados donde sobressai este tipo de raiva que me põe doido e confuso .

Tentuga
Registado: quinta, 17/dez/2009, 00:01

domingo, 15/ago/2010, 17:50

NunoSantos Escreveu:
Tentuga Escreveu:
NunoSantos Escreveu: O amigo vai me desculpar, mas penso que isso é conversa da treta...
É verdade seguramente é mais um comentário da treta...

Quanto a grandes importadores, procure na net e vai encontrar mais do que um.
Já procurei mas não encontrei... o Nuno se não se importar que diga quem são os grandes importadores, assim ficamos todos a saber.

bpalhares
Registado: quinta, 06/mar/2008, 11:44

domingo, 15/ago/2010, 17:55

Tentuga Escreveu: Já procurei mas não encontrei... o Nuno se não se importar que diga quem são os grandes importadores, assim ficamos todos a saber.
Eu próprio comprei um casal de Nigrigenis vindos da Holanda a um grande importados de Viana do Castelo. Todas as semanas ele vai/ia (nunca mais tive contacto com ele) à Holanda e Bélgica e trazia centenas, senão milhares de aves.
Cumprimentos
Bruno Palhares

Tentuga
Registado: quinta, 17/dez/2009, 00:01

domingo, 15/ago/2010, 20:09

bpalhares Escreveu: Eu próprio comprei um casal de Nigrigenis vindos da Holanda a um grande importados de Viana do Castelo. Todas as semanas ele vai/ia (nunca mais tive contacto com ele) à Holanda e Bélgica e trazia centenas, senão milhares de aves.
Sim mas não sendo grande conhecedor desse tipo de aves, penso que se arranja com facilidade em portugal.
Eu gostava mesmo era saber importadores de pintassilgos, tentilhões, etc...

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”