Avatar do Utilizador
Diogo
Mensagens: 22
Registado: quarta, 08/nov/2006, 00:00
Localização: TROFA

FAUNA EUROPEIA

Boas.

Sendo eu, à semelhança de muitos outros foristas, um apaixonado por criação de aves denominadas FAUNA EUROPEIA, gostava de saber opiniões à cerca do seguinte:

Devemos começar pelo «ovo» ou seja, tentar criar estas aves a partir de aves capturadas, devidamente legalizadas e registadas, com o intuíto de que a longo prazo já não seja preciso mais capturar aves para tentaviva de criações, ou seja se "banalize" a criação destas aves e até se ajude à sua preservação, (haverá sempre tráfico à semelhança do que acontece noutras actividades, mas isso é um assunto paras as autoridades competentes) ou pelo contrário devemos começar pela «galinha» ou seja, só adiquirir-mos aves já nascidas em cativeiro, com recurso a criadores estrangeiros (se bem que acho que eles também começaram pelo «ovo»).

Um abraço e os meus melhores cumprimentos.

Diogo Leão
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Fauna europeia

Bem,

A começar a criação de fauna europeia, tanto faz ser pela galinha ou pelo ovo pegando na analogia.
Penso que por vários motivos seria uma combinação de ambos, existem aves capturadas em cativeiro, algumas criam outras não, mas se já estão capturadas, deixemos de enfiar a cabeça na areia. Já está o mal feito, então que se usem para criar, fomentando a criação de espécies puras em vez de perder tempo com hibridos e afins.
Da mesma forma, se os criadores quiserem adquirir aves nascidas em cativeiro, cá ou lá fora deve ser livres de o fazer.
Este deve ser um periodo de transição, por algum tempo (2-5anos), a partir dai deve ser alterada a situação exigindo então o comprovativo de origem dos progenitores. Quem quiser começar com aves de fora simplesmente poderá fazer essa prova mais cedo.

Pessoalmente faz-me pouca confusão a forma como se começa porque não acredito que a partir do momento que comece a houver oferta de aves nascidas em cativeiro e legalizadas, se mantenha o interesse da captura (pelo menos em quantidade significativa).

Neste momento não vejo condições nem recursos (a vários niveis) para pensar em criar um sistema de controlo e registo funcional, prático e eficaz. Realço o que disse o Miguel no topico sobre o Priolo, mesmo la fora algumas espécies têm que estar regitadas (por exemplo vários insectivoros) e a criação é controlada. Não faz sentido na minha opinião pensarmos que a legalizãção da fauna europeia seja generalizada a qualquer espécie, e nem a qualquer criador!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pintassilgo
Mensagens: 48
Registado: quarta, 25/out/2006, 13:55
Localização: Leça da Palmeira

Olá amigo Diogo tudo bem?
A minha opinião é a seguinte, se adquirires aves já criadas em cativeiro tem as vantagens de serem mais doceis e por isso mais faceis de fazerem criaçao, por outro lado sao muito mais caras....
Se optas por aves capturadas sao mais baratas, mas também custa muito mais a criaçao.. mas dá muito mais gozo habitua-los á gaiola e ve-los criar em casa sendo selvagens. vale a pena o esforço e com dedicaçao mais ano menos ano tens o plantel todo nascido em cativeiro.
Abraço.
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Fauna euripeia.

:D Olá Pintassilgo!

Penso que o lema deve ser...

CRIAR PARA NÃO CAPTURAR !

Pelas razões que eu já apontei neste fórum. Mesmo numa fase inicial ou de transição, devemos ser responsáveis pois muitas pessoas fora da Ornitofilia não nos compreendem.

Se criar canários para alguns é difícil, são aves domesticas a mais de 100 anos, aves de fauna europeia está considerada em alguns países domesticada a menos de 50 anos. Por isso muito cuidado e vamos com calma... :lol:


Com amizade, :)

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”