Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Carduelis atrata

Boas,

Gostava de saber se esta especie existe em Portugal? Se é residente?
Se cria em cativeiro?



Gustavo
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Carduelis atrata

Boas
Esta espécie e residente em portugal em gaiolas e viveiros e cria-se em cativeiro com dificuldade.
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Carduelis atrata

Foi pura curiosidade.
Ontem estava á janela, por volta das 6:00, quando em cima dum carro, poisa uma ave toda preta com as pontas das asas amarelas. De seguida voou para cima de um muro e desapareceu por tras do mesmo.
Fiquei intrigadissimo pois nunca tinha visto tal ave, até hoje ter feito uma pesquisa na net e encontrei-a outra vez.
Ave muito bonita...

Gustavo
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Carduelis atrata

Gustavo Figueiredo Escreveu:Foi pura curiosidade.
Ontem estava á janela, por volta das 6:00, quando em cima dum carro, poisa uma ave toda preta com as pontas das asas amarelas. De seguida voou para cima de um muro e desapareceu por tras do mesmo.
Fiquei intrigadissimo pois nunca tinha visto tal ave, até hoje ter feito uma pesquisa na net e encontrei-a outra vez.
Ave muito bonita...

Gustavo

Pode ter fugido de alguém nunca se sabe.Não conhece nenhum criador ai na zona em que mora que os tenha é o mais provavel.Digo-lhe já que se for é uma fuga cara.
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Carduelis atrata

Fiquei mesmo surpreso.
Eu normalmente até custumo lançar um pouco de mistura para exoticos, debaixo da minha janela para ver que aves aparecem.
Apesar de estar no centro da cidade, quando começa a hora de nascer o sol, muitas aves cantam aqui nas redondezas...
Esta especie de Pintassilgo nunca tinha visto...
Já agora por mera curiosidade, cara para quanto??


Gustavo
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Carduelis atrata

Eu não estou dentro dos preços desta especie posso estar a dizer uma grande barbaridade mas penso que seja 250 € cada um.
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Carduelis atrata

Negrito da Bolívia
(Carduelis atrata)

Seu habitat natural se extende pelo Peru, Bolívia, Argentina e Chile em platôs andinos e Montanha (ou "Puna"), entre 3.500 e 4.500 m, caracteriza-se Pelas Encostas, com Pedra e capim pontilhada de arbustos.
Em Arequipa (Peru) podem ser encontrados a partir de 2600 metros.
Na Argentina, cresce a uma altitude entre 2.000 e 3.000 metros, é localmente abundante.

No Chile, ele é encontrado em altas montanhas do norte, áreas montanhosas perto de riachos, em barrancos, com arbustos e árvores, a partir de 3500-4800 metros.


Para se adaptar à escassez relativa de oxigênio no ar do Altiplano, o seu sangue contém mais glóbulos vermelhos do que as outras aves que vivem nas terras baixas, o que garante a oxigenação dos tecidos.
Eles vivem em um ambiente de vento, com temperatura máxima de + 20 e - 22 ° C. Portanto, seu corpo é adaptado para grandes flutuações dia-noite de 20 º C de temperatura. O problema da temperatura não é uma desvantagem, o problema básico é a escassez de alimentos e de locais adequados para ninhos.
Fora da época de acasalamento e durante certas épocas do ano é encontrado em baixa altitude: 2.335 m no Peru e na Argentina a partir de 750 metros para 1.390 metros.



Descrição:



O macho adulto se distingue pela cor preto muito escuro e amarelo intenso, enquanto a fêmea é mais leve e de cor amarela se espalha por todo o abdômen.
Se você tiver dúvidas de sexo, você pode pegar o pássaro na mão e em uma extensão de suas asas na faixa feminina o amarela deve ser estreito e largo nos machos. Os machos tendem a aumentar as penas na cabeça como uma crista.
O sexo pode ser determinado por pega-lo com a mão e soprando a cloaca, o macho tem um pouco para fora, do tamanho de um grão de arroz, mais ou menos, e a fêmea é arredondada. A importância da distinção entre machos e fêmeas reside no momento da compra.
Os juvenis são pretos e cinzas no seu todo, a ponta da asa e parte inferior do abdome amarelo-alaranjado.
São facilmente distinguidos dos adultos, porque eles têm uma linha dupla de penas amarelas ombros laranja manchado.

Imagem
Sendo esta ave que se trata ,creio que fugiu de alguma gaiola ou viveiro ,esta ave no mundial de Matozinhos estava a ser vendida a 1100 euros .Nem deixavam tirar fotos .
O que a apanhar encaixa esse dinheiro e pode ganhar muito mais se fôr uma fêmea .Não sobrevive no nosso território ou muito dificilmente .Caso único .
Só com foto se teria a certeza se de facto é esta ave, muito rara em Portugal ,podia-se dar o factor migração ,apesar de não ser habitual vir para estes lados ,mas não estamos em Agosto\Setembro .
É a minha humilde opinião de Bimbalhuço .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Carduelis atrata

A ave parecia estar de boa saude, saltitava com vivacidade e voava pra cá e pra lá até a ter deixado de ver.

Então sendo uma ave tão rara, caso não fosse um Carduelis atrata, haverá alguma ave mais semelhante na fauna portuguesa ou que se adapte bem ao nosso clima, isto claro pondo a hipotese de não ter sido um Carduelis Atrata?

Gustavo
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: Carduelis atrata

boas,
não seria um rabirruivo?

Imagem
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Carduelis atrata

Pronto, eu fiz a pergunta acima porque não tenho qualquer conhecimento deste tipo de aves, daí perguntar se havia mais alguma especie parecida com o Carduelis Atrata.
Entre o rabiruivo e o Carduelis Atrata é muito mais parecido com a 2º opção.
Lembro-me bem do amarelo das aves saltar muito á vista de entre o resto do preto da ave.
E o rabiruivo tem uma postura caracteristica que a ave que observei, não tinha...


Gustavo
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Carduelis atrata

Hoje em dia são já muitas as espécies exóticas que se vêem por cá em liberdade. Sejam alguma aves fruto de fugas ocasionais, sejam aves já descendentes de outras que fugiram e se deram bem por cá.
E a nível de carduelis, já ouvi dizer que na vizinha Espanha existem algumas colónias estabelecidas de diversos carduelis sul-americanos, mas confesso que não faço ideia se o Atrata é um deles.
O que me parece mais que certo é que um Carduelis Atrata em Portugal terá necessariamente de ser o resultado de uma fuga ou de descendentes de aves fugitivas (embora isso acho difícil, porque o habitat desta ave tem poucas semelhança com o nosso), porque esta ave, cujo habitat natural se estende pelas grandes altitudes ( entre os 2.000 e os 4.800 metros) no Peru, Bolívia, Argentina e Chile, não faz migrações para o continente Europeu.
Veja aqui informação sobre a espécie, e relativamente ao seu carácter nómada (mas sempre dentro de alguns países do continente sul-americano):
http://aviarioangelcabrera.com/articulo ... olivia.htm
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Carduelis atrata

Daí eu ter perguntado se haveria possibilidade de eu me puder ter confundido com alguma ave semelhante, visto o habitat natural do Atrata ser tão diferente da nosso.
Caso não haja mais nenhuma ave que, pla sua aparencia seja o mais parecida possivel com o Atrata, posso dizer que o que vi, era mesmo um Atrata.
Visto este parecer sentir-se tão á vontade no nosso clima, será possivel acasalar com um pintassilgo selvagem e daí provir uma nova especie hibrida??


Gustavo
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Carduelis atrata

Imagem
Setofhaga Ruticilla
América Central e Norte da América do Sul
Acidental em Portugal
Imagem
Himalaias
Imagem
Australia
Morrerá com toda a certeza cá no nosso território ,poderá ser uma resposta saloia .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Carduelis atrata

pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Carduelis atrata

ja nao é a 1ª pessoa que ouço falar que viu atratas, um amigo meu tambem afirmou ter visto 3 aves na zona da amadora, se fosse eu a ve-la tinha confirmado, mas a pessoa tem tantos conhecimentos como o autor deste topico.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”