Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Codigos de canto PT fauna europeia

:-) Ola a Todos!

No forum muito se tem escrito sobre codigos de canto de tentilhão, pintassilgo e hibridos de pintassilgo.

Infelizmente a informação esta dispersa pelo forum e não tem uma sequencia racional que permita captar as noções elementares sobre canto de aves indígenas.

Em Espanha existem vários códigos de canto por exemplo para pintassilgo.
O código de canto da Catalunha, código de canto da Andaluzia, estão codificados com palavras onomatopeia que identificam sons (notas positivas e negativas) que devidamente colocadas numa sequência são avaliadas numa ficha de julgamento.


Em Portugal muito se fala e discute cantos entre entendidos, mas circula pouca informação escrita compilada, para quem esta fora desses meios. Sem dados tecnicos reconhecidos cultivar o canto e criação de aves indígenas é um tabu.

Se houver alguém disposto a partilhar saber sobre códigos de canto de Portugal de pintassilgo, verdilhão, tentilhão, milheiro (pintarroxo), serezino. Penso que seria um bom contributo.

Nota final: já la vai algum tempo, eu mandei uma MP a pedir código de canto do pintassilgo um membro que falava muito de canto e silvestrismo e nada... no futuro espero ter melhor sorte ;-)
paulo almeida
Mensagens: 29
Registado: sábado, 10/out/2009, 14:24

Re: Codigos de canto PT fauna europeia

Boa tarde , em Portugal os codigos de canto que conheço são os de tentilhão , embora tambem goste de ouvir um pintassilgo mas aí já vou mais por uma questão de me agradar ao ouvido.
Quanto ao tentilhão conheço pouca gente que realmente perceba de cantares porque isto não se aprende facilmente , são necessários anos e bons mestres para se conseguir ouvir e perceber o que o pássaro diz.
Para quem quiser ficar ficar com alguns tópicos existe um site com uma explicação fácil de se entender e bem estruturado que por acaso é de um forista e que merece ser visitado ( http://sites.google.com/site/cantodotentilhao/home ) .
Neste forum tambem está um tópico com cantos de tentilhão , embora alguns sejam montagens feitas em computador , que para quem começa pode treinar o ouvido.
Tenho registo de cantos de tentilhão ( passei alguns a amigos do forum ) que já não se ouvem na natureza , porque infelizmente , ou por degradação do meio ambiente , ou por capturas excessivas foram extintos.
Este ano voltei aos Açores e desta vez fiz gravações de cantos que nunca julguei voltar a ouvir , o que leva a pensar se os cantos são tão restritos a certas zonas como se julga.
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Re: Codigos de canto PT fauna europeia

Boa noite Paulo Almeida,
Pela parte que me toca obrigado pela recomendação, tentei dar uma ideia do codigo do canto do tentilhão de uma forma mais "clean" por ventura estará incompleto, mas retrata apenas o que conheço sobre o assunto.
Pois é, desde que as silabas sejam as que a especie é capaz de reproduzir, os cantos podem perfeitamente aparecer em qualquer parte do territorio povoado por essa especie, não é obrigatorio que a ave pertença a uma determinada zona.

Quanto ao repto que o Sr. Armando Moreira lançou sobre os codigos de canto do pintassilgo não passa de uma miragem, os nossos vizinhos espanhois têm um codigo de canto mas sinceramente não me atrai nada, conheço algumas explicações sobre os diferentes toques e as diferentes fases do canto espanhol, mas caramba os nossos pintassilgos não cantam da mesma forma e esse codigo não se encaixa na perfeição nos nossos cantos.

Cumprimentos

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”