goulddiamante
Mensagens: 20
Registado: segunda, 08/ago/2011, 17:55

Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

Sabia que capturar pintassilgos na natureza é ilegal???
Atenção ao Diário da Républica III, Nº182 8 de Agosto de 2003

Atenção às capturas ilegais........
Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é iligal!

:shock:
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é iligal!

Infelizmente ainda há muita gente a capturá-los...e não para ter 1 em casa..
Ainda há muitos senhores a apanhar aos centos para depois vender ao desbarato.
E ainda há piores...os que os compram!!!
Mas isto é só a minha opinião!
Mas atenção que não é só ilegal capturar pintassilgos!!!
Cumprimentos
Antonio_Barbosa
Mensagens: 27
Registado: quarta, 17/ago/2011, 13:06
Localização: Porto ( Portugal )
Contacto: Sítio web

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é iligal!

Boa noite,

Eu não sou contra a captura de pintassilgos ou outras espécies, o que sou contra é á captura descontrolada que ha e á forma que manteem essas aves capturadas muitas das vezes metidas em caixas como se fosse lixo.
Em portugal devia de haver licenças para caçar numa determinada época do ano, poder capturar um numero limitado de passaros e devolver á natureza os restantes, não sendo isto possivel continua e ira continuar a haver centenas de pessoas a caçar cada vez mais e a morrerem cada vez mais pintassilgos.

http://antonio-barbosa.skyrock.com/

Cumprimentos
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é iligal!

Caro amigo NFF (Northern Football Federation), já agora se não se importa..... Então o que é?
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é iligal!

Essa situação não me chocava tanto, mas...
Qual é a real necessidade de capturar aves se já as há em cativeiro para criar?
Quero lembrar ao "colega" forista que também na lei da caça está estipulado o número máximo de exemplares a abater por dia de caça e que mesmo assim existem caçadores a abusar.
Depois voltamos à questão: Quem é que decide quantos exemplares é que se podem abater? E em que estudos, relatórios se baseiam para estipular esses máximos?
Mas não vamos ser mais papistas que o papa, capturas ilegais sempre vão existir, quer seja completamente proibido, ou permitido com condicionantes!
Mais uma vez é só a minha opinião e vale mesmo só isso...
Cumprimentos
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é iligal!

Está muito bem, obrigado
Antonio_Barbosa
Mensagens: 27
Registado: quarta, 17/ago/2011, 13:06
Localização: Porto ( Portugal )
Contacto: Sítio web

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

Sr. Eduardo, olhemos a visinha Espanha, la existe licença de caça para uma determinada altura do ano, os criadores so podem ficar com um numero limitado de aves, depois todos se juntam e libertam as restantes. Era assim que devia funcionar em Portugal.

http://antonio-barbosa.skyrock.com/

Cumprimentos
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

Se quer que lhe diga, não deveria funcionar assim. Qual vizinha Espanha, eles não cumprem com as leis. As soltas que se refere todos se juntam e libertam "que grande festa".. Isso para mim, pessoalmente, não passa de encenação para Inglês ver. Eu tenho amigos criadores espanhóis que dizem que a licença de caça não é para toda a Espanha, algumas províncias acabaram com as licenças e a tendência é acabar de vez. Você tem razão há um período de licença de caça, só que você não disse, que essa "autorização de caça" é facultativa percebe, permitir não é lei nenhuma. Tome nota... Licença especial "autorização de caça" tem os dias contados as pressões aparecem de todos os lados. Olhe, as touradas de morte, não sei se tem conhecimento sobre isso.
http://chantsoiseaux.blogspot.com/
goulddiamante
Mensagens: 20
Registado: segunda, 08/ago/2011, 17:55

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

A Espanha não pode ser exemplo pois existem muitas outras realidades para além daquilo que se conhece...
Além do mais estamos em Portugal, e aquilo que aqui conhecemos é que anualmente são capturados milhares de pintassilgos, verdelhões , tentilhões, lugres, dom fafes, etc, etc, Cada vez mais de norte a sul do país isso acontece e cada vez há mais merdas a vender para capturar aves: redes, gaiolas tipo alçapão, colas tipo bisgo, etc. Se eu fosse o organismo que regulasse o controlo da fauna em Portugal iniciava imediatamente uma acção de fiscalização de Norte a Sul do país e confiscava todo este tipo de merdas que existem à venda também cada vez mais por todo lado e de seguida notificava os comerciantes que as vendem que caso fossem reincidentes pagariam elevadas coimas!
Anda para aí montes de gente que só se interessam em ganhar meia duzia de trocos a destruir aquilo que no meu caso eu tanto amo - as aves.
90% das aves capturadas na natureza morre, pode até haver um ou outro criador mais experiente que as capture que consiga mantê-las vias , mas 90% morre literalmente!!! E das que sobrevivem talvez apenas 1 ou 2 % se reproduza...
Não se enganem a vocês próprios! Capturar é destruir! Arrepio-me quando no dia a dia vejo bandos de pintassilgos a voar e me recordo que anda por ai uma data de gente mal intencionada para os capturar e matar.... Enfim!
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

Então senhor Edu. Matos como deveria funcionar?
Gostaria de saber a opinião de uma pessoa com tão bons resultados nessa espécie tão emblemática e no fundo tão fustigada com as capturas ilegais?
Cumprimentos
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

NFF Escreveu:Então senhor Edu. Matos como deveria funcionar?
Gostaria de saber a opinião de uma pessoa com tão bons resultados nessa espécie tão emblemática e no fundo tão fustigada com as capturas ilegais?
Cumprimentos
Muito sinceramente não sei o que pretende saber mais.. Faço minhas as palavras "goulddiamante" é daqueles tiros certeiros que a meu ver toda gente devia aplaudir. Por outro lado entendi e bem o que quis dizer.... Não se mande para cima da minha inteligência "não sou burro".. Repare numa coisa eu nunca escondi de ninguém, eu comecei a criar precisamente com aves de captura se quer que eu repita, mas foi há tantos anos se calhar você nem era nascido, olhe, se fosse hoje nunca na vida comprava aves de captura e se quer que lhe diga sinto muito orgulho de vingar esses pássaros. Desafie-me para outros assuntos ok
Cumprimentos a todos.. http://chantsoiseaux.blogspot.com/
goulddiamante
Mensagens: 20
Registado: segunda, 08/ago/2011, 17:55

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

Os tempos são outros e hoje em dia com a Internet, as diversas exposições de Norte a Sul, as feiras de aves e muitos outros eventos ligados à ornitologia, existe efectivamente uma muito maior facilidade em adquirir aves criadas em cativeiro, aves estas sem duvida alguma muito mais adaptadas à reprodução nas nossas instalações, aves estas que regem ou deveriam reger os principios morais de todos os criadores : o amor e a admiração pelas aves e a correspondente preocupação pela sua preservação na natureza.
Para que conste não conheço de forma alguma o Sr. Edu Matos, (apenas pelas opiniões por ele expressas neste tópico) mas fiquei muitissimo bem impressionado e é sem duvida de aplaudir a sua atitude ao pela primeira vez eu ter visto na internet um site (ou blog )com um logotipo a apelar à não captura de aves na natureza. Existe alguem capaz de contrariar esta opinião?????
Ponham a mão na consciencia!
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

Senhor Edu.Matos, não foi intenção minha pôr alguma coisa em causa! Se o molestei de alguma forma, não foi minha intenção, até porque (acho que já o referi) que sou seguidor dos seus post no forum com muito interesse, e até adoptei algumas das suas dicas para os meus exoticos.
Eu sou contra a captura de aves na natureza e como está a legislação permitindo a detenção das aves mediante certas condicionantes, não há de certo necessidade de as capturar se as há de cativeiro.
Claro que as primeiras aves tiveram que ser capturadas mas isso passou-se com todas as aves e animais domesticados.
A minha intenção em perguntar a si, era somente porque é uma pessoa com capacidade de ter sucesso com aves de cativeiro e assim fazer com que aqueles que ainda compram as aves capturadas vejam que não ha necessidade.E que eventualmente conseguiriam obter resultados mais facilmente com aves de cativeiro uma vez que estas já estão habituadas.
O senhor pelo que se vê na net é, e de forma meritória, reconhecido como criador de pintassilgos, mais uma das razões pela qual o envolvi na questão de como se deveria protegê-los!!!
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Capturar Pintassilgos na Natureza é ilegal!

Ok.
Última edição por Edu.Matos em quarta, 28/set/2011, 20:52, editado 1 vez no total.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”