Página 1 de 1

Seminário AAP - FE Um património de todos os europeus

Enviado: sábado, 14/jul/2007, 23:47
por Armando Moreira
:D Ola a Todos!

Continuando o resumo e relato do seminário Fauna Europeia "As Perspectivas de Futuro em Portugal"

10:40 Deu inicio a sua intervenção Raul Leitão, Presidente da COM-P

Imagem

Começou pelos agradecimentos e referiu que nos outros países Europeus é permitido e legal a criação de aves da fauna europeia.

Afirmou ainda que o facto de proibir, não impede que em Portugal sejam efectuadas capturas ilegais e trafico de aves, muitas destas aves são detidas em condições deploráveis. Os criadores desportivos nada tem a ver com estas praticas, pelo contrario querem criar este tipo de ave nas melhores condições de manejo e se possível obter novas variedades (Mutações). Lamentou que em Portugal não seja permitido a posse de mutações de aves da fauna europeia e reforçou esta ideia dizendo o seguinte:
- É necessário que quem está a frente do poder politico se convença que a proibição não será o melhor caminho a seguir.
Ilustrou esta afirmação com o seguinte argumento. Quando em 1960 a Austrália proibiu a exportação de exemplares de aves exóticas, os criadores europeus iniciaram e aumentaram a criação de aves australianas (mandarins, diamantes, e outras). Hoje as espécies com origem na Austrália são vulgares em cativeiro na Europa. No seu pais de origem as populações de Diamantes de Gold tem vindo a diminuir, não pela sua captura na Natureza, mas por outras razões.
A permissão de possuir e criar exemplares de aves FE (fauna europeia) irá permitir aos criadores portugueses de importar aves já criadas em cativeiro, sem necessidade de capturar exemplares selvagens.
Ao nivel da Ornitologia desportiva, a legislação actual tem prejudicado a representatividade internacional de Portugal, pois os criadores portugueses não participam na classe da secção G - Fauna europeia. Disse ainda Raul Leitão:
- Somos penalizados por algo que não é justo. Nos últimos 10 anos a Ornitologia em Portugal evoluiu imenso, a qualidade dos canarios de cor e porte, psitacídeos e exóticos tem vindo a aumentar.
Lembrou ao Dr João Loureiro do ICNB, as peripécias que se passaram no passado com a exposição em Portugal de exemplares de FE, durante o Campeonato do Mundo de 2001. os criadores portugueses esperam que em 2010 o estado português já tenha em vigor uma legislação que evite as peripécias do passado.

Espero ter sido o mais fiel possível na tradução da mensagem do orador. Por isso todos os comentários e rectificações serão bem vindos.

Cordiais cumprimentos a todos, :)

Seminário AAP

Enviado: domingo, 15/jul/2007, 19:12
por pintas1977
Boas Armando

Obrigado pela descrição do Seminário.
E oxalá que esta questão seja resolvida o mais rapidamente possivel, para que quem cria Fauna Europeia deixe de ser um criminoso igual àqueles que a capturam ilegalmente.

Cumpts
Jaime