ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

64º Campeonato do Mundo de Ornitologia - Balanço

Bom dia, então pessoal quem é que marcou presença no Mundial?

Acho que seria interessante fazermos aqui no forum um 'balanço' do Mundial citando o que mais e menos gostamos enquanto visitantes ou expositores.

Começando por mim, tenho algumas sugestões de melhoria, para começar, estamos em Portugal! (90% dos visitantes eram portugueses) e o nome das espécies vinha em inglês e francês!? e não em português, além disso quase nenhuma espécie tinha o nome cientifico.
Outra sugestão é na secção dos híbridos, aquilo parecia o jogo do advinha mas sem se saber quem ganha, só dizia por exemplo híbrido de fauna europeia x canaria, mas qual exemplar de fauna? Alguns via-se bem de que espécies eram, outros nem por isso..
Então na parte de híbridos de fauna ou exóticos entre si é que é um verdadeiro tiro no escuro, em 90% dos casos fiquei sem saber que espécies se cruzarem para dar o exemplar em questão.

Na parte da feira acho um pouco estúpido ter uma barraca a vender pássaros no meio de duas a vender sandes de presunto e queijo da serra, uma secção à parte para comes e bebes não ficava mal.

Outra coisa, acho que cada 'stand' na feira custava 500€, resultado? estavam praí 20 stand vazios, não seria melhor meter por exemplo a 250€ e ter todos ocupados?

Já agora, a nível de organização estava muito confuso, via garrafas de cervejas, whisky e vinho do porto por toda a parte, talvez tenha sido por isto, comprei 2 aves na feira, já ia a meio da expo quando me vem um senhor da organização a dizer que não podia andar com a caixinha do pássaro na exposição. Então porque? comprei-os aqui e agora o que faço? Pergunto eu. Ah deixe os passarinhos no gichê. Fui ao gichê entreguei a transportadora a quem lá estava e nem me pediunome nem contacto, nada, ao ir embora pedi a um amigo para ir lá por mim buscar a transportadora e entregaram-lhe sem levantar qualquer problema, ou seja, se não fosse o meu amigo a ir la e fosse outro individuo qualquer dizendo que aquela transportadora era dele lá se iam os meus pássaros.

Por fim, e um ultimo reparo, embora este sei que seja mais complicado, que é a limpeza das gaiolas, em alguns casos como nas aves insectívoras aquilo estava mesmo 'um nojo' as aves tiveram lá 7 dias sem lhes limparem a gaiola uma única vez.


No geral e a nível de aves estava muito bom, fiquei muito contente por ver muitos exemplares de fauna europeia de muitos criadores nacionais, alguns premiados, o que demonstra a evolução na criação de fauna em Portugal. Atenção que isto não são criticas mas sim, tal como referi, sugestões de melhoria.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: 64º Campeonato do Mundo de Ornitologia - Balanço

Bom dia Ruben,

Também marquei presença no Mundial e concordo em muitas coisas que dizes, mas como foi a minha primeira presença num Mundial não posso opinar muito por não ter como comparar.
Mas o nome das espécies deveriam estar com o nome cientifico e/ou inglês, não concordo muito com o português visto que é um mundial e ao contrário de ti eu achei que havia muita estrangeirada, não me pareceram ser 10%.
A questão dos híbridos concordo a 100%, ao vê-los questionei-me do mesmo em alguns exemplares, que cruzamento foi feito.
Na feira também acho que deveriam ter separado aquilo por zonas, zona de comes e bebes, venda de aves, venda de produtos/alimentação de aves, sobre preços não discuto.

Mas o que eu até achei mais grave foi a falta de cuidado com as aves expostas, aves com as gaiolas todas sujas, falta de comida, sementes erradas, etc, o que leva a quem quer expor a pensar 2x. Deveriam ter limpo as gaiolas depois das aves serem avaliadas e aberta a exposição ao público, mas é muito complicado visto que naquelas gaiolas para limparem têm de tirar a ave.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
mgvb
***
Mensagens: 163
Registado: quarta, 10/set/2014, 01:14

Re: 64º Campeonato do Mundo de Ornitologia - Balanço

Fui la no domingo e fiquei satisfeito.

No entanto tambem nao posso concordar em os nomes aparecerem em portugues. Se é um mundial acho bem q sejam nomes cientificos em ingles, ainda para mais quando me pareceu que haviam mais estrangeiros (principalmente espanhois) do que portugueses.

Tambem nao compreendo como é que os comes e bebes estao no meio da passarada.

Outra coisa que me intrigou foi ao começar a ver a exposiçao, estava muito mal separado. Fui em busca de passaros que me interessava (diamante papagaio) e reparei que estavam 4 ou 5 gaiolas e nao haviam mais. Fiquei super desiludido. Uns sectores mais a frente lá encontrei outros papagaios. Conclusao, nao percebi porque nao estavam todos juntos.

Como foi o meu primeiro mundial gostei do que vi. Parabens à organizaçao. As criticas servem apenas para melhorar.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: 64º Campeonato do Mundo de Ornitologia - Balanço

Olá,

As aves em equipas e individuais estavam separadas. Primeiro estavam as equipas todas juntas de todas as classes e depois os individuais de todas as classes.
Os nomes estavam em francês, os nomes das espécies estavam por nome comum nas espécies domésticas e por género (cientifico/latim) nas restantes. A indicação das variedades e os nomes seguem a língua oficial da COM (francês). Pessoalmente, mais do que a língua, acho que deveria haver o cuidado de haver espaço nas etiquetas para a designação completa de cada classe pelo menos visto que algumas abrangiam mais do que uma variedade.
No caso das "espécies" concordo que mesmo na mesma classe cada um deveria ser identificada pela sua espécie em concreto, mas seguem as designações das classes do regulamento.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: 64º Campeonato do Mundo de Ornitologia - Balanço

Temos que distinguir criadores/expositores de visitantes, não sei se haverá dados reais sobre isso mas estou certo que pelo menos 80% dos visitantes eram portugueses, sendo o restantes 20% espanhóis, com meia dúzia de franceses lá pó meio.
Óbvio que a nível de expositores havia domínio dos espanhóis, italianos e belgas.

Outra coisa que reparei foi o facto de algumas etiquetas estarem trocados, principalmente nos major indicava em muitos fenotipo selvagem(phenotype sauvage, lá está o francês) e eram agatas e isabeis.
nogueiraf
***
Mensagens: 153
Registado: sábado, 06/jun/2015, 15:02

Re: 64º Campeonato do Mundo de Ornitologia - Balanço

Fui sábado à parte do "campeonato" e domingo à "feira", efectivamente acho que os nomes deveriam estar noutra língua (a do país de organização) que não a oficial da COM, pois ajudava e muito a identificar pelos visitantes as aves e quem sabe trazes mais gente para o "hobby". Quanto ao bar no campeonato achei que até estava OK num canto, não vi os preços, mas os antigos bar da exponor eram um autentico roubo.

A "feira" ai sim era a confusão total, garrafas por todo o lado, zonas completamente vazias e outras cheias, mas fez-me lembrar a feira dos pássaros :lol:
Filipe Nogueira

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia, Avicultura, Ornitofilia”