Brancolas
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

sexta, 03/jul/2009, 00:02

Pronto aqui vai mais lenha para a fogueira…

Creio que já se estão a misturar dois temas diferentes, a criação profissional e a criação amadora, os primeiros lamentos creio que eram das pessoas que pretendem ter dois ou três casais da fauna europeia, cujo resultado da sua produção não vai dar para os gastos como se costuma dizer.

Em relação à vertente profissional, não acredito nessa coisa da tabela de preços, o mundo dos negócios não funciona assim, primeiro o produtor quer ver rentabilizado o seu trabalhinho e como tal tende a fixar os preços por cima enquanto o seu produto for novidade e sair com relativa facilidade. Só quando existir muita oferta é que os preços tendem a descer, é a famosa lei da oferta e da procura.

Cabe a cada um estipular qual o montante a pagar pela aquisição de determinado exemplar, a mim ninguém me convence a pagar balúrdios por um pássaro apesar de gostar muito deles, por outro lado o produtor em grande escala também tem necessidade de se livrar da sua produção anual e é este equilíbrio que deverá regular o mercado.

Agora, é conveniente não esquecer um detalhe, antes desta legalização sempre houve gente a tentar criar estas aves e outros tantos a produzirem híbridos e caso as aves legalizadas sejam alvo de especulação de preços, não tenho duvidas que o uso de aves ilegais se vai manter.

Aguardo comentários

ExoticosPT
Registado: quinta, 11/jun/2009, 21:33

sexta, 03/jul/2009, 01:38

Brancolas Escreveu:Pronto aqui vai mais lenha para a fogueira…

Creio que já se estão a misturar dois temas diferentes, a criação profissional e a criação amadora, os primeiros lamentos creio que eram das pessoas que pretendem ter dois ou três casais da fauna europeia, cujo resultado da sua produção não vai dar para os gastos como se costuma dizer.

Em relação à vertente profissional, não acredito nessa coisa da tabela de preços, o mundo dos negócios não funciona assim, primeiro o produtor quer ver rentabilizado o seu trabalhinho e como tal tende a fixar os preços por cima enquanto o seu produto for novidade e sair com relativa facilidade. Só quando existir muita oferta é que os preços tendem a descer, é a famosa lei da oferta e da procura.

Cabe a cada um estipular qual o montante a pagar pela aquisição de determinado exemplar, a mim ninguém me convence a pagar balúrdios por um pássaro apesar de gostar muito deles, por outro lado o produtor em grande escala também tem necessidade de se livrar da sua produção anual e é este equilíbrio que deverá regular o mercado.

Agora, é conveniente não esquecer um detalhe, antes desta legalização sempre houve gente a tentar criar estas aves e outros tantos a produzirem híbridos e caso as aves legalizadas sejam alvo de especulação de preços, não tenho duvidas que o uso de aves ilegais se vai manter.

Aguardo comentários
Talvez eu não me tenha explicado bem. Eu até sou a favor da não regulação do mercado. Eu sou é contra - profundamente contra - que estão nisto pelo vicio do dinheiro e mudam os preços das aves semanalmente. Vou voltar ao exemplo do senhor que falei à pouco e apresento o caso prático: o senhor colocou um anuncio aqui nos classificados aqui do avespt a vender uma espécie por 30€. Passados 4 ou 5 dias eu coloquei um anuncio de compra de uma fêmea dessa espécie que o senhor vendia (e vende). Qual não é o meu espanto quando vou abrir a caixa de email e vejo um email desse senhor a pedir-me já 35€ por essa ave. Acho isto desonesto.
E antes disto tudo já tinha tido as aves a 40€. Fez a seguinte sequencia num espaço de 2 meses: 40 - 30 - 35 - 30.
Creio que dá para perceber onde quero chegar.

ferreira
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Contacto: Sítio web

sexta, 03/jul/2009, 14:33

Boa tarde a todos :D
A discussão do problema vai animada e ainda bem que assim é, uma coisa vos digo, não há fogo sem fumo e o fumo já é muito :evil: Deus queira que a coisa leve outro caminho em termos de legalisação que não o que está para vir, pois todos temos o direito assim o queiramos de criar aves autóctones sejam ricos ou pobres, mas se por ventura for avante o que dizem, os endinheirados que já esfregam as mãos de contentes de só eles poderem criar também a coisa está preta, a não ser que trabalhem por conta própria e assim já podem formar outra empresa, mas se trabalharem por conta de outrem, serem funcionários do Estado ou reformados, já não podem criar passarinhos outra vez, a não ser que se despeçam e os reformados prescindam da reforma para se poderem colectar.
Quanto a preços, sou contra a imposições, era o que mais faltava, cada qual é que sabe o que gasta, no entanto para os especuladores devia ser assim sim.

Cumprimentos, Ferreira

boavida
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16

sexta, 03/jul/2009, 16:30

Acho engraçado os comentários lamentaveis ...

"Pronto aqui vai mais lenha para a fogueira… "
"Federei-me a cerca de 15 dias, paguei 18 euros, acho justo.
Agora vou necessitar de algo mais... Nao creio que sejam centenas de euros, mas é esperar para ver...
Criar Fauna Europeia nao é para todos, é para quem pode."

Tenham consideração por quem trabalhou neste projecto, eu não conheço mas penso que merecem respeito.

Cumprimentos
Boavida

Rui
Registado: quinta, 01/fev/2007, 21:01

sexta, 03/jul/2009, 18:00

As pessoas que se empenharam nisto merecem toda a consideração, mas sinceramente não vejo onde estão os comentários lamentáveis... :roll:

samuel
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58

sexta, 03/jul/2009, 19:38

Eu sinceramente fiquei triste quando li este comentário criar fauna não é para quem quer é para quem pode trocado para miúdos criar fauna é equiparado a ter um carro topo de gama que só é acessível ao ricos, isto é muito mão e esta expressão muito infeliz, nao tem de se ser rico para ser amante de aves e para ter aves nem é preciso dar-lhe 70 suplementos diferentes que nem sabem para o que são eu tenho fauna e s isto for assim vou ter de abandonar o sonho de criar fauna, ainda por cima este ano que eu tenho 2 pintassilgos já nascidos e muito bonitos.
Bem agora é aguardar espero que a lei torne acessível a todos noz a legalização das nossas aves.

Edu Matos
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40

sexta, 03/jul/2009, 20:57

Samuel penso que aí o amigo se referia ao preço dos pintassilgos Heeejejejej o resto é treta.

Brancolas

sábado, 04/jul/2009, 01:01

Boa noite,

Em primeiro lugar tambem fui dos fiquei contente com a noticia da possibilidade da criação e da legalização das aves silvestres e nada tenho a apontar às pessoas ou organizações que neste projecto participaram para que isto fosse possivel.

Só 3 apontamentos rapidos;

Respondendo ao Sr. Boavida, já li e voltei a ler o que escrevi e não entendo o reparo sobre os comentários lamentáveis na minha escrita, a fogueira que me referia é esta discussão gerada aqui neste topico e como existe não há como a negar, quer participa, não quer não participa e ponto final.

Respondendo ao ExoticosPT, não me choca nada que hoje estejam a pedir 40, no outro dia 30 depois 50, estupidos são os que pagam mais do que devem, mercenários das aves é o que à mais por esse portugal fora, quero com isto dizer que o comprador na maioria dos casos é que tem a culpa porque compra, é só deixa-los lá a comer alpista meses a fio que os preços baixam...

Respondendo ao EduMatos, o senhor é do Porto e como tal a ave silvestre de eleição é o pintassilgo, já aqui em Lisboa não é assim, um bom tentilhão com 4 cantigas daquelas que já não se ouvem por ai, vale mais que 10 pintassilgos juntos.

Saudações
Brancolas

ExoticosPT
Registado: quinta, 11/jun/2009, 21:33

sábado, 04/jul/2009, 01:19

Edu Matos Escreveu:Samuel penso que aí o amigo se referia ao preço dos pintassilgos Heeejejejej o resto é treta.
De facto referia-me a diamantes de gould e não a pintassilgos.

Agora respondendo ao brancolas:
Há diamantes de gould valem até mais do que isso que eu disse a questão é que O MESMO diamante de gould variou de preço consoante a conveniencia do tal criador que a maioria das pessoas aqui pensa que é sério. Claro que não tolero esse tipo de coisas e esse senhor até os podia pôr a 15€ que eu não lhe comprava uma única pena.

Edu Matos
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40

sábado, 04/jul/2009, 08:37

Brancolas
Respondendo ao EduMatos, o senhor é do Porto e como tal a ave silvestre de eleição é o pintassilgo, já aqui em Lisboa não é assim, um bom tentilhão com 4 cantigas daquelas que já não se ouvem por ai, vale mais que 10 pintassilgos juntos.

Aceito perfeitamente as suas preferencias gostos não se discutem meu amigo. O pintassilgo é um cantor extraordinário o canto de pintassilgo é fora de série compreende não existe rival, é assim considerado no mundo inteiro percebe dai o meu amigo dizer que 4 cantos de.. vale mais que 10 pintassilgos juntos... não me lembro de ouvir dizer semelhante coisa, eu não me atreveria a dizer isso, mas se quer a minha opinião, seria como ouvir um indivíduo assobiar com os dentes todos e um outro sem dentes ou coisa parecida... hehehehehe não diga isso..
Matos

Zé Passarinheiro
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14

sábado, 04/jul/2009, 10:02

Edu com todo o respeito ,mas o Brancolas tem razão ,um tentilhão por exemplo que faça pegares de cia ,com repartidos , divisões de canto ,fazendo a arrastada terminando com um bom remate ,vale perto de 200 contos amigo ,é obra ,a raridade paga-se caro e este cantar é só uma amostra deste pequeno universo ,agora nunca vi um pintassilgo que cante como deve ser a ser vendido alguma vez por tanto .
O tentilhão vale muito e muito mais que um pintassilgo ,aqui á uns 15 anos tb se faziam cá em baixo concursos de pintassilgos ,mas como tudo´acaba este foi mais um e muito por falta de pessoas que soubessem ouvir um pintassilgo á moda antiga e hoje em dia muito poucos o sabem ,morreu com os grandes passarinheiros ,a maior parte dos pintassilgos que de vez em quando sou chamado a ouvir ,nem um queria daqueles e são bem bonitos ,basta ter pimpilhos e esbarros que passa-me completamente ao lado nem 5 euros dou por um ,atenção isto é a minha maneira de ver isto ,não vou dizer que voçês têm pintassilgos a cantar mal ou seja um código de canto mediocre ,mas tenho a certeza que a maior parte dos criadores de pintassilgos ainda anda pra saber o que cantam ,só porque cantam ou sejam tesos já sâo bons ,nunca na vida ,eu modéstia á parte considero-me um ouvinte de cantos de aves silvestres e posso mesmo dizê-lo que já expliquei a alguns criadores o que os pintassilgos fazem e melhoraram os cantos em casa bastante e agora têm aves com o código que pertence ,entre divididos ,cantar de arvoredo,serolius ,picadas etc ,não é pra todos perceberem isso nas aves ,eu tenho constatado isso e no entanto são ótimos passarinheiros e criadores ,simples Edu
Note que não estou a dizer que é nabo em cantos de pintassilgos ,cada um ouve á sua maneira ,mas tem os seus quês e porquês
Agora que um tentilhão cá em baixo a cantar como manda a lei penso que nem 50 pintassilgos chegam sequer para uma boa troca mesmo que cantem bem ,isto é como vejo ,mas sou eu atenção ,o tentilhão cá em baixo é o rei dos pássaros ,disso não tenha dúvidas amigo
SAÚDE
Pra que se faça amizade .
O respeito é imprescindivél.
Com um pouco de saber de cada um,
Seremos brilhantes .
A união faz a força .

boavida
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16

sábado, 04/jul/2009, 11:25

Índice do Fórum FORUM - AVESPT.COM -> Clubes / Exposições / Notícias / Legislação :lol: :lol: :lol:

Brancolas

sábado, 04/jul/2009, 13:09

Bom dia,

O amigo Edu Matos não aprendeu nada acerca do canto do tentilhão, aconselho-o vivamente a consultar o tópico do Canto do Tentilhão neste forum e talvez aprenda o que eu queria dizer os 4 cantos, mas dou-lhe toda a razão "os gostos não se discutem", para mim pode perfeitamente continuar a assobiar sem dentes que não me importo nada com isso, sigo cá a minha vidinha com os meus tentilhões, cantando e assobiando com os dentes todos claro.

Abraços

João Abreu
Registado: sexta, 07/nov/2008, 20:43

sábado, 04/jul/2009, 14:35

Boa tarde

Devo me ter feito entender mal...

Peço desculpas se o fiz...

Com todo o respeito e consideraçao por quem trabalhou neste projecto, gostaria de saber quais os comentarios lamentaveis e porque?
boavida Escreveu:Acho engraçado os comentários lamentaveis ...

"Pronto aqui vai mais lenha para a fogueira… "
"Federei-me a cerca de 15 dias, paguei 18 euros, acho justo.
Agora vou necessitar de algo mais... Nao creio que sejam centenas de euros, mas é esperar para ver...
Criar Fauna Europeia nao é para todos, é para quem pode."

Tenham consideração por quem trabalhou neste projecto, eu não conheço mas penso que merecem respeito.

Cumprimentos
Boavida
Quando o "disse", e volto a "dizer", criar Fauna Europeia nao é mesmo para todos.

Nao queria dizer que é para ricos ou para pobres.

Eu sou pobre, vivo numa casa pequena, ando a pé, e para comprar as minhas aves tive de andar a fazer horas extras, a trabalhar das 8 da manha as 11 da noite, trabalhar sabados , domingos, feriados, durante 2 meses...

O dinheiro nao me cai do ceu, sou Carpinteiro e sou com muito orgulho.

Quando o digo..., digo porque para criar Fauna Europeia, ha que ter muito trabalho e dedicaçao, é precizo gostar mesmo do que se faz.

Arranjar condiçoes para tal.

Nao é meter um casal de Pintasilgos numa gaiola de espaço reduzido, nao ter tempo nem empenho para os mesmos, e pronto, é legal vamos la todos criar Pintasilgos...

Quando digo que nao é para todos é mesmo por isso, é por a maior parte das pessoas nao terem condiçoes e mesmo assim querem criar....

A meu ver ha que reunir as condiçoes necessarias, a partir dai qualquer um que criei, isso para mim tanto me faz...

Nao fiquem com a ideia que "so eu e mais alguns" é que podem criar....

Muito longe disso, eu quero é ver os Portugueses todos a criar, quantos mais melhor...

So gostava de o ver com condiçoes como deve ser para as aves.

Tal como me ando a esforçar para tal...

Mesmo assim, com este esforço, nao sei como me vai correr a vida...

Ilegal ou nao eu vou criar Aves de Fauna Europeia na mesma.

Espero ter exclarecido o meu comentario...

Caso nao tenha sucedido, posso vir a tentar novamente...

Eu nao quero faltar ao respeito, nem ter falta de consideraçao por ninguem.

Estou aqui unicamente para aprender e criar amizades.

Samuel, se nao tens mais condiçoes é porque nao estudas nem queres trabalhar...
Espaço nao te falta...
Faz-te a vida homem...

Cumprimentos :wink:

Jonas

samuel
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58

sábado, 04/jul/2009, 14:52

Agora sim fiquei esclarecido amigo Jonas se era nesse sentido que tu falavas estou inteiramente de acordo contigo para se criar fauna tem de se ter espaço dedicação e muito gosto pelo que se faz quanto às minhas condições são boas dentro do possível e quanto ao trabalho eu já estou a tratar do assunto lol já não deve chegar o inverno sem estar a bulir agora deixa passar o verão e a época de criação das aves depois se vê do resto lol
Mas agora sim fiquei mais aliviado e já sabes comigo é sempre na boa .
e é tão bom estar á sombra :lol: :lol:

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia”