Edu Matos
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Contacto: Sítio web

sábado, 04/jul/2009, 15:38

Brancolas Escreveu:Bom dia,

O amigo Edu Matos não aprendeu nada acerca do canto do tentilhão, aconselho-o vivamente a consultar o tópico do Canto do Tentilhão neste forum e talvez aprenda o que eu queria dizer os 4 cantos, mas dou-lhe toda a razão "os gostos não se discutem", para mim pode perfeitamente continuar a assobiar sem dentes que não me importo nada com isso, sigo cá a minha vidinha com os meus tentilhões, cantando e assobiando com os dentes todos claro.

Abraços
Amigo Brancolas
Repare... Eu dei como exemplo o assobio referia-me ao canto das espécies em causa, de maneira alguma me referia a si percebe, bom, eu lá por não ser entendido em cantos de tentilhões n~ºao quer dizer absolutamente nada, aprecio a ave e até canta muito bem, agora no que diz respeito ao canto do pintassilgo Parva meu amigo nem para lá se aproxima percebe, é a minha opinião. Respeito as suas preferências e gostos, mas.. não concordo quando diz que o canto do tentilhão é superior... Você diz um bom tentilhão com 4 cantigas daquelas que já não se ouvem por ai, vale mais que 10 pintassilgos juntos, eh pá é a sua opinião, ao dizer isso revela a sua preferencia e a sua paixão, em relação isso não tenho mesmo nada dizer ok.
Um abraço

Brancolas
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

sábado, 04/jul/2009, 20:50

Caro amigo Edu Matos,

Eu por acaso até costumo saber ler as entrelinha e percebi muito bem o exemplo que deu, quando escrevi que eu continuava com os dentes todos (era com os meus tentilhões), quando escrevi que não me importava nada que assobiasse sem dentes (era com os seus pintassilgos) porque entre uns e outros “os sem dentes são os pintassilgos”, mas isso são diferentes opiniões e está claro cada um fica com a sua.

Agora, as barbaridades escreveu o senhor, senão vejamos “pintassilgos Heeejejejej o resto é treta”, esta afirmação é sua de certeza porque foi cá posta com copy/past, eu só lhe demonstrei que a realidade do Porto é diferente da de Lisboa e que por aqui se conseguem fazer negócios avultados mas com tentilhões claro, porque os pintassilgos não passam dos 10 euritos. Um bom tentilhão pode valer 500 euros ou mais, epá enganei-me nas contas, devia ter escrito pelo menos 50 pintassilgos.

Desde pequeno que sempre vi levarem pintassilgos à pazada para o norte “são para vender aos tripeiros” como se dizia por cá, não sei se ainda o fazem ou não, mas era assim em 1970, aqui os criterios não são os mesmos e a preferencia vai para o tentilhão.

A propósito, para demonstrar que nada tenho contra si, se tiver algum pintassilgo a pegar a cantiga em Tibliti Tibliti e que a seguir passe para BliaBlia que tenha Soloriu e que remate em trruuuucheu sem esbarros ou pimpilhares, eu compro caso contrário nem dados.

Um grande abraço.

Edu Matos
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Contacto: Sítio web

sábado, 04/jul/2009, 22:02

Caro Amigo Brancolas vamos com calma, ler nas entrelinhas não é para todos, enfim, ninguém é perfeito, eu escrevi realmente "Heeejejejej o resto é treta” se ler com atenção, a frase vem no seguimento de um comentário ou seja, a fauna silvestre era para ricos achei um absurdo, percebe. Bom, em relação aos pintassilgos o que você diz pouco importa, você mesmo diz que não percebe nada de pintarolas, por outro lado, é meu dever retribuir exactamente a mesma coisa, ou seja, entre uns e outros “os sem dentes são os seus tentilhões” mas isso são diferentes opiniões e está claro cada um fica com a sua ok..
Um abraço.

JR
Registado: quinta, 04/set/2008, 02:23

sábado, 04/jul/2009, 23:47

Boas
Amigos eu sou de lisboa e nao concordo com os restantes liboetas mais facilmente dava 500€ por 1 pintassilgo a cantar bem do que 20€ por 1 tentilhao. São gostos e embora goste muito de ouvir um bom tentilhao adoro o cantar do pintassilgo e também é verdade que aqui em lisboa os tentilhoes atingem preços bem mais elevados do que os pintassilgos, mas nem em todo o mundo é assim em Espanha, Italia, Belgica um pintassilgo vale geralmente mais que um tentilhao. De qualquer modo nao se zanguem por eu preferir bife nao quer dizer que bife é a melhor comida e nem todos têem que o preferir.Cada um gosta do que gosta nao é um concurso de gostos.
Dito isto só tenho a acrescentar que nos estamos a desviar um bocadinho do topico .
felizmente vamos poder legalizar as nossas aves.
Cumpts

João Ramalho
Imagem

Brancolas
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

segunda, 06/jul/2009, 00:22

Caro Sr. JR respeito plenamente a sua preferência, a sua e a de milhares de adeptos que o pintassilgo tem por esse mundo fora, mas também lhe digo que isso acontece porque o pintassilgo do sul mais coisa menos coisa tem um canto muito próximo dos do norte, já o tentilhão da estremadura de Portugal canta (cantava) de maneira diferente dos restantes da Europa, tenho mais de meio milhar de cantos nacionais e estrangeiros e não encontrei nenhum canto estrangeiro que caiba no critério dos bons cantos e assim não é difícil que a preferência da generalidade dos povos vá para o pintassilgo, creio que é isso que explica o fenómeno dos aficionados do tentilhão em Lisboa.

Eu também conheço muito lisboeta que prefere o pintassilgo ao tentilhão, mas normalmente essas pessoas também não são capazes de identificar os cantos nem nunca se envolveram no assunto a fundo, até agora não conheço nenhuma pessoa que saiba ouvir um tentilhão e dizer este toca isto ou aquilo e depois prefira o pintassilgo, mas admito que seja possível.

Mas o Sr. JR tem toda a razão, este tópico não é para este assunto, vou dar a coisa por terminada e QUE VENHAM AS AVEZINHAS LEGALIZADAS que é o que realmente importa.

As maiores saudações ornitológicas.
Brancolas

Zé Passarinheiro
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14

segunda, 06/jul/2009, 19:05

Existe aqui uma zona(e é mesmo só essa) onde os pintas são grandes mestres ,mas na maior parte de certas zonas do país eles cantam mal ,embora bem tesos ,isto de ouvir pintassilgos tem muito que se lhe diga ,não digo que não saibam ouvir ,mas a maioria vai buscar o formato espanhol ,mas nós temos outra forma de ouvir esses cantares ,mas eu hei-de fazer um tópico mais aprofundado pra que todos fiquem a saber de facto como os lisboetas ouvem estes pássaros e digo-vos é incrivél a forma dos divididos e remate ,mas pronto não critico essas pessoas que os criam e muito bem tais aves ,mas existe pormenores no canto que são de facto brutais ,cada um é como cada qual e ouve da forma como quer embora por vezes induzidos ao erro .
Agora o tentilhão cá em baixo ´como disse é mesmo o rei dos pássaros ,isto de tentilhão tem já muitos anos ou seja muito mais que pintassilgos ,atenção amigos isto que digo é experiência própria e tenho visto ao longo da minha vida com aves destas .
Agora longe e muito do pintassilgo cá em Lisboa ultrapassar o tentilhão ,nunca na vida e nem sequer existe concursos de canto ,pois muito poucos sabem identificar os vários parametros de canto dum pintas .
Podem crer naquilo que digo na boa fé só isso rapaziada :D
Não é do meu feitio enterrar alguém que gosta do que eu tb gosto ,só posso é ficar satisfeito pelos homens que temos em portugal a criar pintassilgos ,FORÇA :D
Pra que se faça amizade .
O respeito é imprescindivél.
Com um pouco de saber de cada um,
Seremos brilhantes .
A união faz a força .

João Pedro
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45

terça, 07/jul/2009, 14:14

Pintassilgos, pintarroxos e tentilhoes, desde que cantem bem e n sejam uns grunhos

abraço

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia”