Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Ornishow 2012 - entrada, preços e qualidade

sexta, 26/out/2012, 12:28

boas

esta exposiçao e em gondomar, pelo que estou a pensar passar por la.

agora tenho umas duvidas....

- paga-se a entrada ?
- como e em termos de agapornis ?

pergunto isto porque ??

porque o ano passado fui a uma exposiçao aqui do clube mais proximo da zona (nao foi esta exposiçao), e tinha-se de pagar a entrada, 2 euros salvo erro... ora paguei na esperança de ver varios agapornis que era o que mais me interessava.
bem contei-os pelas 2 maos.... :(
2 roseicollis e uns 5/6 nigrigenis

ora como fui eu e a esposa, mais 2 familiares.... paguei 8 euros praticamente para nada.

e como para ir e voltar a gondomar faço mais de 80km ... queria saber se se paga a entrada (e quanto +/-) e se em termos de agapornis tem geito ou prontos nao e nada de especial.

assim prontos ja ia mais pela certa...

agora chegar la, ter de pagar.... tipo se for muito ja nem entro e gastei combustivel para nada, se for pouco ainda vou, mas se nao tiver praticamente nada de agapornis, fico desiludido... e nao compensa o que gastei.

e tipo acabaram-se as exposiçoes para mim....

OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Ornishow 2012

sexta, 26/out/2012, 12:37

Não sei se se paga bilhete mas que deve ter imenso pássaros deve ainda para mais que este ano se juntou mais uma associação ao evento, por isso deve ter muitos....

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Ornishow 2012

sexta, 26/out/2012, 16:07

boas

sim nao duvido que tenha imensos passaros.

agora ja li ai, que pendem mais para canarios e exoticos, e nao tanto pistacideos.... no meu caso chamam-me mais os roseicollis, porque sao os unicos legais :twisted:

agora nao queria era ir e bater na porta.

alguem que ja foi ? opiniao ?

Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 491
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Re: Ornishow 2012

sexta, 26/out/2012, 17:18

Boas

A melhor forma de saber se vão lá estar muitos agapornis ou não é consultar o site e ver as classificações antes de visitar a exposição. O site julgo que seja este: http://ciommatosinhos.no.sapo.pt/

Pode também entrar em contacto com o clube e perguntar, caso eles não disponibilizem essa informação no site. No cartaz não fala em preço de entrada, mas isso é algo que também poderá confirmar com eles.

Pessoalmente se quer ver muitos agapornis aconselho a Iberaves em Portalegre no fim-de-semana de 17, 18 de Novembro, no ano passado estiveram em exposição 723 psitacídeos, dos quais mais de 100 eram roseicollis e a entrada é gratuíta: http://www.aoreguengo.com/index.html

O campeonato do Atlãntico em Barcelos também costuma ter vários psitacídeos, mas não estou tão à vontade para falar porque nunca concorri nem visitei: http://ciatlantico.com.sapo.pt/

Por fim tem o campeonato Nacional em Vila Franca, aí tem de certeza muitos agapornis e a concorrerem pelo titulo nacional.

Avatar do Utilizador
jccr76
****
Mensagens: 377
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:46
Localização: Vila nova de famalicão(Braga )
Contacto: Sítio web

Re: Ornishow 2012

sexta, 26/out/2012, 17:41

Boas, o Cláudio já referiu varias exposições onde tem agapornis mas deves como prevenção consultar os resultados nas paginas de cada exposição assim já tens uma ideia das aves em exposição... O Ornishow é uma boa exposição aqui fica a página: http://www.ornigondomar.pt/
José Carlos C Rodrigues(Carlos Gésteira)
Campeão mundial Bélgica Equipa Nigrigenis Verde
Registo ICNF 13PT0246/B, Stam742J,Socio AECA:515,Socio BVA 3353
http://agapornisdogesteira.webs.com
http://www.facebook.com/Josecarloscoutorodrigues

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Ornishow 2012

segunda, 12/nov/2012, 11:43

boas

ontem la fui a ornishow e sinceramente fiquei desanimado.

primeiro pagava-se a entrada, um valor simbolico (1 euro), mas como arrastei um pequeno grupo de pessoas atras e mais nenhuma liga a passarada, foi chato, tanto é que só eu entrei, mesmo sendo um valor simbolico, pah para quem toma cafe da quase para 2.... e esta crise nao ajuda.

depois aves de bico curvo tinha pouca coisa. assim de cabeça... ora uns 10 ringneck.... uns 10 nigrigenis.... roseicollis teria sei la entre 10 e 20.... 5/6 red rumped.... 6/7 catarinas... salvo erro 2 papagaios da amazonia e 1 do senegal.... e uns neophemas.

algo dentro disto.

comparada com a exposiçao que vi o ano passado aqui na terra vizinha foi praticamente identico... referindo-me a aves de bico curvo em geral.... em agapornis apenas, esta estava melhor.

depois outra desilusao foi a area de vendas.... assim a primeira vista e se nao vi mal... a vender agapornis so havia 1 bancada e so tinha uns 4 ou 5..... muitos exoticos e canarios.... pelo que vi... sinceramente nem sei como ha tanto comercio de canarios, a menos que morram muito.

e outra desilusao (se calhar a maior) e nao saber bem o que vi :shock:
eu explico....

os nigrigenis que vi, comparando com os meus... esta dentro digamos do padrao, e eram em termos de cor normais... tirando 1 violeta e 1 suffused.... penso que sao estes os nomes das mutaçoes. (tipo quando comparei os meus com os da exposiçao, queria dizer que os meus é que estao dentro dos parametros)

agora os roseicollis... jesus.... os meus sao metade do tamanho.... e ainda tentei ler nas mutaçoes a ver se referia que eram longfeather ou assim, mas nao vi.... nao sei se me falhou.... alguem que la tenha estado e tenha visto, sabe dizer-me que sao roseicollis normais ou longfeather ? é que se forem normais, tipo os meus sao anoes ao pe daqueles. mas tambem nunca vi um longfeather digamos comparado com um normal, dai a duvida....

pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: Ornishow 2012

terça, 13/nov/2012, 00:32

boas,
fico triste ao ler este último post.

quando um visitante "chora" um eurito pago, para visitar uma das melhores expos do país, alguma coisa vai mal.

sabia que por cada ave exposta, o seu proprietário paga um valor de inscrição, normalmente superior a um euro?

sabia que aquilo dá um trabalhão que se farta a preparar e montar?

sabe porque é que na maioria das exposições os canários são as aves dominantes? é porque os criadores de psitacideos e exóticos não participam.

os agapornis que lá viu são alguns dos melhores do país.... de criadores conceituados, alguns dos quais já medalhados em campeonatos do mundo.... principalmente no caso dos nigrigenis, que são os tais que o amigo afirma estarem menos dentro do standard que os seus. mas eu também não posso duvidar disso, porque nunca os vi.

também lá estive.... e gostei muito.... os psitacídeos não eram centenas.... mas eram na sua maioria aves de muita qualidade. daquelas que dá prazer observar.
os roseicollis eram LFs, sim.

espero que tenha tido também oportunidade de observar os diamantezitos de gould :wink: :lol:

quanto ao tal euro, lembre-se que isto está mau.... mas é pra todos.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Ornishow 2012

terça, 13/nov/2012, 08:37

Olá,

Realmente eu percebo que todas as despesas sejam complicadas, e não temos qualquer direito de falar dos gastos dos outros. Mas quando se fala de "gastar" um euro para entrar numa exposição enfim... Seja ela pequena ou grande ou enorme acho que é um valor mais que simbólico tendo em conta o que custa (valor monetário e trabalho!!!) montar estes eventos.

Parece-me pelas tuas palavras e outras intervenções que ainda estás a começar e portanto percebo que algumas coisas te possam parecer "estranhas" nas exposições. Talvez a noção de qualidade e avaliação das aves ainda (de exposição) esteja também ainda a ser formada.
Claro que todos gostamos mais de ver as aves que criamos nas exposições, mas isso não significa que não se dedique algum tempo a olhar para outras, sejam canários ou exóticos e tentar aprender e perceber o que ali está.
Como o Pedro diz, neste caso não percebeste a dimensão da exposição porque esteve longe de ser só canários.
Infelizmente não consegui lá ir. Não pelo euro de entrada, ou pelos 600km que teria de fazer, mas por outros motivos que não me permitiram essa disponibilidade. Caso contrário, seria uma das exposições na minha lista a visitar.
Posso dizer-te que no sábado aproveitei uma hora livre para dar um salto à exposição de Samora Correia aqui perto, mesmo sabendo que não ia esperar muitas aves, muito menos "das minhas". E a entrada era... 1 euro!
E se não vou a mais, (mesmo sem estar a criar) é porque nesta fase tenho outras obrigações que não me permitem fazê-lo.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

quirino
***
Mensagens: 87
Registado: sexta, 04/nov/2011, 10:20
Localização: Madeira

Re: Ornishow 2012

terça, 13/nov/2012, 09:49

ola a todos
alguem pode meter algumas fotos da exposiçao?
agradecia mesmo muito
Obrigado
Quirino Sousa

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Ornishow 2012

terça, 13/nov/2012, 10:54

pedro376h Escreveu:boas,
fico triste ao ler este último post.

quando um visitante "chora" um eurito pago, para visitar uma das melhores expos do país, alguma coisa vai mal.

sabia que por cada ave exposta, o seu proprietário paga um valor de inscrição, normalmente superior a um euro?

sabia que aquilo dá um trabalhão que se farta a preparar e montar?

sabe porque é que na maioria das exposições os canários são as aves dominantes? é porque os criadores de psitacideos e exóticos não participam.

os agapornis que lá viu são alguns dos melhores do país.... de criadores conceituados, alguns dos quais já medalhados em campeonatos do mundo.... principalmente no caso dos nigrigenis, que são os tais que o amigo afirma estarem menos dentro do standard que os seus. mas eu também não posso duvidar disso, porque nunca os vi.

também lá estive.... e gostei muito.... os psitacídeos não eram centenas.... mas eram na sua maioria aves de muita qualidade. daquelas que dá prazer observar.
os roseicollis eram LFs, sim.

espero que tenha tido também oportunidade de observar os diamantezitos de gould :wink: :lol:

quanto ao tal euro, lembre-se que isto está mau.... mas é pra todos.
boas

prontos entendes-te mal, ou eu nao me expliquei bem.

eu nao choro o euro que dei. claro que se avaliar para mim o euro e o que vi do que me levou la.... hummmm bah 50-50.
ia com a esperança de ver mais agapornis, e sinceramente ia com a esperança de poder comprar agapornis, assim que me lembre acho que nao havia nenhum a venda de exposiçao claro.
agora em relaçao ao euro... imagina tu... levar mais 4 pessoas amigas, em que so 1 trabalha infelizmente (e tras 600 euros, unico dinheiro que entra na casa durante o mes), nenhuma liga a passarada só foram porque eu insisti e tal, eh pah se fosse de borla ainda iam ver, nao sendo sao 4 euros que se poupa. agora eu sei que por 1 euro uma pessoa nao morre, mas a outras situaçoes. se fosse so eu, e quisesse ir ver as exposiçoes todas aqui a volta se calhar gastava 30 euros ou assim e nao os ia chorar... so que por norma arrasto outras pessoas para o hobby ou a apressiar o hobby, e é chato situaçoes destas.

tipo nao consigo explicar da melhor forma, espero que entendas.
ha e é chato tipo ve-se ai outras exposiçoes de mil e uma coisas, e uma maioria tem custo x.... e por ai, podiam fazer o mesmo nao ? penso que so lhes ficava bem, ate porque num topico identico ha por ai um amigo que foi, quase em hora identica, e nao pagou entrada, e eu penso... em que ficamos ?
segundo ele, tipo ele nao perguntou nada... eu perguntei se se pagava... mas vi a pararem outras pessoas para pagarem, e vi pessoas a vir embora e nao pagar.

calculava que pagavam... mas se pagam nao entendo uma coisa... fazem isto por gosto e prestigio ou para juntar algum para o clube.... pergunto eu que sou novato nisto.
é que imaginemos que por cada ave exposta pagam 2 euros X o numero de aves expostas.... no geral.... paga bem a comida, e muitas vezes pode haver e ha outros patrocinios.... o valor das taças e tal... com patrocinios e o tal valor dos 2 euros por ave tambem se arranja... e este euro de entrada ?
agora nao condeno isso, tem trabalho e acho bem que consigam tirar algum no fim, quanto mais nao seja para uma jantarada :D ... condeno sim a nao divulgaçao desse valor nos panfletos. eu ia com um grupo de 7 pessoas... so eu fui... mas ja ando desde o mes passado a fazer a cabeça a este grupo... e sempre me falaram em entrada, e procurei saber e nada.... se soubesse, se calhar iamos 3 mas ja todos com a ideia de pagar, so tinham a ganhar.

acredito que de trabalho sim senhor e a responsabilidade de tratar a bicharada toda, era coisa que eu nao queria, ja viu se morre alguma ave....

prontos quanto aos criadores de exoticos e psitacideos nao exporem.... bem posso dizer alguma asneira, mas os cites vieram estragar tudo, se calhar em maior dano nos psitacideos. ja viu o que era 2 gajos numa exposiçao lado a lado... um cria canarios o outro sei la fischer's ... ambos tiram o 1º premio, ambos têm o mesmo prestigio, o criador de canarios para tal gasta imaginemos 100 euros numa ave, o de fischer's gasta os mesmos 100 euros, mas tem de juntar o custo de todo o processo do cites e tal. acho que isso veio estragar tudo, e para bem da passarada nacional, espero que eles nao se virem para os canarios e tal, porque se se apercebem que o pessoal deixou os psitacideos e passou para canarios e exoticos, eles vao inventar forma de irem buscar dinheiro... e entao vai haver muitas menos aves em exposiçao.

passo a explicar.... eu quis dizer que os que tenho estao dentro do padrao (refiro-me aos nigrigenis) em relaçao aos que la vi..... isto em comparaçao aos roseicollis que nao sabia se eram ou nao longfeather, e se nao fosse os meus roseicollis eram ''anormais'' minusculos digamos. foi ai que quis fazer comparaçao. agora nao sendo juiz... nem percebendo nada de tal.... penso que os meus nao ficariam a uma pontuaçao muito distante, acho que ate sao bonzitos :D

por acaso vi os diamantes :D alias sinceramente.... vi assim por alto apenas alguns canarios, vi assim que me lembre os exoticos todos, e os psitacideos.
engraçado que fiquei vidrados com alguns gould's.... e quando pensei numa especie para manter eram os gould's que pretendia, mas como o meu viveiro é exterior, e é todo em chapa... é mais frio no inverno... e segundo fui lendo ia correr mais riscos... entao virei-me para outras aves que adoro agapornis.

e sim a crise é para todos.... mas para uns mais do que para outros, posso dizer-lhe por exemplo que ganho por mes a volta de 500/600 euros, mas sei que a mesma profissao numa cidade como porto, lisboa, braga, por ai... sem ser assim uma vilazita (onde estou) ganham entre 800/900 euros.... nao parcendo ja da para outros pequenos excessos, acho que aqui todos concordamos.

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Ornishow 2012

terça, 13/nov/2012, 11:18

AvilandiaPT Escreveu:Olá,

Realmente eu percebo que todas as despesas sejam complicadas, e não temos qualquer direito de falar dos gastos dos outros. Mas quando se fala de "gastar" um euro para entrar numa exposição enfim... Seja ela pequena ou grande ou enorme acho que é um valor mais que simbólico tendo em conta o que custa (valor monetário e trabalho!!!) montar estes eventos.

Parece-me pelas tuas palavras e outras intervenções que ainda estás a começar e portanto percebo que algumas coisas te possam parecer "estranhas" nas exposições. Talvez a noção de qualidade e avaliação das aves ainda (de exposição) esteja também ainda a ser formada.
Claro que todos gostamos mais de ver as aves que criamos nas exposições, mas isso não significa que não se dedique algum tempo a olhar para outras, sejam canários ou exóticos e tentar aprender e perceber o que ali está.
Como o Pedro diz, neste caso não percebeste a dimensão da exposição porque esteve longe de ser só canários.
Infelizmente não consegui lá ir. Não pelo euro de entrada, ou pelos 600km que teria de fazer, mas por outros motivos que não me permitiram essa disponibilidade. Caso contrário, seria uma das exposições na minha lista a visitar.
Posso dizer-te que no sábado aproveitei uma hora livre para dar um salto à exposição de Samora Correia aqui perto, mesmo sabendo que não ia esperar muitas aves, muito menos "das minhas". E a entrada era... 1 euro!
E se não vou a mais, (mesmo sem estar a criar) é porque nesta fase tenho outras obrigações que não me permitem fazê-lo.

Cumps.
boas

falas-te bem, basicamente cada um sabe o que entra em casa e o quanto pode gastar. por acaso as pessoas que foram comigo sao pessoas, que infelizmente 4 adultos so 1 tem emprego, e 2 deles sao jovens ou seja ainda tem de ser digamos mantidos pelos pais, mas so entra 600 euros por mes em casa, para 4 pessoas fazerem a sua vida. ja cortam em muita coisa e ate mais barata.... por exemplo cafe fora so ao fim de semana e por vezes nem isso. sabes que 1 euro aqui, 1 euro ali... ao fim do mes sao muitos euros.

sim estou a começar... faz 1 anito +/- que comecei com agapornis, exposiçoes vi durante este tempo vi apenas 2. aves tenho muita pouca coisa.... 1 casal de roseicollis + 1 casal de nirigenis e 3 aves desse casal. sinceramente nao tenho muita ideia de participar em exposiçoes, porque sei que da trabalho e muito e tem de se começar com aves melhores do que as que tenho e como tambem nao ganho muito, nao posso comprar aves de valores enormes para começar.

eu penso que entendi a dimensao da exposiçao... ora como ja tinha lido por ai era forte em exoticos, e fiquei com essa ideia, e com a ideia de ser tambem forte em canarios. psitacideos nao me pareceu forte, agora em qualidade, prontos nao falo porque ai eu ja nao pesco nada.

era grande sim senhor, a outra exposiçao que tinha visto... nao tinha 1 terço das aves....
agora eu tambem comecei mal.... a 1ª exposiçao que vi foi salvo erro aqui na terra em 2002 (só vi 3 exposiçoes ate agora) e essa de 2002 vi montes mas montes de agapornis, tinha muitos mesmo, tendo em conta claro a dimensao da exposiçao, atrevo-me a dizer que digamos havia uma % igual entre canarios e agapornis por exemplo.... depois vi a mesma exposiçao em 2011 e nada a haver... e esta de uma dimensao maior sem duvida, mas ainda assim comparada com a de 2002 nada identica.

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Ornishow 2012

terça, 13/nov/2012, 11:21

quirino Escreveu:ola a todos
alguem pode meter algumas fotos da exposiçao?
agradecia mesmo muito
boas

pois....

pensei em levar maquina mas nao sabia se deixavam fotografar, entao nao levei.

augusto1977
***
Mensagens: 112
Registado: quarta, 01/jun/2011, 14:16

Re: Ornishow 2012

terça, 13/nov/2012, 19:15

ola amigos

1 euro e apenas um ajuda simbolica,por esse euro dispendido temos acesso a um dos maiores eventos nacionais ,com aves espetaculares de alguns dos melhores criadores nacionais ,seguramente uma das melhores exposições nacionais a nivel de exoticos ,pavilhão multiusos referenciado pelo magazine ornitologico como sendo o espaço com melhores qualidades a nivel nacional para receber um evento deste tipo...
Nos como amantes de aves temos de dar mais valor a este tipo de eventos...

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Ornishow 2012

quarta, 14/nov/2012, 11:18

augusto1977 Escreveu:ola amigos

1 euro e apenas um ajuda simbolica,por esse euro dispendido temos acesso a um dos maiores eventos nacionais ,com aves espetaculares de alguns dos melhores criadores nacionais ,seguramente uma das melhores exposições nacionais a nivel de exoticos ,pavilhão multiusos referenciado pelo magazine ornitologico como sendo o espaço com melhores qualidades a nivel nacional para receber um evento deste tipo...
Nos como amantes de aves temos de dar mais valor a este tipo de eventos...
boas

o espaço é muito bom sim senhor, a unica exposiçao que vi de animais em geral, melhor do que esta foi na exponor, mas isso ja era espaço a mais.
na em geral disposiçao da exposiçao e tal e coisa, gostei.... continuo a pensar é que nos panfletos e tal, podiam e deviam meter la entrada paga.
e uma vez que era paga deviam controlar tudo muito bem.... é que pelos vistos houve gente que entrou sem pagar.... em que ficamos ou é para todos ou nao é para nenhum.

PEDRO NEVES
Mensagens: 6
Registado: sábado, 17/nov/2012, 15:08

Re: Ornishow 2012

domingo, 18/nov/2012, 14:37

Agaboy Escreveu:boas

ontem la fui a ornishow e sinceramente fiquei desanimado.

primeiro pagava-se a entrada, um valor simbolico (1 euro), mas como arrastei um pequeno grupo de pessoas atras e mais nenhuma liga a passarada, foi chato, tanto é que só eu entrei, mesmo sendo um valor simbolico, pah para quem toma cafe da quase para 2.... e esta crise nao ajuda.

depois aves de bico curvo tinha pouca coisa. assim de cabeça... ora uns 10 ringneck.... uns 10 nigrigenis.... roseicollis teria sei la entre 10 e 20.... 5/6 red rumped.... 6/7 catarinas... salvo erro 2 papagaios da amazonia e 1 do senegal.... e uns neophemas.

algo dentro disto.

comparada com a exposiçao que vi o ano passado aqui na terra vizinha foi praticamente identico... referindo-me a aves de bico curvo em geral.... em agapornis apenas, esta estava melhor.

depois outra desilusao foi a area de vendas.... assim a primeira vista e se nao vi mal... a vender agapornis so havia 1 bancada e so tinha uns 4 ou 5..... muitos exoticos e canarios.... pelo que vi... sinceramente nem sei como ha tanto comercio de canarios, a menos que morram muito.

e outra desilusao (se calhar a maior) e nao saber bem o que vi :shock:
eu explico....

os nigrigenis que vi, comparando com os meus... esta dentro digamos do padrao, e eram em termos de cor normais... tirando 1 violeta e 1 suffused.... penso que sao estes os nomes das mutaçoes. (tipo quando comparei os meus com os da exposiçao, queria dizer que os meus é que estao dentro dos parametros)

agora os roseicollis... jesus.... os meus sao metade do tamanho.... e ainda tentei ler nas mutaçoes a ver se referia que eram longfeather ou assim, mas nao vi.... nao sei se me falhou.... alguem que la tenha estado e tenha visto, sabe dizer-me que sao roseicollis normais ou longfeather ? é que se forem normais, tipo os meus sao anoes ao pe daqueles. mas tambem nunca vi um longfeather digamos comparado com um normal, dai a duvida....
Caro Colega é uma pena que pense assim, mas não deve de estar a par da situação que os psitacidios atravessam em Portugal pois ver aquela quantidade de psitacidios em gondomar ja não é mau com a necessidade de CITES e quanto há qualidade não deve de ter reparado bem pois estavam alguns campioes nacionais como as neophemas e as bolborhynchus lineola.
E na zona de venda também devia de estar destraido pois tinha duas bancas com neophemas elegantes, neophemas pulchella , neopsephotus bourkiis e cerca de 20 casais de bolborhynchus lieola de varias mutações.
Ficamos a aguardar para o ano as suas aves para competir.
Sem mais Pedro Neves

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia”