Caturra: será canela e/ou será fêmea? (fotos)

Todas as questões relacionadas com a genética das aves, mutações, cruzamentos, etc.

Caturra: será canela e/ou será fêmea? (fotos)

Mensagempor Sportinguista_2013 » quarta, 23/Oct/2013, 01:53

Boa noite.

Comprei recentemente uma caturra de 2013, que o senhor da loja garantiu ser fêmea. Ela estava numa gaiola com uma caturra pérola, que suponho que fosse a irmã. Eu sei que dá para saber o sexo das crias com base na ascendência, mas o senhor da loja não me soube dizer quem eram os pais, apenas me disse que o criador (experiente) lhe garantiu que estavam duas fêmeas na gaiola.

Sendo que a pérola tinha riscas bastante marcadas na cauda, surgiram agora algumas dúvidas quando ao sexo da minha caturra, de nome Canela, mas da qual nem tenho a certeza que seja uma mutação canela :P

Escusado será dizer que a experiência não é muita. Tenho um macho ancestral, do qual também não conheço a ascendência, por isso o que poderá sair dali pode ser uma lotaria, certo?

A minha Canela, para confirmar se é mesmo canela ou uma fêmea (se bem que tenho perfeita noção que confirmações só depois da muda da pena :wink: ). Até agora só emitiu um piu muito fraquinho e em resposta ao macho e range o bico.
Imagem

Pormenor da cauda, com umas riscas vestigiais
Imagem
Imagem

E um pormenor curioso de um dos dedos. Não parece afectá-la a trepar, mas é uma característica que se poderá transmitir às crias ou poderá ter sido de uma lesão? A ponta do dedo parece ter sido esticada e a unha fica mesmo na pontinha :?
Imagem
Sportinguista_2013

Registado: quinta, 17/Oct/2013, 18:40

Re: Canela

Mensagempor Dpassarada » quarta, 23/Oct/2013, 17:26

Boa tarde,

A Canela é muito gira :D

Em relação ao sexo... Ninguém pode afirmar com certeza nada nem mesmo depois da muda :wink: tenho cá um macho igual (arlequim)mas com a cara cinzenta mesmo igual a uma femea ancestral e com as listas mas é um macho 101% de certeza!
O que pode sair...podem sair varias cores (apenas se forem portadores) mas o que mais vai predominar vão ser as ancestrais ( as cinzentas iguais ao macho) só vao ser iguais á canela se o macho portar arlequim :wink:

Espero ter ajudado :D

Como pode ver pelas fotos eles depois da muda ficam iguais!!
Anexos
image.jpg
Antes da muda
image.jpg
Depois da muda
Editado pela última vez por Dpassarada em quarta, 23/Oct/2013, 22:43, num total de 1 vez.
Dpassarada

Registado: quinta, 27/dez/2012, 13:19

Re: Canela

Mensagempor bacalhau » quarta, 23/Oct/2013, 21:53

as femeas nao portam o opalino. canelas e arlequim so sairam se o macho for portador
bacalhau

Registado: quinta, 03/fev/2011, 21:25

Voltar para Genética

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante