carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Pintassilgos - Genetica

Olá
Para os que gostam desta maravilhosa ave e
das suas mutações, espreitem este link.
Genetica das mutações e com fotos :lol:

http://www.retena.es/personales/gudari/index6.htm

Cumprimentos
Carlos Felicio
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Genética de Pintassilgos

Carlos,

Eu até acho piada a estes assuntos, mas sinceramente, muito gosta esta gente de dar "receitas" e indicar tudo e mais alguma coisa, os casais todos possiveis e imaginários.
Acho interessante como "guia prático" mas sinceramente depois da 3º linha desisti. Era muito mais simples pegar numa lista de mutações e dizer qual o tipo de cada uma!!

Basicamente daquelas é tudo ligado ao sexo e cria-se uma grande confusão entre o que são mutações e combinações, ja que depois falam como recessivas no eumo, eumo ágata, eumo isabel...etc, etc.
É que se percebermos a regra é muito mais simples.

Ó Miguel, (e já te vou arranjar trabalho!) tu que és "rapaz" destas coisas, seria boa ideia fazer uma lista simples das mutações em algumas espécies indigenas!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Ricardo, pelo que percebi, do que tu não gostas é de "livro de receitas", não é?

Também me faz um pouco confusão o facto de se apresentar como mutação por exemplo um pintassilgo "ágata opala amarelo cabeça branca". Isto não é uma mutação é uma salgalhada (perdoem a expressão), uma mistela de mutações combinadas numa só ave…
Se quiseres uma lista das mutações existentes, sem combinações cá vai (nem todas estão reconhecidas oficialmente mas todas existem).

LUGRE

1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Ágata
•Isabel (não é propriamente uma mutação mas o resultado do crossing-over entre o castanho e o ágata em todos os fringilideos)
•Marfim
•Satiné(?)

2.Dominantes
•diluído (heterozigótico)
•duplo diluído (homozigótico)

3.Recessivas
•Pheo
•Topázio
•Eumo(?)
•Opala(?)

PINTASSILGO

1.Sexo-ligadas

•Castanho
•Ágata
•Isabel
•Satiné (para os italianos o verdadeiro satiné no pintassilgo é o resultado do crossing-over entre o lutino e o castanho)
•Lutino (chamado satiné na Bélgica)
•Pastel
•Eumo (nome errado dado a uma forma mais clara de ágatas e ao ágata portador de satiné/ ou lutino para os italianos, grande confusão não é?)

2.Dominantes
•amarelo (heterozigótico)
•amarelo (homozigótico)
•garganta branca (heterozigótico)
•branco de olhos negros (é um garganta branca homozigótico)

3.Recessivas
•Pheo
•Eumo (o verdadeiro, com olhos vermelhos e recessivo)
•Opala
•Cabeça branca
•Albino

VERDELHÃO

1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Ágata
•Isabel
•Satiné
•Lutino (crossing-over entre satiné e ágata)
•Pastel
•Marfim

2.Recessivas
•Topázio

PINTARROXO COMUM

1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Pastel
•Ágata (?)

Em Espanha foi capturado um pintarroxo que parece ser um opala mas não sei se é opala ou não.

PINTARROXO DE QUEIXO PRETO

1)NOMENCLATURA BELGA, FRANCESA, ESPANHOLA ETC.
1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Ágata
•Isabel

2.Recessivas
•Pheo

2)NOMENCLATURA ITALIANA (respectivamente)

1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Pastel
•Castanho pastel

Não sei como se transmite a mutação cobalto mas creio que é dominante

Brevemente, cenas dos próximos capítulos…

Era isto que querias Ricardo?

Com os melhores cumprimentos,

Miguel
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Mutações de indigenas

Olá Miguel,

Ora nem mais, bem me parecia que davas uma ajuda! :wink:

O problema das receitas é visto por dois lados:

1 - (técnico) - como referiste quando se entra nas combinações multiplas nunca mais ninguem se entende para perceber o que dá o quê!!

2 - (humano) - alguém acredita que consegue realmente decorar aquelas possibilidades todas!?!?!?!

Aqui está uma lista realmente útil para quem quiser perceber as mutações de algumas espécies de indigenas.
Para mim ficava como tópico inamovivel na categoria.

Um abraço,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Mutações de indigenas

Olá
Ricardo eu só resolvi colocar o link pelas imagens, porque como sabes fala-se muito de pintassilgos, mas são poucos os que os conhecem, muito menos os que conhecem as mutações e combinações.
Assim sempre se podia ver em foto um "xpto".
Cumprimentos
Carlos Felicio
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Ricardo, fico contente por ter ajudado :wink: . Quando tiver um tempinho escrevo sobre outros fringilideos.

“O problema das receitas é visto por dois lados:

1 - (técnico) - como referiste quando se entra nas combinações multiplas nunca mais ninguem se entende para perceber o que dá o quê!! “

Concordo que muita gente não perceba e isso é de facto um problema sobretudo porque há quem se aproveite disso (financeiramente) … Mas, na minha opinião, mais do que um problema de mistelas, os 2 maiores problemas são o desconhecimento das formas de transmissão das mutações e a falta de noção do seu aspecto real (ver muitas fotos, de vários criadores e ver os pássaros ao vivo ajuda muito).

” 2- (humano) - alguém acredita que consegue realmente decorar aquelas possibilidades todas!?!?!?!"

Se se perceber o mecanismo de transmissão das mutações fica-se com um esquema mental que resulta sempre, seria um desperdício de tempo e energia tentar decorar. Para além de que quem apenas decorar terá sempre muita dificuldade sempre que for confrontado com uma nova mutação…

Abraço

Miguel
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Mutações de indigenas

Olá Miguel,

Sim o problema é mesmo esse. Infelizmente passa-se a ideia de que é preciso decorar genética o que é o maior desafio para os criadores perceberem como as coisas funcionam. E na verdade isso afasta muita gente que nem tenta perceber. Os poucos que tentam e descobrem, decoram as regras e depois não sabem muitas vezes explicar, fazendo continuar o problema nos seus "discipulos"...
O problema de perceber combinações vem dai mesmo! Algumas combinações são de tal forma diferente em termos visuais que é preciso reconhecer/decorar o seu aspecto, mas isso é a excepção e no fundo todos o fazemos em todas as mutações para as identificar.

Seria um projecto interessante manter aqui no fórum uma lista de mutações de cada espécie, na secção própria, e mecanismo de transmissão.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Nuno Cymbron
***
Mensagens: 113
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Meus caros,

após a leitura destas listas surgiu-me uma dúvida/quetão.

(pelo menos nos canários é assim, e se o principio estiver certo, deveria ser assim em todos as outras espécies afins)

os inos (olhos vermelhos - recessivos) de linha castanha (ligados ao sexo) são os feos (pheos já de sí uma combinação entre castanhos e inos),

e os satinés (olhos vermelhos ligados ao sexo) de linha castanha (ligados ao sexo) são identificados como sendo satinés,

mas existem os olhos vermelhos de linhas claras (lipocrómicas, ou sem melaninas visiveis), normalmente designados de albinos e lutinos, consoante são brancos ou amarelos, mas com os dois tipos de transmissão.

isto é, há albinos com olhos vermelhos recessivos e ligados ao sexo, e o mesmo se passa para os lutinos.

como o fenótipo olhos vermelhos, se atinge por ausência de eumelaninas negras, e na série castanha a mutação ino manifesta uma ausencia completa de melaninas (negras e castanhas) deixando e reforçando a pheomelania, por um lado, e a mutação satiné elimina por completo a pheomelanina, e a eumelanina negra,

como é que se definem algumas mutações lutinas como ligadas ao sexo, ou melhor como é que se poderia diferenciar o lutino recessivo (ino) do lutino ligado ao sexo (satiné), fenotipicamente?

Sem ser pelo cruzamente de teste

Nuno
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Nuno Cymbron Escreveu:como é que se definem algumas mutações lutinas como ligadas ao sexo, ou melhor como é que se poderia diferenciar o lutino recessivo (ino) do lutino ligado ao sexo (satiné), fenotipicamente?

Sem ser pelo cruzamente de teste

Nuno
Não é possivel distinguir visualmente os tres tipos de lutinos possiveis em aves com eumelaninas e phaeomelaninas, as tres combinações que produzem o fenotipo lutino são virtualmente iguais visualmente, ou seja os satines feos, AOP satines e AOP feos são praticamente indistiguiveis
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

8) Olá a todos,

Ao rever este tópico dei conta das intervenções de um nosso colega que se afastou por razões óbvias...e as saudades que deixou...
Miguel Isidoro Escreveu:LUGRE

1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Ágata
•Isabel (não é propriamente uma mutação mas o resultado do crossing-over entre o castanho e o ágata em todos os fringilideos)
•Marfim
•Satiné(?)

2.Dominantes
•diluído (heterozigótico)
•duplo diluído (homozigótico)

3.Recessivas
•Pheo
•Topázio
•Eumo(?)
•Opala(?)

PINTASSILGO
1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Ágata
•Isabel
•Satiné (para os italianos o verdadeiro satiné no pintassilgo é o resultado do crossing-over entre o lutino e o castanho)
•Lutino (chamado satiné na Bélgica)
•Pastel
•Eumo (nome errado dado a uma forma mais clara de ágatas e ao ágata portador de satiné/ ou lutino para os italianos, grande confusão não é?)

2.Dominantes
•amarelo (heterozigótico)
•amarelo (homozigótico)
•garganta branca (heterozigótico)
•branco de olhos negros (é um garganta branca homozigótico)

3.Recessivas
•Pheo
•Eumo (o verdadeiro, com olhos vermelhos e recessivo)
•Opala
•Cabeça branca
•Albino

VERDELHÃO
1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Ágata
•Isabel
•Satiné
•Lutino (crossing-over entre satiné e ágata)
•Pastel
•Marfim

2.Recessivas
•Topázio

PINTARROXO COMUM
1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Pastel
•Ágata (?)

Em Espanha foi capturado um pintarroxo que parece ser um opala mas não sei se é opala ou não.

PINTARROXO DE QUEIXO PRETO
1)NOMENCLATURA BELGA, FRANCESA, ESPANHOLA ETC.
1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Ágata
•Isabel

2.Recessivas
•Pheo

2)NOMENCLATURA ITALIANA (respectivamente)
1.Sexo-ligadas
•Castanho
•Pastel
•Castanho pastel

Não sei como se transmite a mutação cobalto mas creio que é dominante
Brevemente, cenas dos próximos capítulos…
Era isto que querias Ricardo?
Com os melhores cumprimentos,
Miguel
é de deixar saudades ou não ???

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem

Voltar para “Genética”