lfcosta
***
Mensagens: 102
Registado: sábado, 30/abr/2011, 14:29

Qual o nome do fenómeno "cabeça branca" nos pintassilgos

boa tarde

queria tirar uma duvida:
que designação se dá aquele "fenómeno" que acontece quando um pintarroxo ou um pintassilgo (devem existir outros casos)
nascem com a cabeça branca?
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Re: ajuda

Boas.

Amigos Costa ,esta a falar de pássaros criados na natureza ou em cativeiro ?..
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM
lfcosta
***
Mensagens: 102
Registado: sábado, 30/abr/2011, 14:29

Re: Qual o nome do fenomeno "cabeça branca" nos pintassilg

as aves criadas na natureza
não é o mesmo que as aves de cativeiro?
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Qual o nome do fenomeno "cabeça branca" nos pintassilg

Ola a Todos!

Claro que não.

Na natureza os casais formam-se livremente e tem de sobreviver fuguindo dos predadores e procurara a comida.

Não gosto da expressão cativeiro porque é associada a captura de aves selvagens. O Homem primitivo "selvagem" que vive na natureza e o Homem moderno que vive na cidade, não é designado "Homem de cativeiro".

Em ambiente domestico a grande diferença é o criador que escolhe os casais e selecciona os reprodutores e os seus descendentes. Só acasala os pássaros com determinadas característica com a finalidade de obter um bom padrão de cor ou desenho de plumagem ou obter um bom canto de determinado padrão ou característica. Aperfeiçoa as linhagens e obtém novas raças. Veja o que aconteceu com as galinhas, cães, pombos e outros animais domésticos.

O estudo da genética permite compreender e prever o que vamos obter de determinado cruzamento. Por isso é importante saber seleccionar os casais.

Cordiais cumprimentos a todos, ;-)
lfcosta
***
Mensagens: 102
Registado: sábado, 30/abr/2011, 14:29

Re: Qual o nome do fenomeno "cabeça branca" nos pintassilg

acho que não me expliquei bem quando disse se aves criadas em cativeiro não é o mesmo que aves criadas em liberdade referia-me ao dito fenómeno admito que expliquei-me mal e peço desculpa mas o que queria dizer era se o fenómeno que se dá nas aves selvagens é o mesmo que se dá nas aves que temos em casa
consegui encontrar uma imagem onde um pintassilgo possui a tal coisa que é a minha duvida e que gostaria de saber o nome (sei que tambem havia imagem de um pintarroxo pela net mas não encontrei)
http://www.thamesvalleybirds.co.uk/atta ... 161847.jpg
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Qual o nome do fenomeno "cabeça branca" nos pintassilg

:D Ola a Todos!

Eu não sei responder mas perguntei ao Google e obtive uma resposta:

http://translate.google.com/translate?h ... md%3Dimvns


http://pt.wikipedia.org/wiki/Leucismo

http://alteracoesgeneticas.blogs.sapo.pt/4435.html



Estas respostas servem para esclarecer? :wink:

Cordiais cumprimentos a todos, :)
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Re: Qual o nome do fenomeno "cabeça branca" nos pintassilg

Boa Noite .

Amigo Armando os gostos são relativos , eu por norma digo pássaros criados em cativeiro :wink: .

O Armando já respondeu as mutações de cativeiro.

As aves de Aberração encontradas na natureza, tem anomalias nas penas , manchas brancas o outras cores , para se ver se é uma aberração ou mutação retirasse 3 a 4 penas , depois quando elas nascerem de novo se tiverem a mesma cor das que se arrancou é possivelmente um pássaro de Mutação se as penas forem da cor normal do pássaro é uma aberração .
No caso da foto postado pelo Amigo Costa é difícil dizer se é mutação ou Aberração.
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM
lfcosta
***
Mensagens: 102
Registado: sábado, 30/abr/2011, 14:29

Re: Qual o nome do fenomeno "cabeça branca" nos pintassilg

ok então assim como os espanhóis também chama-mos aberração a estas aves

muito obrigado a ambos pelo esforço e simpatia
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Re: Qual o nome do fenómeno "cabeça branca" nos pintassilgos

Amigos,
Tenho andado um pouco afastado dos foruns, mas gosto sempre de participar quando o tema é de interesse e quando tenho algo a acrescentar que possa ser util ao mesmo.

A explicação do fenomeno não é tão simples como aparenta, se por um lado temos as mutações e essas estão perfeitamente explicadas do ponto de vista cientifico pois uma alteração genetica é algo que afecta um ser desde o inicio da sua formação, faz parte do seu codigo genetico e não pode ser alterado com o decorrer do tempo. Por outro lado temos o leucismo que é um pouco mais dificil de explicar porque ocorre e como ocorre, falo por experiencia propria pois criei canarios de cor linha escura e algumas das caracteristicas geneticas são possives de observar desde o nascimento da ave e assim permanecem toda a vida, já com o meu tentilhão o caso foi complematente diferente, a ave teve uma muda normal adquiriu a plumagem adulta normal e depois tornou-se branca aos poucos ate atingir uns 60 por cento do corpo branco, ora nestas circunstancias estamos perante outro fenomeno que não o genetico, na minha ideia trata-se de uma alteração metabolica que se reflete em qualquer idade das aves, dado que nesta altura tenho uma tentilhoa com uns 8 anos e começou agora a apresentar o mesmo fenomeno mas mais lentamente que o anterior que ao terceiro ano de vida estava quase branco. Pelo que tenho lido sobre o assunto este fenomeno não tem sido muito estudado pela comunidade cientifica e permanece mais ou menos desconhecida a origem da transformação.
Manuel M. Escreveu: As aves de Aberração encontradas na natureza, tem anomalias nas penas , manchas brancas o outras cores , para se ver se é uma aberração ou mutação retirasse 3 a 4 penas , depois quando elas nascerem de novo se tiverem a mesma cor das que se arrancou é possivelmente um pássaro de Mutação se as penas forem da cor normal do pássaro é uma aberração .
Amigo Manuel teoricamente esse metodo de diferenciar se é mutação ou não, deveria funcionar, digo deveria, porque no meu caso o passaro depois de branco fez uma muda e não voltou a ter a cor normal, manteve-se branco, como sei que não era uma mutação porque não nasceu assim, trata-se de um fenomeno complexo que ainda não consegui entender, mas tambem não funciona da forma que identificou, embora eu tambem pense que uma caracteristica não genetica com a muda das penas poderia e deveria desaparecer. Mas não foi assim que se comportou no meu caso concreto.

Tenho as minhas suspeitas que seja das papas insectivoras pois para alem da alimentação tradicional este foi o unico factor alimentar que introduzi recentemente na alimentação dos tentilhões e que poderá ter conduzido a estes fenomenos, algumas papas de insectivoras têm pouco, são feitas à base de farinhas de peixe e por não ser uma alimentação natural podem trazer complicações desta natureza.

Saudações a todos

Voltar para “Genética”