Diogo Ribeiro
***
Mensagens: 66
Registado: segunda, 04/jun/2007, 18:29
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Programa genetica

Boa tarde.

Peço aos utilizadores deste forum, caso possam, me indiquem programas de genetica de diamante de gould assim como revistas ou livros que falem deste mesmo assunto. Ja li alguns artigos mas continua sem perceber algumas coisas importantes, principalmente associado a cor amarela, como por exemplo as diluiçoes simples e duplas, ou como surgem os pasteis, pratas e assim. Desculpem a minha ignorancia.

Cumprimentos

Diogo Ribeiro
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Genética de Goulds

Diogo,

Existem alguns calculadores pela net, mas na verdade apenas são funcionais se conseguires conhecer bem a genética das aves com que estás a trabalhar, caso contrário tens sempre surpresas.
Apesar de poderem ser úteis como ferramenta e aprendizagem, a melhor forma de aprender genética é mesmo começar e observar os resultados.

De qualquer forma, aqui ficam algumas indicações base sobre a genética de Goulds:

- Nos goulds tens 3 zonas de coloração distintas (Cabeça, Corpo, Peito) com controlo genética independente (mais ou menos, mas para efeitos de acasalamento podes admitir que é assim)

CABEÇA:

Vermelho - ligado ao sexo e Dominante (sobre o preto)
Preto - Recessivo para o vermelho (livre)
Laranja - Recessivo para o preto mas dominante com o vermelho

Prática:

- Um macho pode ter cabeça vermelha e portador de preto
- Fêmeas são cabeça vermelha ou preta
- Os cabeça laranja são obrigatoriamente também cabeça vermelha. Um cabeça preta nunca mostra o laranja, mesmo que seja puro para cabeça laranja.

PEITO:

Zona mais simples de compreender:

Roxo - Dominante
Branco - Recessivo
Lilás - Recessivo (na prática, embora exista uma relação com o branco)

CORPO:

Verde - (selvagem) - Dominante
Azul - recessivo
Diluido - Ligado ao sexo co-dominante (não é bem, mas dá para perceber melhor assim a forma como funciona)

Todos são possiveis de ser combinados. Uma ave ou é VERDE, ou AZUL de base, podendo ou não ter o factor diluido.
No caso dos machos é possível ter UM ou DOIS factores diluidos. Se tiver um é um pastel (factor simples), se tiver dois um "amarelo" (factor duplo ou dupla diluição). As fêmeas ou são verdes ou azuis ou pasteis (diluidos factor simples)
A nomeclatura de amarelo tem sido abandonada para este factor para evitar confusão com um verdadeiro amarelo e porque a ave apenas fica totalmente amarela dependendo também da cor do peito.

COMBINAÇÕES (corpo)

Assim podes ter (machos):

Verde
Verde + Diluido1F = Pastel
Diluido2F = Dupla diluição

Azul
Azul + Diluido1F = "Argenté"
Azul + Diluido2F = Prata

Os nomes comerciais estão a cair em desuso e podes encontrar diferentes nomeclaturas.

OUTROS FACTORES:

- Todas as zonas influenciam um pouco as outras a nivel de fenótipo (visual). Ou seja um pastel peito branco é mais claro de corpo que um pastel peito roxo, etc...

Espero que sirva de alguma coisa para começares.
Foi escrito um bocado a correr, revejomas acho que dá para perceber o principalse me escapou alguma coisa, peço desculpa, mais logo revejo com mais tempo.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Diogo Ribeiro
***
Mensagens: 66
Registado: segunda, 04/jun/2007, 18:29
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Obrigado pela resposta. Foi muito esclarecedora.

Por acaso nao tem fotos de um gould prata que me possa mostrar?

Cumprimentos

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
***
Mensagens: 66
Registado: segunda, 04/jun/2007, 18:29
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

So mais uma questao, desculpem o incomodo, qual é diferença entre um diamante de gould branco e um prata? Os pratas podem ter cabeças e peitos diferentes do branco (na cabeça e branco mas na realidade a cor la e o preto) é isso?

Cumprimentos

Diogo Ribeiro

Voltar para “Software e Downloads”