Rouxinois do Japão

Aves cuja alimentação base são os insectos (ex: Rouxinol)

Rouxinois do Japão

Mensagempor jfaustino » segunda, 15/jan/2007, 23:54

Olá a todos :D

Gostaria que alguém que crie ou já tenha criado Rouxinóis do Japão em cativeiro me possa explicar algumas dúvidas.

Neste momento estou a construir num local resguardado um viveiro com 2 m de fundo, 1 m de largura e 1.5 m de altura e coloquei muita vegetação ( arbustos ) no interior, rede em volta e tapado por cima para proteger da chuva.
Será suficiente? :?:
Neste espaço posso criar com 2 casais? :?:

Para que as aves façam ninho será melhor colocar algum tipo de ninho no interior da vegetação ou deixar que as próprias aves façam o ninho à sua maneira. :?:

Já pesquisei algumas páginas na net e tenho alguns livros de aves que falam neste tema, mas gostaria que algum criador que tenha experiência na criação destas aves me possa dar algumas informações úteis.

Obrigado!

Cps

José Faustino
jfaustino

Registado: sábado, 18/nov/2006, 20:36

Criar Rouxinois do Japão

Mensagempor Armando Moreira » terça, 16/jan/2007, 00:38

:D Olá J Faustino!

Já tive um casal de Rouxinois do Japão. Alojado numa gaiola dupla em madeira com 100x40x40 só com grade na frente. Coloquei um ninho em verga com suporte em arame e pendurado na frente das grades do lado interior da gaiola. Para tapar o ninho coloquei da parte exterior ramos verdes. A alimentação que lhes fornecia foi granulado para melros, agua fresca todos os dias. Não usei vitaminas nem outros complementos alimentares. A fêmea durante 2 anos não colocou nenhum ovo. A situação mudou quando lhe comecei a dar regularmente alguns vermes da farinha. Nesse ano fez 2 posturas com3 ovos cada uma. O problema é que as aves picavam os ovos. A fêmea e o macho chegaram a chocar os ovos só 1 dia. Vi várias vezes o macho galar a fêmea, só que não conseguia retirar os ovos intactos.

Resumindo a conclusão a que cheguei foi que para a fêmea por ovos é importante fornecer vermes do bicho da farinha.

Penso que com as condições que tem terá muitas possibilidades de sucesso e criar estas maravilhosas aves. Quanto a picagem dos ovos tenho conhecimento de relatos de criadores que dizem que isso com eles não acontece. Por isso cada caso é um caso.

Com amizade

Armando Moreira :)
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

Rouxinois do Japão

Mensagempor AvilandiaPT » terça, 16/jan/2007, 11:06

Olá,

Num viveiro com essas caracteristicas não haverá problemas para criarem, pelo menos devido ao "ambiente".
Os rouxinois criam bastante bem, desde que tenham alimento vivo disponivel em abundância e de prferência em variedade. Para estimular o casal tenebrio (vermes de farinha) servem, mas quando surgirem crias e preciso mais variedade.
Juntar 2 casais não é boa opção, nesse caso mais vale roubar no espaço e fazer dois viveiros, um para cada casal.
Eu já tive um casal de rouxinois que fizeram posturas, estavam num viveiro exterior, grande mas junto com outras espécies. Como ninho usavam para apoio ninhos tipo canário, abertos, mas eram eles que forravam o interior.

A maior dificuldade está na alimentação das crias, alguns criadores recorrem a alimentação à mão.

Cumprimentos,
AvilandiaPT

Registado: domingo, 15/Oct/2006, 08:26

Rouxinois do Japão

Mensagempor jfaustino » terça, 16/jan/2007, 23:18

Olá a todos :D

Obrigado pelas vossas informações.

Devo colocar um ou mais ninhos no viveiro? :?: “ Vou criar com um só casal “. :!:

Cps

José Faustino
jfaustino

Registado: sábado, 18/nov/2006, 20:36

Rouxinois do Japão

Mensagempor Armando Moreira » terça, 16/jan/2007, 23:42

:D Olá JFaustino!

Não tenha medo de colocar vários ninhos. Em locais diferentes. Penso que se os camuflar com ramos não seria pior.

Deixo-lhe uma sugestão. Faça um cubo em rede com uma face aberta e dentro coloque um ninho em verga ou em corda em forma de taça. Envolva o cubo com ramos de maneira que a ave possa se sentir segura quando estiver no ninho.

Boa sorte!

Armando Moreira
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

Mensagempor maca1965 » domingo, 31/mai/2009, 22:31

Boas!
Eu estou a ter sucesso relativo na criação destas magníficas aves.
Alguém sabe como se anilham, se há anilhas especiais para eles e onde se encontram?
Tenho sempre o receio de que fiquem presos sem me aperceber e morram mas o que é facto é que tenho necessidade de os destingir pois os casais acasalam para a vida e só há desvantagens em os separar de ano para ano.
Abraço e obrigado pela atenção.
maca1965

Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:46

Voltar para Insectívoros

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante