pauloasbrito
Mensagens: 4
Registado: quarta, 02/mar/2016, 22:52

Canários - um novo desafio

Bom dia, venho aqui pedir umas opiniões.

Recentemente ofereceram-me dois canários (um casal), não percebo nada de aves tirando a parte de os ter que alimentar :P As aves estavam numa gaiola "normal", como me fazia confusão tê-los num espaço pequeno, arranjei uma gaiola maior e agora acho que estão mais à vontade, sempre têm mais espaço :D

Então é assim, pelo que li aqui pelo forum, só juntam o macho com a femea na altura do acasalamento e pelo que percebi até estamos em altura de tal, agora... eu não tenho intenções de fazer criação, quero apenas que estejam bem, portanto há problema de eles estarem sempre juntos? Prefiro que estejam acompanhados, assim sempre fazem mais companhia um ao outro se bem que se estiverem em gaiolas diferentes tambem o fazem, qual a opção correcta?

Quanto ao local, estão na cozinha na marquise, portanto têm luz natural qb e a janela muita vez fica aberta (quando não chove) assim sempre "conversam" tambem com a passarada da rua e têm circulação de ar, estão colocados de modo a não haver correntes de ar. Um dos poisos é em madeira pois pelo que li convem ser por causa das unhas correcto?

O fundo da gaiola tem uma grade para os separar dos dejectos, o que é melhor? Ter a grade? Já li por aqui casos em que se magoavam nas patas e isso não quero, ou retirar a grade e colocar a areia que por cá referem?

A nivel de alimentção, dou-lhes a comida normal que se compra nas lojas de animais e mais uma do gênero de vitamina que é bastante colorida, por vezes dou-lhes tambem fruta (pera, maçã ou laranja), posso dar todos os dias?

Está colocada uma pequena banheira no fundo pro banho e coloquei tambem um ninho para o caso de quererem fazer o amor :P eheheheh

Isto é um resumo da coisa, gostava de saber opiniões, se estou a fazer algo mal e se sim como proceder mas principalmente gostaria da opinião quanto a estarem sempre juntos, como referi, não quero fazer criação, mas se nascerem tambem serão bem cuidados.

Deixo já agora uma foto dos animais

Obrigado
Anexos
IMG_20160303_105026 [97332].jpg
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canários - um novo desafio

Não crio canários, mas sim outro tipo de aves, mas vou dar uma dicas.
Os poleiros, se possível devem ser sempre de madeira, por causa das unhas e porque é menos escorregadio que os de plástico.
Em relação à grade deixe-a ficar, é mais fácil para si fazer a limpeza e mais higiénico para as aves.
A fruta e verduras, aconselho dar só 2 ou 3 x por semana. Qual o nome dessa vitamina?
Agora, se eles estão juntos e com ninho inevitavelmente vão criar, eles fazem o amor no poleiro, se não quer criar pode tirar o ninho que não serve para nada na gaiola, a não ser para tirar espaço. Mas mesmo sem o ninho eles vão copular e a fêmea vai acabar por colocar os ovos no chão/comedouros, é a natureza deles. Fique atento é se o macho fica agressivo com a fêmea para criar.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
pauloasbrito
Mensagens: 4
Registado: quarta, 02/mar/2016, 22:52

Re: Canários - um novo desafio

Obrigado pela resposta borllock :D

Em relação à vitamina, não sei o nome, foi-me dado num saco aquando os canários... tambem não sei dizer com certeza se é casal pois estou-me a fiar no que a pessoa me disse. A cantar mesmo ainda não ouvi, só cá estão à 3 dias e tambem acredito que ainda se estejam a abientar à nova casa. À pouco fui ao YT e coloquei uns videos com canários a cantar, inclusive uma femea na esperança que o "macho" reagisse, mas nada de diferente alem dos piu piu - piu piu... às tantas são 2 mulheres :P

Quanto ao poleiros, irei então brevemente trocar por uns de madeira, como referi apenas um deles (o maior) é de madeira, os restantes de plástico.

Quanto ao ninho, então para já fica, tambem não ocupa muito pois a gaiola é bem grande, é uma gaiola de caturras, portanto bem grande para 2 canários :D

Deixo a foto geral
Anexos
IMG_20160303_115207 [114397].jpg
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Canários - um novo desafio

pois a gaiola é bem grande, é uma gaiola de caturras, portanto bem grande para 2 canários :D
Amigo essa gaiola não tão grande quanto isso e duvido muito que ai coubessem 2 caturras, mas para 2 canários deve dar, avante.
Em relação ao resto o José já lhe deu umas bases.
Só um aparte, para que tantos poleiros, e ainda por cima uns em cima dos outros? as aves vão andar a 'defecar na cabeça uma da outra' assim como defecar nos poleiros e depois andar lá com as patas.


Cumprimentos
pauloasbrito
Mensagens: 4
Registado: quarta, 02/mar/2016, 22:52

Re: Canários - um novo desafio

ruben10PT Escreveu:
pois a gaiola é bem grande, é uma gaiola de caturras, portanto bem grande para 2 canários :D
Amigo essa gaiola não tão grande quanto isso e duvido muito que ai coubessem 2 caturras, mas para 2 canários deve dar, avante.
Em relação ao resto o José já lhe deu umas bases.
Só um aparte, para que tantos poleiros, e ainda por cima uns em cima dos outros? as aves vão andar a 'defecar na cabeça uma da outra' assim como defecar nos poleiros e depois andar lá com as patas.


Cumprimentos
A gaiola tem 68 de altura por 44 de largura e 34 de profundidade, portanto presumo que seja para algo do gênero ou então para aqueles papagaios mais pequeno :? Sendo do que seja, para os canários é bem grande.

Quanto aos poleiros, é bem visto obrigado pela dica, vou tratar disso já então :D

Voltar para “CANÁRIOS”