Página 1 de 1

Viveiro exterior para pequenos psitacídeos

Enviado: domingo, 24/jul/2016, 15:15
por Joel Peixoto
Boa tarde, aqui em casa vou construir um viveiro exterior, amplo, com boa altura e um abrigo com diversos ninhos e assim, é um espaço apenas para lazer, sem ser criação mesmo selecionada como já faço, o que quero por lá dentro são vários tipos de agapornis, periquitos ingleses ou australianos, 1 casalinho de caturras, por aí, o que queria saber era se com base nestas espécies poderão surgir conflitos. Agradecia a vossa opinião :D
Desde já um obrigado,

Cumprimentos,
Joel Peixoto

Re: Viveiro exterior

Enviado: domingo, 24/jul/2016, 15:37
por borllock
Boas´
Não sei o tamanho do viveiro, mas o mais certo é dar confusão. Os agapornis podem matar as crias dos periquitos e caturras.
Sem ninhos até é capaz de os ter sem muitas brigas, mas com ninhos vai ter desilusões na certa.

Re: Viveiro exterior

Enviado: domingo, 24/jul/2016, 15:43
por Joel Peixoto
O viveiro vai ter à volta de 7 metros de comprimento, 2,50 de altura e 5 ou 6 de largura. Então aconselha a ter apenas, por exemplo, roseicollis, personatas, fischers e assim?

Re: Viveiro exterior

Enviado: domingo, 24/jul/2016, 21:27
por borllock
Com esse tamanho até é capaz de resultar se misturar com caturras e periquitos, tudo depende de quantos casais de cada espécie claro.
Em relação a colocar várias espécies de agapornis ainda é pior, não no sentido de brigarem, mas sim por se cruzarem entre si e depois ter hibridos.
Mas porque não divide esse viveiro em 3 por exemplo?

Re: Viveiro exterior

Enviado: domingo, 24/jul/2016, 21:40
por Joel Peixoto
Não divido em 3 porque este ano eu experimentei por 4 casais de roseicollis num viveiro que equivale a uma parte do viveiro que vou fazer se for dividido em 3 partes, e eles feriam-se, daí preferir um espaço bastante amplo para eles. Além do mais vou fazer um abrigo com bastantes ninhos, comedouros e bebedouros, este também de tamanho razoável.
Mas as aves que vão para esse viveiro são sensivelmente 6 casais de roseicollis e 1 casal de personatas. Depois lá está ia meter 1 casal de caturras, depois uns periquitos ingleses/australianos, sem sobrecarregar o espaço em si.

Re: Viveiro exterior para pequenos psitacídeos

Enviado: segunda, 25/jul/2016, 08:14
por borllock
Se só com roseicollis em 1/3 do espaço não resultou, não me parece que com mais 1 casal de roseicollis, mais 1 de personatas, mais 1 de caturras e mais 2 ou 3 de periquitos vá resultar no espaço total. Os roseicollis entre si, depois de estarem habituados ainda se vão tolerando, com outras espécies nem tanto, é certo que o espaço é maior para eles fugirem, mas as crias no ninho não têm essa sorte. Não esquecer que roseicollis e personatas podem cruzar-se.