Página 1 de 1

Criação de Periquitos - crias começaram a morrer no ninho

Enviado: segunda, 01/mai/2017, 14:56
por Emanuel Souto
Boa Tarde,

Tenho uma Colónia de Periquitos Australianos com cerca de 20/25 Casais, até então com bons resultados em termos de criações. A cerca de dois meses, as criaras começaram a morrer no ninho, em posturas de 5 sobrevive apenas 2/3 ou acabam por morrer todos, não existindo um padrão tanto morrem nos primeiros dias de vida como quando estão prestes a sair do ninho.

Não existe sinais de serem picados por outros, apenas noto que ficam "negros" no fim de mortos.

Será que existe alguém que tenha conhecimento do que poderá ser?

Obrigado

Bom Feriado ;)

Re: Criação de Periquitos

Enviado: segunda, 01/mai/2017, 20:51
por Snow23
Boas!
Como os seus casais se encontram todos juntos pode ter havido a contaminação por parte de um periquito que estivesse já com alguma doença :( . Que vitaminas fornece? Dá-lhes fruta/vegetais ? Costuma dar algum tratamento para prevenir algumas doenças?
Cumprimentos

Re: Criação de Periquitos - crias começaram a morrer no ninh

Enviado: terça, 02/mai/2017, 10:05
por Emanuel Souto
Boas

A questão é que não introduzi nenhuma ave nova no viveiro. Forneço-lhe além da comida normal, papa de ovo, vegetais (couve, maça, etc). Efectuei a desparizatação normal a cerca de 4 meses, e forneci-lhe posteriormente suplemento vitaminico na água.

Re: Criação de Periquitos - crias começaram a morrer no ninh

Enviado: terça, 02/mai/2017, 18:23
por mandarins.fp
Boa tarde,
Mesmo não tendo introduzido uma nova ave no viveiro pode ser que alguma tenha apanhado uma doença. Tal como nós, os periquitos também podem adoecer. Também é possível que as temperaturas tenham mudado ou qualquer coisa do género.

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk

Re: Criação de Periquitos - crias começaram a morrer no ninh

Enviado: quarta, 03/mai/2017, 08:10
por borllock
O problema pode ter vindo do exterior, através da comida ou mesmo aves da nossa fauna que de alguma forma tenham tido contacto com os periquitos. O melhor seria fazer um tratamento a todas as aves.
Visto que cria em colónia também pode estar a acontecer que as aves que estão a cruzar-se são parentes e por isso as crias saem mais fracas e morrem.

Re: Criação de Periquitos - crias começaram a morrer no ninh

Enviado: quarta, 03/mai/2017, 09:33
por Emanuel Souto
Bom dia,

Sim poderem ter ficado doentes, devido alimentação ou algum factor externo é verdade. Em relação ao cruzamento não me parece o caso, visto que as crias morrem estando em perfeitas condições de desenvolvimento, apresentam bastante comida no papo, e tanto morrem na primeira semana de vida , como quando estão prestes a sair do ninho. A única coisa que nota de estranho e eles ficarem "negros".

Em relação a um tratamento generalizado que produtos deveria utilizar?

Obrigado

Re: Criação de Periquitos - crias começaram a morrer no ninh

Enviado: quarta, 03/mai/2017, 13:38
por borllock
Quanto ao produto o que aconselho é dar um de largo espectro, ou seja, que combata várias bactérias. Antigamente utilizava o fp 20/20, mas acho que já não se comercializa.
Mas o ideal é mandar analisar o cadáver de uma ave.