Paulo Cardoso
Registado: quarta, 26/mar/2008, 12:57

Ring-Necks não alimentam os filhos

domingo, 01/abr/2012, 17:33

Boa tarde,,

É a primeira vês que publica alguma coisa no fórum, ainda não domino bem esta secção,peço desculpa se estou a publicar no local errado
Tenho um casal de ring-necks, macho Lutino X Fêmea Albina, ambos de 4 anos…e estou com um grande problema, em conseguir que eles alimentem os filhos.
Ano passado fizeram duas posturas de 4 ovos, nasceram 4 da primeira e 3 da segunda mas assim que nasciam morriam, pois não eram alimentados pelos pais, apesar de terem todo o tipo de alimentação necessária, pensei que seria por ser a primeira vez que estavam a criar e era falta de experiencia, mas este ano, na primeira postura de 5 ovos, nasceram 5 crias, mas o cenário repetiu-se, o casal voltou a não alimentar os filhos e morreram os 5 .
Agora já tem nova postura de 4 ovos e todos cheios, provavelmente vão nascer os 4.
A Minha pergunta é… alias duas perguntas…
O que é que eu faço para eles alimentarem os filhos?
Tenho uma fêmea ring-neck azul que esta só, mas esta no choco com 3 ovos(não galados), será que se eu colocar la os ovos desse casal a fêmea sozinha cria os filhos?
Pedia a quem me poder ajudar, que me responda o mais rápido possível, pois só falta 5 dias para nascerem.
Muito obrigado…..
Paulo Cardoso

birds4us
Registado: sábado, 29/jan/2011, 19:34
Contacto: Sítio web

Re: Ring-Necks não alimentam os filhos

domingo, 01/abr/2012, 20:05

Boa tarde.

Em relação à 1ª pergunta:

Não há muito a fazer. Pode ser simplesmente inexperiência do casal que poderá melhorar com o tempo e com os erros ou também poderá ser um casal que faz boas posturas e bom choco mas que simplesmente não são bons na criação das crias.

Em relação à 2ª pergunta:

Tem 3 opções:
- ou deixa nascer as crias e arrisca que se repita o problema mas talvez ajude a que o casal vá ganhando mais experiência
- ou não arrisca e mal as crias nasçam retira-as para criar à mão
- ou se confiar na fêmea azul troque os ovos e coloque os do casal na fêmea azul. Não tenha receio por a fêmea estar sozinha. Consegue perfeitamente sozinha alimentar as crias.

A minha sugestão: retirava 3 ovos para a azul e colocava os 3 da azul para a albina e via o comportamento do casal em relação à cria que nascer. Se necessário criar a cria à mão.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
birds4us

http://birds4us.webnode.pt

rnsilva
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Contacto: Sítio web

Re: Ring-Necks não alimentam os filhos

segunda, 02/abr/2012, 21:42

Boas,

Pois pode ser que eles não os alimentem, mas também pode ser que as crias deste casal saiam com problemas genéticos. Lutino vs Albina não é propriamente um acasalamento aconselhado. Pode também ter problemas de parasitas que matem as aves após a nascença.
O melhor mesmo é meter na fêmea Azul, se bem que ela vai ter de "dar ao pedal" sozinha, o que não será fácil. Por norma, nas primeiras semanas o macho alimenta a fêmea que por sua vez alimenta as crias. No entanto, depende da forma como a fêmea gere a postura. Há fêmeas que nunca ferram no choco e controlam bem a temperatura ausentando-se com frequência do ninho e há fêmeas que se mantêm no choco todo o tempo, saindo somente para receberem alimento do macho. A performance dessa fêmea azul dependerá da forma dela se comportar durante a postura.

Boa Sorte,

Ricardo Mendão Silva
Imagem

Voltar para “PSITACÍDEOS”