tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Granulados para Caturras

Boa tarde,

Venho aqui pedir-vos alguns conselhos e expor a minha experiência referentes a este assunto.

Quando adquiri o meu primeiro casal de caturras, levei-o ao veterinário e este a primeira coisa que me aconcelhou for mudar a alimentação das mesmas. Passar de sementes para ou ração extrusada, ou mesmo uma alimentação biologica.
Como de momento não tenho disponibilidade para todos os dias fazer um preparado de legumes e outros alimentos seleccionados optei pela ração.

Comprei ração da marca nutribird especifica para caturras e com alguma dedicação consegui fazer a mudança de alimentação sem problema.
Notei de inicio que as aves estavam mais alegres e também que as suas fezes apresentavam melhor aspecto, mas ao fim de uns meses começaram a ficar emboladas e com as fezes muito liquidas.

Levei-as de novo ao Vet. e este receitou-me um anti biotico de largo espectro. Mesmo assim não resolveu o meu problema continuando as aves com as fezes bastante liquidas.

Dito isto antes de as levar de novo ao veterinario gostaria de fazer uma despistagem na alimentação para ver se o problema vem dai, por isso pergunto-vos se conhecem outras marcas de melhor qualidade e onde é que posso adquiri-las. :D
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Granulados para Caturras

Porque não continuar com as sementes?Uma boa ração sem muito girassol deve ser mais saudável que esse granulado.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Granulados para Caturras

Esse vet não disse que mesmo dando ração, deve dar verduras e fruta? Pois se não disse devia.
E para além disso pode dar uma colher de chá de sementes que não lhe faz mal nenhum.

Que agua bebem?

Agora o mais certo é o vet dar medicação especifica e tentar assim descobrir a doença. Ou então faz o exame de despiste bacteriológico.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Re: Granulados para Caturras

Olá Sofia,

Sim o Vet disse também para dar regularmente frutas e verduras. E assim o faço. Todos os dias tem disponivel, broculos, cenoura, coves, frutas. Uma a duas vezes por semana também estou a dar sementes.

Após ter tido problemas com água da torneira devido a salmonelas, agora só dou água engarrafada e quando estão em tratamento água destilada.

Aconcelham algum tipo de exame especifico? É que no Vet a que vou cada exame tem um custo, e eu não sei que exames é que deva pedir :S

Cumps
Joao Duarte
ruileote
***
Mensagens: 72
Registado: terça, 06/mai/2014, 10:30

Re: Granulados para Caturras

Todos os dias as aves comem verduras e frutas?
Por curiosidade, foi isso que o vet lhe aconselhou?
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Granulados para Caturras

Pois os custos... Aqui perto de mim os valores são mais ou menos estes:

Análise para verificar se tem parasitas internos, 5.00€

O exame bacteriológico ronda os 60.00€, basta uma colheita e os técnicos fazem as culturas e depois vêm quais são as bactérias.

Depois há o exame para descobrir vírus que só me lembro da parte dos "cento e..." e o meu cérebro bloqueou aí, portanto não sei de 105.00€ se 195.00€. O valor deve-se ao facto do técnico ter que procurar os vírus um a um com os seus procedimentos corretos para cada,tornando o exame demorado e trabalhoso.

O vet é que deverá sugerir o exame se entender que por outros meios não consegue diagnosticar.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
ruileote
***
Mensagens: 72
Registado: terça, 06/mai/2014, 10:30

Re: Granulados para Caturras

Mas isso tambem nao poderá ser verduras e sobretudo fruta a mais?
Pergunto eu aqueles que percebem disto?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Granulados para Caturras

Não é preciso dar todos os dias, 1 ou 2 vezes por semana chega bem.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Setubal
Mensagens: 20
Registado: terça, 20/mai/2014, 19:36

Re: Granulados para Caturras

Boas,

Poliúria ou diarreia?
Como está a ave demonstra que está doente? Se sim deves fazer os exames para tratar do problema em concreto.

Se for poliúria e a ave não apresentar sintomas de doença, resolves com uma boa dieta e enzimas digestivas.
tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Re: Granulados para Caturras

Primeiro queria agradecer a todos pelas respostas! :D

Por acaso o veterinário disse-me mesmo que devia dar verduras todos os dias (ele disse isto numa de que quanto mais natural for a dieta melhor...). Só que como elas ficaram com a tal diarreia, eu cortei em legumes e frutas com muita água e agora só estou a dar mesmo esporadicamente ( 1 vez ou 2 por semana ).

Ela doente doente não parece. Até anda animada e com apetite, se bem que anda a dormir mais que o normal...
Poliúria significa muita urina, de uma forma que pode ficar crónico??? Já agora aproveito para perguntar ao utilizador Setubal que tipo de enzimas se refere? Onde as posso adquirir e de que marca são? Pois tudo o que li na internet sobre sintomas aponta para isso mesmo... (Poliúria).

Mas gostaria de saber também mais precisamente qual a opinião da comunidade em relação a este tipo de ração (granulados)???

Cumps
João Duarte
Setubal
Mensagens: 20
Registado: terça, 20/mai/2014, 19:36

Re: Granulados para Caturras

Boas,

Se for só excesso de urina deves dar uma boa dieta.

As causas podem ser várias
1.Após antibióticos
2.Alteração de dieta
3.Pássaro em convalescença
4.Ração
5.Corantes
6,..

Quanto às enzimas digestivas recomendo as da Harrison assim como o granulado.

As fezes são constituídas:
1. Urato ( parte branca) - solida
2. Urina - Liquida
3. Fezes ( castanho marrom ) - solido

O 3º ponto quando está liquido é diarreia, a cor também depende do que come

Qual a cor das fezes ? Verdes pode ser problemas hepáticos, amarelas claras pode ter problemas ao nivel do pâncreas, liquidas diarreia.

Bactérias em desequilibro no sistema digestivo desencadeiam diarreia - doença.

Nota: Se tiver doente o melhor é fazer exames
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Granulados para Caturras

Setubal Escreveu:...

Qual a cor das fezes ? Verdes pode ser problemas hepáticos, amarelas claras pode ter problemas ao nivel do pâncreas, liquidas diarreia.
...
Permita-me corrigir, as fezes podem ser castanho ou verdes, desde que não seja verde florescente ou castanho negro quase preto. Os uratos é que se estiverem amarelados ou verdes indicam esses problemas.

E pode dar fruta e legumes todos os dias se tiver paciência para isso. Eu dou todos os dias nem que seja só maça. Mas estou a falar de roseicollis.

Se eu pudesse alimentava todos com ração, dando um pouco de sementes de manhã.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Re: Granulados para Caturras

Boas,

A cor das fazes parece-me normal, acastanhadas não muito escuras. Acho que é por causa da cor da ração da nutribird... A nivel de consistencia elas encontram-se tubulares, a unica coisa que me parece estar mal é mesmo a quantidade de liquidos que é imensa...

Eu gostaria de mudar para Harrison ou outro tipo de ração, mas não consigo encontrar nada para alem da Tropican e nutribird. Existe algum fornecedor de produtos Harrison em portugal? O que acham da ração Optibird ?

Cumps
João Duarte
Setubal
Mensagens: 20
Registado: terça, 20/mai/2014, 19:36

Re: Granulados para Caturras

Boas,

Por aquilo que contas parece que está tudo normal (fezes escuras pode ser sangue o que não é o caso), a urina esse problema leva algum tempo até regularizar. Mas devias fazer os exames de fezes ao teu pássaro, são poucos €.


Quanto aos produtos Harrison são muitos € em Portugal, e podes encontrar em Clínicas Veterinárias ou estabelecimentos que comercializam produtos para animais com serviços associados de Clínica Veterinária. Os meus produtos mando vir d fora do país.

A Zurpreem também têm bons produtos como tambem a Roudybush e a Kaytee.
Podes incluir a estas marcas aquela que mencionaste a Optibird.

Com estas marcas podes indo variando, também é uma boa opção como base estável, o resto mimos - sementes , frutas …

Não quero dizer que o melhor seja o granulado em relação às sementes mais suplementação e complementação. Mas é o mais prático e dá menos trabalho, é tambem o garante de boa qualidade e 'evitas a probabilidade' de problemas como doenças por contaminação através de alimentos em mau estado, e 'evitas' os excessos e\ou as carências.

Este é um tema que tem muito que se pode escrever.
tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Re: Granulados para Caturras

Boas,

Obrigado pelo conselho Setubal. O problema é que eu de momento mudei-me para a zona de Lisboa do Algarve, e não conheço nenhum veterinário perto que faça esse tipo de exames. É um problema que preciso de solucionar rápido mas tenho receio de pagar um abuso pelos exames... Se algum utilizador já agora souber de algum bom sitio para realizar este tipo de exames que me mande m.p. :lol:


Em relação aos produtos Harrison só vi a venda em portugal apenas numa clinica, e os preços chocaram me um bocado.
Ainda não encontrei nenhum sitio fora do pais que compense...os portes tornam ainda o produto mais caro. Agradecia também se puderem mandem me alguns sites por mp :D

Se é melhor ou não também ainda não sei. Agora quero experimentar o melhor e depois ai tirar as minhas conclusões...
Aguardo pelas respostas, e por outras experiências sobre o tema :D

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”