Página 1 de 1

Novos amigos de penas! (Dúvidas sobre caturras)

Enviado: quarta, 16/mar/2016, 16:02
por Tugalize
Boa tarde a todos!

Há coisa de uma semana adquiri duas caturras, uma cinzenta (Totori) e outra amarela/lutina (Pikachu). Nenhuma delas é domesticada ou foi alimentada à mão.

Disseram-me que são ambas macho mas não tenho tanto a certeza. Tenho quase 90% de certeza que o Totori é macho, tanto fisicamente como pelo comportamento. Mas o Pikachu é impossível de destinguir fisicamente e o comportamento confunde-me. Não sei se é fêmea ou um macho tímido... Gostava de fazer sexagem mas sozinho não sou capaz de lhes arrancar penas/cortar unhas e nenhum deles pôs ovos. Nenhum deles canta mas o Totori pelo que me disseram só tem dois meses de idade, se tanto, pelo que é normal. Agora o Pikachu, sem saber a idade não consigo tirar conclusões. Só me disseram "que era novo". Gostava de confirmar a idade de ambos... O Totori tem anilha mas não vejo lá nada escrito e ele também não se deixa pegar para eu analisar mais de perto. O Pikachu não tem anilha.

Eles têm uma relação estranha; Estiveram quase uma semana em gaiolas uma ao lado da outra e ontem juntei-os numa gaiola gigante, ao mesmo tempo. Deram-se bem, até estiveram a lamber-se e catar-se um ao outro, comeram do mesmo prato, etc. Mas hoje aquilo que observo é: o Totori anda de um lado para o outro e o Pikachu segue-o para todo o lado. Quando este se aproxima demasiado, o Totori ataca-o (não é nada violento, só uma bicada leve do tipo "chega para lá" acompanhado de um "grito"). Mesmo assim, e apesar de haver tanto espaço, estão sempre colados. Dormiram juntos e tudo e continuam a comer do mesmo prato sem incidentes. Isto confunde-me. Para além disso, de vez em quando o Totori "passa-se" e começa a gritar e a voar contra tudo dentro da gaiola sem motivo nenhum e quase assusta o Pikachu até à morte.

Eles por norma passam o dia todo sem saírem do mesmo poleiro apesar de terem brinquedos e imenso espaço. Só dormem. Estou preocupado com eles mas não conheço nenhum veterinário que também seja especializado em pássaros aqui na zona... Não tenho carro, por isso não consigo deslocar-me para muito longe.

Após explicar isto (e peço mesmo muitas desculpas pelo texto tão longo) as minhas questões são:

1 - Onde é que posso encontrar um veterinário para pássaros na zona de Sintra?
2 - No veterinário fazem sexagem ou a minha única opção é tentar agarrar-lhes e cortar uma unha para lhes tirar sangue?
3 - No veterinário conseguem dizer-me a idade deles?
4 - As consultas são muito caras?
5 - De quanto em quanto tempo devo levá-los ao veterinário para fazer check up? Ou só devo levá-los quando me parece que estão doentes?
6 - Esta relação deles, é normal? Quando os separo começam a gritar um pelo outro...
7 - O comportamento deles, é normal?
8 - Na vossa opinião, parecem dois machos ou um casal?
9 - Que idade é que lhes dão?
10 - Têm alguma dica para os domesticar?

Desde já muito obrigado pela paciência, e peço desculpa pelo incómodo, sei que são muitas perguntas... :oops:

Vou colocar aqui mais fotos assim que puder.

EDIT: o Totori começou a atacar o Pikachu sempre que ele tenta ir comer, apesar de haver dois comedouros enormes na gaiola! Tinha lido que as caturras não são territoriais! Devo separá-los??!

Com os melhores cumprimentos,
Nelson Heitor

Re: Novos amigos de penas! (Dúvidas sobre caturras)

Enviado: quarta, 16/mar/2016, 22:30
por borllock
Tanta pergunta xD
Vou tentar ajudar, já que crio caturras há alguns anos.
1-Não sei, sou do norte, mas nada como uma pesquisa no google e telefonar para as clínicas a perguntar se consultam aves.
2-Por norma fazem sexagem, ou mandam para um laboratório fazer. Mas não precisa de ser através do sangue (cortar a unha), basta arrancar umas penas do peito e mandar sexar, pode fazer isso na stabvida por exemplo (http://www.stabvida.com/geneticaparatodos/sexagem/).
3-Humm, talvez, o que tem anilha é facil :lol: , o outro só te conseguem dizer se é adulto ou uma cria deste ano, uma caturra depois de fazer a primeira muda de pena fica igual a um adulto, o que impossibilita dizer a idade, tanto pode ter 2 anos, como 15.
4-Depende do que acha caro, uma consulta deve rondar os 25-35€ + o que o VET faça/gaste.
5- O ideal é levar 1x por ano, até porque convém desparasitar as aves, mas se fizer isso em casa e as aves parecerem saudáveis sempre pode poupar uns euros no VET.
6 e 7-É uma relação normal, independentemente de serem casal ou não, como estão num ambiente estranho preferem ficar juntos, são aves de bando, mas gostam do seu espacinho e quando ultrapassam dão um chega pra lá, por norma não são aves de se ferirem á bicada.
8 e 9- O cinza é macho (tem bem mais de 2 meses, tem para cima de 8 de certeza, já que já fez a primeira muda, mas veja na anilha), o lutino (pikachu) pode ser macho ou fêmea, nessa mutação não é fácil de sexar a olho, mas se for adulto (já tiver feito a primeira muda), se pegar nele e abrir as asas e tiver pintas amarelas é fêmea, não sei se este método é 100% certo, mas nas minhas nunca falhou.
10-Tentar aproximações, com calma, sem assustar as aves, as caturras são muito assustadiças, quando estiver perto da gaiola e elas parecerem estar à vontade com isso tende dar alguma comida que gostem, mas dificilmente vão ficar dóceis ao ponto de virem para a sua mão, mas não é impossivel.

Mas parabéns pela gaiola, vê-se que tem gosto nelas e deu ás aves uma gaiola com espaço, coisa que muita gente não o faz, infelizmente.

Re: Novos amigos de penas! (Dúvidas sobre caturras)

Enviado: quinta, 17/mar/2016, 15:35
por Tugalize
Muito obrigado pela resposta, borllock!

Fico um pouco triste por saber que o vendedor me enganou... Disse-me "esse é muito novinho, ainda nem dois meses tem!" afinal tanto quanto sei até já é velho :( a anilha é azul e só tem inscrito um grande 4, mais nada. O que é que será que significa?

Entretanto consegui encontrar um veterinário de exóticos relativamente perto de minha casa e vou levar ambos lá para fazer o primeiro check up geral e a sexagem... Prefiro assim, não me sinto capaz de lhes arrancar penas... Eles pelo ADN também não me conseguem dizer a idade?

Como é que posso saber se o lutino já fez a mudança de penas?

Mais uma vez, muito obrigado pela paciência! :)

Cumprimentos,
Nelson Heitor

Re: Novos amigos de penas! (Dúvidas sobre caturras)

Enviado: quinta, 17/mar/2016, 16:44
por B-Machado
Tugalize Escreveu:Muito obrigado pela resposta, borllock!

Fico um pouco triste por saber que o vendedor me enganou... Disse-me "esse é muito novinho, ainda nem dois meses tem!" afinal tanto quanto sei até já é velho :( a anilha é azul e só tem inscrito um grande 4, mais nada. O que é que será que significa?
Boas,
O ano de algumas aves está associado à cor da anilha , lembro-me de anilhar algumas aves com anilhas azul escuro em 2011 agora se é ou não, não posso afirmar com certezas visto que agora há anilhas de todas as formas e feitios.
Por exemplo ano passado as anilhas eram de cor violeta.

Re: Novos amigos de penas! (Dúvidas sobre caturras)

Enviado: quinta, 17/mar/2016, 21:57
por borllock
Por ADN não lhe conseguem dizer a idade.
Em relação à anilha se tem apenas um 4, não é uma anilha federada e nunca vai saber de que ano é, o 4 deve ser a numeração da anilha. Não tem é lógica nenhuma anilhar uma ave com uma anilha que não tem ano, o principal objectivo das anilhas é para saber a idade da ave. Eu prefiro acreditar que o ano desapareceu da anilha por desgaste :lol:
A muda das penas nas lutinas é complicado de ver, se for um macho, como disse a pintas desaparecem na muda, mas as fêmeas mantêm e já é mais complicado de saber se realmente fizeram a muda.

Re: Novos amigos de penas! (Dúvidas sobre caturras)

Enviado: sexta, 18/mar/2016, 22:34
por Tugalize
Boas!

Muito obrigado pelas vossas respostas. Por agora vou tratar de levá-los ao veterinário, a ver se estão bem. :) Se conseguir descobrir mais alguma coisa sobre eles, passo por aqui para contar, pode ser que ajude algum novato como eu. :lol:

Quanto à domesticação, devo dizer que estou muito surpreendido com os progressos! A minha mulher conseguiu que ambos fossem comer à mão dela, que subissem para um poleiro segurado por nós, etc. Já não entram em pânico quando pomos a mão na gaiola... Até agora, tudo bem! :o Se calhar vou pondo estes desenvolvimentos na secção de domesticação do fórum, não vi lá grande coisa sobre caturras.

Com os melhores cumprimentos,
Nelson Heitor