Joao Rodrigues
Mensagens: 14
Registado: quinta, 16/jun/2016, 00:57

Dúvida sobre criação de caturras

Boas a todos os membros.

As minhas dúvidas estão no antes e depois da reprodução das caturras.

Dúvidas:

1. Coloquei os ninhos, e só depois as aves.
Existe algum problema nisso? Ou deveria ser ao contrário?

2. Quanto tempo dão as aves de descanso? Entre tirar o Ninho e volta a colocar para criar novamente?

3. E necessário a comida estar perto do ninho?


Agradeço a ajuda de todos.


João Rodrigues
Avatar do Utilizador
Romaalmeida
***
Mensagens: 199
Registado: segunda, 13/jun/2016, 11:02

Re: Dúvida sobre criação de caturras

Bom dia.
1- acho que não há problema nenhum com isso.
2- eu dou sempre uns 3/4 meses de descanso.
3- Não é necessário, os pais vão lá buscar a comida de qualquer maneira, sem problema algum
Joao Rodrigues
Mensagens: 14
Registado: quinta, 16/jun/2016, 00:57

Re: Dúvida sobre criação de caturras

Boa noite a todos.

Hoje de manha fui ver as caturras e para meu espanto vejo um ovo no chão partido.
Então cá em casa a apenas uma semana e penso que ainda não entraram no ninho.

1. A alguma explicação para isto?

E já agora mais uma dúvida.
Onde comprei as minhas caturras o criador tinha as em gaiolas onde não voavam devido ao seu minúsculo tamanho

2. Será que não vão voar?
E que para irem ao ninho e necessário voarem caso contrário nunca iram lá. (são apenas profissionais em escalada)

Obrigado pelas dúvidas esclarecidas até agora.

João Rodrigues
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida sobre criação de caturras

1 - Sim, estavam já a fazer postura no antigo dono.
2 - Depende dos anos que estiveram nessas gaiolas minúsculas e se lá estavam os 12 meses do ano. Mas não as viu voar ainda? Tente assustá-las a ver se voam.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Joao Rodrigues
Mensagens: 14
Registado: quinta, 16/jun/2016, 00:57

Re: Dúvida sobre criação de caturras

1. Apenas pós um ovo não deveria por mais?

2. Sim estiveram 1 ano e pouco nessa gaiola minúscula. Se eu as assustar voam um pouco. Mas sempre de cima para baixo. De Baixo para cima já se encolhem num canto ou começam a trepar a rede. Será que se meter mais uma na gaiola que saiba eles vão aprender?

João Rodrigues
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida sobre criação de caturras

1 - Podem por como não por mais nenhum ovo, mas se não entram no ninho o mais provável é colocarem no chão e este partir-se. Mas não se importe muito com esses ovos, é uma postura perdida, ainda não se ambientaram à nova casa.

2 - Elas não voam por não saber aprender, mas sim porque os músculos das asas estão muito fracos. Dê-lhes mais uns dias a ver se perdem a timidez e voam.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Dúvida sobre criação de caturras

já agora e querendo aproveitar para tirar uma duvida também sobre caturras..... caso não se importem...

o meu sogro tem um casal, e as mesmas estão numa gaiola de grandes dimensões ( L150*A200*P*100) ora sabemos que é um casal pois tem havido ovos com gala efetuada, mas aqui é que a coisa fica estranha... a femea coloca praticamente 3 posturas seguidas de ovos ( 18 ovos ) mas em nenhuma agarra o choco ou seja esta continuamente a colocar ovos .... qual será o possível problema?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida sobre criação de caturras

A ver se entendi, a fêmea coloca imaginemos 5 ovos, faz o choco durante uns dias e depois abandona o choco e coloca mais ovos, é isso? Se ainda for nova, tente para o ano, caso contrário não serve para criar.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Dúvida sobre criação de caturras

borllock Escreveu:A ver se entendi, a fêmea coloca imaginemos 5 ovos, faz o choco durante uns dias e depois abandona o choco e coloca mais ovos, é isso? Se ainda for nova, tente para o ano, caso contrário não serve para criar.
não... ela poe 18 ovos praticamente seguidos sem fazer choco..... já as levei aqui a uma loja de animais e o dono ( segundo se consta entendido na matéria ) disse tratar-se de 1 casal...
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida sobre criação de caturras

Agora fiquei confuso, se a fêmea não faz choco como conseguiu ver que os ovos estão galados? Se os ovos apareceram galados ela tem de fazer choco, nem que seja 5 ou 6 dias. Mas já agora, se puder coloque fotos a ver se por foto dá para confirmar que é casal.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Dúvida sobre criação de caturras

borllock Escreveu:Agora fiquei confuso, se a fêmea não faz choco como conseguiu ver que os ovos estão galados? Se os ovos apareceram galados ela tem de fazer choco, nem que seja 5 ou 6 dias. Mas já agora, se puder coloque fotos a ver se por foto dá para confirmar que é casal.

pela pouca experiencia e apos ter visto aqui pela net algumas fotos que mostram como ver se os ovos se encontram galados ou não ... e fazendo em casa esse teste com a luz pareceu-me existir alguns galados mas depois abandonados pela femea....

tive este mês na feira dos pássaros no porto e também me disseram ( não sei se é verdade ou não ) que mesmo sendo 2 femeas elas tendem a efetuar a suposta gala como se fossem um casal ....

qualquer das formas vou tirar uma foto a cada uma delas e posto aqui para tirar a duvida... nada melhor que alguém com mais experiencia para tirar duvidas :)
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Dúvida sobre criação de caturras

pela pouca experiencia e apos ter visto aqui pela net algumas fotos que mostram como ver se os ovos se encontram galados ou não ... e fazendo em casa esse teste com a luz pareceu-me existir alguns galados mas depois abandonados pela femea....
Fiquei confuso quanto a essa técnica, não tenho nenhum conhecimento sobre métodos para ver se os ovos estão galados sem haver choco. Essa técnica da luz (ovoscopio) só funciona após no mínimo 5 dias de choco.

Cmpts
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Dúvida sobre criação de caturras

tem toda a razão... a ovoscopia apenas é visível ao fim de pelo menos 5 dias de choco...
ou seja tive a falar com o meu sogro para me certificar se a ave entrou ou não em choco e a realidade é essa, a ave não entrou em choco e os ovos ao serem visualizados com a luz estavam ' normais' ou seja não existe a certeza de estarem ou não galados. o erro foi meu pois entendi erradamente o que me foi transmitido e passei a informação errada aqui no forum...

ou seja a informação correta é que se ve as aves a ' galar' existem sempre cerca de 18 ovos se não os formos tirando... e não agarra choco.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida sobre criação de caturras

O melhor é colocar fotos das aves a ver se conseguimos ver se é mesmo casal.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Dúvida sobre criação de caturras

boas

ora ca estão as fotos do suposto casal... :) agradecia uma ajuda nesta identificação se possível...
Anexos
WP_001606.jpg
WP_001607.jpg
WP_001612.jpg

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”