Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Bolas não acerto uma! :oops: Agora ja percebi, quando a mutação é ligada ao sexo é sempre o macho que é portador, pois as femeas apresentão a mutação!
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Tiago Neves Escreveu:Que mutação sera mais indicada para juntar a minha canela?
penso que um macho canela, ou um portador de canela.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Eu tava a pensar juntar com um lutino! O que achas? Tenho que aprender a prever as mutações que ocorrem entre as diferentes mutações!
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

exacto. mas também há machos em que a mutação é visivel :D :D
mas se reparares são sempre muito menos do que as fêmeas.

por exemplo, e para te ajudar a perceber melhor:
se fores a uma loja onde estejam dez caturras lutinas, hás-de reparar que umas sete ou oito serão fêmeas :)
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Muito obrigado Pedro! :D ja vi que es perito em cruzamentos e mutações nas caturras! :wink:
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

longe disso :) muito longe. nem perito em mutações nem muito menos em caturras, que nunca consegui reproduzir com uma certa regularidade.
para mim é uma espécie complicadissíma :)

macho lutino x femea canela = femeas lutinas e machos normais portadores de lutino e canela ( se não estou em erro)
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: caturras mutaçoes

ereira Escreveu: agora gostava que me confirmassem o seguinte: tenho um macho cinzento portador de opalino e de azul é isso?

ja agora tambem sobre uma questao que se colocou sobre caturras amarelas. eu perguntado qual o macho indicado para cruzar c a minha caturra femea opalina(2ªfoto) para obter caturras amarelas e penso ter sido o pedro ramalho a dizer-me que um cinzento portador de opalino e lutino era o indicado. será que este serve?
Não, o teu macho é um opalino canela/azul


Sobre as amarelas a ave da foto é um malhado opalino(dava jeito uma foto das costas para confirmar se é opalino) se for mesmo portador de lutino serve, mas tambem serve um lutino normal sse não pretenderes tirar lutinas opalinas
Última edição por Pedro121 em domingo, 11/nov/2007, 08:45, editado 1 vez no total.
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu: O cinzento dele também é mais claro que os cinzentos normais. Além disso parece-me que tem as patas claras, mais para o rosa-cor de pele, que as patas, geralmente mais escuras dos cinzentos normais.
Na realidade Dolfo ele é mais claro não por ser opalino mas por ser canela, ou melhor por alem de ser opalino tambem ser canela, como se pode ver pelas crias opalinas que são de facto opalinas canelas
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

ereira Escreveu:por isso penso ter uma macho jovem que pelas manchas amarelas que apresenta me parece ser um portador de lutino tambem.
cumprimentos
Não, as manchas amarelas querem simplesmente dizer que é um malhado recessivo, que é uma mutação que nas caturras inibe o dimorfismo sexual, por isso é que ainda não perdeu as listras na cauda
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,
Na realidade Dolfo ele é mais claro não por ser opalino mas por ser canela, ou melhor por alem de ser opalino tambem ser canela, como se pode ver pelas crias opalinas que são de facto opalinas canelas
Pois, não sei porquê mas o factor canela passa-me sempre ao lado :oops:
E não é só nas caturras!

Cumprimentos,

Dolfo
ereira
***
Mensagens: 117
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11
Localização: Pombal

bom dia
obrigado a todos pelo esclarecimento
quer dizer que tenho aqui um macho espectacular.
quanto ao outro jovem vou ver se o apanho de costas para me confirmarem se é opalino.
abraços e bom dia de s.martinho

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”