koronas
Registado: quarta, 28/abr/2010, 20:16

Re: Criação de caturras - Dúvidas.... !?!?!

quarta, 09/jun/2010, 09:57

Boas a todos, ja tenho novidades, esta noite nasceu a minha primeira caturra :P , hoje de manha comecei por ouvir um piar muito baixinho depois espreitei o ninho e vi um ovo vazio pois o macho nao arreda pé, está sempre em cima dos ovos.
Os dias de encobação foram exactamente os 18 dias. Dia 21 de maio a dia 8 de junho. Muito obrigado a todos que me ajudaram e logo que oportuno vou postar novas fotos :mrgreen:
Luis Nunes

pinttas
Registado: quinta, 22/abr/2010, 20:51

Re: Criação de caturras - Novidades.... !?!?!

quarta, 09/jun/2010, 10:41

Boas,
Parabéns!! Agora é ver se as outras saem cá para fora nos próximos dias. Como já foi referido anteriormente, cada um faz como entende, mas (e é a minha opinião) se fosse eu, começava a pôr na água o fp 20-20 durante uma semana com a dose de profilaxia para prevenir as salmonelas e colibacilos facilmente apanhados ou transmitidos nesta fase mais frágil das crias, seguido de 5 dias de complexo B.... mas como disse, é a minha opinião, e até pode não acontecer nada se não o fizer! :wink:
Cumprimentos,
Mario

koronas

quarta, 09/jun/2010, 11:03

Boas pinttas, achas que uma capsula em 100ml está bom?,
faço 7 dias depois 5 de complexo b.
Ja agora quais os cuidados que devo ter agora por causa das crias, nao as consigo ver pois os pais estao sempre em cima so ouiço o barulho, como e que vou saber se eles estao a fazer bem o serviço de pais.
Obrigado pela atenção e pela ajuda :mrgreen:
Luis Nunes

Tiago Neves
Site Admin
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55

quarta, 09/jun/2010, 12:14

koronas Escreveu:Boas pinttas, achas que uma capsula em 100ml está bom?,
faço 7 dias depois 5 de complexo b.
Ja agora quais os cuidados que devo ter agora por causa das crias, nao as consigo ver pois os pais estao sempre em cima so ouiço o barulho, como e que vou saber se eles estao a fazer bem o serviço de pais.
Obrigado pela atenção e pela ajuda :mrgreen:
Boas,

Faça-me um favor, não entupa as suas aves com medicamentos logo a nascensa. :?

Quanto a não ver as crias, não se preocupe se as ouve é porque estão bem, e já agora não precisa de andar a espreitar o ninho todos os dias, eu por exemplo chego a velas só a nascensa, depois para anilhar e por fim só já as vejo fora do ninho :D

Não vale a pena estar tão preocupado, vai tudo correr bem :wink:

koronas

quarta, 09/jun/2010, 13:26

Boas tiago eu tambem sou da mesma opinião, não gosto de entupir nada com medicamentos nem eu os gosto de os tomar, é so pelos simples facto de nunca ter dado nada aos pais, tive este problema com a femea e que por vezes ainda faz diarreia, eu perfiro nao arriscar pois tenho conhecimento de relatos sobre crias que morrem a poucos dias de nascença por causa de problemas que os pais transmitem e penso que a femea poder ter algum problema intenstinal. Diga-me se estou errado, se a femea tiver algum tipo de problema intestinal passa para as crias ao as alimentar?
Obrigado pela atenção .....
Luis Nunes

pinttas

quarta, 09/jun/2010, 13:44

Boas,
Sr Luis é o seguinte:
As salmonelas e colibacilos até nós os apanhamos, mas a nós não nos matam, mandam pró hospital. Às aves matam! O fp 20-20 serve não só para tratar como para prevenir. A dose de uma cápsula para 100ml está correcta (prevenção. se fosse para tratamento seria o dobro) E quando se fala em prevenir, é porque os pais podem ser portadores, e se for o caso, vão passá-los para as crias que morrerão se não se fizer nada. Por mais que não sejam portadores, podem facilmente apanhá-los com as papas, frutas e legumes, etc. As crias não morrerão se lhes fizer a prevenção, nem ficam mais debilitadas por isso! Mas como há opiniões e opiniões, faça como entender! É como não vacinar uma criança para papeira, sarampos, etc.... se apanhar sem ter sido vacinada, vai correr riscos que os que foram vacinados não correm!
Acho piada é ver gente a dizer que não gosta de entupir com isto e com aquilo, e depois enchem-nos com zooserine para tirarem ovos atravessados (o zooserine é um antibiótico!!) e espantam-se que as crias morrem nos 1ºs 10 dias de vida!
Mas as opiniões são de cada um....
Quanto à questão do desarranjo intestinal da mãe, se for só mesmo isso, não se transmite, mas as próprias fezes fora do normal já são um foco para as ditas bactérias.
Boa sorte! 8)
Cumprimentos,
Mario

Tiago Neves
Site Admin

quarta, 09/jun/2010, 20:31

Boas,

Eu não sou contra a utilização de medicamentos, mas só mesmo quando necessarios.
Acho que este tipo de prevensão não é justificavel.

Vou dar um exemplo: se um casal numa época tiver muitos ovos brancos ou morrer crias, esse casal no ano seguinte já deve ser alvo de prevenção, agora se o casal fizer uma época normal para que estar a entupir de medicamentos as aves sem necessidade.

Vou falar do meu caso a unica prevenção que faço nas minhas aves é uma desparasitação anual, e isto porque as minhas aves tem acesso ao chão do viveiro, se não nem as desparasitava todos os anos.
Crio aves a 12 anos e posso contar pelos dedos de uma mão as vezes que recorri a algum tipo de medicamento nas minhas aves. :twisted:

koronas

quinta, 24/jun/2010, 21:09

Boas a todos , venho hoje aqui mostrar a unica cria que nasceu desta criação, julgo ser uma femea lutino. Dos tres ovos este nasceu um nao estava galado, e terceiro estava galado acho eu pois estava mais escuro e apareceu todo picado e depois simplesmente desapareceu, nem sinal das cascas nem nada.
Obrigado a todos os que me ajudaram pois a primeira tentativa de criação nasceu esta menina.
Acho que correu bem visto criarem logo apos umas semanas de os juntar...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
IMG_1121.JPG
IMG_1120.JPG
Luis Nunes

Tiago Neves
Site Admin

quinta, 24/jun/2010, 22:24

Boas,

Parabéns tens ai uma bela menina lutina ;)
Continuação de boas criações...

lciriaco
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32

quinta, 24/jun/2010, 23:12

Boas!

Muitos parabéns por essa cria! Tive agora a ler o tópico todo e vejo que as ajudas que recebeu deram resultado!
Eu conheço o Tiago Neves e sei que ele é um craque em caturras.
Eu também tenho uma casal e 3 crias mas para falar a verdade não percebo muito de caturras, eu optei mais pelos periquitos ingleses. No entanto gostava de lhe dar só um conselho em relação á gaiola que me parece um pouco pequena, quando tiver possibilidade troque-a por uma maior.

Cumprimentos,

Luís Ciriaco

joaosousa
Registado: sexta, 02/nov/2007, 23:54

quinta, 24/jun/2010, 23:42

Linda! :)

koronas

sábado, 26/jun/2010, 18:57

koronas Escreveu:Boas a todos , venho hoje aqui mostrar a unica cria que nasceu desta criação, julgo ser uma femea lutino. Dos tres ovos este nasceu um nao estava galado, e terceiro estava galado acho eu pois estava mais escuro e apareceu todo picado e depois simplesmente desapareceu, nem sinal das cascas nem nada.
Obrigado a todos os que me ajudaram pois a primeira tentativa de criação nasceu esta menina.
Acho que correu bem visto criarem logo apos umas semanas de os juntar...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
IMG_1121.JPG
IMG_1120.JPG
Afinal sempre nasceu outro filhote mas morto pois hoje quando fui ver o ninho vi um escremento mais escuro e inspecionei e deparei-me com uma caturrinha do tamanho do ovo toda mirradinha, nao deve ter conseguido romper o ovo a tempo penso eu..
Enfim nao faz mal para o outono vamos ver o que sai :mrgreen:
Luis Nunes

koronas

quinta, 08/jul/2010, 22:54

Boas a todos aqui estam umas fotas da minha caturra mais actualizadas,
Que acham?
Anexos
IMG_1135.JPG
IMG_1126.JPG
Luis Nunes

pinttas

Re: Criação de caturras - Novidades fotos novas.... !?!?!

sexta, 09/jul/2010, 17:40

Boas,
Está muito bonita, parabéns! Mas, é impressão minha, ou faltam umas peninhas em volta dos olhos? :D
Cumprimentos,
Mario

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”