Periquito bourke: ajuda na identificação do sexo e mutação

ALISTERUS, APROSMICTUS, BARNARDIUS, CYANORAMPHUS, EUNYMPHICUS, LATHAMUS, NEOPHEMA, NEOPSEPHOTUS, NYMPHICUS, PLATYCERCUS, POLYTELIS, PROSOPEIA, PSEPHOTUS, PURPUREICEPHALUS

Moderadores: pedro376h, borllock, vitor anastacio

Periquito bourke: ajuda na identificação do sexo e mutação

Mensagempor Pedro Coelho » quarta, 13/mar/2013, 22:16

Como já tinha referido aqui no forum queria adquirir um casal de bourkes, e aqui estão eles :mrgreen:
A minha dúvida é se é realmente um casal... á que na mutação rosa nao se torna tao evidente o sexo.... Outra dúvida é a mutaçao do suposto macho( o outro que nao é o rosa), é que nao me parece que ele seja ancestral....
E já agora gostaria que me dessem umas dicas sobre a criaçao entre outras coisas é que não se encontra muita imformaçao sobre estes passarotes, como a época indicada para criaçao, etc :roll:
SAM_2910.JPG

SAM_2911.JPG

SAM_2913.JPG

SAM_2914.JPG

SAM_2924.JPG
depois do banho ahah
Pedro Coelho

Registado: quinta, 03/jan/2013, 21:13

Re: Periquito bourke: ajuda na identificação do sexo e mutaç

Mensagempor Pedro Coelho » domingo, 17/mar/2013, 21:09

Não há alguém que me possa dar uma ajudinha? As opiniões também são bem vindas
Pedro Coelho

Mensagempor Criadouro Guadiana » domingo, 17/mar/2013, 21:54

Oi Pedro, belas aves, só não estranhe estarem sempre quietas, eu estranhei muito no início também, por estar acostumado com psitacídeos ruidosos e ativos hehehe

o "macho" me parece ser fenotipo selvagem sim, o problema é se tratar de uma femea, ou então, macho jovem. mas pelo porte, chuto fêmea também.

o bourke de mutação rosa (Opalino) é uma fêmea, e digo isso pelo porte e pelas marcações demasiado cinzentas na cabeça, pois os machos dessa mutação custumam ter a cabeça mais rosa, ainda que, seja uma mutação que gera aves bem variadas.

são aves calmas, que passam a maior parte do tempo no chão, onde devem ter os comedouros e bebedouros.

bom, falam sempre da questão da higiente, por eles estarem sempre no chão, mas como eu acho que higiene deve ser regra para qualquer espécie, nem vou citar isso.

são pouco resistentes à humidade, e também não reagem muito bem ao frio.

criam com facilidade, inclusive crias de outros psitacídeos do seu tamanho, mais pequenos ou até um pouco maiores, geralmente ninhadas de mais de 3 crias, em ninhos retangulares, não construindo ninho.

apreciam arborização, e não a destroem.

se dão bem com qualquer espécie, mas não se defendem, logo, são vítimas de outros psitacídeos e aves agressivas, inclusive pequenas, pelo que devem ser mantidos só com outros neophemas, catarinas, pequenas rolinhas, e exóticos pacíficos.

em viveiros com aves no solo (codornizes), jamais coloque bourkes ou outros neophemas, já que seus rituais de acasalamento são feitos no chão, e aves de chão atrapalham eles, além de poderem matar eles.

a comida é mistura de exoticos com aveia, girassol pequeno e milho quebrado, comem muita papa de ovo, ervas do campo, verduras e legumes, e não esqueça o grit.

ervas do campo são muito apreciadas e eu diria que essenciais, eu alternava elas com sementes germinadas.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Criadouro Guadiana

Registado: sábado, 12/jan/2013, 23:50

Mensagempor Criadouro Guadiana » domingo, 17/mar/2013, 21:56

ah, ja ia esquecendo, jamais neophemas em gaiolas com chão de rede.
Aves Criadouro Guadiana
Criadouro Guadiana

Mensagempor Pedro Coelho » domingo, 17/mar/2013, 22:14

Sim nos primeiros dias até pensei que eles estivessem doentes, pois tavam sempre parados... mas nestes últimos dias durante o crepúsculo ficam tao irrequietos que só visto, na altura que os outros vao para os poleiros onde dormem estes engraçadinhos é só piarem e dao voadelas aqui e ali, ai veja lá que eu até tenho que ir buscá-los á parte exterior do viveiro que eles só querem é ir dormir lá :evil: :roll: Mais uma coisa ou eles sao mesmo um casal ou sao um casal de fêmeas pois conhecem-se bem pois quando se deixam de ver começam logo a chamar um pelo outro e o/a ancestral vai logo ao encontro da rosa, sao inseparáveis :D e criam durante todo o ano? aiiii so sempre enganado já é o terceiro casal de femeas que compro :evil: :evil: :evil: :evil:
Pedro Coelho

Mensagempor Criadouro Guadiana » domingo, 17/mar/2013, 22:21

pedro, é interessante que diversas aves australianas possuem esse comportamente crepuscular, entre elas as roselas, os neophemas, os sparrows e os bavettes.

eu apostaria em duas femeas, quanto ao sexo deles.

quanto a criarem todo o ano, bom, deixe eles criarem na primavera e verão, o resto fica para repouso e muda.

abraço
Aves Criadouro Guadiana
Criadouro Guadiana

Mensagempor driom77 » segunda, 18/mar/2013, 03:06

Boas existe uma mistura propria para neophemasq da vesege laga,como complemento da se espigas de painço assim como uma boa papa de ovo com protaina animal.os ninhos devem ter 25cm de altura e uma base de 20cm.
driom77

Registado: sexta, 08/mar/2013, 15:08

Mensagempor Pedro121 » segunda, 18/mar/2013, 11:58

Bem, o "normal" é muito estranho, tem diversos pontos da sua coloração que não batem certo, e a cabeça é de femea, no entanto parece ter azul na testa, logo macho, mas não sei.

Os Bourkes são aves que só são activas ao amanhecer e entardecer, mais ainda que os restantes neophemas.
Pedro Ramalho
Pedro121

Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46

Mensagempor Pedro Coelho » terça, 19/mar/2013, 00:26

Obrigado aos três pela ajuda :wink:
Pedro121 Escreveu:Bem, o "normal" é muito estranho, tem diversos pontos da sua coloração que não batem certo, e a cabeça é de femea, no entanto parece ter azul na testa, logo macho, mas não sei.

Sim também o achei diferente... até fui ver na net se encontrava um assim para ver se era alguma mutaçao ou assim mas nao achei nada e foi por isso que perguntei.. é que ele nas costas tem como uma fusao entre rosa e verde azul castanho e na cabeça numa zona tem azul e noutra rosa.. :roll:
Pedro Coelho

Mensagempor Criadouro Guadiana » quarta, 20/mar/2013, 03:09

talvez uma mistura de mutações.
Aves Criadouro Guadiana
Criadouro Guadiana

Mensagempor rodrigojhenriques » quinta, 21/mar/2013, 23:06

Criadouro Guadiana Escreveu:ah, ja ia esquecendo, jamais neophemas em gaiolas com chão de rede.

Boas, peço desculpa pela "invasão", mas tenho aqui uma pequena duvida, os meus bourkes estão numa gaiola com fundo de rede, no ano passado nao estavam, e nao criaram, este ano estao e a femea já está a chocar, o que intrefere o fundo de rede?
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl
rodrigojhenriques

Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Mensagempor Pedro121 » sexta, 22/mar/2013, 10:17

rodrigojhenriques Escreveu:Boas, peço desculpa pela "invasão", mas tenho aqui uma pequena duvida, os meus bourkes estão numa gaiola com fundo de rede, no ano passado nao estavam, e nao criaram, este ano estao e a femea já está a chocar, o que intrefere o fundo de rede?

Não interfere em nada, é apenas desconfortável para elas, mas desde que a malha seja fina não é um problema de maior, eu sempre criei neophemas com fundo de rede, apesar de preferir gaiolas com chão e desse viveiros desse género serem melhores para eles, só o são se mantiveres o chão mesmo muito limpo.
Pedro Ramalho
Pedro121

Mensagempor rodrigojhenriques » sábado, 23/mar/2013, 14:55

boas. obrigado Pedro pela resposta
os meus bourkes estao com o fundo da gaiola com rede de 1x1 e estao sempre no chao, por isso devem sentir-se confortaveis :)
abraço !

Cumprimentos,
Rodrigo

rodrigojhenriques

Mensagempor Pedro121 » domingo, 24/mar/2013, 12:42

rodrigojhenriques Escreveu:boas. obrigado Pedro pela resposta
os meus bourkes estao com o fundo da gaiola com rede de 1x1 e estao sempre no chao, por isso devem sentir-se confortaveis :)
abraço !

Rede de 1 é bastante larga, eles vão ter alguma dificuldade em correr em cima da rede, eu tinha algumas gaiolas com essa malha, e funcionava, mas quando fiz as novas ussei uma malha mais apertada, tambem por causa dos ratos.
Pedro Ramalho
Pedro121

Mensagempor rodrigojhenriques » domingo, 24/mar/2013, 18:23

Eu com os ratos nunca tive problemas, as aves estao numa especie de pavilhao onde as gaiolas da frente sao dos ring neck e das roselas e depois por tras estao os bourkes e os red rumped.

Cumprimentos,
Rodrigo

rodrigojhenriques

Próximo

Voltar para Psitacídeos Australianos e Oceânicos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes