Ramf24
Mensagens: 7
Registado: quinta, 21/mar/2013, 19:34

Caturra de 3 meses não toca na comida - iniciação [dúvidas]

Boas, iniciei-me agora nas aves com uma caturra de 3 meses que fui buscar a um criador. Esta ca em casa desde Domingo, dia 24. É activa, anda sempre dum lado pó outro a piar, mas nao me parece que ligue muito a comida, o comedouro nunca esta como eu deixo, mas pode ser dela lhe passar por cima, pois nao vejo cascas, as vezes dou-lhe a boca e ela bica bica bica mas deixa cair as sementes, nem as de girassol lhe pega. Isto pelo menos a minha frente, pode ser que quando nao estou com ela coma...
Tenho mistura para periquitos,papa de ovo, osso de choco, e o grit também tenho aqui mas tou a espera dum comedouro que encomendei para por.
Está numa gaiola de rede com 90x50x50, mas passa bastante tempo fora.
Alguma recomendação?

Outra coisa. É mais uma ideia da minha mãe, penso que seja normal, mas ela diz que deve ter algum significado. A caturra anda quase sempre como se estivesse inchada, tanto nas bochechas como no corpo, só quando anda dum lado pó outro e que fica normal. Eu como sempre vi os pássaros a fazer isto nao ligo, mas... Segue uma fotos para exemplificar:
Imagem

Imagem

E uma dela normal:
Imagem

Fora isto, a caturra tem bom aspeto na tem?

Desde já obrigado,
Ricardo F.
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Caturra de 3 meses não toca na comida - iniciação [dúvid

Boas
Se a sua caturra passa bastante tempo »inchada» não e muito bom sinal .
Se ela nao come ,o melhor e dar lhe papa com uma seringa ,ei sei que ela ja nao tem idade para lhe darem comida a boca ,mas e melhor isso do que perdela, e mais tarde tente fazer o desmame novamente. Outra coisa veja se ela nao tem o osso do peito muito aguçado ,se estiver devera estar com a dita doença da faca.
Va dando noticias da sua caturra
Cumprimentos...
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Caturra de 3 meses não toca na comida - iniciação [dúvid

ela está na fase crítica do desmame, primeira muda, então, precisa de muito sossego, ou irá morrer.

forneça frutas como maçã e banana, e verduras como dente de leão e couve, bem lavados.

ovo cozido esmagado e milho verde bem lavado são boas opções para fazer ela comer.

verifique como esta o peito, gordo ou magro?
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Ramf24
Mensagens: 7
Registado: quinta, 21/mar/2013, 19:34

Re: Caturra de 3 meses não toca na comida - iniciação [dúvid

Boas, felizmente a caturra já começou a comer, parece que foi preciso vir aqui. Agora não faz outra coisa.
Sementes de girassol é que ainda não come, talvez ainda sejam muito grandes para ela. Come bem as sementes, a papa, o osso de choco também já está todo bicado, e já a vi no grit.
Frutas e legumes é que é mais complicado. Dá uma bicada mas nada mais que isso. Deixo sempre uma folha de alguma verdura para ela se ir habituando mas nada.
Também bebe bastante água. Os cocós estão mais aguados e estão castanhos claros, alguns mais escuros, não sei se é normal.

Quanto ao peito, não me parece que tenha nada de mal. Está gordinho, nota-se o osso mas apenas se passar o dedo, á volta está bem constituída. Já não anda tanto tempo inchada.
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Caturra de 3 meses não toca na comida - iniciação [dúvid

então fique tranquilo, é normal crias ficarem um pouco inchadas/emboladas de vez em quando.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”