topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

O grande pintassilgo e o pequeno pintassilgo

nada
Última edição por topazio em terça, 19/fev/2008, 00:13, editado 1 vez no total.
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

paraíso dos criadores de pintassilgos

Sim senhor :wink: , estamos a entras no paraíso dos criadores de pintassilgos :lol: , cada vês mais criadores experientes a partilhar o seu conhecimento :wink: .
E eu que já ficava contente em conseguir tirar uma ninhada por ano :oops: .
Ajudem-me :cry:
Mich
Mensagens: 40
Registado: sexta, 10/ago/2007, 14:21

Espero ansiosamente por mais posts!
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Boas

Mais um excelente post Topázio, continue assim, é sempre bom contar com mais um apreciador de Carduelis; principalmente com tais conhecimentos.
Cumprimentos
Jaime Simões
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Pintassilgos

:D Ola Topazio!

Bem vindo ao fórum.

Meus parabéns pelo seu discurso sobre pintassilgos. Vejo que sabe muito de pintassilgos.

Gostaria de saber qual a diferença entre um pintassilgo ancestral e um pintassilgo clássico.

Será possível saber onde posso comprar em Portugal o esb3 30%.

Quais as quantidades certas usadas para o Baycox e o Baytril e como se usam nos pintassilgos.

Ficamos todos a aguardar de como se criam e se mantem pintassilgos em cativeiro. Temas muito interessantes para os membros deste fórum.

Desde já agradeço a sua disponibilidade de partilhar connosco o que sabe.

Cumprimentos, :)
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Olá

Um pintassilgo ancestral é igual aos nossos que por aí se apanham. O major ancestral é aquele que se pode ver na sua zona - sibéria.

O clássico é aquele que não porta qualquer mutação. Tem a cor do ancestral mas não é.

é que o major que por aí se vê é fruto da junção entre ancestral maior e entre outras sub espécies da especie carduelis carduelis.


O esb3 30% poderá ser adquirido em espanha - em portugal só por meio de um veterinário.

é só mandar vir de uma tienda que eles mandam.

O baycox esqueçam, é muito bom mas também é muito mau.

Só se usa em caso de curativo, durante 2 dias.

é eficaz, mas tem efeitos secundários,

Eu não o uso, eu uso sulfaprime, acho que é assim que se chama - a embalagem é violeta.


Mas como previno nem preciso de os usar - raramente.

O meu segredo, é paciência, plantas, muita higiene, boa alimentação e

sorte............

Força aí
Pintassilgo
Mensagens: 48
Registado: quarta, 25/out/2006, 13:55
Localização: Leça da Palmeira

Bom dia, gostei deste topico do amigo Topázio e então nao pude deixar de deixar umas palavras, eu adoro os pintassilgos, é a minha ave de eleição. Não uso qualquer medicamento nas minhas aves. O ideal é a prevençao.
tenho vários pintassilgos parva uns com 2 a 3 anos que nunca tiveram sinal de doentes e novos que estão impecáveis.
O primeiro ano que tentei criar consegui!
Tenho cuidado na limpeza, em manter com pouca humidade a casa onde eles estão pois o pintassilgo não gosta de ambientes húmidos, a alimentação é da maior importãncia!! Dou alpista o dia todo. Só alpista. E uma vez por dia dou a quantidade de uma coquinha de papa de sementes selvagens da Mistura Greg. E uma vez por semana dou uma coquinha de sementes Foniopaddy que sao sementes naturais dos pantanos do Uganda que previnem naturalmente a coccidiose. Na agua ponho uma vez por semana vinagre de sidra. Não uso complementos vitaminicos nem nada.
Espero ter dado o meu pequeno contributo.
Pintassilgo
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

O amigo topázio fala que na Bélgica os pintassilgos major custam 300 euros e que um ancestral pode custar 100 euros :shock: .
Pois eu gostaria de saber qual o valor em Portugal de um pintassilgo parva :wink: .
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

Pintassilgo Escreveu:Bom dia, gostei deste topico do amigo Topázio e então nao pude deixar de deixar umas palavras, eu adoro os pintassilgos, é a minha ave de eleição. Não uso qualquer medicamento nas minhas aves. O ideal é a prevençao.
tenho vários pintassilgos parva uns com 2 a 3 anos que nunca tiveram sinal de doentes e novos que estão impecáveis.
O primeiro ano que tentei criar consegui!
Tenho cuidado na limpeza, em manter com pouca humidade a casa onde eles estão pois o pintassilgo não gosta de ambientes húmidos, a alimentação é da maior importãncia!! Dou alpista o dia todo. Só alpista. E uma vez por dia dou a quantidade de uma coquinha de papa de sementes selvagens da Mistura Greg. E uma vez por semana dou uma coquinha de sementes Foniopaddy que sao sementes naturais dos pantanos do Uganda que previnem naturalmente a coccidiose. Na agua ponho uma vez por semana vinagre de sidra. Não uso complementos vitaminicos nem nada.
Espero ter dado o meu pequeno contributo.
Pintassilgo
Ora ai está, criar sem quimicos, o mais próximo possivel da criação na natureza!
Obviamente o Sergio "pintassilgo" não se alongou em pequenos promenores que são importantissimos, mas de forma generalista postou o que para mim é essencial para o sucesso com estas aves, sublinho, não tudo!!

Aproveito para salutar todos os foristas que aprendem, ensinam, partilham,debatem a arte de criar pintassilgos, espero que aqui seja um optimo veiculo para nos unirmos á volta desta maravilhosa paixão ornitológica!

Um bem hajam a todos e continuem nesta nossa carolice de forma activa, eventualmente teremos boas novidades da parte legisladora para breve para que possamos sair do "anónimato"!!!!!
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

samuel Escreveu:O amigo topázio fala que na Bélgica os pintassilgos major custam 300 euros e que um ancestral pode custar 100 euros :shock: .
Pois eu gostaria de saber qual o valor em Portugal de um pintassilgo parva :wink: .
Para muitos criadores de renome por essa europa fora e para mim, o pintassilgo ancestral e o clássico são a mesma ave, dão-se esses dois nomes por causa do fenótipo, ou seja a côr que se vê independentemente de serem portadores de algo ou não, ai estamos a falar do genótipo que é o que a ave aporta nos seus genes!

Ou seja pode-se dizer pintassilgo clássico ou ancestral (fenótipo), portador de (qualquer coisa), (genòtipo), que a olho nu é a mesmissima coisa que um pintassilgo normal,ancestral,clássico!

Relativamente aos preços não se pode generalizar, existem preços variadissimos e descrepantes de criador para criador; pais para pais, comparando aves iguais, mutações ou normais!

Aconselho a quem queira adquirir pintassilgos, primeiramente a estudá-los , criar as devidas condições para os ter consoante o espaço disponivel, visitar criadores se possivel e garantir-se no mercado para aquisição de alimento de primeira qualidade, independentemente da subespecie em apreciação!!
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Ou amigos falam de uma maneira que faz lembrar ou publicitários de produtos de luxo, descrevem todas as características menos o preço, porque sabem que se o disserem ninguém os vai ouvir.
Mas de facto eu gostava de saber mais ou menos o valor médio de um pintassilgo parva em Portugal.
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

samuel Escreveu:Ou amigos falam de uma maneira que faz lembrar ou publicitários de produtos de luxo, descrevem todas as características menos o preço, porque sabem que se o disserem ninguém os vai ouvir.
Mas de facto eu gostava de saber mais ou menos o valor médio de um pintassilgo parva em Portugal.
Olá

O comércio de aves da Fauna Europeia em Portugal é ilegal pelo que não há valor médio.
Cumprimentos
Jaime Simões
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Assunto

Boa Noite

Obrigado Jorge plo tema que trouceste,e quanto aos preços e mutação aqui deicho alguns dados.

Não se assustem com os preços :lol:

o traço / quer diser portador

Machos Femeas Casal .
Elegante 70,00 50,00 100,00.
Major 70,00 50,00 100,00.
Agta 200,00 150,00 300,00.
Pastel 250,00 175,00 350,00.
Gravatinha 250,00.
Brune Satiné 700,00 700,00.
Eumo 450,00 350,00 800,00.
Satine 450,00 350,00 800,00.
Isabel 600,00 400,00 1000,00.
Cabeça branca 400,00 300,00 700,00.
Lutino 1200,00.
Brune / cabeça branca
275,00 175,00.
Agta amarelo 500,00.

Estes são os preços pedidos nas feiras aqui na Belgica depois hà que saber negoçiar.

quanto ao ancestral ja è um pintassilgo mutante, Explo

Mutação Agata

Macho Agata x Femea Ancestral

50% Machos Ancestral / Agata
50% Femeas Ancestral

Macho Ancestral / Agata x Femea Ancestral

25% Machos Ancestral
25% Machos Ancestral / Agata
25% Femeas Ancestral
25% femeas Agata

Cada vez se esta a falar mais nas aves Europeias aqui no forum ,para mim acho que se deve falar ainda MAIS MAIS E MAIS, para que se poça criar e expor no noço PORTUGAL,porque temos muita qualidade de criadores e um Pais Maravilhoso.

Cumprimentos

Manuel Marinho
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Genética

Ola carduelis- ciom

Oservei atentamente o teu discurso, relativamente à genética que enunciaste, e permite-me discordar parcialmente no teu discurso.

É discordando que se soma um passo no conhecimento.

A formulação genéria genótipo, fenótipo é conhecida por todos. Fenótipo aquilo que se vê, genótipo - herança genética.

A questão denotada aqui é efectivamente simples.

A dicotomia descrita em cima não se coloca.

A sub especie major da especie carduelis carduelis é originaria da siberia - espaço circundante. é um

Estamos aqui no domínio do ancestral. Este major é residente da àrea supra citada.

O nosso pintassilgo é ancestral -aquele que ocorre em portugal.


O problema aqui é que o major que conhecemos não é de todo o major ancestral da siberia.

Ele é fruto do acasalamento entre major e outras sub especies da especie carduelis carduelis - pintassilgo europeu, etc...

Ora o seu fenotipo é classico, justamente porque nao há incidencia de qualquer mutação, não é agata, ou pastel etc...mas não é ancestral justamente porque nao é major na sua amplitude

Assim o conceito genotipo fenotipo selvagem ou ancestral não se colocam


Discordando abrem-se portas para novos conhecimentos

Mas
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

Olá topazio.

Já tinha percebido a ideia, e é correcto a diferenciação que fazes quando abranges aves de cativeiro e selvagens nativas,
porem é vulgar nos meandros da conversa sobre estas aves ou outras que tambem evoluiram nas mutações, que se chame clássico ou ancestral á ave "normal",
visto isto e estando nós a falar para todos que nos queiram ler, uns com mais informação outros com menos, seria mais lógico expressarmo-nos sem grandes aprofundamentos que podem induzir em erro certos leitores!

Mas volto a referir que está correcto a diferença que fizeste, apenas não é usado essa mesma diferença, se falares acerca dos clássicos com entendidos e te referires a eles como ancestrais certamente que ninguem te vai corrigir!

Aliás para esse tipo de diferenciação vulgarmente diz-se ave normal de cativeiro e ave selvagem!

Antes de terminar quero agradecer-te pelos posts que colocas-te e dizer-te que só vieste enriquecer este forum e em particular a secção fringilideos, continua que não estás sozinho :wink:
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”