CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

Marinho, vê lá se retornas rápidamente ás tuas origens para poderes reforçar as fileiras :lol: :lol: :lol: :lol:


Grande abraço dos teus conterrãneos "pescadores" CIOM......
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Olá

cARDUELIS CIOM

Obrigado, pelo post

Espero contribuir, mas mais que isso espero também aprender.

A partilha de conhecimentos é uma mais valia e tal como diz um célebre economista, o segredo já não é a alma do negócio.

Antigamente, e ainda, vão-se a criadores e pergunta-se como se faz e eles dizem-nos isso é fácil, aprende-se com o tempo.
Expressões não é de um dia para o outro;
criar é coisa pa quem sabe;
A alimentação a dar é aquela que quiseres adoptar;
A melanina do pássaro deve ser linear e a feomelanina deve ser nula? respondem: ai isso vais a exposições e vais vendo o que te dizem os juízes.

Conto um episódio hilariante.

Fui a belgica a um criador e digo-lhe assim então quais são os standards certos para os major.

Responde-me assim - tamos a falar do campeão em reggio emillia - Isso depende, não é coisa que se explique assim;

Outra.

quando começei nestas andanças pergunto a vários criadores qual era o tamanho de um bom major.

As respostas foram: isso entre 16 e 18cm

epa entre 15 e 16cm

Entre 15 e 16cm é muito dificil arranjar

e outro 15 cm é o ideal,

Explicar como se faz nada, ou como é

Portanto cada qual vende o peixe à sua medida - depende daquilo que lhes des a ganhar.

É pena pois a beleza de um major é dificil de mensurar, e aqueles gajos quase que injectam medicamentos nos bichos para permitir criar cada ovo posto.

E quando fazemos de algo que gostamos muito um negócio perdem-se todas as qualidades naquilo que fazemos.

é em busca de lucros brutais que se cria esta ave - cada ave está vendida a priori - o mercado é brutal e a procura ainda maior.

Pomos de lado a ave em si, e no que concerne ao major não é uma ave qualquer - é na minha opinião a ave mais linda do mundo.

é por isso que estes foruns são um bem precioso,,,,

Foi só um desabafo

Força ai carduelis ciom
Canaril Araújo
Mensagens: 46
Registado: sábado, 07/abr/2007, 20:41
Localização: Covilhã
Contacto: Sítio web

Boa Tarde a Todos

Voltando á legalidade em Portugal.
Sendo o Pintassilgo Major oriundo da Sibéria, ou seja não faz parte de Fauna Europeia, poderemos concidera-lo uma ave legal em Portugal?

Se assim for poderemos criar e expor.

Cumprimentos.
João Araújo
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Assunto

Boa Tarde a Todos

Luis defacto eu e a minha Esposa andamos sempre a falar no Regreço mas temos que esperar por mais 7 anos que ainda è muito, as Amisades que ganho neste Magnifico Forum ajudom-me a passar o tempo.

Peço desculpa aos foristas por este àparte è as Saudades :wink:

Cumprimentos

Manuel Marinho
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Carduelis carduelis e subespécies

:D Ola a Todos!

A espécie Carduelis carduelis e todas as subespécies (grandes, médias e de pequeno tamanho):

* Carduelis carduelis balcanica. SE Europa.
* Carduelis carduelis brevirostris. Crimeia, N Cáucaso.
* Carduelis carduelis britannica. Ilhas Britânicas.
* Carduelis carduelis carduelis. Europa continental e Escandinávia.
* Carduelis carduelis loudoni. S Cáucaso, Irão.
* Carduelis carduelis major. W Sibéria.
* Carduelis carduelis niediecki. SW Ásia, NE África.
* Carduelis carduelis parva. Ilhas Atlânticas Península Ibérica, NW África.
* Carduelis carduelis tschusii. Córsega, Sardenha e Sicília
* Carduelis carduelis caniceps. Ásia.
* Carduelis carduelis paropanisi. Ásia central.
* Carduelis carduelis subulata. S Sibéria.

Na qual esta incluida a subespécie major, são aves proibidas de ter em cativeiro independentemente de serem adquiridas ou importadas (de países CEE onde é permitida a sua posse e criação em cativeiro) com papeis leia-se documentos de venda ou de cedência.

Digo mais se os possuidores destas aves importadas se forem vítimas de uma denuncia arriscam-se a ter as suas aves apreendidas. O destino deste animais apreendidos é a cadeia alimentar.

O tempo passa as vozes continuam a dizer que esta para breve a saí da regulamentação do Dec-Lei 49/2005 de 24 Fevereiro mas o facto é que a situação se mantem e se tem prolongado. As razões para a demora são sempre as mesmas, já as ouvi quando foi o Campeonato Nacional em Rio Meão e voltei a ouvir a mesma música (desculpem a expressão) no Seminário organizado pela AAP.

As promessas das Federações da FPO no seu editorial de 2006 da revista Ornitocultura esta escrito que o DL 49/2005 "veio perspectivar"... e em conversa com um responsável da FONP já fez um ano me dizia que neste ano de 2006 poderia haver aves da fauna europeia nas exposições. Agora já ouvi dizer e li neste fórum que vai ser para o ano 2008. Já não sei o que pensar de tanta expectativa.

Cumprimentos a todos, :)
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Fala-se por aqui tanto de genética que um visitante sem informações sobre o assunto não compreende patavina do que estamos a discutir, é a pencas naqueles que faltaram as aulas de biologia que coloco aqui este post.
Um pintassilgo é dotado de uma carrega genética de 80 cromossomas, que constituem o ADN (acido desoxirribonucleico), quando da concepção quer o macho quer a fêmea contribuem com 40 cromossomas cada, a essa divisão de ADN dá-se o nome de meiose.
Da combinação de ambas as partes forma-se um novo ser com uma nova sequencia genética, Genótipo que corresponde ao conjunto de genes de que um individuo é dotado quando da sua concepção.
No entanto nem só a carrega genética influencia as características se um individuo que sofre alterações através do contacto com o meio que o rodeia, a esse fenómeno dá-se o nome de Fenótipo é a aparência do indivíduo, resultante da interacção da sua carrega genética com o meio ambiente.
Um ser muda ainda de aspecto ao longo do seu desnvolvimento, essas alterações denominam-se por hontogenese, que é a evolução de um individuo desde a sua concepção até a sua morte.
Já ao longo de varias gerações pode-se apurar um raça melhorando cada vês mais as características pretendidas, esse apuramento é denominado de Filogenese, que é a evolução de uma espécie a partir de um organismo ancestral.
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Ola Samuel


Gratifico-te pela tua sabedoria em biologia e obrigado, pois se já temos um biologo, só nos falta um veterinário.

A tua afirmação é de um carater dos mais depreciativos que já vi.

Este blog serve para que possamos discutir ideias. E como sabes tu, que conheces os meandros da ciência, as ideias surgem do encadeamento de juizos de valor, por via do raciocinio chega-se ao pensamento.

Essas ideias, na ornitologia, provêem da pragmatica e a limite de alguma bibliografia, que se vai lendo - a que existe.

Daquilo que vi e que li , ou que tenha adiantado, ninguem aqui disse barbaridade alguma no dominio da genetica.

Mas também não sou doutor nesta área.

E se alguem o disse, nada como, um mestre na área para nos elucidar.

As ideias que supra citei, permitem alcançar o know how, e isso sim é importante, para que possamos dar o melhor às nossas aves.


Por mim se vier um gajo que não perceba patavina disto, mas que coloque uma questão levante um problema, isso é para mim uma mais valia.

se conheceres algum veterinário, diz-lhe para frequentar este blog.

Dar-nos-ia jeito...............
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Não queria ofender miguem :oops: , só achei conveniente colocar um explicação um alguns termos utilizados neste fórum :wink: .
Eu não sou biólogo, nem para lá caminho, mas o amigo ajeita-se como filosofo.
Um abraço :twisted: :lol: .
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

JORGE E SAMUEL, não sou ninguem para chamar a atenção seja quem for em lado algum exceptuando os meus filhos, nem interpretem como tal porque apenas quero pedir-vos para por favor que não entrem por esse tipo de mensagens, peço-vos encarecidamente que não deixem avançar conversas "azedas"!
Muitos de nòs conhecemo-nos pessoalmente, outros apenas pelo forum mas somos apenas marionetas em torno desta paixão que são as aves e o objectivo não vou repeti-lo, pois sabem muito bem qual é, ninguem é dono da razão nem tem o direito de depreciar ou diminuir seja quem for!

Não estou a dizer que algum de vòs foi correcto ou incorrecto mas as duas ultimas mensagens deixaram no ar um certo cheirinho a "choque" e antes que continuem peço-vos calma e ponderação, conbinem lá o jantar pode ser no nacional pagam voçês :lol: :lol: !!
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Olá Samuel, por acaso até sou filosofo

lol, essa é a minha formação de base. ehehehhe

Não te quis ofender, nem pouco mais ao menos, apenas te quis chamar à razão pelo teu discurso, e para que percebas que somos uma familia virtual.

No que precises podes contar comigo.


Força
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Ok amigo topázio talvez tenha sido um mal entendido :oops: , agora o importante é retomarmos a conversa 8) , que os pintassilgo são mais importantes do que estas pequenas divergências de opinião :wink: .
Um abraso e desculpe qualquer coisa que o tenha magoado :( :oops: .
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

:lol: :lol: BRAVISSIMO, homens com H grande :lol: :lol:

Vou tentar fotografar o C.major ao pé do C.parva para que todos possamos vê-los juntos e as suas diferenças!

:oops: Espero não ter que incomodar o Armando Moreira para cá vir propositádamente :lol: :lol: ,atè breve..........
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
Pintassilgo
Mensagens: 48
Registado: quarta, 25/out/2006, 13:55
Localização: Leça da Palmeira

Boas, ouvi falar em jantar no nacional? Eu levo as pintassilgas! lol
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

Imagem
By maydayhill, shot with HP PhotoSmart R927 (V01.00)d at 2007-12-11


Tirei muitas fotos, mas á distancia de 20/30cm eles não param quietos, deixo-vos esta aqui :oops: com a promessa que vou melhorar a tecnica fotográfica!
Eventualmente terei que falar com o Moreira, pois sei que ele anda a desenvolver melhores tecnicas :lol: :lol:

Pelo menos dá para ver a diferença de tamanho, o major á direita cerca de 15cm e o parva á esquerda com 11/12cm!!
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
João Silva
Mensagens: 13
Registado: domingo, 03/fev/2008, 14:54
Localização: Espinho

Alimentação

Meu caro Pintassilgo-Vivi 30 anos em Matosinhos e foi lá que apanhei a doença dos pintassilgos. Desde os tempos da escola que tenho pintassilgos que apanhava num marmeleiro que havia no meu quintal e sempre dei só alpista.
Até hoje e já tenho 73 anos que sempre só dei alpista aos pintassilgos.Nada mas mesma nada mais. Algumas verduras (couve galega). As muitas mortes que se dão nestas aves são provenientes de uma alimentação errada. Isto é, sementes gordas (niger, colza, semente de nabo, etc.) Se os passaros foram apanhados novos habituam-se fácilmente a comer só alpista. Por tudo isto, baseado na experiência, estou totalmente de acordo consigo quando diz que só dá alpista aos passaros. As misturas extrangeiras que aparecem no mercado, são próprias para os países que as fabricam e normalmente são países frios. O nosso clima é outro. Se se dão goluseimas eles habituam-se e rejeitam liminarmente outra comida. No entanto, tenho outras experiências sobre a alimentação dos pintassilgos mas fica para outra vez. João

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”