Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Muda?! Não me parece, mas...

Pois é, estou a criar este tópico como forma de solicitar ajuda.
Há cerca de um mês, um dos meus Pintassilgos perdeu todas as penas maiores ( guios?) de uma das asas.
Ontem reparei que numa outra gaiola onde está um casal de pintassilgos, aconteceu o mesmo ao macho?
Será muda? Doença? Ataque de animal ( gato) ?

Quem me pode ajudar?

Os meus agradecimentos :wink:
Imagem
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Já me aconteceu, numa altura em que peguei com a mão no meu travesso (pintassilgo+canária), ele perder penas "das grandes" duma das asas e também do rabo. Aconteceu que eu não puxei aquelas penas! As penas simplesmente caíram...

Julgo que o stress causado pelo agarrar da ave, deve ter sido a causa....

Da mesma forma penso que, no teu caso, os pintassilgos devem ter sido sujeitos a alguma espécie de stress (susto de morte!) _ inclino-me para a hipotese de ataque dum animal.

Cumps

Canary
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Canary Escreveu:Já me aconteceu, numa altura em que peguei com a mão no meu travesso (pintassilgo+canária), ele perder penas "das grandes" duma das asas e também do rabo. Aconteceu que eu não puxei aquelas penas! As penas simplesmente caíram...

Julgo que o stress causado pelo agarrar da ave, deve ter sido a causa....

Da mesma forma penso que, no teu caso, os pintassilgos devem ter sido sujeitos a alguma espécie de stress (susto de morte!) _ inclino-me para a hipotese de ataque dum animal.
Cumps

Canary
Da primeira vez admito, da segunda será difícil.
Quanto a pegar nele...definitivamente não foi essa a causa...não pego neles.
Imagem
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

ola Sansoni7

os teus pintassilgos estão sozinhos ou juntos com outras aves ou pintassilgos???

um abraço

LuixFlip
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

LuixFlip Escreveu:ola Sansoni7

os teus pintassilgos estão sozinhos ou juntos com outras aves ou pintassilgos???

um abraço

LuixFlip
Viva
Estão juntos dois a dois.
Um casal num lado e creio que dois machos, no outro.
Cumprs
César
Imagem
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

ola

é que já falei com alguns criadores que tem pintassilgos e que me disseram que eles se podem tornar um pouco "agressivos" entre eles quando estão juntos em gaiolas de pequenas dimensões chegando ao ponto de arrancarem penas uns aos outros, não sei se será esse o teu caso, mas pode ser que alguem mais experiente que eu te possa ajudar mais

;)

um abraço

LuixFlip
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

LuixFlip Escreveu:ola

é que já falei com alguns criadores que tem pintassilgos e que me disseram que eles se podem tornar um pouco "agressivos" entre eles quando estão juntos em gaiolas de pequenas dimensões chegando ao ponto de arrancarem penas uns aos outros, não sei se será esse o teu caso, mas pode ser que alguem mais experiente que eu te possa ajudar mais

;)

um abraço

LuixFlip
Obrigado.
Também desconfio o mesmo do «conjunto dos dois machos» apesar da gaiola ter dimensões de 50x40x40 cm...
Vamos ver se há mais ajudas.
Imagem
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Muda?! Não me parece, mas...

Sansoni7 Escreveu:Pois é, estou a criar este tópico como forma de solicitar ajuda.
Há cerca de um mês, um dos meus Pintassilgos perdeu todas as penas maiores ( guios?) de uma das asas.
Ontem reparei que numa outra gaiola onde está um casal de pintassilgos, aconteceu o mesmo ao macho?
Será muda? Doença? Ataque de animal ( gato) ?

Quem me pode ajudar?

Os meus agradecimentos :wink:
Olá Sansoni

Já reparaste se tens algum Sitio no teu Viveiro/Gaiola onde eles possam ter prendido as penas ?
Ou então pode ser mesmo brigas entre eles !!!
Cumprimentos
Jaime Simões
rjjm
Site Admin
Mensagens: 234
Registado: sexta, 17/nov/2006, 19:50
Localização: Maia
Contacto: Sítio web

Boa noite para todos

Julgo que a briga sera a causa mais provavel ja me aconteceu em que um macho com ocio arracou totalmente uma asa a femea ficando esta erremediavelmente inutilizada para a criação

mas pode aver outros motivos

fiquem bem
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

rjjm Escreveu:Boa noite para todos

Julgo que a briga sera a causa mais provavel ja me aconteceu em que um macho com ocio arracou totalmente uma asa a femea ficando esta erremediavelmente inutilizada para a criação

mas pode aver outros motivos

fiquem bem
Quem está depenado é o macho....

O que me aconselham?
Imagem
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Re: Muda?! Não me parece, mas...

pintas1977 Escreveu:
Sansoni7 Escreveu:Pois é, estou a criar este tópico como forma de solicitar ajuda.
Há cerca de um mês, um dos meus Pintassilgos perdeu todas as penas maiores ( guios?) de uma das asas.
Ontem reparei que numa outra gaiola onde está um casal de pintassilgos, aconteceu o mesmo ao macho?
Será muda? Doença? Ataque de animal ( gato) ?

Quem me pode ajudar?

Os meus agradecimentos :wink:
Olá Sansoni

Já reparaste se tens algum Sitio no teu Viveiro/Gaiola onde eles possam ter prendido as penas ?
Ou então pode ser mesmo brigas entre eles !!!
Agora que falas disso...se calhar até tem...os suportes do ninho.
Vou ter que ver isso.
Maçariquices, é o que é ! :oops:
Imagem
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Pintas

Olá sansoni,

Que tipo de tratamento fazes aos teus pássaros? ou que tipo de medicamentos deste há pouco tempo.
é importante que nos digas,
orlandovic
Mensagens: 12
Registado: quinta, 22/nov/2007, 01:53
Localização: Vila Real Stº António
Contacto: Sítio web

Eu também acho que é briga.
Sócio nº 230 do Clube dos Avicultores do Algarve, Sócio da F.P.O. com o Stam nºBV56. Criador de: Lipocrómicos Brancos e Amarelos, Albinos e Verdilhões.
http://orlandoribeiros.blogspot.com/
canarilribeiros@hotmail.com
topazio
Mensagens: 21
Registado: terça, 04/dez/2007, 22:31
Localização: lISBOA

Pintasilgo

Tenho 3 teorias para o sucedido;

A 1ª de ser animais - gato, rato, etc... - não foi pois senão o pássaro não teria a asa;

A 2ª prende-se com brigas entre eles. é provável, mas será mais provável se as guias estiverem cortadas e não soltas.

Geralmente o pintassilgo corta e não arranca. Poderá arrancar uma ou outra mas geralmente corta-as. Não te esqueças que se a ave tiver saúde as rémiges não saem de qualquer maneira.
E geralmente são mesmo as rémiges e a rectrizes as preferidas por esta ave, por isso é muito provável que seja o sucedido,

Adianto também que cabe ao dominante , seja ele o macho ou a fêmea, uma vez juntos, a guarda do território.

O pintassilgo é uma ave muito territorial e como tal necessita de espaço para marcar o mesmo. é por isso que criam melhor em voadeira do que em gaiola.


Já crio pintassilgos há algum tempo e sempre os juntei em Dezembro para que se habituem. Tenho neste momento duas fêmeas com as guias totalmente cortadas. Em Abril estarão ao point.

A última que me parece também provável será o uso de algum tratamento, ou falta de vitaminas;

qualquer das formas
Se usaste sulfamidas, é normal que as penas se soltem facilmente,

Esb3 é mais do que normal pois este produto tem efeitos quimioterapeuticos,


Entre outros, pois uma vez que debilitam as aves, as penas são as 1ªs a reflecti-lo.
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Re: Pintas

topazio Escreveu:Olá sansoni,

Que tipo de tratamento fazes aos teus pássaros? ou que tipo de medicamentos deste há pouco tempo.
é importante que nos digas,
O único «medicamento» que dou é, mensalmente, umas gotas de Vinagre de Cidra.
A alimentação é de acordo com umas percentagem divulgada cá no Forum por um criador.
Imagem

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”