José Carlos
Mensagens: 4
Registado: sexta, 01/fev/2008, 10:14

Como fazer gaiolas em rede???

Boa tarde caros Amigos.

Há um tempo atrás descobri um site em que ensinava a fazer gaiolas para aves com rede metálica. Onde ensinava passo a passa como fazer as portas, a colocação das molas, a junção dos lados, etc., mas perdi esse endereço.
Já ando algum tempo a pesquisar mas não encontro. Por isso resolvi pedir a Vossa ajuda. Se têm conhecimentos de um site ou sites, ou se há alguma literatura que me possa ajudar.
Desde já o meu agradecimento, e aproveito também, para vos desejar um bom ano.

Um abraço,
José Carlos
Avatar do Utilizador
PauloSantos
***
Mensagens: 54
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

Re: Como fazer???

José Carlos Escreveu:Boa tarde caros Amigos.

Há um tempo atrás descobri um site em que ensinava a fazer gaiolas para aves com rede metálica. Onde ensinava passo a passa como fazer as portas, a colocação das molas, a junção dos lados, etc., mas perdi esse endereço.
Já ando algum tempo a pesquisar mas não encontro. Por isso resolvi pedir a Vossa ajuda. Se têm conhecimentos de um site ou sites, ou se há alguma literatura que me possa ajudar.
Desde já o meu agradecimento, e aproveito também, para vos desejar um bom ano.

Um abraço,
José Carlos

Boas José Carlos

Provavelmente seria um artigo meu que está ai por 3 ou 4 sites/fóruns que têm alguma ligação às aves.

Vou tentar, ainda hoje, colocar aqui no avespt esse mesmo artigo e assim que estiver, coloco-lhe aqui o link para o tópico.
Paulo Santos
Avatar do Utilizador
PauloSantos
***
Mensagens: 54
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

Foi mais rápido do que eu pensava....


Aqui está ele, espero que ajude ;)



viewtopic.php?p=14743#14743
Paulo Santos
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em quinta, 17/abr/2008, 21:06, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
PauloSantos
***
Mensagens: 54
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

@Dolfo

Parabéns pela construção das tuas gaiolas, pois estão estéticamente muito porreiras.

Não conhecia estes teus tópicos, porque ainda não consegui ver tudo o que existe neste fórum, mas gostei especialmente das tuas "construções"

Não tenho o hábito de trabalhar com aluminio, coisa que já percebi que tu gostas e que realmente dá um resultado estético muito porreiro.

Parabéns ;)
Paulo Santos
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em quinta, 17/abr/2008, 21:07, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
PauloSantos
***
Mensagens: 54
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

Dolfo Escreveu:Só reparei num pequeno detalhe: tu não incluis na estrutura de rede o fundo duplo para o tabuleiro?
Como faze? Pousas os tabuleiros de cada gaiola no cimo da gaiola que está por baixo?
É mais ou menos isso.

A gaiola de baixo, serve de apoio ao tabuleiro, no entanto, meti um pouco de rede em forma de U lateral em ambos os lados, que, mesmo não estando as gaiolas umas em cima das outras, dá para colocar o tabuleiro.

Foi algo mais ou menos deste género:



Imagem



De qualquer modo, isto foi a primeira vez que me meti a fazer gaiolas, mas também sou um maniaco do perfeccionismo e um apaixonado da estética, gostei imenso da estrutura em aluminio que fizeste... dá um ar mais... profissional ehehe ;)


Mas depois de ter aquilo montado, fiquei arrependido por não ter optado por um sistema de rolo em vez de tabuleiros individuais.
Paulo Santos
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em quinta, 17/abr/2008, 21:08, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
PauloSantos
***
Mensagens: 54
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

Dolfo Escreveu:É o seguinte: as cantoneiras são daquelas com "buraquinhos" ao longo das mesmas, em forma de "L".
Ora, a parte interior do "L" fica virada para dentro, e as gaiolas são fixas ás 4 cantoneiras, em cada canto de cada gaiola, com os agrafes.
Ou seja, o problema que isto causa, é que como a largura de cada um dos lados das cantoneiras ocupa X cm tanto à frente, como atrás (como nas laterais, mas aí o problema não se põe) de cada gaiola, os tabuleiros não podem ter o comprimento exacto das gaiolas, já que em cada canto há uma largura de cantoneira.
Conclusão: os tabuleiros têm de ter a menos que o comprimento de cada gaiola, o comprimento da gaiola menos 2 vezes a largura da cantoneira! O que faz que tanto numa lateral, como na outra, haja um espaço igual à largura da cantoneira, sem tabuleiro.
Para algumas espécies não será muito grave, mas no caso do único casal que já tenho na 1ª gaiola assim feita, 1 casal de kakarikis, como eles adoram esgravatar... sai por aí algum lixo para o chão.

Boas Dolfo

Acho que percebi o teu problema. porque se é o que eu estou a pensar, também já o tive em relação a uma gaiola que fiz com umas cantoneiras de alumínio que tinha aí.

A solução foi fazer um corte nas cantoneiras da frente, à altura do tabuleiro, e depois, meter uma cantoneira a todo o comprimeto lateral, para apoiar o tabuleiro, porque atrás, não há problema, já que, o tabuleiro, encosta na face da cantoneira.


Eu fui ali fazer com uma placa de alvéolar, mais ou menos uma maquete do que fiz na gaiola para para ilustar aquilo que acabei de referir.

Foi algo idêntico a isto:


Fiz um corte da altura do tabuleiro na frente da calha

Imagem


Depois meti uma outra calha ao comprido em ambas as laterais, onde o tabuleiro assentava.

Imagem



Achas que deste modo resolves o teu problema ?
Paulo Santos
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em quinta, 17/abr/2008, 21:08, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
PauloSantos
***
Mensagens: 54
Registado: quinta, 07/fev/2008, 18:00

Dolfo Escreveu:
Creio que sim, só tenho algum receio em enfraquecer a resistência da cantoneira, ao fazer-lhe um corte a cada fundo de gaiola para cada tabuleiro.
Pois, é inevitável, enfraquece um pouco.

Mas a outra gaiola que fiz com este sistema, está em casa de um amigo meu e tem-se aguentado bem.

Quando finalizares isso, mete aí umas fotos para a gente ver ;)

Boa sorte
Paulo Santos
jmcaves
***
Mensagens: 126
Registado: domingo, 27/mai/2007, 18:08

Boas,

Dolfo sempre podes dividir o teu tabuleiro em 2 e colocas um em cima do outro quando os colocares no sitio que queres e quando colocado empurras as metades cada uma para o seu lado e já esta, e como se tivesses um tabuleiro inteiro, que te ocupa a gaiola toda.


cumprimentos
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em quinta, 17/abr/2008, 21:09, editado 1 vez no total.
José Carlos
Mensagens: 4
Registado: sexta, 01/fev/2008, 10:14

Obrigado

Se ajuda!!!
Pois, era mesmo isto que eu tinha visto.
Obrigado Paulo.

José Carlos

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”