carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Assunto dos tópicos / Posts

Boas
Tenho reparado que recentemente aparecem tópicos como:
...Pintas...
...Como Fazer???
...uma postura com 3 ovos?!?!?!?!?

e por ai fora.

Não seria melhor especificarmos sobre o que falamos para tornar uma procura futura mais fácil ?


:twisted: Onde é que andam os moderadores ??? :twisted:

... ocupados com as criações (certamente) ?!?!?

Um abraço
Carlos Felicio
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em sexta, 18/abr/2008, 00:31, editado 1 vez no total.
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Deixa-me só esclarecer que não tenho nada contra os moderadores, sejam eles quais forem... nem reparei quem eram, limitei-me a dar como exemplo 3 muito recentes.
Um abraço
Carlos Felicio
CristinaM
****
Mensagens: 263
Registado: domingo, 27/mai/2007, 00:34
Localização: Coimbra

Realmente, um dos pontos que deveriam de ter mais atenção quando criam um tópico é o título.
Infelizmente isso muitas das vezes não acontece mas...pode ser que futuramente todos os usuários começem a tomar mais atenção antes de criarem o título do tópico.
Não seria melhor especificarmos sobre o que falamos para tornar uma procura futura mais fácil ?
Concordo a 100% contigo Carlos.
Cumprimentos
Cristina
Avatar do Utilizador
joseveiga
Site Admin
Mensagens: 425
Registado: terça, 19/set/2006, 16:28
Localização: Braga - Portugal
Contacto: Sítio web

Olá Carlos!

Também concordo que os títulos deveriam ser mais completos ou explicítos, mas sinceramente nunca tinha pensado em altera-los.

Claro que não é uma tarefa fácil e teria de ser feito sem conhecimento dos membros que os colocam, pois para estar a controlar títulos e depois enviar MP's era complicado.

De qualquer forma, este tópico já é um bom alerta para todos membros.

Certamente uma mensagem no topo do fórum possa ajudar ou até apenas na página de preenchimento de um novo tópico já resolva...
Vou tratar disso :D

Obrigado!

Cumprimentos,

José Veiga
Avatar do Utilizador
joseveiga
Site Admin
Mensagens: 425
Registado: terça, 19/set/2006, 16:28
Localização: Braga - Portugal
Contacto: Sítio web

Entretanto já foi adicionada uma informação junto à área de preenchimento do assunto!

Cumprimentos,

José Veiga
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em sexta, 18/abr/2008, 00:30, editado 1 vez no total.
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Dolfo Escreveu: Já agora aproveito este tópico para lhe sugerir que qualquer coisa de idêntico seja feito em relação ao uso abusivo e sistemático de linguagem SMS.

Os "ke", "né", "pq", "obg", e tantos outros, são certamente um ganho de tempo e dinheiro nas mensagens SMS, e aí eu também assim escrevo.

Ou então em chats em directo, como o MSN, onde também os uso.

Mas um Forum não me parece o lugar apropriado para se escrever assim.
Sei de Forums onde o uso desse tipo de linguagem é simplesmente proibido, e posts redigidos nesses termos, os membros em questão são avisados para não o fazer, e se insistem, tais posts passam a ser eliminados.
Alguns dirão, não é preciso chegar a tanto, outros dirão, para grandes males grandes remédios. Todos sabemos que há pessoas que só entendem quando lhes dói!

Lembro-me que isto até já foi abordado há algum tempo atrás, mas útimamente recomeçou em força.
Por isso talvez fosse bom lembrar aos novos membros que façam um esforço porque esse tipo de linguagem não é própriamente apreciado num Forum público.


Claro que já nem falo nas calinadas na gramática e na ortografia, isso é outra história...
De vez em quando ainda me dou ao trabalho de editar alguns posts nas minhas rubricas, e corrigir os que insistem em escrever "piriquitos" em vez de periquitos, os "à" (preposição), em vez do há (verbo haver), etc, etc, etc...
Também há Forums onde existem membros correctores, e bem precisávamos aqui duns 3 ou 4 a tempo inteiro... e não sei se chegariam para as encomendas :wink:

Abraço,

Dolfo
101% de acordo!!!!
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
Avatar do Utilizador
joseveiga
Site Admin
Mensagens: 425
Registado: terça, 19/set/2006, 16:28
Localização: Braga - Portugal
Contacto: Sítio web

Olá a todos,

Também sou da mesma opinião que este tipo de escrita podia ser evitado.
Vou tratar disso e colocar também uma obervação no formulário!

Cada vez mais vai haver este problema, que muito dificilmente pode ser controlado.
É um problema que mais tarde se vai reflectir na escrita, em que quando alguém que esteja habituado à "linguagem SMS" necessite de escrever em "português".

Estar a proíbir isso aqui no fórum é complicado, tanto pela aceitação de quem está habituado a isso e não se importa de ler dessa forma, como para quem possivelmente iria controlar os posts. Corrigir também não é tarefa fácil, pois cada vez existem mais mensagens... mas se houver alguém interessado... :D

O melhor é mesmo que quem utiliza este tipo de escrita, comece a perceber que isso pode ser evitado e faça um esforço para escrever em lingua portuguesa.

Conforme diz o Dolfo, este problema já aqui foi abordado...
É um problema que diáramente acontece nos anúncios, tanto pela "linguagem SMS" como pela própria gramática. Esta tarefa cabe-me a mim, que por uma questão pessoal tenho o cuidado de todos os dias corrigir quase todos os anúncios: uns com os nomes das espécies incorrectamente escritos, outros sem qualquer acentuação, etc.

Alguns exemplos que acontecem com muita frequência nos anúncios é a escrita das palavras "fêmea" e "macho", onde muitos escrevem:
- femia
- fémea
- fémia
- maxo

A escrita de "piriquitos" em vez de "periquitos" é também muito comum, mas esta já é mais aceitável, pois muitos desconhecem mesmo o termo correcto.

Façam um esforço e evitem pelo menos a escrita tipo SMS!

Cumprimentos,

José Veiga
CARDUELIS-CIOM
Site Admin
Mensagens: 195
Registado: quarta, 28/nov/2007, 02:50
Localização: MATOSINHOS
Contacto: Sítio web

Quanto á escrita tipo sms, concordo que deveria haver mais cuidado por parte dos foristas; quanto aos anuncios no site principal, tambem acho muito bem o trabalho de correção feito pelo Veiga; agora quanto aos erros gramaticais é preciso ponderação e perceber que andam aqui foristas com a mais variáda escolaridade, e certamente que os INCOMODADOS ao lerem esses erros os percebem muito bem, acho que já anda aqui muita gente MELINDRADA por pensar que não tem conhecimentos suficientes até para expôr as suas duvidas, quanto mais serem chamados á atenção(humilhação) pela gramática :evil: !!!

Tenho bons amigos aqui no forum que conheço pessoalmente e vejo que a sua gramática tem muitos erros (eu tambem os dou) e percebo perfeitamente o que querem dizer, ao fim ao cabo este forum é sobre aves e não sobre lingua Portuguesa!!!
Cumprimentos Luis Mota
Imagem
Imagem
http://faunaeuropeia.avespt.com/
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...
Última edição por Dolfo em sexta, 18/abr/2008, 00:29, editado 1 vez no total.
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Boa Noite

Ola a todos ,os erros na gramatica acho normal, começei aos 11 anos a travalhar, estive 20 anos sem escrever o meu Portugues, so quando me inscrevi no forum è que voltei a escrever a lingua de Camões wink:

Tambem no meu caso, o teclado esta em Françes e sertos acentos não da para aplicar.

A unica patavina que eu ( Pessoa ) não entendo è a escrita em tipo MSM . :D
A todos peço desculpa plos meus erros de gramatica, mas sou Humano.

Cumprimentos
Manuel Marinho
Avatar do Utilizador
joseveiga
Site Admin
Mensagens: 425
Registado: terça, 19/set/2006, 16:28
Localização: Braga - Portugal
Contacto: Sítio web

Olá a todos,

Manuel Marinho: não se preocupe, nem tem que pedir desculpa por isso :D

Não é necessário prolongarmos isto muito mais...

O que é importante é que todos façam um esforço: uns para entenderem os que têm dificuldades gramaticais; outros para evitarem linguagem tipo SMS.

De forma a sensibilizar os membros para esta situação, foi colocada uma imagem junto ao formulário de preenchimento das mensagens!

Obrigado.

Cumprimentos,

José Veiga
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Boa Noite

Ola Jose Veiga! o meu pedido de desculpas è derivado à minha educação
que tenho por todos.

cumprimentos
Manuel Marinho
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

joseveiga Escreveu: Não é necessário prolongarmos isto muito mais...

O que é importante é que todos façam um esforço: uns para entenderem os que têm dificuldades gramaticais; outros para evitarem linguagem tipo SMS.
nem mais.

não nos esqueçamos que hoje em dia a internet chega a (quase) todos, mas em tempos o ensino não era assim, para todos. e há casos ainda, como o do Marinho, pessoas distantes da nossa Língua, mas que se tentam aproximar da mesma, e reaprender o que antes souberam :wink:

lembrar ainda que mesmo em Portugal existem teclados que não permitem a colocação de determinados acentos e cedilhas, como é o meu caso durante o dia, no trabalho.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

Voltar para “Suporte / Sugestões / Novidades”