Henrique Correia
***
Mensagens: 197
Registado: segunda, 24/set/2007, 16:21
Localização: Amadora
Contacto: Sítio web

Discriminação no AVES.PT?

Caro José Veiga e Foristas em geral

Confesso que tenho dificuldade em entender os mistérios insondáveis da alma lusitana. A atitude do AvesPT é pura e simplesmente de discriminação. Não encontro outra palavra para adjectivar a retirada dos assuntos relacionados com associações e clubes da janela referente aos “últimos 16 tópicos/respostas”.

Não entendo porque o AvesPT lida tão mal com esta rubrica. É das rubricas que tem mais acessos no fórum e isso é normal porque é do interesse de todos os criadores, mesmo daqueles que dizem que não lhes interessa. Não é do interesse do “proprietário” do site que este seja muito visitado? Não é bom em termos de receitas de publicidade? Parece-me que a resposta é óbvia. Então porquê discriminar aqueles que se interessam pelos problemas (ou alegrias) da vida associativa? Eu sei que muitas vezes, no calor da polémica alguns se excedem, desde que ninguém chame nomes à mãe de alguém porque não deixar que as “leis de mercado” acabem por regular normalmente a situação?

Num aparte só para o Pedro 121. Quando concordamos que alguém limite, mesmo que seja só uma pequena parte da nossa liberdade, geralmente acabamos amordaçados.

Caro Veiga, eu sei que não é obrigatório que as coisas aparecerem no TOP 16, mas não acha que está a discriminar-me se eu por exemplo quiser relatar algo que se insira na classe dos “tópicos malditos”?

Acho também que os moderadores deviam ser isso mesmo: Moderadores. Não entendo porque o moderador Armando Moreira me insulta num tópico relacionado com gaiolas de canto, onde eu pretendia apenas ajudar as pessoas. Eu sei que a minha relação com ele começou mal por causa de um mal entendido num tópico antigo mas isso não justifica que ele escreva a vermelho o seguinte: “Enquanto Site Adm poderia tê-lo feito sem dar qualquer justificação. Já agora não gosto desse seu comentário público grosseiro e despropositado, parece que continua a ser a sua marca pessoal.”
A mim ensinaram-me que escrever a vermelho era má educação, mas se calhar agora já não é.

Eu reconheço que o Aves.pt tem todo o direito de fazer o que quiser mas se não gostam desta “malta” das polémicas podem simplesmente acabar com essas rubricas e as pessoas acabaram por procurar outro espaço onde possam debater as suas ideias sem estarem constantemente a serem censuradas como se fossem meninos mal comportados.

Caros Foristas se, se sentirem bem assim discriminados, então como diria um amigo meu, então boa noite e um queijo da serra.

Caro Veiga, peço que me desculpe pela minha frontalidade, mas eu sou assim, não me escondo atrás de pseudónimos nem mando ninguém dizer o que eu tenho para dizer, penso pela minha cabeça e nunca tenho problemas em reconhecer que possa estar enganado e que às vezes possa ter mais dúvidas que certezas. Mas até prova em contrário creio que tenho razão.

Num aparte só para terminar, não adianta esconder que vivemos uma das épocas mais negras da nossa ornitologia dos últimos 20 anos. Muitos criadores já só se referem aos clubes/associações com desprezo ou em tom de gozo, e muitos já começam a “emigrar”. Tentar esconder os problemas nunca foi solução!

Cumprimentos a todos
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Discriminação no AVES.PT?

Henrique Correia Escreveu: Num aparte só para o Pedro 121. Quando concordamos que alguém limite, mesmo que seja só uma pequena parte da nossa liberdade, geralmente acabamos amordaçados.
hum...sei, sei, eu pensava que o viver em sociedade implica sempre constragimentos nas liberdades individuais, caso contrarios como seria possivel viver em comunidade sem Leis e Regulamentos que embora nos reduzam a liberdade individual nos permitem viver em sociadade.

Eu sinceramente não percebo qual é o teu problema neste assunto Henrique, os topicos podem ser abertos e os assuntos discutidos, qual é o problema de não aparecerem nos 16? é inconveniente? talvez. limita a liberdade de expresão? claro que não!
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Discriminação no AVES.PT?

Henrique Correia Escreveu:
Caro Veiga, peço que me desculpe pela minha frontalidade, mas eu sou assim, não me escondo atrás de pseudónimos nem mando ninguém dizer o que eu tenho para dizer, penso pela minha cabeça e nunca tenho problemas em reconhecer que possa estar enganado e que às vezes possa ter mais dúvidas que certezas.
É verdade, mas neste caso não á realmente um certo e um errado, foi tomada uma opcção, a pessoa que a tomou é a DONA do forum, a opção tomada não diminuiu em nada a liberdade de expresão dentro do forum, portanto...?????????????
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Discriminação no AVES.PT?

Henrique Correia Escreveu: Acho também que os moderadores deviam ser isso mesmo: Moderadores.
Inteiramente de acordo, mas o bom senso é sempre uma qualidade recomendavel, eu fui dar uma vista de olhos no topico em questão e realmente Henrique pode-se considerar que fizeste publicidade, eu pesoalmente não concordo realmente com a regra da publicidade, acho que é demasiado restrictiva., mas o facto é que existe e para alguma coisa existem as mp
Última edição por Pedro121 em quinta, 03/abr/2008, 23:20, editado 1 vez no total.
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: Discriminação no AVES.PT?

Pedro121 Escreveu:
Henrique Correia Escreveu: Num aparte só para o Pedro 121. Quando concordamos que alguém limite, mesmo que seja só uma pequena parte da nossa liberdade, geralmente acabamos amordaçados.
Eu sinceramente não percebo qual é o teu problema neste assunto Henrique, os topicos podem ser abertos e os assuntos discutidos, qual é o problema de não aparecerem nos 16? é inconveniente? talvez. limita a liberdade de expresão? claro que não!
Mas é discriminaçãao!
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Discriminação no AVES.PT?

Antonio Ferrao Escreveu:
Mas é discriminaçãao!
Não, é seleção.... :D :D :D
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Já que estamos nesta questão eu sugiro cortar o mal pela raiz e acabar com as 16, resolve-se o problema e fica toda a gente contente... :twisted: :twisted: :twisted:
Última edição por Pedro121 em quinta, 03/abr/2008, 23:23, editado 1 vez no total.
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: Discriminação no AVES.PT?

Pedro121 Escreveu:
Antonio Ferrao Escreveu:
Mas é discriminaçãao!
Não, é seleção.... :D :D :D
De que? dos bons e dos maus?

:D :D :D :D
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Discriminação no AVES.PT?

Antonio Ferrao Escreveu:
De que? dos bons e dos maus?

:D :D :D :D
:D :D :D :D

Do pessoal que tem demasiado tempo livre acho eu :D :D :D

Afinal de contas estamos em plena epoca de criação, temos todo o Verão e o Outono para discutirmos o que vai acontecer á FOCIP, FPO, Mundial 2010 e Nacional 2008, e restantes temas super interesantes :twisted:
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
joseveiga
Site Admin
Mensagens: 425
Registado: terça, 19/set/2006, 16:28
Localização: Braga - Portugal
Contacto: Sítio web

Caro Henrique Correia,

Conforme referi na resposta colocada noutro tópico, para assuntos deste género, pode perfeitamente utilizar o e-mail ou as mensagens privadas.
Não entendo também por que é que certos assuntos geram sempre polémica!

Respondendo à sua mensagem, e como já foi referido há pouco:

E se os 16 últimos tópicos não existissem?
ou então,
E se em vez de se chamarem 16 últimos tópicos, se chamasse "Tópicos em Destaque"?

Nem um nem outro são solução e não precisamos estar a alimentar a conversa por aqui.

Conforme foi referido na mensagem que coloquei hoje noutro tópico, estamos a estudar uma forma de solucionar essa decisão, de forma que não fiquem uns em vantagem nem outros em desvantagem. É uma questão de se aguardar e talvez durante o fim de semana se resolva...

Em relação aos interesses do AVESPT, posso adiantar-lhe que está enganado no que diz respeito a receitas. É muito gratificante saber que o AVESPT de um modo geral é muito visitado, mas não vivemos das receitas nem é esse o nosso objectivo. O nosso obejctivo é apenas contribuir para o DESENVOLVIMENTO da Ornitologia em Portugal.
De um modo geral, todos os Clubes/Associações sabem que têm sempre no AVESPT um espaço disponível para as divulgações do Clube - SEM QUALQUER INTERESSE!

Se os tópicos em questão não aparecem nos "últimos 16" é porque foi uma solução pontual para evitar o ambiente pesado que de vez em quando aqui é gerado. No entanto, como já foi referido, os tópicos que forem colocados no sub-forum "Clubes..." continuam a lá estar e podem ser consultados, conforme se faz em qualquer outro fórum!
Não vejo isso como discriminação, mas apenas como forma de remediar a situação.

Henrique, não custa nada ter um pouco mais de paciência e esperar... vamos certamente encontrar uma solução equilibrada!

Pessoalmente, não quero utilizar o direito que tenho para fazer o que quero e o que me apetece. Simplesmente disponibilizei este espaço com a melhor das intenções e não estou minimamente disposto a criar aqui chatices pessoais com qualquer membro ou qualquer pessoa deste pequeno mundo ornitológico. Parece que quanto mais as coisas são oferecidas ou são à borla, mais exigências se fazem :(

Acho bem que seja frontal... cada um é como é!
Mas dentro da frontalidade há que haver compreensão e bom senso (não me estou a referir a nenhuma situação em particular).
Se me queria enviar uma mensagem, sabe perfeitamente quais outros meios para o fazer, que não este.

Para terminar também...
Tenham calma e não se exaltem!
Deixem os problemas da ornitologia para serem resolvidos por quem lhes diz respeito.
Contribuam para o desenvolvimento e bom ambiente deste espaço que é gratuito - este espaço foi criado para todos e não para mim - não o estraguem!
Quanto à situação dos 16 últimos tópicos isso resolve-se...

Cumprimentos,

José Veiga
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boa noite,

O Pedro Ramalho já respondeu a alguns dos pontos abordados pelo Henrique, e a esses não tenho muito mais a acrescentar porque no geral concordo com as opiniões aqui expostas pelo Pedro sobre os ditos pontos.

No entanto, e depois de ter também lido a resposta do José Veiga, tenho mais umas coisitas a acrescentar (e isto única e simplesmente enquanto frequentador deste Forum, pondo de parte o facto de aqui moderar algumas rubricas), a começar por alguns extractos do post do Henrique.

Mas antes disso devo desde já esclarecer que se eu fosse o Administrador/Criador/Dono deste Forum, seria de longe, mas mesmo de muito longe, bem mais radical do que o José Veiga, e aqui todo e qualquer assunto que fugisse ao tema que dá o nome a este Forum (AVES, para os que o parecem ter esquecido) excepto rubricas de passatempos ou entretenimento, seria pura e simplesmente interdito, e isso estaria desde o início clarificado nas Regras do Forum.
E não só não há ninguém mais democrata do que eu, como não aceito lições de democracia e liberdade de expressão da parte de quem ainda não entendeu que democracia não é anarquia, e que alhos não se misturam com bogalhos!
O que mais há por essa Net fora são Forums, sites, listas de mails, Grupos, blogs, etc, etc, etc, de modo que quem quisesse discutir de outros assuntos fugindo ao âmbito do tema "AVES", que fosse discuti-los para outro lado, que decerto há por aí espaços apropriados para esse efeito. E se não os houvesse, criassem-nos. A liberdade e a democracia, que alguns de vocês tanto apregoam, e que depois de mais de 30 anos de liberdade de expressão nesta país ainda não sabem o que isso significa, é isso mesmo, cada um ter direito à palavra, a exprimir o que bem entende, mas em espaço próprio!
Vejamos um exemplo: Não faria sentido alguém ir falar de sei lá, Fiats 600, num Forum que fosse dedicado sei lá, por exemplo ao Citroën 2 CV, pois não? E ainda menos sentido faria se depois de ter postado sobre o Fiat 600 visse o seu post eliminado e se viesse queixar de falta de democracia e/ou liberdade, não acham?
É das rubricas que tem mais acessos no fórum...
Pessoalmente estou convencido que a maioria dos que visitam essa rubrica são os N visitantes, gente que nem sequer está inscrita no Forum, que todos os dias acedem ao Forum.
Ou seja, os que nada fazem nem contribuem com uma palha para melhorar este espaço sobre o tema: AVES!

Porque senão o que diz, Henrique, estaria em total contradição com o resultado desta sondagem:

viewtopic.php?t=1582&postdays=0&postorder=asc&start=0
Eu sei que muitas vezes, no calor da polémica alguns se excedem...
Muitas vezes? Dos tópicos sobre politiquices que li não me lembro de um único onde não houvessem excessos, difamações, falsidades, falta de nível, e por aí fora, onde as coisas não degenerassem e o ambiente se tornasse de cortar à faca!
Se até os políticos profissionais por vezes se excedem, quanto mais os aprendizes de politiquice de algibeira que adoram usar este espaço como plataforma dos seus lobbies...
Não entendo porque o moderador Armando Moreira me insulta num tópico relacionado com gaiolas de canto, onde eu pretendia apenas ajudar as pessoas.
Não o tinha lido até agora, porque canários é coisa que não me interessa, mas li o tópico agora.
O Armando não insulta ninguém, limita-se a aplicar uma regra do Forum. Isso faz parte das suas funções como Moderador, justamente!
A mim ensinaram-me que escrever a vermelho era má educação, mas se calhar agora já não é.
Na minha geração também me ensinaram isso, mas isso sempre foi relativo e que eu saiba hoje em dia caiu completamente em desuso.
Estou certo que o Armando só escreveu em vermelho, como podia ter escrito em azul ou noutra cor qualquer, de forma a realçar o Edit que fez aos seus posts.
Eu reconheço que o Aves.pt tem todo o direito de fazer o que quiser mas se não gostam desta “malta” das polémicas podem simplesmente acabar com essas rubricas e as pessoas acabarão por procurar outro espaço onde possam debater as suas ideias...
Wow! Deus o ouça!
Só não percebo porque ainda não imigraram.
Pois, claro que não imigraram nem têm intenções de o fazer, preferem ainda por cima fazer-se de vítimas, de "coitadinhos perseguidos pela infame ditadura do Avespt", e isto porque infelizmente o Avespt é a melhor plataforma e com maior audiência que vocês têm para se fazerem ouvir, essa é que é a verdade, senão já tinham imigrado!
Agora não queiram é mais protagonismo do que aquele que já cá têm (e que garanto-lhe que não teriam num Forum criado por mim!) e que vos permitem cá ter!

No lugar do José Veiga, que decerto de boa fé criou a rubrica "Clubes..." ao lançar este Forum, depois do mau uso que vocês têm feito dessa rubrica, do péssimo ambiente que vocês já cá criaram, eu no lugar dele há muito que já teria eliminado essa rubrica!
Sejamos francos: para quem não sabe (con)viver em democracia, há que impôr regras rígidas, e dar-lhes rédea curta! Senão depressa se instala o caos e a anarquia. E dessas tácticas, eu que em jovem militei em forças que usavam essas mesmas tácticas, sei bem do que falo e ninguém me atira areia para os olhos a fazer-se passar por vítima de descriminação, etc e tal...

Volto a remeter para o resultado da sondagem efectuada sobre politiquice:

viewtopic.php?t=1582

Será que 71% de votos afirmando que estavam fartos de politiquice contra 28% (alguns com dupla identidade tendo votado mais do que 1 vez como já referi na altura!) não chegam?
Então mas afinal quem é que não respeita a democracia e a opinião da maioria?!!!


Frequento mais duma dezena de Forums sobre aves, sendo este o único português.
E este é o único onde se discutem politiquices das federações e de tudo e mais alguma coisa, o único onde vocês têm um protagonismo desmesurado ocupando bytes e mais bytes de espaço útil que seria bem melhor empregue se fosse usado a falar sobre o tema do Forum: AVES!

Se tudo o que vos interessa (bem sei que o Henrique é uma excepção, pois é talvez o único dos que tanto entra nos debates sobre politiquice como noutros tópicos apropriados ao tema do Forum, estou a generalizar justamente porque além do Henrique não me recordo de mais nenhum que traga algo de útil a este espaço e contribua com os seus conhecimentos sobre... AVES) são estas discussões, não acham que deviam criar um espaço próprio para esse efeito?
Num espaço assim eu até contribuia com as minhas opiniões, como não me coibo de opinar se assim o entender nas reuniões ou assembleias gerais, ou em qualquer local ou situação onde seja apropriado fazê-lo.
Mas decerto não seria bem vindo se eu fosse falar sei lá, de plantações de bananeiras no Alentejo, num espaço dedicado a opinar sobre a situação do associativismo no âmbito da ornitologia, correcto?

Os clubes que criem espaços de discussão online, as federações que o façam também se assim entenderem, aí seria legítimo discutir de toda a politiquice que quisessem.
Para bem dos que se interessam por este hobby, pela passarada, e não pelas lutas pelo poder no seio de quem rege a ornitologia neste país, e para o vosso próprio bem, por favor, pensem nisso, era um favor que nos faziam, e que faziam a vocês mesmos também: teriam toda a liberdade para insultar, denegrir, atacar, cortar na casaca, esgrimir todos os vossos argumentos em plena liberdade, e deixavam-nos a nós em paz com os nossos passarocos!

Fazê-lo aqui, ao invés do que refere o Henrique, não traz mais membros ao Forum, ao contrário, afasta muitos membros válidos! Desmotiva muito boa gente de cá vir, de participar. Basta ver como o Forum tem andado últimamente! Ou são posts de novatos a perguntarem pela milésima vez as mesmas questões já mil vezes respondidas, ou então, se dermos 1 salto à rubrica "Clubes...", como se não bastasse um, há pelo menos TRÊS tópicos sobre o mesmo tema, o Mundial de 2010!!!

Já viu Henrique, o que era se ainda aparecessem no Top 16 os tópicos da rubrica "Clubes..."?!
Bom, há pouco tempo atrás, antes do José Veiga ter excluido os tópicos da rubrica "Clubes..." do Top 16 eram a maioria, e tudo à volta do mesmo, e quase tudo de um nível mesmo muito rasteirinho!!! Como dizia no anúncio o rapaz dos Gatos Fedorentos, vocês vêm para aqui..."falam, falam, falam, mas... " bem espremido não dá nada!
Portanto pessoalmente só me posso congratular com essa medida tomada pelo Administrador, e espero que a mantenha.

Cumprimentos,

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu:
Mas antes disso devo desde já esclarecer que se eu fosse o Administrador/Criador/Dono deste Forum, seria de longe, mas mesmo de muito longe, bem mais radical do que o José Veiga, e aqui todo e qualquer assunto que fugisse ao tema que dá o nome a este Forum (AVES, para os que o parecem ter esquecido) excepto rubricas de passatempos ou entretenimento, seria pura e simplesmente interdito,
Pois...eu com isso não concordo, o forum é sobre aves é verdade, mas a vertente associativa e de exposição estão englobadas, isto porque o fórum deve ser o mais abrangente possível, deve permitir que criadores (e não só), de todas as tendências e gostos se possam reunir para a troca de informações e ideias, mesmo as minorias como os expositores devem ter o seu espaço, só porque a maioria dos criadores em Portugal não expõem e não é sócio de um clube, não quer dizer que o fórum não tenha um espaço para a minoria que é sócia de um clube e que expõem e que quer falar sobre os vários problemas que afligem as varias estruturas federativas. toda a gente deve ter o seu espaço, e a liberdade de dizer o que lhe vai na alma e de se repetirem 500 vezes, pode ser chato, mas devem ter o direito de serem chatos :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...a vertente associativa e de exposição estão englobadas, isto porque o fórum deve ser o mais abrangente possível, deve permitir que criadores (e não só), de todas as tendências e gostos se possam reunir para a troca de informações e ideias...
Pois, não concordo, e a razão é simples. Volto a repetir palavra por palavra o que já disse:
"...para quem não sabe (con)viver em democracia, há que impôr regras rígidas, e dar-lhes rédea curta!"
E como já está mais do que provado que a imensa maioria dos que só cá vèm para fazer politiquice, nada faz de útil para o Forum... por mim não fazem cá falta nenhuma.
...toda a gente deve ter o seu espaço, e a liberdade de dizer o que lhe vai na alma e de se repetirem 500 vezes, pode ser chato, mas devem ter o direito de serem chatos.
Ora, acabaste por me dar razão: "toda a gente deve ter o seu espaço". Que o criem!
E por mim cada qual pode ser chato o que bem lhe apetecer, mas em "sua casa". Agora ninguém tem o direito de ir ser chato para casa alheia!

E pior ainda do que ser chato, é ser chato e querer à viva força protagonismo, impô-lo mesmo aos outros e isso está mais uma vez à vista: como os tópicos da rubrica "Clubes..." não aparecem nos 16, este já nem sequer é o 1º a ser colocado na rubrica "Sem limites". Chiça, há mesmo quem se imagine ser o centro do mundo e adore ser o centro das atenções! Parece que só isso lhes dá prazer na vida!

Que a rubrica "Clubes..." seja usada para publicar comunicados e informações oficiais dos Clubes, como se faz em alguns Forums estrangeiros, tudo bem, agora virem para aqui sistemáticamente lavar a roupa suja... :evil: :evil: :evil:

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu: Pois, não concordo, e a razão é simples. Volto a repetir palavra por palavra o que já disse:
"...para quem não sabe (con)viver em democracia, há que impôr regras rígidas, e dar-lhes rédea curta!"
E como já está mais do que provado que a imensa maioria dos que só cá vèm para fazer politiquice, nada faz de útil para o Forum... por mim não fazem cá falta nenhuma.
nope, nope, a discussão (se for) SAUDAVEL das varias situações que se tem passado
é útil e pelo menos a mim interessa-me, pelo menos interessa-me mais do que os tópicos sobre canários, mesmo que alguns dos participantes só participem nesses tópicos e nalguns casos o façam de maneira particularmente desagradável isso deve ser permitido, porque mesmo que só 30% dos foristas estejam interessados no tópico, esses 30% tem esse direito, eu também não participo em tópicos de Canários e Dolfo tu também não, mas não é por isso que vamos acabar com os tópicos dos mesmos pois não??? 8)
Última edição por Pedro121 em sexta, 04/abr/2008, 20:32, editado 1 vez no total.
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...eu também não participo em tópicos de Canários e Dolfo tu também não, mas não é por isso que vamos acabar com os tópicos dos mesmos pois não???
Pedro, eu não falo marciano (pelo menos no Forum :lol: ) pois não? Mas olha que parece que sim!
O tema canários, quer se goste deles ou não, está lógicamente incluido no tema que dá o nome ao Forum, portanto não há nada a dizer sobre isso!
...a discussão SAUDAVEL...
Saudável?... :roll: Mais uma vez deves ter um monitor diferente do meu e não devemos ter acesso aos mesmos tópicos :twisted:

Dolfo

Voltar para “Suporte / Sugestões / Novidades”