Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Revista Ornitocultura

8) Olá a todos,

é só para informar que já saiu o 1º nº da revista de ornitologia da FPO :wink:


Imagem


Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Revista

Olá

Por acaso ja a tenho em meu poder essa revista, gostaria de dizer que lamento a pouca divulgação por parte da FPO dessa mesma.

E existe outro facto interessante so foram feitas 1000 exemplares que no meu ver acho poucas, pois socios inscritos na FPO e que pagaram a tal quota federativa existem para cima de 2000,

cumprimentos.
antonio pereira
***
Mensagens: 81
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:35

Boas


Eu sou sócio da FPO como posso obter a referida revista.

Obrigado

António Pereira
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Revista

Ola

Em primeiro lugar deve pedir ao clube de que é socio, se eles não tiver peça directamente ao Presidente da FPO.

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Revista Ornitocultura

Olá,

Bem, espero que interpretem isto como uma critica construtiva porque o é com a maior das sinceridades!
Tive oportunidade de consultar e ler a revista no ultimo nacional. Em primeiro lugar tudo o que seja publicações sobre aves em Portugal é de louvar.

Mas tenho que admitir que esperava mais a nivel de qualidade ténica da informação e sobretudo na secção que me toca (Exóticos). Apesar de haver alguns artigos de teor interessante (particularmente o do Timbrado), informação sobre standards etc, e de saber como é complicado encontrar matéria original de produção nacional para publicar, acho que este tipo de publicações merece mais e merecia também uma melhor revisão técnica. Não nos podemos esquecer que a informação veiculada numa publicação que se pretende um órgão de divulgação e comunicação tem necessariamente de ser precisa e concreta. Deve ir muito mais além de artigos de opinião (que devem ter o seu espaço, mas não dominar).

Espero que a revista cresça e continue a melhorar em próximas edições (e concordo com o António, que no minimo seja feita uma tiragem suficiente para os sócios da FPO já que todos deveriam ter igual direito a receber a revista!)

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

revista FPO

8) Olá a todos,

eu coloquei a imagem da revista (grande demais) só porque achei interessante , visto também já existir informação sobre outras revistas, não me considero mandatado pela FPO , por isso não vou responder a questões que deveriam ser colocadas pelos criadores (sócios de clubes) aos seus respectivos clubes para estes mesmos clubes (sócios da FPO)colocarem á sua respectiva direcção.

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Revista FPO

Paulo,

Volto a dizer que a minha mensagem não tinha qualquer intenção de "desfazer" a publicação da FPO.
Acho que é normal e saudável que os principais destinatários desta publicação (os criadores) comentem o que acham dela no sentido de as pessoas responsáveis poderem melhorar o seu trabalho. Apenas isso. Sou como sabes sócio de clubes das 3 federações e gosto se separar as questões "politicas" às quais dou muito pouca relevância.

Sempre achei que as opiniões sobre estes pequenos assuntos eram importantes.
Sabes que me precoupa um bocado que a falta de informação normalmente faça com que qualquer coisa pareça formidável. No nosso caso, a informação é e deve ser sobretudo técnica e abrangente mas também muito precisa e de alguma forma útil aos criadores. Repara no exemplo de Espanha ou da Cage and Aviary Birds, em que existe um revisão técnica, mais ou menos completa dos artigos publicados e são seguidas algumas normas de edição (estilo de escrita, formas coloquiais, etc). Não sendo esse o objectivo exigivel na nossa realidade, acho que se deve - eventualmente com o tempo - tentar implementar mais exigência na qualidade dos artigos e não cair na tentação de publicar apenas para fazer uma revista.

Por isso espero que não interpretes(em) a minha opinião como uma critica ou um "ataque" à FPO (apesar de alguns assim a irem fazer passar seguramente!). É tão simplesmente uma opinião como leitor e criador.

Critica será sim a tiragem de 1000 exemplares (penso que a FPO terá mais associdos) e o facto de não ser distribuida pelos clubes aos seus associados. No minimo todos os criadores FPO deveriam receber uma cópia de cada edição.
Posso ter a minha opinião formada sobre a forma da revista, a qualidade de impressão ou a opção de investimento, mas nisso concordo contigo que não é para ser discutido aqui, agora sobre o conteúdo (o essencial!!) acho que podemos ter opinião.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Ricardo, a questão da revisão técnica é muito bem colocada, resta saber quem é que a fará, e concordo contigo que os artigos devem ser o mais objectivos e técnicos possíveis, mas no meu caso e como era o 1º numero pediram-me um artigo de carácter geral… claro que a tiragem ser de apenas 1000 exemplares para uma publicação gratuita é insuficiente.
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Revista da FPO

8) Olá a todos,

Ricardo,
eu não pensei que estavas a "atacar", simplesmente como fui eu o autor do Tópico achei por bem antes que alguém pensasse que eu "tenho algum dinheiro empatado no caso", por os pontos nos iis :wink:

Ricardo disse:
Espero que a revista cresça e continue a melhorar em próximas edições
e merecia também uma melhor revisão técnica
Posso ter a minha opinião formada sobre a forma da revista, a qualidade de impressão ou a opção de investimento, mas nisso concordo contigo que não é para ser discutido aqui, agora sobre o conteúdo (o essencial!!) acho que podemos ter opinião.
Concordo plenamente contigo, quanto ao resto os sócios da FPO (ou seja os CLUBES nela filiados) é que podem dizer alguma coisa. :wink:

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

revista

8) Olá a todos,

é só para informar que quem quiser consultar a revista já o pode fazer em:

http://www.fpo.com.pt/revista.pdf


Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
Sérgio Quintaneiro
***
Mensagens: 79
Registado: terça, 02/jan/2007, 02:28
Localização: Vagos - Aveiro
Contacto: Facebook

Viva

É de aplaudir esta decisão de disponibilização da revista em formato .pdf, pois vai permitir o acesso à publicação a quase todos, senão todos os sócios de clubes filiados na FPO, contornando-se assim o problema da baixa tiragem da revista.

Penso que poderia ser aproveitada esta ideia pelas outras federações...
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G
Registo de Criador 15PT0091/B
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

A colocação de revistas em .pdf on-line, não é novidade. Aproveito para dizer que o COR (Clube Ornotófilo Ribatejano) já disponibiliza a sua revista à bastante tempo em www.coribatejano.com
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: revista

PaulojpFernandes Escreveu:8) Olá a todos,

é só para informar que quem quiser consultar a revista já o pode fazer em:

http://www.fpo.com.pt/revista.pdf


Saudações
Ola
Bom trabalho pois assim todos os restantes 1000 e tal criadores da FPO podem ler a revista.

cumprimentos.

Voltar para “Livros, Revistas e outras publicações”